10 dicas para visitar Montreux Riviera: o melhor da Suíça Francesa

15
1525

Atualizado em

Montreux Riviera fica no lado francês da Suíça, uma região encantadora. É uma viagem idílica recheada de belas paisagens, história e excelente gastronomia.

A principal cidade da região é Montreux, conhecida internacionalmente pelo Montreux Jazz Festival, e uma das paradas do Goldenpass, um dos trajetos de trem panorâmico mais famosos da Suíça. Cully e Vevey são cidades menores e que encantam com seus vinhedos e casinhas históricas às margens do Lago Léman.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Várias celebridades escolheram Montreux Riviera para viver, como Victor Hugo, Gustave Eiffel, Charlie Chaplin, Gandhi, Freddie Mercury…

Confira  as dicas para visitar Montreux Riviera e aproveitar o melhor da Suíça Francesa.

Montreux Riviera na sua viagem pela Suíça

1 – Visite na primavera ou no verão

Montreux Riviera engloba diversas vilas e vínicolas, além de festivais de música, lojas e centros gastronômicos. Os eventos acontecem nos dias mais quentes do ano que vão de maio a setembro, justamente na alta temporada. Essa é a melhor época para visitar Montreux Riviera: dias mais longos e com sol e vinhedos verdinhos.

Nessa época muitos suíços aproveitam para pegar um sol, velejar ou fazer stand up paddle no lago Léman, afinal ele que dá todo o charme a Montreux Riviera. Também é conhecido como lago de Genebra, o Léman é o maior lago da Europa Ocidental e faz divisa com a França.

Em julho acontece o Montreux Jazz Festival, um importante evento musical que reúne bandas do mundo todo de vários estilos. Há shows grátis e outros pagos.

cully montreux riviera suiça
As lindas casinhas de Cully

2 – Vá de trem para Montreux Riviera

A melhor forma de chegar em Montreux é de trem! Nós fizemos o trajeto Golden Pass, um dos mais famosos da Suíça, que vai de Lucerna, Interlaken até Montreux. É importante ressaltar que a opção de trem panorâmico é apenas válido no trajeto Montreux a Zweisimmen.


Nós optamos por fazer Golden Pass Classic: um vagão inspirado nos antigos trens Orient Express de 1930. A decoração é toda de madeira com detalhes antigos, manivelas e muito charmoso. É uma experiência bem diferente, praticamente uma viagem no tempo!

Este trem está incluso no Swiss Travel Pass, porém é necessário fazer a reserva online no site da companha suíça de trens, a SBB procurando pelo trem MOB.

trem vintage suiça mob
Faceira no trem vintage
trem antigo madeira montreux riviera golden pass suiça
Interior do vagão do Goldenpass Classic

3 – Aproveite o Montreux Riviera Card

Ao se hospedar em qualquer hotel em Montreux, Cully ou Vevey você ganha o Montreux Riviera Card, um cartão que te dá acesso gratuito ao transporte público em Montreux e Vevey e 50% de desconto nas principais atrações como o castelo Chillon, Alimentarium, Museu de Montreux.

Selecionei algumas opções de hospedagem bem legais em Montreux Riviera.

Hoteis em Motreux com ótimo custo benefício

Hoteis com bons preços em Vevey

Você também pode procurar por um quarto ou apartamento com o Airbnb. Neste link você ganha R$180 de desconto na primeira reserva!

4 – Caminhe bastante por Montreux

Montreux possui um microclima devido à sua posição entre o lago e as montanhas, garantindo uma temperatura agradável o ano todo. Flores e temperos decoram as calçadas às margens do lago, tornando aquela corridinha de manhã ainda mais gostosa.

A parte antiga da cidade possui casas antigas dos produtores de vinho, ruas de pedras e arquitetura da Belle Epoche. O idioma mais utilizado é o francês e você perceberá que muita gente não fala inglês. Confira as 4 línguas oficiais da Suíça

No vídeo abaixo eu mostro os pontos turísticos em Montreux Riviera, clique para assistir!

