10 Dicas para visitar Zermatt no verão: atrações com neve e gelo!

34
2881

Atualizado em

Vale a pena visitar Zermatt no verão? A vila alpina é famosa pelos seus resorts de ski e atrai muita gente durante o inverno que acontece de dezembro a março. No entanto os preços são super altos nessa época.

Eu decidi visitar Zermatt no verão e mesmo sem poder visitar os resorts de ski, acredito que valeu a pena! Tem várias atrações para conhecer em outras estações e se encantar com o charme alpino desta vila nos alpes.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Visitar Zermatt no verão: as melhores dicas

Antes de tudo, é possível aproveitar Zermatt no verão sim e ver muuuuita neve! Várias atrações ficam até mais interessantes, sem falar nas inúmeras trilhas ao redor da vila. Eu nem imaginava na sorte que tive e achei encantador. Se não acredita, olhe a foto abaixo:

 visitar zermatt no verão gornegrat com neve
Muita neve em Zermatt no Verão no topo do Gornegrat

Neste artigo vou dar dicas básicas visitar Zermatt no verão e para conhecer mais desta vila alpina super charmosa. Confira o Guia completo O que fazer em Zermatt e dê o play no vídeo abaixo para conhecer mais da cidade:

1 – Localização e como chegar em Zermatt

Zermatt fica no sudoeste da Suíça e está aos pés das montanhas mais altas dos Alpes, como Matterhorn, Weisshorn e Monte Rosa. Foi a nossa última cidade em nosso roteiro na Suíça de 15 dias.

A opção mais fácil para chegar em Zermatt é de trem, sem falar que é um passeio incrível. Pode ser combinado no trajeto de trem panorâmico na Suíça, o Glacier Express que conecta Zermatt a St. Moritz do outro lado do país. Esse trajeto está incluído grátis no Swiss Travel Pass, você paga apenas a reserva do assento. Você até consegue ir de carro, mas precisa deixar em uma vila próxima e pagar estacionamento diário.

casas antigas centro historico zermatt
Chalé no estilo suíço em Zermatt no centro antigo

2 – Reserve hospedagem  em Zermatt com antecedência


Faça sua reserva antecipada mesmo no verão. Por ser uma vila pequena e super turística, os preços são mais salgados do que em outras cidades Nós ficamos pertinho da estação de trem no Hotel Bahnhof, o qual possui um quarto meio hostel com mais de 10 camas e super confortável.  Também recomendo:

Outra opção é procurar um apartamento ou quarto no Airbnb, tem diversas opções para quem viaja em casal ou em família. Cadastre-se com este link e ganhe R$180 de desconto na sua primeira reserva.

3 – Aproveite o momento em um passeio pela cidade

Não há melhor maneira de se encantar com Zermatt! Um passeio pelo centrinho poderá render várias memórias inesquecíveis como assistir um mini shows de alphorn, aqueles  insturmentos de sopro enormes super tradicional alpinos. O som é único e haja fôlego para tocar hein!!  Também vimos um “desfile” de de cabras preto-e-brancas bem peludas (Geissenkehr) conhecidas como Blackneck ou cabras de glaciar. Elas cruzam a Bahnhofstrasse toda manhã e à noite durante o verão.

alphorn zermatt instrumento suiço
Alphorn é um dos instrumentos típicos da Suíça

No centrinho há inúmeras lojas de lembrancinhas, hotéis com fachadas típicas suíças e flores nas varandas e restaurantes.

4 – A melhor vista do Matterhorn

Uma das melhores formas de aprecisar o Matterhorn, uma das montanhas mais altas dos Alpes, é caminhar em em direção a uma ponte logo atrás da igreja Anglicana de St. Peter. Ali é o ponto perfeito para avistar o famoso pico do Toblerone.

