Qual a melhor época para visitar a Itália? A Itália é um dos países mais incríveis e bonitos do mundo. Há tanta coisa para explorar, catedrais, restaurantes, museus, ruas charmosas e muuuuito mais.
Neste guia da melhor época para visitar a Itália, exploro os principais eventos, temperaturas, cidades legais pra visitar e atrações imperdíveis!
Melhor época para visitar a Itália: eventos mês a mês
Índice do Artigo
A Itália respira cultura de norte a sul e cada estação tem o seu encanto e sua atmosfera especial. Por isso, a resposta para a pergunta anterior vai depender qual tipo de viajante você é. Você é daqueles que ama passeios ao ar livre? Prefere os rolês gastronômicos? Ama eventos e festivais? Vem comigo conhecer a Itália com a ótica de cada estação.
Quando visitar a Itália?
Para evitar multidões: se você é do time que prefere passeios mais tranquilos e quer evitar filas, os melhores meses para visitar a Itália são abril, maio, setembro e outubro. Nessa época, o clima é agradável e as atrações turísticas são menos lotadas, já que não é alta temporada.
Para eventos culturais: a Itália é recheada de eventos culturais, envolvendo moda, música e gastronomia. No verão, há muitos festivais de música e teatro, como o Festival de Ópera de Verona e o Festival de Música de Ravello. Na primavera e no outono, você pode aproveitar eventos como o Carnaval de Veneza em fevereiro/março e a Bienal de Arte de Veneza, que acontece de maio a novembro em anos ímpares.
Para experiências autênticas e únicas: se o seu objetivo é ter uma viagem única que traduz toda a essência italiana, minha fica é visitar o país no outono. Nessa estação, as regiões vinícolas da Toscana e Piemonte são ideais para degustações de vinho e festas da colheita.
Para melhores preços: se o seu objetivo é economizar, os meses de baixa temporada, como novembro, janeiro e fevereiro, oferecem as melhores tarifas de hotéis e passagens aéreas. Mas tenha em mente, um roteiro bem-planejado, pois nesse período algumas atrações têm horários reduzidos, os dias são mais curtos, gelados e molhados.
E se você deseja saber mais peculiaridades e curiosidades sobre a Itália, eu recomendo ler também o meu artigo 20 coisas que você precisa saber antes de viajar para a Itália.
Dicas de hospedagem na Itália em qualquer época do ano
Independentemente da época do ano, é possível encontrar acomodações acessíveis na Itália que estejam próximas das principais atrações.
Em cidades grandes como Roma, Florença e Veneza, considere ficar em bairros como Trastevere, Oltrarno e Cannaregio. Esses bairros oferecem uma boa relação custo-benefício e fácil acesso aos pontos turísticos.
Veja os meus guias aqui:
Onde ficar em Florença: hotéis e melhores bairros
Onde ficar em Roma: hotéis e melhores bairros
Também dou dicas de lugares para ficar em roteiros específicos da cidade como O que fazer em Veneza, O que fazer em Milão e O que fazer em Verona
Com a hospedagem garantida, é importante saber como economizar nos passeios de trem. No meu artigo Guia Trem na Itália: dicas e como comprar passagem barata online, eu dou dicas de como comprar passagens mais baratas.
Atrações na Itália para visitar em qualquer época
No quesito atrações e destinos incríveis, a Itália é gigante e encanta com cada ponto turístico. Por isso, eu separei algumas dicas do que fazer no país em qualquer época do ano.
1 – Visite o Coliseu (Roma)
O Coliseu de Roma é um dos pontos turísticos mais icônicos da Itália. Ele é cenário de diversos espetáculos e de filmes ao longos dos anos. Quem lembrado filme Gladiador com Russell Crowe? Inclusive, esse filme é perfeito para conhecer um pouco mais sobre a história de Roma… e recentemente lançaram Gladiador 2!
O Coliseu é um dos símbolos de poder e da engenharia do Império Romano. Construído no século I d.C., ele já foi palco de batalhas de gladiadores, caçadas de animais e espetáculos públicos. Com capacidade para cerca de 50.000 espectadores, é impressionante tanto por sua grandiosidade quanto por sua história. Uma visita ao Coliseu permite explorar suas arcadas, ver a arena e imaginar a vida na Roma antiga.
Lembre-se que é uma das atrações mais procuradas de Roma, então reserve o seu ingresso com antecedência para garantir a sua visita!
