Onde ficar em Roma: hotéis e melhores bairros

0
19

Onde ficar em Roma? A Cidade Eterna tem inúmeras opções de acomodação e fica até difícil de escolher. Neste artigo vou te contar sobre a hospedagem em Roma e os melhores bairros para se hospedar em Roma dependendo do seu estilo de viagem.

Onde ficar em Roma: Melhores Bairros

Eu recomendo ficar no mínimo 5 noites em Roma para aproveitar todas as atrações, conhecer bem a história e aproveitar todos os sabores da capital da Itália.

Lembre-se que todos os hotéis em Roma cobram uma taxa de hospedagem por noite, então adicione no seu orçamento.

Também ressalto que muitos hotéis na Itália possuem horário de atendimento específico, então se você for chegar tarde da noite, confira se o hotel aceita check-in a esta hora ou se a recepção é 24 horas.

onde ficar em roma melhores hoteis
Onde ficar em Roma: melhores bairros e hoteis

Se você tem dificuldade de locomoção, leia bem a descrição de cada hotel. Muitos deles ficam em prédios antigos que não possuem elevador, ou se possuem, são elevadores pequenos no vão entre as escadas.

Eu escrevi vários artigos e tenho muitos vídeos com dicas de viagem em Roma, confira abaixo:

1 – Pantheon, Piazza Navona e Campo de’ Fiori

Esta é melhor opção para quem visita Roma pela primeira vez pois você pode chegar nas principais atrações apenas caminhando. Fica no coração do centro histórico, rodeado por muitos monumentos e lugares incríveis como a Piazza Navona e o Pantheon, uma das minhas atrações favoritas, gratuita e com mais de 2 mil anos!


Além disso você conhece visitar o Coliseu, o Vaticano, a Fontana di Trevi em uma caminhada de 20 minutos. Considero uma região perfeita para famílias e idosos, pois visitar Roma geralmente significa caminhar bastante. Então ficando nesta região você chega mais rápido às estaçães e pode voltar ao seu hotel durante o dia para descansar um pouco.

Minhas sugestões Onde ficar em Roma próximo ao Pantheon:

Otivm Hotel (⭐ 9.0): vistas incríveis do terraço para um café da manhã! Atrações muito próximas

Singer Palace (⭐ 9.4): perfeito para uma viagem romântica e quartos lindos

Guest House Al Conservatorio (⭐ 9.3) uma opção econômica próximo ao Pantheon, super limpo e com café da manhã

G55 Design Hotel (⭐ 8.4) bem pertinho da Piazza Venezia, quartos amplos e muito confortáveis

Tree Charme Parliament Boutique (⭐ 9.0) Hotel um hotel incrível, perfeito para uma estadia romântica próximo à Piaza Navona. Adorei a decoração!

hospedagem em roma fontana di trevi
O centro histórico é umda as melhores opções para hospedagem em Roma


2 – Trastevere

Este é um bairro frequentado por muitos jovens no fim de semana (principalmente na Piazza di Santa Maria) com diversos restaurantes e bares em edíficios antigos e ruas de pedrinhas e vinhas. Ao contrário do centro histórico, este bairro está cheio de restaurantes autênticos que os locais adoram e há menos risco de cair em armadilhas para turistas (o famoso pagar caro por comida ruim). Antigamente era um bairro da classe trabalhadora, agora é onde os trabalhadores vem curtir a noite kkkkkkkk

Trastevere está localizado ao lado oeste do Rio Tibre, o que oferece uma caminhada incrível pela manhã ou até mesmo aproveitar um café com um corneto (especial no café La Macchina). O bairro fica um pouco mais afastado e atração mais próxima é o Castelo de Santo Angelo, a pé ao centro deve dar uns 30 minutos. Não há uma estação de metrô em Trastevere. A mais próxima é a Piramide, que fica a 30 minutos a pé. Se você não gosta de caminhar, ficará limitado a ônibus, os quais podem atrasar devido ao trânsito.

Eu fiquei neste bairro na minha segunda visita à Roma, gostei bastante, porém dormi pouco pois a festa na rua vai até tarde e eu acordo facilmente com barulho. Fora isso, foi ótimo provar comida bem tradicional, ver o movimento e caminhar pelas ruas estreitas.

Minhas sugestões de acomodação em Roma no bairro Trastevere:

Tree Charme (⭐ 8.9) localização perfeita ao lado da Piazza Trilussa e a 15min a pé do Vaticano

Top Floor Trastevere (⭐ 8.8) um hotel fenomenal com ótimo custo benefício e uma das melhores vistas do bairro

TrastEver Holiday (⭐ 8.7) próximo a Piazza di Santa Maria e 20min da estação Trastevere, B&B com ótimo custo benefício rodeado de bares e restaurantes.



