Trens Panorâmicos na Suíça: trajetos, dicas e preços

34
3686

Atualizado em

Viajar com os trens panorâmicos na Suíça é um passeio inesquecível no país e não pode ficar de fora do seu roteiro. São tantas opções cênicas que fica difícil decidir qual trajeto fazer! Os trens possuem janelas panorâmicas, são super modernos e confortáveis para você aproveitar o melhor da sua viagem pela Suíça.

Neste post falo sobre os trajetos trens panorâmicos na Suíça além das 3 rotas clássicas: Glacier Express, Bernina Express e Goldenpass. Além disso cito duas opções de passeios de trem curtinhos em Zermatt e Lucerna para aproveitar ainda mais. Lembre-se que as ferrovias já são construídas com a melhor vista possível para quem viaja.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Dicas para viajar com Trens panorâmicos na Suíça

Eu fiz um roteiro de viagem de 15 dias pela Suíça com o SWISS TRAVEL PASS. Esse passe de vários dias é uma das melhores formas de viajar de trem na Suíça, pois você pode entrar em qualquer trem a qualquer hora, exceto pelos panorâmicos que devem ser reservados.

Estrutura dos trens suíços

Os trens panorâmicos na Suíça possuem janelas gigantescas que dão até uma voltinha chegando no teto! Você consegue enxergar todo o cenário e ver o topo das montanhas, é simplesmente incrível.

Não existe muita diferença entre a primeira e segunda classe. Os bancos são praticamente os mesmos na maioria dos trens, mudando apenas a distância entre cada um. Há mais espaço na primeira classe.

Os trens normais fazem o mesmo trajeto dos panorâmicos, porém não possuem as janelas grandonas. A vantagem é que os preços são bem mais acessíveis.

trem bernina express suica tirano chur
Trem Bernina Express na estação em Chur
trem panoramico bernina express
Interior do Bernina Express com janelas curvas

Horários especiais dos trens panorâmicos

Como são trens especiais, eles passam somente em alguns horários do dia e é necessário fazer a reserva do seu assento pelo site oficial da empresa de trens suíça SBB. Mesmo se você ja tiver o ticket comprado ou o Swiss Travel Pass, essa reserva é necessária e requisitada pelo oficial dentro do trem.

É imporante colocar o nome exato na reserva pois os oficiais comparam o nome com o seu passaporte. Então coloque o primeiro nome com o nome do meio e aí o sobrenome.


Conheça as rotas do Grande Train Tour of Switzerland

O Grande Train Tour of Switzerland (GTTS) é uma combinação de 8 rotas diferentes de trens panorâmicos na Suíça que cobrem em torno de 1280 km no paise que podem ser visitadas durante o ano inteiro. Você pode embarcar no ponto de início ou final do trajeto (fazer a rota contrária) e descer em alguma cidade para depois continuar, é totalmente livre desde que faça a reserva lógico.

As 4 rotas de trens panorâmicos na Suíça são:

  1. Bernina Express (roxo  e azul claro)
  2. Glacier Express (azul claro)
  3. GoldenPass Line (dourado)
  4. Gotthard Panorama Express (azul escuro)
mapa trens panoramicos na suiça
Mapa com rotas dos trens panorâmicos na Suíça. Fonte: My Switzerland

As outras rotas são feitas com trens normais.

1 – Bernina Express: de Chur a Tirano na Itália

Esse foi o meu primeiro trem panorâmico da Suíça, pois começamos nossa viagem em Tirano na Itália com destino a Chur, a cidade mais antiga da Suíça. É considerado um dos trajetos mais famosos, conecta o sul ao norte do país e é conhecido como ferrovia rética.

trem panoramico na suiça bernina express
O famoso Bernina Express. Foto: My Swizerland

A viagem dura em torno de 4 horas e passa por geleiras, lagos, florestas e cidadezinhas encantadoras como St. Moritz. O ponto mais alto da ferrovia rética é o Ospizio Bernina a 2253m de altitude às margens do Lago Bianco.

Passa também pela a ponte circular Brusio e o Viaduto Landwasser a 65 m de altura considerado patrimônio da Unesco (única rota na Suíça que passa por essa ferrovia). Leia mais sobre o BERNINA EXPRESS.

O trajeto de Chur a Tirano custa CHF 79.00 e Tirano a St Moritz CHF 48.00. Vendido no site oficial da Rhätische Bahn AG. Pra quem tem com o Swiss Travel Pass e Eurail Pass, viaja de graça mas precisa reservar o assento pela internet.

lago bianco bernina express italia
Trajeto do Bernina Express passando no Lago Bianco

Assista o vídeo sobre o Bernina Express

 

2 – Glacier Express: de Zermatt a St. Moritz

Essa vai ser uma das viagens mais lentas da sua vida, porque o trem atravessa os Alpes Suíços em cerca de oito horas a 35 km/h passando por 91 túneis, mais de 290 pontes e sobe à uma altitude de 2033 m na Passagem de Oberalp. O trajeto é repleto de montanhas, rochas íngremes, vales e desfiladeiros e começa em duas cidades super importantes e turísticas, principalmente no inverno.