Garanta o seu ingresso para o Coliseu, Fórum romano e Palatino
2 – Passeie pela Fontana di Trevi (Roma)
A Fontana di Trevi é uma das fontes mais famosas do mundo, conhecida por sua beleza e pela tradição de jogar uma moeda na água para garantir o retorno a Roma. Projetada por Nicola Salvi e concluída por Giuseppe Pannini, a fonte é um exemplo da arquitetura barroca. A noite, iluminada, a Fontana di Trevi oferece um espetáculo de luzes e águas, o que a torna um ponto muito mágico e romântico.
No momento ela está com grades ao seu redor pois está em manutenção.
3 – Conheça a Piazza Duomo e a Catedral Duomo (Milão)
No meu artigo O que fazer em Milão eu já comentei um pouco sobre essas duas atrações. Mas dando uma resumida, a Piazza Duomo está na região central de Milão e abriga a icônica Catedral Duomo, uma das maiores e mais elaboradas catedrais góticas do mundo.
A construção da catedral começou em 1386 e levou quase seis séculos para ser concluída. A vista do topo da catedral é simplesmente incrível. De lá, você consegue ter uma vista panorâmica imperdível da cidade. Além disso, apraça ao redor é sempre movimentada, repleta de lojas, cafés e artistas de rua. Então, já coloca essa atração no seu roteiro de viagem.
Vale a pena conhecer o seu interior, é cheia de detalhes em mármore, estátuas e muitos vitrais! Também é possível subir até o seu telhado para ter uma vista incrível e ver ainda mais detalhes!
Garanta o seu ingresso para Catedral de Milão e telhado
4 – Passeie de gôndola (Veneza)
Não há nada mais emblemático de Veneza do que um passeio de gôndola pelos seus canais estreitos e românticos. Conduzidas por gondoleiros, as gôndolas permitem explorar a cidade de uma perspectiva única, passando por pontes, praças e palácios históricos.
Esse passeio é um clássico para quem viagem em casal, oferecendo uma experiência romântica. Aqui conto como foi o meu passeio: Vale a pena o passeio de gôndola em Veneza?
5 – Faça fotos na Torre de Pisa (Pisa)
Conhecida por sua inclinação, a torre é o campanário da catedral da cidade e foi construída no século XII. Ela tem 58 metros de altura e 5,5 graus de inclinação.
Subir a torre oferece uma vista incrível da cidade e das paisagens toscanas ao redor, além de ser uma experiência divertida tentar tirar a clássica foto “segurando” a torre… ou tirar foto totalmente zuada kkkkk
Recentemente fiz um tour saindo de Florença passando em Pisa, San Gimignano e Siena! Foi incrível e contei neste vídeo abaixo, clique para assistir:
6 – Conheça as Ruínas de Pompeia (Pompeia)
Um lugar lindo e que oferece uma visão histórica da vida romana antiga. Enterrada pela erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C., a cidade foi preservada em cinzas, permitindo que os visitantes explorem casas, ruas, templos e anfiteatros praticamente intactos.
É uma oportunidade única de mergulhar na história e compreender melhor o cotidiano dos antigos romanos.
Garanta o seu Ingresso e visita guiada com um arqueólogo em Pompéia
Outra opção para quem não tem muito tempo para ir até Nápoli ou Pompéia, é conhecer Ostia Antica, um lugar fascinante e bem pertinho de Roma. Trata-se de um antigo porto de Roma com ruínas super bem preservadas e com bem menos turistas, dá pra ter uma noção de como era a vida nos séculos 1 a 5! Veja aqui Ostia Antica: as incríveis ruínas do porto de Roma Antiga
Quando visitar a Itália?
Agora vou descrever os meses, temperaturas e eventos pra você não perder na sua viagem à Itália!
Melhor época para visitar a Itália: Primavera (março a maio)
A primavera é a estação preferida dos italianos. Afinal, o clima é bem agradável, com temperaturas variando entre 10°C e 25°C. Considero essa a melhor época para visitar a Itália!
É a época das flores e de eventos como o Carnaval de Veneza (se for no final de fevereiro ou início de março) e a Festa della Primavera na Toscana, que celebra o início da estação com desfiles e festas. Também é uma oportunidade para ver a missa de Páscoa do Vaticano, Veja detalhes no artigo Como ver o Papa no Vaticano
As paisagens ficam coloridas, com aquele ar romântico, que vemos nos filmes e séries com a natureza florescendo. É o cenário perfeito para passeios ao ar livre e visitas a parques e jardins. Um lugar incrível para visitar é o Lago di Braies: um dos lagos mais bonitos da Itália!