5 – Visite o castelo de Chillon às margens do lago

Muita gente acha que Montreux tem um castelo, porém ele fica em outra cidade, em Veytaux-Chillon! O Château de Chillon foi construído no século 12 sobre uma ilha de pedra, em uma posição estratégica e ao mesmo tempo protegida. Os duques de Savoy controlavam o tráfego do norte e sul da Europa e tiveram seu esplendor durante os séculos 13 a 16. Este castelo inspirou obras de Victor Hugo, Lord Byron e Henry James.

É possível visitar quase todas as salas do castelo, inclusive as torres e as latrinas ahuehaue Na entrada você pode pedir um panfleto explicativo em português e até pedir um guia de áudio. O ingresso está incluso no Swiss Travel Pass.

castelo de montreux atracoes na suiça
O lindo Château de Chillon em Montreux Riviera

6 – Conheça o lado gastronômico de Vevey

Vevey atrai visitantes por suas casinhas charmosas, lojas, Charlie Chaplin e opções gastronômicas. Além disso, possui o Train des Vignes, um trem regional, e o funicular Vevey – Chardonne – Mt Pèlerin, ambos te leva aos vinhedos de Lavaux, patrimônio mundial da Unesco! A viagem dura em torno de 15 minutos e é possível degustar os vinhos e provar as especialidades locais. Não deixe de visitar os pintes, os mini restaurantes ao lado dos vinhedos.



garfo no lago vevey alimentarium
Vevey tem tudo a ver com gastronomia

Os terraços foram construídos nos morros por monges lá no século 12 e hoje são reconhecidos pela sua beleza e excelência na produção de vinhos. São mais de 830 hectares de vinhas ao longo de 40 km às margens do lago Geneva.

montreux riviera suica vinhedos

Em Vevey foi fundada a Nestlé! Você pode fazer uma visita ao nest, o centro lúdico e histórico da Nestlé ou o Alimentarium, um museu patrocinado pela empresa. O Alimentarium explora todos os aspectos da comida e nutrição de um ponto de vista histórico, científico e cultural. É um museu interativo para todas as idades. A entrada está inclusa no Swiss Travel Pass.

7 – Procure pelas Celebridades em Montreux Riviera

Como já havia mencionado, a região é muito buscada por pessoas famosas e várias delas possuem estátuas. Em uma caminhada pelos jardins de Montreux já é possível ver vários bustos de diversas personalidades musicais como Ella Fitzgerald, Aretha Franklin, BB King, Ray Charles… E um dos cidadãos mais incríveis foi Freddie Mercury! Aproveite para conhecer o Queen Studio Experience.

estatua freddie mercury em montreux na suica
Homenagem a Freddie Mercury em Montreux

Pertinho do Alimentarium em Vevey está a estátua do Charlie Chaplin, o ilustre morador de Vevey! Há um museu sobre ele, o Chaplin’s World, na Route de Fenil 2. A visita inclui um tour pela mansão da família (a Manoir de Ban), um estúdio e o parque.

charlie chaplin vevey dicas da suiça

8 – Faça um picnic em Cully

Cully é uma vila pequenininha e muito charmosa em Montreux Riviera. Aqui ficam diversas vinícolas e uma das melhores formas de aproveitar a vila é fazer um picnic em frente a uma “prainha” chamada de Cully beach. É super tranquila e os moradores tomam banho no lago, pescam e velejam.

lago genebra montreux suiça
Cully Beach e vinhedos ao fundo
casas tradicionais em Cully vinhedos ao fundo nos morros
Galera tomando sol no gramado em frente a Praia

Cully é muito tranquila e é uma delícia se perder por suas ruazinhas!

riviera francesa cully suica
Charme nas ruas de Cully na Riviera Francesa da Suíça
arquitetura francesa suiça cully
Charme total gente!