Muita gente vai super cedinho aí quando o sol está nascendo, pois o pico fica vermelho nesta hora devido aos raios solares. Super especial né!  No entanto lembre-se que é realmente cedo lá pelas 5h da manhã, já que o dia começa antes nesta época na Europa. Então pesquise no google o horário antes de sair da cama.

casal se beijando em frente ao matterhorn em zermatt
Zermatt é um destino perfeito para casais e lua de mel

5 – Conheça o bairro mais antigo de Zermatt

Hinterdorf ou Alter Dorfteil é a vila preservada e super antiga de Zermatt, onde havia  estábulos, celeiros, casas de moradores e de animais construídos entre os séculos 15 a 19. Muitas casas foram reformadas e agora estão para alugar a preços exorbitantes, principalmente na época de inverno.

ruas antigas centro historico zermatt suica
É possível alugar uma dessas casas no inverno no Alter Dorfteil

6 – Passeio de trem  Gornergrat e vista para as montanhas

Apesar do nome bizarro, Gornergrat foi um dos lugares mais diferentes da viagem na Suíça devido à paisagem privilegiada para o Matterhorn! Do topo a 3089 metros de altitude é possível ver 29 picos cobertos com neve (dos 48 que existem na Suíça), um panorama super branquinho! A geleira é a segunda maior dos Alpes e se chama Gorner Glacier.

trem para gornergrat visitar zermatt no verão
Passeio de trem Gornegrat em Zermatt

A jornada de trem começa em Zermatt, dura tem torno de 33 minutos e o trajeto passa por florestas e campos. No inverno fica todo branquinho e até os bancos do trem são aquecidos.

Importante: antes de subir, verifique as condições! Vá até o centro de informações turísticas para ver nas cameras se está tudo nublado, pois aí nem vale a pena subir (você pode ter uma ideia se avistar o topo do Matterhorn ali da cidade mesmo). De manhã normalmente o tempo está aberto.

E lá de cima a vista é essa, apaixonante! Não esqueça de levar casaquinho pois é super gelado!! Adquira seu ingresso para Gornegrat aqui

maior geleira da europa visitar zermatt no verão
Geleira do topo do Gornegrat

Do outro lado é possível ver o Matterhorn e o 3100 Kulmhotel Gornegrat, o hotel mais alto da Europa. Se você for cedinho, poderá fazer algumas das trilhas nas estações intermediárias antes da estação final no topo. Recomendo descer na estação Rotelboden e caminhar até o lago Riffelsee para uma vista linda do Matterhorn refletido na água.

estação gornergrat vista matterhorn
3100 Kulmhotel Gornegrat: o hotel mais alto da Europa.

7 – Existem diversas trilhas ao redor de Zermatt

Em dias ensolarados em Zermatt no verão, é possível fazer diversas trilhas e conhecer mais do interior da Suíça.  Hiking é a atividade mais procurada de Zermatt em torno de 57 trilhas que variam de 3 a 20 km e todas disponíveis no verão.

Destas escolhi três que achei muito legais:



  • Schwarzsee: este lago fica aos pés do Matterhorn, a trilha é curtinha de 12 minutos e toda sinalizada com fatos da montanha. O ponto de partida é o Matterhorn Express (o mesmo que vai para Matterhorn Glacier Paradise) saindo de Zermatt. Ingresso custa 54 CHF ida e volta e 27 CHF para crianças. Também tem a opção Neste do ticket Matterhorn glacier trail ( Zermatt – Tr. Steg / Schwarzsee – Zermatt) que custa 63,50 CHF e 32 CHF para crianças.
  • Gorner gorge: distante apenas 20 minutos a pé da vila, o desfiladeiro possui diversas cachoeiras e formações rochosas bem diferentes. São 15 minutos dentro da atração ou 3 h com um guia de montanha!
  • Sunnegga e Blauherd: a famosa trilha dos 5 lagos com 10km de extensão. Nesse caso recomendo o ticket 5-lakes / flower trail (Zermatt – Blauherd / Sunnegga – Zermatt) por 29,50 CHF e crianças pagam 19 CHF.

Há mais informações sobre trajetos, altitudes e distâncias de cada trilha no site oficial de Zermatt.

8 – Atividades radicais

Que tal se aventurar em Zermatt no Verão? É possível fazer paragliding, passeio de helicóptero, rapel, skydiving… e até snowboard e ski dependendo da sua sorte. No verão há pistas de até 21km para deslizar e muitos atletas vem do mundo todo para treinar aqui. No inverno são mais de 360km de pistas perfeitas.