O que fazer na Itália na primavera
▢ Explorar jardins botânicos e parques floridos.
▢ Participar do Carnaval de Veneza.
▢ Visitar a Festa della Primavera na Toscana.
▢ Fazer caminhadas e passeios de bicicleta nas regiões vinícolas.
Melhor época para visitar a Itália: Verão (junho a agosto)
Quem me acompanha fez um tempo, sabe que eu não sou a maior fã do verão italiano kkk. Além de ser alta temporada, as temperaturas podem ultrapassar os 33°C, tornando os passeios bem cansativos. Teve uma madrugada em Siena que a temperatura estava 39 graus, sem brincadeira (quase morri kkkkk).
Mas, se mesmo assim você quiser visitar o país no verão, é a época dos festivais de música e teatro, como o Festival de Ópera de Verona. Também tem vários eventos culturais, como o Palio de Siena em agosto! Veja aqui O que fazer em Siena Itália: roteiro e Palio
As praias italianas, especialmente na Costa Amalfitana e na Sardenha, são muito procuradas. Cidades como Roma, Florença e Veneza ficam muuuito movimentadas, então minha dica é reservar atrações (pra não ficar em filas no solão) e hospedagem com antecedência.
O que fazer na Itália no verão
▢ Aproveitar as praias da Costa Amalfitana e da Sardenha.
▢ Participar do Festival de Ópera de Verona.
▢ Explorar as Cinque Terre e seus vilarejos costeiros.
▢ Aproveitar os festivais de música ao ar livre e eventos teatrais.
Melhor época para visitar a Itália: Outono (setembro a novembro)
No outono, as temperaturas começam a cair, variando entre 10°C e 25°C. É a época das colheitas, com festivais de vinho e comida, especialmente nas regiões da Toscana e Piemonte. Aproveite para colocar Bolonha no seu roteiro e comer muuuito bemVeja Roteiro em Bolonha: 10 atrações incríveis
A Bienal de Veneza também acontece nesse período em anos ímpares. A paisagem se transforma com as folhas mudando de cor, proporcionando vistas incríveis para você aproveitar e tirar várias fotos.
O mês de novembro é particularmente chuvoso, então já coloque um guarda chuva e uma botinha! Fui recentemente pra Florença e peguei muita chuva! Milão estava bem fria também.
O que fazer na Itália no outono
▢ Participar de festivais de vinho e comida na Toscana e Piemonte.
▢ Visitar a Bienal de Veneza em anos ímpares.
▢ Fazer passeios pelas vinícolas e degustar vinhos locais.
▢ Explorar as colinas e vilarejos medievais da Toscana.
Melhor época para visitar a Itália: Inverno (dezembro a fevereiro)
A Itália já é um destino bem romântico. Agora, imagine como é no inverno, com diversos restaurantes e cafés aconchegantes para você conhecer e apreciar a culinária local.
O inverno italiano pode ser frio, especialmente no norte, com temperaturas entre 0°C e 10°C e negativas nas montanhas! A melhor época para visitar a Itália para quem quer fazer snowboard ou ski! As baixas temperaturas trazem atrações incríveis como os mercados de Natal, especialmente no Trentino-Alto Adige, e dos esportes de inverno nos Alpes. Veja aqui as dicas da região norte com neve:
- 5 dicas para visitar Alpes Italianos e Dolomitas
- O que fazer em Aosta: ruínas romanas, neve e atrações!
- 5 coisas legais para visitar Turim na Itália
- Trento: atrações em Trentino Alto Ádige!
Além disso, cidades como Roma e Florença têm temperaturas mais amenas e menos turistas, tornando-se uma ótima oportunidade para explorar museus e pontos turísticos sem as multidões habituais.
O que fazer na Itália no inverno
▢ Apreciar a culinária local.
▢ Visitar os mercados de Natal em Bolzano e Trento.
▢ Praticar esportes de inverno nos Alpes italianos e conhecer os Dolomitas
▢ Explorar museus e galerias de arte em Roma e Florença sem multidões.
▢ Desfrutar das tradições natalinas e festividades de fim de ano.
E aí, gostou deste artigo sobre a melhor época para visitar a Itália? Conta pra mim nos comentários
Confira também: Roteiro em Roma de 2, 3 ou 4 dias e 10 Curiosidades sobre Veneza que você nunca ouviu falar