12 Macetes e dicas para viajar de avião

16
1760

Viagem de avião parece uma coisa fácil, mas conforme a gente vai pegando o jeito da coisa, percebe que existem várias formas de evitar problemas e perrengues. Isso começa antes de sair de casa com a escolha das roupas, da mala e o check in online.

Assista o vídeo com vários macetes e dicas para viajar de avião para principiantes!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

12 Macetes e dicas para viajar de avião

Estas são as dicas que fazem toda a diferença quando você vai viajar de avião pela primeira vez. Tente ao máximo realizar todas para que sua viagem seja perfeita!

Faça check in online

Acho que esta é a dica mais importantes de todas as dicas para viajar de avião! Todas as companhias aéreas possuem um sistema de check in online, você entra no site 24h antes do seu voo, digita o número da sua reserva e sobrenome e garanta a sua vaga no avião. Algumas até cobram muito dinheiro se você fizer no balcão, especialmente as low costs europeias como a RyanAir.

Se você fizer o check in online um dia antes, você pode garantir alguns benefícios como assentos mais próximos da entrada do avião e assentos com tomadas. Dessa forma você garante os melhores lugares e não cai nos bancos temidos que não reclinam (na frente das saídas de emergência ou as últimas poltronas lá do fundo).  Claro que algumas companhias honram com os assentos que você escolheu durante a compra, mas nem sempre isso acontece.

Mais próximo da porta

Se você tem conexão muito curta, sente mais próximo da porta para sair antes de toda a galera! De novo: garanta isso com o check in online.

Veja também > COMO ENCONTRAR PASSAGENS AÉREAS BARATAS


Comida mais rápida

Conforme você senta mais para trás, mais demorado será para chegar a sua comida e muitas vezes pode ficar sem opção de escolha (uma vez tive que comer um salgado super apimentado porque o outro tinha acabado).

Se você for vegetariano ou vegano, é bem possível que a sua comida chegue primeiro se tiver marcado essa opção na hora de comprar a passagem ou check in.

Capriche na bagagem de mão

Leve itens conforto como óleo de coco, álcool em gel, snacks para dentro do avião. Assim você evita de ficar com a pele seca, mãos meio ~sujas~ depois de usar o banheiro do avião e ainda não passa fome aheuahe Veja mais dicas do que levar com você no avião aqui NECESSAIRE DE VIAGEM: MAQUIAGEM E APETRECHOS!

Escolha a roupa certa

Também se vista leve, não use cintos, botas altas ou outros acessórios que podem comer muito tempo no detector de metais e raio-x da segurança do Aeroporto. Falo mais sobre isso neste vídeo e no post O que NÃO USAR no avião! 8 itens que atrasam o seu voo

Não use mala preta

O maior erro é comprar mala preta para viajar de avião, pois se for extraviada será muuuito difícil encontrar pois todo mundo tem mala preta. Compre outra cor como laranja, verde, rosa e identifique com uma fita ou capa colorida.

Para evitar problemas com extravio de malas, viaje com segurança e protegida com a Seguros Promo. Essa empresa vende seguro viagem, um item indispensável para viajantes (e até obrigatório para viagens na Europa). Você faz a cotação sem compromisso algum e ainda ganha desconto se usar o cupom APUREGURIA5. Confira os preços de seguro viagem.

Compre mala com 4 rodas

Malas de 2 rodinhas são péssimas para viagem pois você precisa puxar demais e se estiver pesada cansa rapidinho! Procure as malas com 4 rodinhas, assim você só empurra e facilita a sua vida. Também confira os tamanhos e pesos permitidos para levar como bagagem de mão ou mala despachada, isso pode variar conforme cada companhia.

Entenda melhor esse esquema e os tamanhos ideais para despachar a sua mala neste vídeo MALA DE VIAGEM: RODINHA OU MOCHILÃO?

mala-despachada-no-aviao-peso-tamanho

Chegue com antecedência no aeroporto

Fique ligado no horário ideal para estar no aeroporto para fazer o check in (se não fez online) e despachar a mala. A Latam recomenda 45 min – 1 h para voos nacionais e 2 -3h para voos internacionais, PORÉM isso muda em véspera de feriado, alta temporada e fim de semana. Então se programe bem para não passar stress!

Vale a pena ler também: Erros antes da viagem: o que NÃO fazer antes de pisar no avião!

Lounges do aeroporto

Algumas empresas de cartões como American Express possuem salas especiais com sofás, lanches, café, água e internet em vários aeroportos e você pode levar mais uma pessoa. Procure se informar se o seu cartão também não tem esse benefício! Já tive sorte de um desconhecido deixar eu entrar na sala como acompanhante.



Você também pode pagar para entrar, porém só compensa se for ficar mais de 3h de conexão..ahh e muitas tem wifi liberado, então senta pertinho caso não queira gastar nada hihihi

Outra opção é viajar com chip de internet ilimitada, assim você não fica sem conexão. Eu uso e recomendo, veja como funciona o chip de internet pra viagem.