9 – Visite um palácio de gelo

No Matterhorn Glacier Paradise é possível visitar um palácio de gelo com diversas esculturas de gelo, formações de gelo, cristais de gelo…tudo de gelo aheuahe Com certeza uma das opções para visitar Zermatt no verão!

Esta é considerada uma das estações de bondinho mais alta da Europa a 3883 metros de altitude. A estação foi construída apenas 10 m do gelo.

Recomendo descer na estação Trockener Steg para trocar de bondinho em direção ao topo e ter um panorama de 360º com vista para mais de 38 picos.  No verão tem snowtubing!

matterhorn montanha da suiça visitar zermatt no verão
O Matterhorn é inesquecível

10 – Faça um passeio nos veículos elétricos

Como é proibido o tráfego de carros no centro de Zermatt, tudo é feito por pequenos veículos elétricos que levam produtos ou pessoas até seus hotéis. Alguns deles oferecem esse “shuttle grátis” na chegada.

Também existem carruagens antigas, maaas vamos ficar nesses elétricos né galera!

zermatt carroça com cavalos estação

Visitar Zermatt no verão vale a pena?

Ô se vale, principalmente pelas trilhas na natureza e cachoeiras! Coloque Zermatt no seu roteiro pela Suíça em qualquer estação do ano. Só lembre que durante o inverno os preços são bem mais altos!

Conheça estes dois outros destinos na Suíça:

Salve no pinterest

dicas para visitar zermatt no verão suica
Dicas para visitar Zermatt no Verão Suiça
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
CONTA BANCÁRIA NA EUROPA
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

34 COMENTÁRIOS

  1. Maravilha de cidade, tão bonita, são cidades assim que fazer a Europa ser um charme e ter tanto lugares para conhecermos em todos os seus países.

  2. Nossa… que lugar mais lindo e que fotos maravilhosas! Preciso voltar a Suíça e conhecer Zermatt. Adorei o post e as dicas! Bjs

  3. Olás!
    Toda vez que entro aqui no seu Blog encontro um post mais completo, mais lindão, mais supertop, do que o anterior! Incrível isso! Sou seu fã, fique sabendo 😉

    Este post sobre zermatt (pra variar) tá 10! Cheio das dicas e fotos massa. O video também está bem legal. Até me motivei a começar a juntar minhas humildes moedinhas pra poder conhecer o pico do Toblerone de pertinho!

    Abraços!

  4. Ah a Suíça! Que sonho de consumo!
    Já tinha visto algumas fotos e ouvido falar muito bem de Zermatt. Que lugar fofo!! A arquitetura é muito lindinha e o cenário fica ainda mais completo com os Alpes como pano de fundo, né?
    Amei o passeio em Gornergrat, primeiro pelo trem e segundo pela vista do alto. Combinação perfeita!!

  5. Guria eu achei um charme a vilinha Hinterdorf mas os picos nevados né, flor?! Esses são o top das galáxias de lindeza! Que viagem top hein! Zermatt na lista!!

  6. Parabéns pelo blog! Gostaria de saber informações sobre as temperaturas da viagem à Suiça. Gosto de frio, mas por questões de trabalho, só poderei viajar em 2018 no meio do ano. É quente mesmo nessa época nessas cidades que vc visitou? Obrigado!

  7. Que lindo dia para fotos! E a neve nas montanhas ao fundo ficaram demais! Essa mistura de rústico e chique da Suíça é incrível.

  8. Muito legal! Qual mês vocês foram? Foi difícil lidar com a alta altitude no topo da montanha? E o trem saindo de Zurich, você me dizer qual o valor e onde comprar a pssagem?

    • oi Julia, não há mal de altitude pq ainda não é tão alto (nós já fomos ate 5200m no Peru). Tem trem saindo de Zurich sim, pode comprar direto na estação se quiser ou online

  9. oie, podes informar por gentileza que mês tu foi? Estamos planejando ir em agosto, será que conseguimos ver neve ? hehe

    Beijo, você é demais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here