O que fazer em Verona: roteiro 2 dias

2
92

O que fazer em Verona? Existem tantas atrações legais para visitar em uma das cidades mais românticas da Itália! Conhecida pela Casa da Julieta e da Arena mais antiga da Itália, Verona surpreende pela sua beleza, arquietura e história.

É uma cidade que você consegue visitar em apenas um dia, porém recomendo fazer um roteiro de 2 dias em Verona para aproveitar melhor todas as atrações e experimentar os sabores locais!

Neste artigo vou te mostrar o que fazer em Verona, as melhores atrações, onde ficar em Verona e melhor época! Aproveite e assista o vídeo!

O que fazer em Verona: roteiro de 2 dias

Verona é uma cidade muito charmosa, conhecida por ser a casa da Julieta e do Romeu. Ela fica no norte da Itália, uma região montanhosa repletada de cidades lindas, lagos e muita História!

Verona pode ser visitada em uma viagem para Veneza, Lago di Garda, Trento ou até os Alpes Italianos e Dolomitas. Sua localização no mapa é na metade do percurso entre Milão e Veneza, sendo uma ótima opção para visitar de trem!

Quando visitar Verona?

Primavera (abril a junho): A primavera é uma época agradável para visitar Verona, pois o clima começa a esquentar, ainda não tem tanta gente e há flores por todo lado.

Verão (julho a agosto): O verão é a alta temporada em Verona, os dias são bem quentes e as temperaturas podem subir para 30°C. Também há muita gente na rua e as hospedagens costumam ser mais caras. Nesta época acontece o Festival de Ópera de Verona dentro do anfiteatro romano!


Outono (setembro a outubro): O outono é uma época perfeita, pos as temperaturas são agradáveis, as multidões diminuem e os preços de acomodação também podem ser mais acessíveis. Eu visitei Verona em outubro, peguei um pouco de chuva pela manhã e um dia lindo muito quente de sol!

Inverno (novembro a fevereiro): O inverno é a época mais tranquila em Verona, com temperaturas mais frias entre 7° a -1°C com grande possibilidade de chuvas e pouquíssima chance de neve. Essa é a época mais barata para visitar Verona, há poucos turistas e os preços são muito baixos!

O que fazer em Verona roteiro 2 dias
O que fazer em Verona roteiro 2 dias

Como chegar em Verona

Verona normalmente não é a primeira parada de turistas na Itália. A entrada “normal” seria por Milão ou Veneza e seguir para Verona de trem.

No entanto, Verona possui um aeroporto internacional pequenininho chamado Aeroporto di Verona-Villafranca, foi por aqui que eu cheguei quando vim de Paris. Do aeroporto, você pode pegar um táxi, ônibus ou trem para chegar ao centro da cidade.

A estação de trem principal de Verona se chamada Verona Porta Nuova, que está bem conectada com várias cidades italianas e europeias. Há trens de alta velocidade, omo o Frecciarossa e o Italo, que ligam Verona a cidades como Milão, Veneza, Florença e Roma. Veja como é pegar trem na Itália Guia Trem na Itália: dicas e como comprar passagem barata online

verona o que fazer pontos turisticos
Verona é conhecida como cidade do amor!

Para quem deseja economizar, pode chegar de Ônibus! As empresas mais barata é a FlixBus.

Uma opção legal para quem viaja em família é viajar de carro. Alugar um carro na Itália é fácil, porém recomendo já reservar pela internet para pegar preços melhores. Com a RentCars você economiza e pode até parcelar. Também recomendo ver as regras de trânsito no meu artigo Dirigir na Itália: documentos e dicas para alugar carro

Onde ficar em Verona

Verona tem alguns hotéis bem centrais, porém as opções mais baratas e familias ficam do outro lado do rio. Não há necessidade de pegar um ônibus, pois Verona é muito pequenininha e você consegue explorar bem a pé. Nós estávamos com os avós do Jean e conseguimos explorar bastante!

Veja as melhores opções de hotel em Verona que selecionei especialmente para você:

Theatrum Rooms and Suite ⭐️⭐️⭐️⭐️ nota 8,8 localizado pertinho da Ponte Pietra, essa propriedade foi renovada recentemente e conta com quartos bem decorados e modernos. A localização é excelente!

