Como proteger bagagem no aeroporto e evitar o golpe da cesárea

13
191

Proteger bagagem no aeroporto é muito importante para evitar furtos, principalmente em longas conexões de 6 a 10h por exemplo. A sua mala despachada pode ficar em um galpão no aeroporto até o seu próximo voo e é uma oportunidade para ladrões pegarem algumas coisinhas como perfumes, eletrônicos e até peças de roupa.

A sua mala não está protegida apenas com cadeado não! Neste artigo vou mostrar outras formas para proteger bagagem no aeroporto e como funciona o golpe da cesárea. Aproveite e veja mais detalhes no vídeo!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Dicas para proteger bagagem no aeroporto

Como funciona o golpe da cesárea

Essa é a forma mais comum utilizada para violar mala e é muito simples. Os ladrões utilizam uma caneta para separar o zíper da sua mala, o qual abre muito fácil. Em seguida, eles puxam os cursores, mesmo com cadeado, para o lado para poder abrir a mala e enfiam a mão lá dentro, pegando o que encontrarem.

como funciona golpe da cesarea
Golpe da cesárea: A caneta separa o zíper mesmo se o fecho estiver com cadeado

Depois passam o cursor novamente, fechando a mala. Esse golpe não deixa marcas na mala e você só percebe que foi roubado quando chega em casa. No vídeo abaixo explico como funciona o golpe da cesárea.

Passo a passo para proteger bagagem no aeroporto

O que eu recomendo é não colocar jóias, dinheiro, eletrônicos, óculos de sol, documentos e passaporte na bagagem despachada. Tudo isso deve ir sempe com você numa bolsa ou na mala de mão.

Vale a pena pesquisar se o seu aeroporto de destino é conhecido por “sumir coisas”. Procure em blogs e em fóruns de viajantes. Evite comprar uma passagem para esse aeroporto com uma conexão muito longa ou verifique se você pode retirar a mala nesse tempo.

Malas de marca caras e tags de identificação de viajante frequente são alvos sempre.

Leia também: Guia para viajar com bagagem de mão


1 -Usar uma toalha

Uma das formas mais práticas é colocar uma toalha como base na sua mala. Em seguida coloque as calças com uma parte para fora da mala, o resto das roupas e enrole os objetos nelas, escondendo no centro da mala. Você pode colocar perfumes e cremes dentro dos sapatos. Depois dobre a parte das calças para dentro, formando um “envelope” e complete com a toalha.
Algumas pessoas usam lençol em vez de toalha.

como evitar mala roubada no aeroporto
Use a toalha e suas calças para “envelopar” suas roupas

No vídeo abaixo eu mostro certinho como faz:

Confira também estes artigos sobre como fazer a mala:

  1. Como arrumar mala de viagem internacional
  2. Tudo o que você queria saber sobre MOCHILA!

2 – Cadeados

O uso de cadeados é essencial, porém é necessário inovar para evitar o golpe da cesárea. Além do cadeado com chave ou com código, sugiro usar um com um cabo de metal para prender o cadeado normal a outro zíper ou à uma alça como na foto abaixo.

como proteger bagagem no aeroporto cadeado
Use um cadeado normal e outro com haste flexível

Dessa forma não será possível mover o cursor e o zíper não irá fechar. Ou seja: sua mala não será violada.

Sempre que puder compre cadeado com certificado TSA, o qual permite que os fiscais do aeroporto abram a sua mala sem causar danos. Os fiscais podem abrir a sua mala se encontrarem algo estranho no raio-x e isso é normal, principalmente nos Estados Unidos.

Vale a pena lembrar que existe uma taxa limite de objetos que você pode comprar no exterior sem pagar imposto. Neste guia eu explico como funciona Alfândega no aeroporto: cotas e multas no exterior

tipos de cadeado proteger bagagem
Tipos de cadeados para sua bagagem

Você pode comprar estes cadeados direto na Amazon:

  1. Cadeado com chave Sestini
  2. Cadeado Segredo Passaporte Papaiz
  3. Cadeado Haste Flexivel Pado

Algumas malas já vem com cadeado embutido: os cursores são presos num cantinho da mala e você escolhe um código para fechar. No entanto, alguns cadeados desse tipo emperram e aí você precisa pesquisar um tutorial de como faz para abrir.