9 – Torne a viagem romântica

Se viajar com seu amado, aproveite para curtir uma “noite de lua de mel”! Nós ficamos no hotel Aubergue du Raisin em Cully, um lugar super charmoso com ótimo atendimento, quartos com uma cama grande e confortável e toques de cuidado por todo lado. Gostei muito do charme francês no ambiente mais rústico.

onde se hospedar em montreux cully
Ficamos no quarto no último andar
hotel em cully suiça
Até hoje sinto o cheiro desses hidratantes maravilhosos

Como ficamos no último andar, tivemos uma vista legal para os vinhedos. É importante ressaltar que todos os edifícios em Cully são baixos, justamente para evitar contrastes na paisagem.

vinhedos da suiça montreux
Vista do Quarto

10 – Complete a viagem com um almoço no estilo francês

Não tem como visitar Montreux Riviera sem aproveitar as delícias gastronômicas. Como ficamos no Aubergue du Raisin, conhecemos o restaurante do hotel e fizemos um almoço maravilhoso e inesquecível. Comemos dois tipos diferentes de peixe e que foram pescados no dia no lago Léman.

gastronomia suiça cully aubergue du raisin
Show de sabores no Aubergue du Raisin

Também aproveite para comer super bem no café da manhã! Durante a nossa viagem pela Suíça, percebemos que a influência francesa é enorme na gastronomia local. Eu me deliciava e experimentava todos os tipos de pães, croissants, geleias, queijos… Também fazem geleias de várias frutas.

cafe da manha hotel em cully suica
Café da manhã no Aubergue du Raisin.

Gostou do destas dicas de Montreux Riviera, o lindo lado francês na Suíça?

Confira estes artigos para planejar sua viagem pela Suíça:

ROTEIRO NA SUÍÇA: 15 DIAS DE VERÃO NOS ALPES!

INTERLAKEN: DICAS E BATE E VOLTA NA REGIÃO!

ROTEIRO EM LUCERNA: O MELHOR EM 2 DIAS!

Nossa hospedagem foi uma cortesia do Centro de Turismo Montreux Vevey, mas os comentários aqui descritos são independentes e de acordo com a experiência vivida em nossa estadia.

10 dicas para visitar Montreux Riviera na suica
PIn 10 dicas para visitar Montreux Riviera na suica
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
CONTA BANCÁRIA NA EUROPA
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

15 COMENTÁRIOS

  1. Que lugar surreal, guria! Tudo lindo demais. E o quarto parece massa. Com certeza também tiraria uma foto assim com Freddie Mercury, hahaha.

  2. Faz todo o sentido abrir a janela no Alimentarium e ver um garfo gigante 🙂
    A cidadezinha é uma graça, não admira que tanta gente talentosa tenha ficado por aí a morar

  3. Montreux Rivera é mais uma linda cidade da Suíça que ainda não conheço mais tenho muito vontade de ir, e seu texto me deixou ainda mais com vontade.

  4. Que legal que em Vevey foi fundada a Nestlé, não fazia nem ideia disso. Gostei do garfo enfiado no lago hahaa. Achei a acomodação de vocês um charme só. Fico pensando que se nublado já é tudo lindo, imagina em dias de verão. Adorei, parabéns pelo post. beijossss

  5. Adorei o seu post e conhecer um pouco de cada lugar. É o tipo de viagem que eu curto muito fazer. Já deixei tudo anotado para uma próxima viagem à Europa.

  6. Oi Guria, adorei seu post, bateu saudades! Conhecemos rapidamente Montreaux numa viagem que fizemos para a Itália. Como chegávamos por Milão e íamos alugar um carro, olhamos no mapa e vimos que dava para encaixar a região Suíça do Lago Lemman em nosso roteiro. Nossa passagem por Montreaux foi rapidinha, mas deu para visitar o castelo e tirar fotos com a estátua do Freddie Mercury 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here