Verona Rooms ⭐️⭐️⭐️ nota 8,4 este é um dos lugares com melhor custo benefício! Os quartos são simples, porém aconchegantes e fica pertinho do centro

BB Vicolo 22 ⭐️⭐️⭐️ nota 8,4 situado apenas 5 min a pé da Arena, esta acomodação possui quartos aconchegantes, muito limpos e com ótimo preço!

Arena Luxury Suite ⭐️⭐️⭐️ nota 8,2 esta acomodação fica literalmente de frente para a arena e você pode vê-la da janela do seu quarto! As camas são muito confortáveis e o design mistura o antigo com o moderno.

verona dicas de viagem
O que fazer em Verona: melhores atrações

Verona Card vale a pena?

Muitas das atrações em Verona cobram ingresso e normalmente esgotam rapidamente. Nesse caso eu recomendo o Verona Card para garantir sua visita e também ter passagem gratuita no transporte público (exceto o aerobus para o aeroporto)



Com esse passe, você tem entrada gratuita nas principais atrações que menciono neste artigo O que fazer em Verona, algumas igrejas e vários museus! Vale muito a pena a economia!

verona card vale  a pena
Verona Card

Esse passe te garante visitas nas seguintes atrações:

  • Arena de Verona (entrada sem fila)
  • Museo Lapidario Maffeiano
  • Casa di Giulietta (Casa de Julieta) e Varanda de Julieta
  • Torre dei Lamberti
  • Museo di Castelvecchio
  • Basilica di San Zeno Maggiore
  • Catedral de Verona
  • Igreja de Santa Anastácia
  • Tumbas Scaliger
  • Galleria d’Arte Moderna Achille Forti – GAM Palazzo della Regione
  • Igreja di San Fermo Maggiore
  • Museo Civico di Storia Naturale
  • Museo degli Affreschi e Túmulo de Julieta
  • Museo Archeologico al Teatro Romano (MATR)
  • Museo della Radio Guglielmo Marconi

O que fazer em Verona: pontos turísticos

Neste artigo eu mostro todos os detalhes, curiosidades e o que fazer em Verona com as principais atrações! Como eu visitei a cidade recentemente, filmei todos os cantinhos e deixei o vídeo super animado pra você ter uma ideia mais claro do que poderá conhecer. Clique para assistir o vídeo com o meu roteiro em Verona!

Confira as melhores atrações de Verona!

1 – Piazza delle Erbe

Esta praça é considerada a praça principal de Verona, rodeada de edifícios medievais, como a Torre dei Lamberti e a Casa dei Mercanti e também a a fonte de Madonna Verona.

Aqui é uma perdição para compras, pois existem inúmeras barraquinhas vendendo roupas lindíssimas e baratas, além de chapéus, livros, comida, ímas, chales..

A Torre dei Lamberti é a torre mais alta de Verona, construída em 1172 pela família Lamberti. Oferece uma vista bem legal e parnorâmica da cidade a 84 m de altura e a subida é feita por elevador. Garanta o ingresso para a Torre dei Lamberti aqui

piazza delle erbe verona turismo
Piazza dell’erbe é um dos pontos turísticos mais famosos de Verona

2 – Piazza dei Signori

Bem próxima a praça delle Erbe, está situada a Piazza dei Signori, famosa pela estátua de Dante Alighieri. Dante foi um poeta e escritor italiano famoso pela obra a Divina Comédia escrita em 1321 e ele morou um tempo na cidade.

A praça está rodeada de monumentos e palácios muito bonitos como:

  • Arche Scaligere: grupo de cinco monumentos funerários góticos
  • Palazzo del Capitano: palácio construído pela família Cansignorio della Scala em 1363
  • Loggia del Consiglio: construção do séc. XV com colunas de mármore do mundo todo
  • Museo Lapidario Maffeiano: um museu de inscrições e esculturas antigas
estatua julieta verona
Estátua da Julieta em Verona

3 – Casa di Giulietta

Uma das paradas obrigatórias desta lista de O que fazer em Verona, a casa da Julieta atrai multidões todos os dias. Aqui seria a casa onde supostamente Julieta, da peça Romeu e Julieta de Shakespeare, viveu.