Wrh Trastevere (⭐ 8.5) ótimo custo benefício, pousada com decoração minimalista, bom atendimento

melhores bairros roma trastevere
Caminhar em Roma é incrível tanto de dia quanto a noite

3 – Piazza di Spagna

Aqui ficam os hotéis de luxo e lojas de grife na Via Condotti, próximo aos jardins da Villa Borghese, uma área mais tranquila para famílias com jardins e um museum famoso. É uma área muito central, próxima à Fontana di Trevi e Spagna fica bem na fronteira do que é considerado o centro histórico (10 a 30 minutos a pé das principais atrações). É também onde ficam a bela Escadaria Espanhola e Fontana della Barcaccia. O nome Piazza di Spagna foi dado devido à localização da embaixada espanhola em frente a Santa Sé desde o início do século XVII. 

Daqui você pode caminhar para todo lado, mas se quiser utilizar o metrô, há duas estações principais: Spagna e Barberini.

Os lugares mais famosos para comer é o Antico Caffé Greco (onde os poetas Keats e Byron faleceram 200 anos atrás) e o restaurante La Terraza com estrela Michelin.

Sugestões Onde ficar em Roma na Piazza di Spagna:

Tritone Top House (⭐ 8.3) guesthouse com quartos espaçosos e lindo terraço

Hotel Mozart (⭐ 8.4) hotel charmoso com vistas incríveis do jardim e quartos espaçosos e elegantes

Daphne Luxury Suites(⭐ 7.4) quartos bonitos e muito limpos, bem próximo a Piazza di Spagna

Hotel Julia (⭐ 7.8) hotel simples e antigo, mas com ótimo custo benefício e atendimento amigável e solícito

hotel em roma onde ficar
Onde ficar em Roma: dicas de hoteis e bairros

4 – Vaticano e Prati

Prati é um bairro moderno, seguro e rico, bem entre o Vaticano e o Rio Tibre, perfeito para quem viaja em família. Essa é uma das melhores opções onde ficar em Roma pois possui apartamentos amplos com ótimo preço, além de alguns hotéis com ótimo custo benefício. É uma área residencial próxima à Praça de São Pedro e Museus Vaticanos (se você vai durante a Páscoa, facilita por causa da Missa Papal, pois precisa chegar cedo). Veja Como ver o Papa no Vaticano

Já aproveita e confira o meu guia dos Museus do Vaticano e sobre a Capela Sistina

Além disso, Prati oferece alguns mercadinhos, lojas na avenida Cola di Rienzo e estações de metrô Ottaviano e Lepanto. As duas estações pertencem a Linha A e estão próximas do Coliseu (20 minutos), do centro histórico (2 paradas) e da Termini (5 paradas).

Onde ficar em Roma em Prati e no Vaticano:

St. Peter Central B&B (⭐ 8.2) localizado a 10 min do Vaticano, este hotel possui preços muito acessíveis e quartos com Wifi, ar condicionado e camas confortáveis.

Le Suite Downtown (⭐ 8.9) quartos amplos e confortáveis, localizado a 5min da estação de trem Ottaviano e Museus Vaticanos

Residenza Scipioni Luxury B&B (⭐ 8.9) quartos confortáveis e amplos com vistas incríveis para o bairro

Vatican Relais Rome (⭐ 8.7) ótimo custo benefício! Quartos super limpos com ar condicionado e tv. Localizado próximo a Piaza del Popolo

onde se hospedar em roma vaticano
Prati fica muito próximo ao Vaticano

5 – Coliseu e Monti

Um combo de lugares históricos em um bairro com muitos bares, próximo a outras atrações turísticas em Roma (em torno de 20 min a pé) e um pouco mais distante do Vaticano (1h a pé). Maaaas compensa muito pela vista da janela direto para o Coliseu! Esse bairro é perfeito para amantes de história! Pra pegar o Coliseu vazio recomendo visitá-lo de manhã cedinho, então ficar em Monti pode ser muito conveniente.

Existem duas estações de metrô em Monti: Colosseo e Cavour. Ambas estão na Linha B e conectam facilmente este bairro com o Vaticano (a 20 minutos) e a estação de trem Termini (1-2 paradas). Chegar do aeroporto ao seu hotel será fácil!

Já aproveita e confere as dicas Coliseu de Roma: dicas e guia completo para a sua visita!

Toda a área é repleta de cafés e bares que deixam o final do dia bem animado, especialmente para o famoso “aperitivo” no fim da tarde italiana (drink + comidinhas). Alguns restaurantes famosos: La Taverna dei Fori Imperiali, Aroma, Aromaticus (vegano). Recomendo visitar as lojas antigas e o brechó Mercato Monti.

Onde ficar em Roma próximo ao Coliseu:

Nazionale 51 Group (⭐ 9.0) B&B organizado e moderno com quartos elegantes, localizado numa área cheia de restaurantes

Jacuzzi Colosseum (⭐ 9.1) esse aqui é especial! Já imaginou uma jacuzzi com vista para o Coliseu ou um café da manhã no terraço! Perfeita para lua de mel hein!