O mais legal desse passeio é que conecta duas cidades super turísticas: Zermatt e St. Moritz. Em Zermatt você encontra o Matterhorn, o símbolo da Suíça e do Toblerone hauehae É uma das cidades mais visitadas por causa da montanha e inúmeras opções de ski e trilhas na natureza. E Em St Mortiz você encontra o Engadine, um vale alpino lindíssimo na região de Graubünden.

Lindas paisagens do Glacier Express
Lindas paisagens do Glacier Express. Foto: My Swizerland

Como o trajeto é longo, há a possibilidade de os passageiros reservarem uma refeição com entrada, prato principal e sobremesa acompanhada ou não de vinho. As refeições são preparadas na cozinha do trem.

O trajeto de Zermatt a St Moritz custa CHF 152 por pessoa e a reserva custa 33 ou 43 (baixa e alta temporada respectivamente) Pra quem tem com o Swiss Travel Pass e Eurail Pass, viaja de graça mas precisa reservar o assento pela internet e pagar a taxa no site oficial da Glacier Express. Lá você também pode escolher o tipo de refeição e o preço.



3 – GoldenPass Line: de Lucerna a Montreux

A linha GoldenPass atravessa uma das regiões mais bonitas do país: a região alemã de Interlaken e vai até o lado fracês às margens do lago de Genebra. São três paradas muito diferentes neste trem panorâmico na Suíça: Lucerna, Interlaken e Montreux. A paisagem vai das típicas casinhas suíças de madeiras e depois muda para os vinhedos nos morros e lagos, é simplesmente incrível!

Esse trajeto não é feito em um trem direto, você precisa descer para trocar de trem e serão em vagões normais. Apenas o trajeto Zweisimmen a Montreux é feito no trem panorâmico.

Você pode optar por trocar o panorâmico por um trem vintage retrô chamado de Belle Epoque Golpenpass Classic entre Zweisimmen a Montreux. Eu gostei bastante, o trem é confortável e bem diferente. Parece que voltei no tempo. Neste mesmo trem pode ser feito o passeio extra “Trem do Chocolate” visitando uma fábrica da Nestlé e também uma queijaria em Gruyéres.

trem retro especial belle epoque interlaken montreux suica
O lindo Belle Epoque Golpenpass Classic

O trajeto todo tem 5 horas. Pra quem tem com o Swiss Travel Pass viaja de graça. Confira os horários do trem no site oficial da GoldenPass. para ver qual você irá pegar: o trem panorâmico ou o retrô. Para quem não tem o passe, precisa comprar cada trajeto separadamente.

Essa região de Montreux é chamada de Riviera Montreux e abrange diversas vilas super fofinhas e vinícolas. Confira tudo o que fazer na  MONTREUX RIVIERA: VINHEDOS, MÚSICA E GASTRONOMIA!

montreux riviera suica vinhedos
Vinhedos em Cully

No vídeo abaixo mostro o que fazer em Montreux, o trajeto com o trem Belle Epoque e a visita aos Estúdios da banda Queen com Freddie Mercury.

 

4 – Gotthard Panorama Express: de Lugano a Lucerna

Esse trajeto pode ser combinado com um barco a vapor em Lugano no cantão italiano de Ticino e continua pela ferrovia Gotthard até Lucerna. Aqui fica o túnel de Gotthard construído em 1882 e que atravessa os Alpes.

Durante o trajeto, você verá prado de Rütli, a Rocha Schiller e a Capela de Guilherme Tell às margens do Lago Uri. Passa por Lugano, Vellinzona, Flüelen, Lucerna.O trajeto completo dura 5h e 30min e custa CHF 129.00 na segunda classe. Quem tem Swiss Travel Pass não paga.

trem panoramico Gotthard Panorama Express
Gotthard Panorama Express pode ser combinado com passeio de barco. Foto: SBB.

Atenção o trem panorâmico é somente entre Flüelen e Lugano e precisa ser reservado com antecedência. O Gotthard Panorama Express funciona de abril a outubro de terças a domingos. Aqui tocê confere a tabela com os horários

Trajetos de trem na Suíça alternativos

Aqui vou listar algumas experiências incríveis de trem na Suíça que não são panorâmicos e que valem muito a pena serem feitos!

1 – Zermatt: Gornergrat e os picos nevados

Gornergrat fica em Zermatt e pode ser visitado o ano inteiro. Oferece uma vista panorâmica de 29 picos nevados da Suíça e Itália, além de geleiras e a vista do lindo Matterhorn! Assista o vídeo abaixo para saber mais:

 

2 – Lucerna: suba até a montanha Pilatus

O trajeto do Pilatus inicia em Lucerna de barco, depois muda para trem cremalheira super íngreme e termina em bondinhos! Leia tudo aqui MONTE PILATUS: PASSEIO INCRÍVEL NA MONTANHA DOS DRAGÕES!

subindo o monte pilatus na suiça

No vídeo abaixo eu mostro como é o passeio completo. Com certeza vale a pena por no seu roteiro pela Suíça.