No pátio da casa fica a estátua da Julieta, onde todo mundo faz fila para tirar foto e passar a mão no seio (uma forma de trazer boa sorte, mesmo sendo meio obsceno). Ao olhar para cima, poderá ver de Julieta.

Eu fiz o tour dentro da casa e achei muito interessante, havia vários quartos com roupas antigas, objetos da casa de cerâmica, o suposto quarto da Julieta com uma grande cama e escadas… Além de uma área para você mandar sua carta de amor pela internet ou mesmo escrever uma!

varanda julieta romeu verona
Varanda da Casa da Julieta em Verona
casa julieta verona vale a pena
Quarto da Julieta

4 – Arena di Verona

A Arena di Verona é um anfiteatro construído pelos romanos há 2 mil anos atrás e é considerado mais antigo do que o Coliseu de Roma.

A estrutura é bem menor que a do Coliseu, no entanto, impressiona da mesma forma! Ainda acontecem eventos dentro do anfiteatro, pricipalmente concertos de música clássica ou ópera. Durante junho a setembro acontece o Festival de Ópera de Verona dentro do anfiteatro e você poderá ver os espetáculos!

arena di verona coliseu
Arena Di Verona: o coliseu da cidade

Existe duas formas de visitar a Arena:

Ingresso para Ópera na Arena de Verona: assista Aida, Carmen, La Traviata ou outras óperas famosas!

Tour Guiado sem Fila: onde você descubrirá as histórias da arena, as lutas de gladiadores e ver a sala de concertos

Em frente ao anfiteatro está localizada Fontana di Piazza Brà, um ótimo local para descansar e fugir do sol, já que há inúmeros parques, cedros e uma fonte muito bonita. Coloque na sua lista de O que fazer em Verona!

5 – Museu Castelvecchio

Este é um castelo do século XIV que abriga uma coleção de pinturas, esculturas, armas e artefatos de diferentes períodos. Antigamente era um elemento de defesa da cidade, já que poderia ver os invasores que chegavam pelo rio e também atacá-los. Também era utilizado como residência.Já no século 18, foi convertido apenas para uso militar.

castelo de verona castelvecchio
Castelvecchio em Verona

Caso não deseje entrar no castelo, pode fazer uma visita rápida ao pátio e admirar a arquitetura e as vistas do rio Ádige a partir da ponte ao lado, construída em 1350.

arco Castelvecchio verona
Arco ao lado do Castelvecchio

6 – Museo Arqueológico e Teatro Romano

Este é um dos lugares mais legais desta lista O que fazer em Verona e estão localizados do outro lado do rio.

O Museu está situado em um convento construído no século XV pelos Gesuati, uma congregação fundada em 1367. As religiosas dedicavam-se ao cuidado dos enfermos, por meio da produção e distribuição gratuita de medicamentos, mas também se dedicavam à fabricação de perfumes e licores para venda.

museu arqueologico vista panoramica verona
O que fazer em Verona: roteiro de 2 dias

Ao lado está um dos teatros romanos mais bem preservados do norte da Itália. Pelo menos a partir do século X, foram construídas casas e igrejas que, com o tempo, cobriram completamente a cavea e o edifício do palco.

Mais de 600 obras de arte são exibidas no museu e outras 150 podem ser vistas expostas no claustro externo e na área do Teatro.

O Teatro Romano ainda é usado para apresentações de teatro, música e dança durante o verão para o festival Estate Teatrale Veronese.

Horário de funcionamento: terça e quarta das 14 às 18h, quintas a domingo das 10 às 18h.

7 – Funicolare di Castel San Pietro

Este teleférico irá te levar para uma das vistas mais incríveis da cidade! É muito baratinho para subir e descer, perfeito para quem quer conforto ou tem alguma dificuldade de locomoção.

Lá no topo fica um terraço paranorâmico, de onde você poderá ver o rio Ádige contornando a cidade, passando pela Ponte Pietra e também ver o centro da cidade e as inúmeras torres com sinos. Também é um café.

8 – Piazzale Castel San Pietro

Caso você não queira utilizar o teleférico, poderá subir as escadas até essa praça do castelo para ter uma vista semelhante da cidade. Ele está situado em cima do Morro de São Pedro, logo ao lado do teatro Romano.