3 – Lacre braçadeira

Outra opção que pode ser usada no lugar ddo cadeado é uma braçadeira. Recomendo comprar as coloridas pois aí você já percebe se sua mala foi violada ou não, já que as transparentes tem em todo lugar.
Você irá prender a braçadeira na alça ou num cursor e aí no cadeado como na foto abaixo:

seguranca viagme internacional aeroporto
Braçadeiras são boas e baratas para proteger a mala

4 – Plástico

Além do cadeado, muita gente enrola várias camadas de plástico em torno da mala. Esse serviço pode ser encontrado no aeroporto, mas normalmente é caro e custa de R$70 a 100. Sai muito mais barato fazer em casa, porém já vi relatos de aeroportos que não aceitam e mandam a pessoa retirar. Então vai muito da sorte. No entanto eu não recomendo pela quantidade de lixo que gera.

No caso de mochilão, é muito normal que a própria companhia aérea use um saco de plástico gigante para colocar a mala dentro. Assim as alças não ficam presas na esteira.

5 – Capa de bagagem

Uma opção muito legal é a capa de mala que além de proteger bagagem no aeroporto de roubos, protege de sujeira e fica muito mais fácil identificar na esteira.



Compre aqui sua Capa para Mala Carimbos de Viagem (G) 

capa para mala aeroporto
A capa para mala protege de furtos e sujeirta

6 – Cinta

Existem algumas cintas que você prende em dois sentidos na mala e que já possuem cadeado embutido. São super práticas! Confira o preço do Kit 2 Cintas para mala de viagem

cinta para mala com segredo
A cinta evita que sua mala seja aberta

O que fazer se sua mala for violada?

A melhor forma de evitar problemas é optar por pelo pelos 3 opções acima e tirar foto do interior da sua mala e do exterior. Assim você pode mostrar no balcão que sua mala foi aberta. Isso também vale para danos nas rodinhas e alças.

Depois de pegar sua mala na esteira, verifique os lacres e os cadeados, se quiser até abra para verificar se está tudo dentro. O importante é fazer isso antes de sair do aeroporto. Depois que você saiu não tem volta. Faça reclamação no balcão que existe na área das esteiras. Não saia dessa área sem falar com algum funcionário.

Para se proteger mais ainda, viaje com seguro viagem. Ele te ajuda com problemas no aeroporto, mala extraviada, furto de passaporte, cancelamento e problemas de saúde.
Eu recomendo a Real Seguros e leitores do blog ganham 10% de desconto! Faça a sua cotação de seguro viagem.!

Gostou destas dicas para proteger bagagem no aeroporto? Comente!

dicas proteger mala no aeroporto

Confira também

O que NÃO levar na mala de viagem

Mala de viagem: rodinha ou mochilão?

O que NÃO USAR no avião! 8 itens que atrasam o seu voo

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

CHIP DE INTERNET
Não fique sem conexão durante a viagem! Conheça o chip de internet 4G EasySim4U com frete grátis!

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue um carro para sua viagem nas melhores locadoras e pague em 12x sem juros e sem IOF com a RentCars!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

13 COMENTÁRIOS

  1. Excelente dica para proteger bagagem no aeroporto, esse cuidade tem que ter em todos os países até mesmo na Europa, aqui o pessoal acha que não tem rouba dai acaba sendo roubado.

  2. Vendo essas dicas de como proteger a bagagem me dei conta de que andei desprotegida até hoje kkk a não ser pelos cadeados TSA que uso há muitos anos (e já achei recadinho da PF americana que tinham revistado a minha mala após uma viagem, ou seja, abriram e fecharam sem danos) e a ajuda da toalha para dificultar a vida dos mal intencionados.
    Nunca tinha ouvido falar desse golpe da cesárea! Gostei das dicas da capa e das cintas, já vi bastante gente usando nos aeroportos.

  3. Nossa, toda viagem é aquela tensão pra saber SE a sua mala vai chegar e dps q vc ve na esteira lá longe, fica a tensão “será q ela ta intacta ou quebrada/arrombada?”… aiaiai vida difícil essa dos viajantes, mas confesso que acabo só usando cadeados TSA pra proteger a minha mala. Fico com preguiça/sem tempo pras fazer algo mais q isso – até o q dia q roubarem algo lá de dentro né?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here