Fale com a pessoa certa

Se a sua fila estiver grande e você não encontra ninguém para falar, ligue para a companhia aérea e comente a situação. Assim eles ficam sabendo e acabam te tirando de uma fila gigante caso o seu voo esteja muito próximo. Se tiver problemas, encontre o supervisor, pois quem resolve as tretas é quem tá no comando, é esse tipo de pessoa que faz a coisa acontecer. Essa é uma das principais dicas para viajar de avião!

Os funcionários “comuns” são instruídos de tal forma a não sair da linha e muitas vezes são tão rígidos que não veêm o seu lado da história (aconteceu assim com o meu drone + mochila..não queriam deixar entrar no avião como bagagem de mão, queria que eu despachasse um objeto super sensível e caro (um drone Phantom 3). Porém já tinha viajado com ambos como bagagem de mão várias vezes e até para o CHILE!!!! Queriam barrar o trecho de POA > CWB mas no fim deu tudo certo pois a supervisora viu que o negócio é frágil e não é brincadeira).

Comunique-se

Se você tá na fila e o voo sai logo, pergunte para a pessoa da frente se você pode passar na frente dela. Fale com um funcionário, explique o seu problema. Ficar quieta num canto não vai resolver nada!

Não fique revolts

Pessoas mal humoradas, grossas e fdp não tem seus problemas resolvidos facilmente. Já quem apela para lágrimas e desespero terá mais chances de ser atendido, pois a pessoa tende a querer ajudar e amparar, simpatiza com você sabe?! É só pensar: você ajudaria a menina que tá chorando ou a que tá expelindo fogo e xingando todo mundo?

Junte milhas

Compre quase tudo com cartão para ganhar pontos e trocar por milhas (mas não gaste o que não deve aheuahe). Até comprar coxinha no cartão tá valendo. Também procure por companhias aéreas que possuem os próprios cartões de crédito aí a transição de pontos por milhas fica mais fácil.

Gostou das dicas para viajar de avião? Comente! Salve no seu pinterest

12 dicas e macetes para viajar de avião pela primeira vez

Lembre-se que viajar de avião é diferente quando está sozinho e quando está com família e crianças! Veja os documentos necessários para viajar com criança no blog Atravessar Fronteiras

Assista o video

Leia mais:
7 DICAS PARA VIAJAR MAIS EM 2019
TUDO O QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE MOCHILA!
30 JEITOS CRIATIVOS DE ECONOMIZAR DINHEIRO PARA VIAJAR
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

CHIP DE INTERNET
Não fique sem conexão durante a viagem! Conheça o chip de internet 4G EasySim4U com frete grátis!

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue um carro para sua viagem nas melhores locadoras e pague em 12x sem juros e sem IOF com a RentCars!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

16 COMENTÁRIOS

  1. Eu sigo quase todas e já caí em várias furadas hahaha Já tive que pagar um check in que foi mais caro que minha passagem, culpa dessas low cost da Europa hehehehhe
    Mas é muito importante seguir estas regrinhas pra uma viagem tranquila.

  2. Mesmo viajando com certa frequência a gente acaba caindo em algumas esparrelas nos aeroporto ou os aviões, é sempre bom saber como outros viajantes se organizam para viajar :).

  3. Essa da comida é a mais pura verdade, rsrs. Acho que na hora da compra tinha de ter uma opção de escolhermos a comida, assim já vinha tudo contato e ninguém ficava sem a opção de escolha 🙂 Fico pensando como é que os veganos e vegetarianos se viram nessa, porque do BR para a Europa é sempre carne com batata ou com massa :S

  4. Comentários alternativos:
    1 – se sua mala for a tal preta, vale a pena fazer alguma marca nela para que facilite, tanto pra acharem quando ou se a perderem, quando para identificá-la quando estiver vindo na esteira.
    “Minha mala é preta…” 🙁
    “…mas tem uma bússola desenhada” :)))
    2 – muitas das poltronas, inclusive as melhores, são marcadas já na compra. Deixar pra marcar assento no Check-in, quando quase tudo está vendido, é meio que pedir pra sentar lá junto com a tripulação, no fundão.
    3 – além da antecedência de se chegar no aeroporto, vale a pena checar quanto tempo se demora pra chegar no Aero. Se for acessível, checar o tráfego antes de sair para o Aero.

  5. Vi que você mencionou o Chile, quando teve problemas com seu drone. Por que? no Chile tem alguma restrição quanto a bagagem de mão? Vou pra lá em Julho.
    To amando suas postagens ❤

  6. Muito boa as dicas, Já me estressei por diversas vezes com viagens de avião e você disse o certo! Quanto mais nervosa e combativa a pessoa fica, mais difícil vai ficando de resolver o problema! Abç…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here