Maison Colosseo (⭐ 8.5) guesthouse charmosinha, super próxima do Coliseu, confortável e segura. Melhor ainda é o preço!

B&B Lost in Rome (⭐ 8.6) próxima ao Coliseu e estação do metro, ótima vista para o bairro e atendimento solícito

onde ficar em roma melhores bairros hoteis
Hotel com vista para o Coliseu

6 – Estação Roma Termini e Esquilino

Esta área em Roma é indicada para quem viaja no modo econômico porque possui muitos hostels e hotéis mais baratos e facilita por estar próximo à estação Termini. É uma das áreas mais econômicas para se hospedar em Roma, bem como a mais conveniente se você estiver procurando por uma estadia rápida de uma noite na cidade antes de pegar um trem ou voo, porque há trens e ônibus que vão para o aeroporto. A Fontana di Trevi fica a 15 minutos e o Colosseu 20 minutos caminhando e fica próximo da estação Termini, a estação mais bem conectada de Roma para linhas de metrô A e B.

Para quem vai ficar por vários dias, vai com seu amor ou família, já não recomendo, pois é uma área um pouco perigosa à noite (evite conversa com estranhos, continue andando e não deixe que te encostem). Durante o dia, aproveite para conhecer o Mercato Centrale, cheio de restaurantes como comida deliciosa como a pizza no Forno Roscioli Pietro e massa na Trattoria Da Danilo.

Onde ficar em Roma na Estação Termini:

Ulysses in Rome (⭐ 9.4) B&B a 3 min da Estação Termini, quartos confortáveis com wifi e ótimo atendimento. Suco, café e docinhos disponíveis a qualquer hora.

Relais Indipendenza (⭐ 8.8) pequena pousada com quartos charmosinhos e limpos, hóspedes elogiam o atendimento dos donos

Santamaggiore (⭐ 8.7) pertinho da estação Termini, quartos confortáveis com wifi e ar condicionado. e cozinha compartilhada

Hotel Le Petit (⭐ 8.9) hotel restaurado em um prédio do século 19 na Via Nazionale, super perto da estação central

YellowSquare Rome (⭐ 8.6) hostel com quartos organizados e camas com porta malas. Cozinha muito bonita e aparentemente há um lugar para festas

The RomeHello (⭐ 9.3) hostel com quartos para famílias, bem decorado e ótimo atendimento

Generator Rome (⭐ 8.0) hostel a 10 min da estação Termini, decoração muito legal e quartos organizados e limpos

hostel em roma onde ficar
Muitas hospedagens possuem terraço com bares!

7 – Testaccio

Testaccio e Ostiense são outros bairros residenciais um pouco mais afastados em Roma. Se destacam pela única Pirâmide de 2 mil anos em Roma (isso mesmo o que você leu!). O nome do bairro tem origem no morro formado por fragmentos de ânforas de barro quebradas que continham azeite, um dos principais produtos durante o Império Romano. Por causa de leis de higiene e contaminação, os jarros não poderiam ser reutilizados e foram jogados nesse “lixão” que se tornou um dos maiores morros de Roma com 50 m de altura!

Este bairro é indicado para quem está dirigindo (pois há mais lugares para estacionar) e com apartamentos espaçosos e baratos. Além disso, é uma mão na roda se você vai pegar o trem para visitar a cidade Ostia Antica: as incríveis ruínas do porto de Roma Antiga

Daqui para as principais atrações é mais complicado, é uma longa caminhada! Utilize o metrô ou bus partindo da estação Piramide.

Testaccio é um bairro incrível onde as tradições encontram a arte de rua contemporânea e os mercados e as praças públicas agitam a vida dos moradores com comida autêntica. Aproveite a oportunidade para visitar muitos restaurantes, bares e lojas especializadas dentro da própria Eataly! São tantos produtos de ótimo qualidade, como ingredientes (olivas, nozes, pastas), chocolates, carne, iogurtes… TEM DE TUDO!

Veja opções de hospedagem em Roma no bairro Testaccio:

Althea Inn Roof Terrace (⭐ 9.2) quartos simples com preço ótimo com sacada e jardim

Gasometer Urban Suites (⭐ 9.1) quartos com decoração linda e contemporânea, tudo bem novinho. Bar no terraço com lindas vistas para Roma!

Seven Suites (⭐ 8.8) quartos espaçoso e limpos com café da manhã incluso. Localizado a 10min da estação de metrô Pirâmide

hoteis em roma bairro testaccio piramide
Pouca gente sabe que tem uma pirâmide em Roma!

Gostou destas sugestões de hotéis Onde ficar em Roma?

Assista o vídeo com mais dicas de Roma

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here