Vale a pena viajar em um dos trens panorâmicos na Suíça?

Com toda certeza você precisa por ao menos um no seu roteiro. É um valor caro sim, mas acredito que com esse artigo você consiga escolher o ideal e usar os trens normais em outros trajetos para economizar.

O Swiss Travel Pass é uma mão na roda. A princípio parece ser caro, porém se você calcular certinho os dias de viagem com o passe e as atrações verá o quanto de tempo você economiza. Sem ele precisa comprar cada atração separadamente, perdendo muito tempo e até dinheiro.

Gostou da lista de  trens panorâmicos na Suíça? Comente e salve a imagem abaixo no seu pinterest

Pin Trens Panorâmicos na Suíça
Pin Trens Panorâmicos na Suíça

leia também

MOCHILÃO NA EUROPA NO VERÃO: O QUE LEVAR

AS 4 LÍNGUAS DA SUÍÇA, CIDADES E PRONÚNCIAS

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

34 COMENTÁRIOS

  1. Fui para a Suíça esse ano. Dos passeios panorâmicos de trem, fiz só o Bernina Express de Chur a Tirano, de onde peguei o ônibus também panorâmico até Lugano. Eu adoreeei a viagem, paisagens lindíssimas. Agora fica a vontade de fazer os outros trechos!

  2. Oi, Angie, que experiências incríveis! Você conseguiu reunir o que de melhor existe em viagens de trem na Europa, o conforto dos trens com as lindas paisagens suíças. Arrasou!
    Fiz o trajeto de Milão à Lugano e já fiquei bem feliz, imagina passar por toda essa energia linda que você relatou aqui neste post e vídeos. Adorei!!!

  3. Angie, adorei as opções de viagem de trem pela Suíça. Cada paisagem linda, hein? Confesso que a Suíça não está nos meus planos recentes, mas já estou pensando na possibilidade de incluí-la na próxima Eurotrip.

  4. Que percurso tão interessante por terras helvéticas! De facto não há nada tão pitoresco como viagens panorâmicas de comboio, ainda para mais em paisagens cobertas de montanha como a Suiça! Parabéns pelo artigo e venham mais percursos como este!

  5. Adorei esse teu post, daqueles que dà vontade de fazer igual!
    Minha visita pela Suiça foi tao inesperada que nem me lembro direito dos trens que peguei (me lembro apenas que era super caros – rsrsrsrs)

  6. Maravilhoso o passeio Guria, deve ser muito lindo mesmo. O unico trem panorâmico que tomei foi aquele pra Machu Picchu mesmo, ainda não cheguei nesse nível chiquérrimo que você está! (brincadeira!) Um beijão pra vcs!

  7. A Suíça é mesmo um país onde as paisagens são incríveis né?! Eu fiquei encantada!

    Embora todo o meu deslocamento tenha sido feito em trens e eu tenha visto cenários de contos de fada, não peguei nenhum trem panorâmico. Achei a estrutura dos trens lindos, lindos… o retrô e aquele todo de vidro então… 🙂 bjs

  8. Esses passeios de trem na Suíça são realmente maravilhosos! Fiz um para o Topo da Europa e simplesmente amei. Pretendo voltar e fazer outros. Adorei o post e as dicas!

  9. Olá!!

    Eu irei de Tirano a St Moritz de trêm panorâmico, mas quero voltar de trem convencional. Vocês saberiam me indicar a empresa que faz o trem convencional?

    Abraço e adorei todas as dicas!!

  10. Amo viajar de trem pela Europa. Na verdade, nem considero isso uma viagem (deslocamento simplesmente) e sim uma atração em si. Adorei a seleção que você mostrou, me deu saudades e vontade de voltar!

  11. Olá! Tudo bem?
    Estou com duas dúvidas, e gostaria que me ajudasse.
    1 – Você saberia me dizer se Tirano tem mais de uma estação de trem? Chegarei na cidade no trem da SBB (vindo de Bergun) e sairei de lá em um trem da Trenitalia (rumo a Milão / Veneza). Estou em dúvida se ambos param na mesma estação.

    2 – Você saberia me dizer se há mais de uma opção de trem para ir de Bergun a Tirano?

    Parabéns pelo trabalho!

    Abraço!

    • oie! tem 2 estações, mas é uma do lado da outra (em amarelo é da italia e em branco da Suíça) …vc sai de qualquer uma e dá numa pracinha, aparece no video!
      acho q so a SBB q faz esse trajeto msm! obrigada!

  12. Olá Angie.
    Por gentileza, se eu adquirir o Swiss Travel Pass pela própria companhia Suíça de Trens, como faço pra pagar as resevas, no Jungfrau e no Glacier Express. Sei que no Jungfrau tem o desconto.
    Obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here