O que fazer em Siena Itália: roteiro e Palio

10
1367

Há muita coisa para fazer em Siena, principalmente no verão quando acontece a famosa corrida de cavalos Palio. A cidade tem todo um clima medieval com seus edifícios laranjas, muralhas e lojas especializadas em produtos locais.

Siena fica super pertinho de Florença na Itália e não pode ficar de fora em uma viagem pela Toscana (confira o meu roteiro de carro na Toscana de 8 dias). Ela é uma das minhas cidades favoritas e até morei por um curto espaço de tempo infelizmente.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

A cidade pode ser visitada em um bate e volta de Florença, no entanto, eu recomendo dois dias para visitar os principais pontos turísticos sem pressa sem pressa. Confira as dicas neste roteiro em Siena e assista o vídeo!

Roteiro em Siena na Toscana

Como chegar em Siena

Como Siena fica mais para baixo de Florença, é uma ótima cidade base para fazer sua viagem pela Toscana. Fica fácil chegar em San Gimignano, Volterra, Montalcino e Montepulciano por exemplo. Eu recomendo fazer esse roteiro de carro, no entanto é possível sim chegar de ônibus ou trem. Veja como é dirigir na Itália.

De busão

De busão fica muito fácil, várias empresas saem de Florença para Siena. Você chega em Siena na Piazza Gramsci/Viale Tozzi, a qual é mais perto do centro do que da estação de trem. Há uma passagem meio mocada chamada “sottopassaggio della Lizza” na qual você pode comprar as passagens de volta. Confira o guia para viajar de ônibus pela Europa.

o que fazer em siena roteiro

De trem

Os trens são demorados pois passam a cada hora de Florença para Siena e demora 2h pra chegar pois faz uma volta meio burra, sem falar que sempre atrasam (afinal estamos na Itália) -_- O normal é 8,60, mas é claro que se for com o trem rápido é mais firmeza. De lá é só pegar os bus Piazza del Sale/Viale Garibaldi ou Viale Tozzi/Piazza Gramsci até o centro histórico.

Lembre-se de validar o ticket assim que entrar no busão ou trem!!!


janelas palio de siena

Onde se hospedar em Siena

Fiz uma listinha com os melhores lugares para se hospedar em Siena com ótimo custo benefício. Todos são bem localizados e o preço é muito bom!

  1. Albergo Chiusarelli 
  2. Hotel Duomo 
  3. Piccolo Hotel Etruria
  4. Hotel Alma Domus 
Onde NÃO se hospedar nunca EVER!

Quem tá ligado no canal, já sabe das tretas que a gente teve ai num hostel cof cof siena guidorricio cof que nos expulsaram durante um workaway, então faz um favor pra mim  epasse looonge (mas se quiser jogar aqueles saquinhos com bosta pegando fogo pode). Não tem ar condicionado, wifi é um lixo e o café da manhã é fraco. Conto tudo nesse vídeo

História e curiosidades de Siena

Siena é uma daquelas cidades que você sente essa “atmosfera medieval” com os predinhos de tijolos laranjas, ruas estreitas e detalhes antigos em cada parte. Reza a lenda que Siena foi fundada por Aschio e Senio, os filhos de Remo, um dos caras que fundou Roma e que foi alimentado pela loba (herança dos romanos).

dicas em siena toscana italiaA cidade pode ser explorada a pé tranquilamente, pois as principais atrações ficam ali no centro. Note que se você estiver de carro terá que deixá-lo em algum lugar fora do centro, pois ali não é permitido a entrada de veículos. Há alguns estacionamentos pagos perto das entradas, porém você pode estacionar um pouquinho mais longe nas faixas brancas. Não estacione nas faixas amarelas (para moradores) ou azuis (vagas pagas).

Siena é patrimônio mundial da UNESCO.

Pontos turísticos em Siena Itália

Piazza del Campo

A primeira atração de Siena é a Pizza del Campo, no meio do centro histórico. Antigamente ficava o fórum romano e hoje há uma praça enorme com um declive curioso e faixas no chão que a dividem em 9 partes iguais. Mas ai você se pergunta “pra que diabos o chão vai pro centro da praça?” E eu respondo “para ver os cavalos melhor”.  Calma que eu já explico.

O principal edíficio que compõe a praça é o Palazzo Pubblico, onde fica a câmara municipal, um museu e a Torre del Mangia (a torre do sino). Essa torre foi construída por volta de 1340 e possui 102 metros de altura, com certeza a melhor vista de Siena. Na base dela há uma capela dedicada à Virgem Maria.

Este conjunto foi construído em 1297 durante o Governo dos Nove, um conselho semi democrático formado por representante de alguns bairros e nobres. Por isso a divisão da praça.

O ingresso para o museu custa 8 euros e para subir a torre 10, mas se comprar junto sai mais barato. O museu cívico é bem interessante pois reúne diversas obras seneses e

mulher de cabelo azul em frente ao palacio publico e torre mangia em siena
Palazzo Pubblico e Torre Mangia

Palio de Siena: o principal evento da cidade

Na Piazza del Campo acontece o Palio, um evento centenário que reúne toda a cidade duas vezes ao ano durante o verão: 2 de julho e 16 de agosto. Não tem nada a ver com carro da Fiat não hahah

piazza del campo durante palio

O Palio acontece há 800 anos e trata-se de uma corrida de cavalos. Cada bairro (contrada) de Siena possui um time e um animal que o representa: tem girafa, porco espinho, peixe, elefante, dragão…um verdadeiro zoológico. Esses símbolos representava cada tropa militar usada na defesa de Siena contra Florença durante a Idade Média. Ambas eram cidades independentes muito ricas, prósperas e grandes influências artísticas.