O Castello Visconteo foi erguido no século 14 e tornou-se uma cidadela fortificada, porém teve sua estrutura alterada durante a ocupação napoleônica. Ainda é possível ver os destroços dos quartéis construídos ao redor do castelo nesta época.

Não é possível visitar o seu interior, mas a praça ao redor oferece vistas incríveis para a cidade. Vale muito a pena pela vista, não deixe de fora do seu roteiro O que fazer em Verona!

o que fazer em verona dicas
Vista panorâmica para o centro de Verona

9 – Giardino Giusti

Estes jardins normalmente não estão em um roteiro em Verona, porém vale a pena adicionar se você gosta de jardins botânicos muito bem cuidados!

A história por trás do Giardino Giusti é muito interessante. No final do século XIII, o tingimento de lã era a principal fonte de riqueza de Verona. A família Giusti se mudou para cá e abriu uma fábrica.

No século 16 a fábrica foi transformada em um palácio belíssimo com salões, pátio com cipestres e gruta, além do jardim que atraía poetas, artistas e pessoas importantes da época. Alguns visitantes famosos eram Cosimo III de Medici, Charles de Brosses, Mozart, Goethe, Thomas Addison, John Evelyn, Ruskin, Imperador José II, Rei Carlo Felice de Savoy e Tsar Alexander I da Rússia.

Os jardins também possuem um mirante onde é possível ver a cidade do topo!

10 – Basílica di San Zeno

Esta basílica está fora do centro histórico e um pouco distante, por isso nem todo mundo coloca em uma lista de o que fazer em Verona. No entanto, vale a pena porque seu interior é incrível e repleto de afrescos, além de suas portas gigantescas de bronze. Foi construída emtre 1967 a 1398.

Ficou famosa por causa da arquitetura românica e, que supostamente, sua cripta foi o local do casamento de Romeu e Julieta de Shakespeare. Fica ao lado de uma abadia beneditina, ambas dedicadas a São Zenone.

praca verona piazza delle erbe
Praça delle Erbe em Verona

Comidas típicas de Verona

Existem restaurantes excelentes que você precisa visitar durante a sua viagem a Verona!. Um que gostei muito foi o La Benedetta osteria vino pizza na Via Stella 19. Os preços eram muito acessíveis com opções de segundo prato (com carne) por 9 a 13 euros. Recomendo muuito a Polenta!

Você irá perceber que carne de cavalo (pastisada de caval) é muito comum aqui. Outros pratos locais são risotto all’amarone (arroz cozido com vinho tinto) e bigoli con l’anatra (massa grossa com molho de pato).

De sobremesa pode escolher entre pandoro (pão doce), sbrisolona (bolo de amêndoas) ou torta russa (bolo de creme). Se deseja provar doces deliciosos, recomendo a Iginio Massari Alta Pasticceria.

Se você quer aproveitar o melhor de Verona, recomendo fazer uma excursão gastronômica guiada com degustação de vinhos

o que comer em verona sobremesa
Docinhos gostosos em Verona

Roteiro em Verona

Você consegue completar esta lista de o que fazer em Verona em apenas 2 dias. Organizei as atrações que são próximas uma das outras para que você otimize o seu tempo e aproveite o melhor da cidade.

A atração mais afastada é Basílica di San Zeno que fica do outro lado da cidade, aí recomendo ir de bus ou táxi.

Dia 1: Piazza delle Erbe, Piazza dei Signori, Casa di Giulietta, Arena di Verona e Museu Castelvecchio

Dia 2: Museo Arqueológico e Teatro Romano, teleférico, Piazzale Castel San Pietro, Giardino Giusti e Basílica di San Zeno

roteiro verona 2 dias melhores atracoes
Roteiro em Verona o que fazer em 2 dias

Gostou destas dicas de o que fazer em Verona roteiro de 2 dias? Comente!

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia, tudo bem?
    Vou estar em verona entre os dias 26 a 28/03/24 e estarei em um hotel na praça da casa da Giulietta.
    Alguma dica de restaurante por perto do local? Adorei seu roteiro!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here