Extravio de bagagem: como evitar e o que fazer com mala perdida

0
19

Extravio de bagagem: o medo de todo viajante! A companhia áerea perdeu a sua mala? Há várias formas para evitar o extravio de bagagem no aeroporto. Muitos casos de mala perdida estão sendo relatados em diversos voos na Europa, principalmente durante o verão europeu (se você não está sabendo de nada, veja este vídeo!).

Neste artigo eu mostro as dicas do que fazer para evitar o extravio de bagagem, ter sua mala perdida e o que fazer se a sua mala sumiu no aeroporto! Dicas importantes para quem nunca viajou de avião ou já viajou várias vezes!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Como evitar extravio de bagagem e o que fazer com mala perdida

Viaje apenas com mala de mão

Para não perder a sua mala no aeroporto, basta não despachá-la. Sim, é uma resposta besta mas preciso falar porque muita gente viaja com malas gigantes para viagens curtas, quando consegue viajar apenas com mala de mão. Quando você viaja apenas com uma mala que pode ir com você, fica mais fácil: você não precisa esperar sua mala na esteira e nem terá surpresas caso ela não chegue.

bagagem extraviada como evitar dicas
Bagagem Extraviada: como evitar e como recuperar sua mala

Normalmente as companhias aéreas permitem uma mala de mão de até 10kg e um item pessoal como uma bolsa que pode ir embaixo do assento do avião. Em relação ao tamanho, verifique bem cada dimensão, pois companhas aéreas podem ter tamanhos permitidos diferentes. Veja tudo sobre viajar com bagagem de mão

Além disso, viajar com mala de mão sai mais barato do que viajar com bagagem despachada. Fique atento pois algumas companhias aéreas cobram muito mais caro para despachar!

Se você não sabe as regras de bagagem de mão, assista ao vídeo abaixo, clique!

Leve uma muda de roupa extra na bagagem de mão

Caso você precisa despachar a sua mala, leve uma muda de roupa caso a sua bagagem seja perdida. Um par de camisetas, calcinhas, meias e um pijama te darão algum conforto até a sua mala chegar ou caso precise comprar roupas novas.

Pode também levar medicamentos, creme, escova de dente….


Não compre voos de conexão muito próximos

Evite comprar passagens com conexão de companhias diferentes e que o intervalo seja inferior a uma hora para voos nacionais e 2 horas para voos internacionais. O motivo é simples: pode ser que não dê tempo de levarem a sua mala para o avião correto.

Além disso, se você precisar fazer imigração, poderá não conseguir embarcar se a fila for grande, se o portão por longe e por aí vai.

Então escolha passagens com conexão superior a 2 horas em voos nacionais e 3 horas para voos internacionais. Melhor esperar no aeroporto do que sair na correria!

Faça seguro viagem!

O seguro viagem te ajuda em situações desagradáveis como voo cancelado, roubo de passaporte, perna quebrada e também com malas perdidas no aeroporto! Cada seguradora tem limites diferentes, por isso, leia sempre bem a apólice antes de comprar e como você fará para contatá-los.

Para quem viagem para a União Europeia, o seguro viagem é obrigatório! O valor muda conforme o número de dias e a sua idade.

Também existe algumas seguradoras que cobrem os itens eletrônicos em caso de extravio de bagagem, mas neste caso, seria para quem trabalha com fotografia por exemplo.

Eu recomendo a Real Seguros, pois o atendimento é muito bom e os preços são bem acessíveis. Confira:

Uma única etiqueta na sua bagagem

Se você viaja muito, retire as etiquetas velhas da sua mala para não causar confusão. A etiqueta nova constará os dados do seu voo de agora e é pra onde a mala precisa ir. Em menos de um minuto você já rasga a etiqueta antiga!

como evitar mala extraviada no aeroporto viagem
Bagagem extraviada: como evitar?

Etiquete sua bagagem por fora e por dentro

Para que você encontre a sua bagagem despachada mais rapidamente, sugiro fazer uma etiqueta própria. Dessa forma, você terá as suas informações nessa etiqueta e ficará muito fácil de reconhecer a sua mala se ela por acaso acabar em um galpão com inúmeras malas.

Também lembre de guardar bem o “recibo” (canhoto) com as informações da etiqueta oficial da companhia aérea, é muito importante!

Outra dica para evitar o extravio de bagagem é colocar uma etiqueta com suas informações por dentro da mala com o seu nome, endereço, email e número de celular.