É só você olhar para as fachadas dos prédios que verá que as cores mudam conforme o bairro (se estiver durante o evento, isso fica mais evidente pois colocam várias bandeiras).



bandeira contrada sienalenco time corrida de cavalos siena italia

Essa corrida acontece oficialmente no mês de junho maaas temm um segunda “mais turística” em agosto.
A corrida em si dura 90 segundos, mas esperei no dia QUATRO LONGAS HORAS pra poder ter lugar grátis pertinho da pista em meio a uma galera infinita e fui no último dia (são 3 dias de festival).

bandeiras rua siena medival palio

O evento reúne danças, apresentação de cada bairro, bença nos cavalos e jockey, decisão de quem vai primeiro…e por ai vai umas duas horas pra ver os cavalinhos em 90 segundos. O vencedor de 2017 foi Onda, a bandeira azul do peixinho.

danca das bandeiras sienacorrida de cavalos em siena palio

Duomo di Siena

duomo di siena o que fazer na toscana

A catedral Santa Maria della Assunta não pode ficar de fora do seu roteiro em Siena! Ela é lindíssima e cheia de detalhes na fachada em mármores coloridos e mosaicos. Os vitrais são um dos mais antigos da Itália. Lá dentro também há referências às contradas nos mosaicos do pavimento, chamados de intarsi, e obras de Michelangelo e Donatello!

Também visite a Biblioteca Piccolomini dentro da catedral com diversos afrescos de cima abaixo, simplesmente um show de cores!

No ingresso para visitar o Duomo está incluso a Cripta, Batistério e Museu da Ópera. Sugiro comprar online para evitar as filas, especialmente durante a alta temporada.

Compre o Bilhete de Entrada Rápida Catedral de Siena 

Cada lugar tem um detalhe especial, como a cripta que ficou esquecida por séculos, o batistério com o teto todo decorado e o museu com as iluminuras! Ah no museu também é possível subir na torre e ver toda Siena. Há também tours guiados dentro da igreja. Veja como é por dentro no blog Espiando pelo mundo

Se der tempo, visite a

Se perca nas ruazinhas

Uma das delícias de Siena é se perder nas suas ruelas e descobrir cantinhos especiais. Um dos meus favoritos é a Via di Città, onde há uma loja de embutidos, pães e outros produtos deliciosos e mais para frente o Palazzo Chigi-Saracini, a academia de música.

Outros lugares que não podem ficar de fora:

  1. Pinacoteca de Siena e coleção de arte medieval
  2. Museu de Santa Maria della Escala em frente ao Duomo
  3. Igreja San Domenico
  4. Santuário de Santa Catarina

Monteriggioni

Um pouquinho afastado de Siena fica Monteriggioni (de carro dá uns 20 minutinhos). Trata-se de uma vila medieval com muralha e várias lojinhas bonitinhas com produtos típicos.  Além disso, há lojas especializadas em vinho onde poderá fazer uma degustação e provar os vinhos da Toscana como Chianti, Brunello, Vernaccia… Ao redor há diversos vinhedos e próximo à muralha há um gramado perfeito para um picnic ao por do sol!

Muralha de Monteriggioni vista da estrada
Muralha de Monteriggioni vista da estrada
adega em monteriggioni
Degustação de vinhos em Monteriggioni
Casinhas fofas no centro da Vila Medieval
Casinhas fofas no centro da Vila Medieval

O que fazer em Siena à noite

Ao redor da Pizza del Campo há diversos bares e pubs que não cobram entrada e a cerveja custa uns 4 euros.  O povo é bem animado, alguns bares possuem karaoke e outros são mais tranquilos.

O que comer em Siena rápido e barato

Visite a Pizzaland na Via Camollia, 41. Comi vários pedaços deliciosos de pizza bem recheados por 2 a 3 euros! O atendimento é muito bom e a pizza sempre quentinha.

Outros lugares interessantes pra comer:

  • Osteria Boccon del Prete Via S. Pietro 17
  • Il Cavaliere Errante Piazza Provenzano 3
  • Ristorante EnzoVia Camollia 49

Para quem gosta de doces, recomendo provar as especialidades de Siena: cavallucci e ricciarelli (tipo uns biscoitos) and panforte (um bolo cheio de especiarias.

Gostou destas dicas de Siena? Assista o vídeo abaixo

Salve no Pinterest

O que fazer em Siena, dicas de viagem e atrações

Leia também

COMO VIAJAR BARATO PELA ITÁLIA: DICAS ESSENCIAIS!

20 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR PARA A ITÁLIA

Como é voar British Airways São Paulo para Londres e Milão

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

CHIP DE INTERNET
Não fique sem conexão durante a viagem! Conheça o chip de internet 4G EasySim4U com frete grátis!

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue um carro para sua viagem nas melhores locadoras e pague em 12x sem juros e sem IOF com a RentCars!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

10 COMENTÁRIOS

  1. Não sei se eu teria pique para visitar Siena no dia do Palio, afinal, o que mais gostei de Siena é que ela é mais tranquila que Florença! Bem legal esta dica do ônibus, achei que o trem fosse a forma mais prática. Mandou bem, guria!

  2. Siena é uma cidade incrìvel, mas eu nunca faria em apenas meia jornada! A cidade é rica de tanta història e detalhes…. Fiquei 2 dias e achei pouco!
    hehehehehe

  3. Tá ai uma cidade que preciso conhecer da próxima vez que visitar a Itália.
    Quando fui a Firenze me apaixonei tanto pela cidade que resolvi ficar por lá o máximo que pude. Tenho que fazer esse bate e volta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here