Destaque a sua mala

Utilize um lenço bem colorido nas alças ou até usar uma capa personalizada para que seja fácil encontrar a sua mala. Num mar de malas pretas, a sua irá se destacar facilmente! Eu sempre enrolo um lenço laranja nas alças!

A capa personalizada também ajuda a evitar o famoso golpe da cesária, no qual os ladrões abrem a sua mala utilizando uma caneta. Siaba mais sobre o golpe da cesárea no aeroporto

Rastreio de bagagem com AirTags

A Apple tem um produto chamado Airtag que você coloca dentro da mala e fica sabendo a localização exata, independente de onde você estiver. Então se a bagagem for extraviada e parar outra cidade ou estiver num galpão, fica muito mais fácil indicar a localização aos funcionários da companhia aérea.



O preço da Airtag varia conforme o seu destino ou país de residência, normalmente custa em torno de 30 USD.

Atenção: algumas companhias não estão permitindo Airtags pois alegam que atrapalha o sinal de comunicação. Verifique se a companhia aérea que irá voar, aceita a sua utilização para evitar o extravio de bagagem.

Como funciona Airtag
Como funciona Airtag

Tire foto da sua mala antes de despachá-la

Sempre é bom tirar uma foto do interior da sua mala e do exterior quando ela já estiver etiquetada. Se algo acontecer com ela, poderá mostrar exatamente como a sua mala. Caso seja necessário, poderá imprimir essa foto e anexar junto com a sua reclamação no guichê da companhia aérea.

Espere ao lado da esteira

Assim que você conseguir sair do avião, já se apresse para entrar na fila da imigração e ao passá-la, espere a sua mala ao lado da esteira. Confira as informações do seu voo no telão para esperar na esteira correta e fique de olho conforme as malas vão chegando. Confira se pegou a mala certa!

mala perdida aviao o que fazer aeroporto
Mala perdida no aeroporto: como recuperar

O que fazer com extravio de bagagem: como proceder?

Se a sua mala não aparecer na esteira de bagagens, procure imediatamente o balcão de bagagens da companhia aérea ou do aeroporto. Relate o ocorrido e mostre o recibo com as informações sobre a sua mala.

O funcionário do aeroporto irá procurar as informações da sua mala no sistema e fazer o rastreio. Também poderá fazer uma solicitação de busca.

Neste caso será necessário preencher um formulário chamado Registro de Irregularidade de Bagagem – RIB. Aqui você pode anexar as fotos que tirou ou escrever detalhes sobre a mala como “lenço laranja”, marca X ou a localização da Airtag. Também colocará informações pessoais e o endereço para ser encontrado no próximo dia. Guarde a cópia.

A companhia aérea procurará sua mala e a devolverá se for encontrada. Ela irá devolver no endereço que você indicou. Também pode acontecer que a sua mala chegou no aeroporto mas sumiu na esteira, nesse caso ela foi roubada e você precisará contatar a polícia.

Se você fez o seguro, poderá entrar em contato para receber os próximos passos.

Também poderá fazer um registro no site da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) dentro do próprio aeroporto ou em até 15 dias depois do desembarque. 

ATENÇÃO: a bagagem pode permanecer na condição de extraviada por no máximo 7 dias em voos domésticos e 21 dias em voos internacionais. Se localizada, deverá ser devolvida no endereço indicado pelo passageiro. 

Se sua bagagem extraviada não for encontrada

Se a companhia aérea não encontrar sua mala após 7 dias, você terá direito à compensação tanto pela mala, quanto pelos gastos que você teve por não ter a sua mala com você (desde que você não esteja na sua cidade de residência).

Cada companhia tem um valor diferente de reembolso e você pode receber menos do que o esperado. Por esta razão, é importante bater a foto do interior da mala e levar a nota fiscal com você.

Em voos domésticos, a ajuda de custo é cerca de 300 reais. Em voos internacionais, é pago em média 150 dólares. 

mala extraviada aeroporto
Malas extraviadas no aeroporto

Quanto tempo demora para ser reembolsado pela mala perdida?

Cada companhia aérea tem seus próprios padrões sobre reembolsos, por isso é importante falar diretamente com sua companhia aérea para saber tempo e valores. Pela ANAC, a companhia aérea que operar no Brasil deverá compensar em até 7 dias após os 7 dias da busca.

Se você tiver itens importantes na bagagem, poderá ser difícil provar que estavam dentro. Por esta razão, sempre coloque eletrônicos, jóias, dinheiro e roupas mais caras na sua mala de mão que não será despachada. Veja também Alfândega no aeroporto: cotas e multas para compras no exterior

Gostou destas dicas para evitar o extravio de bagagem?

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here