Onde ficar em Florença: hotéis e melhores bairros

0
275

Onde ficar em Florença? A queridinha Firenze é uma das responsáveis pela Itália ser considerada a “terra dos sonhos” de muita gente. Mas também, não teria como ser diferente! São inúmeras opções de pontos turísticos, muita arte e paisagens de tirar o fôlego!

Neste artigo vou te mostrar os melhores bairros para se hospedar em Florença, os pontos turísticos mais prestigiados e algumas opções de hotéis para você escolher e explorar Florença do seu jeito! Vem comigo e descubra Onde ficar em Florença!

Onde ficar em Florença: hotéis e melhores bairros

Florença é a capital da região da Toscana, na Itália, e um destino que atrai viajantes do mundo todo. Com sua rica herança histórica, arte renascentista extraordinária e arquitetura deslumbrante, a cidade desempenhou papel fundamental no desenvolvimento cultural da Europa. Então, se você está planejando uma viagem a Florença, é melhor estar preparado para se maravilhar com sua beleza singular e mergulhar em uma experiência única!

hospedagem florenca dicas de viagem
Onde ficar em Florença dicas de hoteis e melhores bairros

Dicas para escolher sua hospedagem em Florença

Como todo planejamento de viagem, é legal seguir algumas pessoas na hora de fazer as reservas ou escolher os locais que você irá ficar durante a viagem. Um planejamento bem feito pode salvar você de muitas dores de cabeça durante a viagem.

Ao escolher onde se hospedar em Florença, considere suas preferências e interesses. Faça uma pesquisa antes de viajar e crie uma lista com as atrações turísticas que você deseja conhecer. Então escolha sua hospedagem em Florença considerando todas as suas opções! No meu artigo O que fazer em Florença: roteiro de 3 dias você já encontra várias dicas!

Várias cidades na Itália cobram uma taxa sobre o valor da diária da hospedagem. Ou seja, você pagará entre 2 a 3 euros por pessoa por noite que permanecer no hotel no centro histórico. Isso é normal e muitas vezes é pago em dinheiro no check-in do hotel. Leia a descrição do hotel antes de reservar para saber se está inclusa ou não.

Muitos hotéis na Itália são pequenos, às vezes ocupam apenas um andar em um edifício. Por esta razão, possuem horários específicos de check-in. Então se você vai chegar à noite ou de madrugada, confira se a recepção estará aberta durante esse horário na descrição do hotel.


Também verifique se possui elevador, como os prédios são antigos, às vezes instalam um elevador entre as escadas. Viajar na Itália pode ser um desafio para quem tem algum tipo de dificuldade locomotora, então prefira hotéis mais novos.

hotel em florenca onde se hospedar
O centro histórico é repleto de arte e história

Embora Florença seja uma ótima cidade para conhecer a pé, vale a pena saber a localização das 3 estações ferroviárias. A de maior destaque é a estação de Santa Maria Novella, localizada no Centro da cidade, provavelmente é nesta estação que você irá descer se chegar de trem ou ônibus. A estação é extremamente conveniente, pois fica perto de várias atrações turísticas. Veja também Guia Trem na Itália: dicas e como comprar passagem barata online

Além de andar a pé, você também pode usar outros transportes como ônibus, táxi, Uber, tram (espécie de bonde que trafega pelas ruas da cidade) e ônibus turístico. Ahhh e aqui vai outra dica: escolher usar um carro pode não ser a melhor experiência dentro da cidade, já que as ruas são estreitas e nem todas estão abertas à circulação (sem falar nas multas!) Recomendo alugar o carro só quando for sair de Florença para fazer um roteiro na Toscana

Melhores bairros para se hospedar em Florença

Existem vários bairros que oferecem ótimas opções de acomodação na capital da Toscana. A cidade não é grande, porém cada bairro tem características próprias como prédios mais antigos (e quartos menores), proximidade ao rio ou museus, preços diferentes e mercados locais repleto de comida gostosa!!

A seguir, confira a lista Onde ficar em Florença escolhida após muita pesquisa e com carinho!

Onde Ficar em Florença: Centro Histórico

Uma das maiores vantagens de se hospedar no Centro Histórico de Florença é estar a uma curta distância a pé de várias atrações, como a Catedral de Santa Maria del Fiore (Duomo), a icônica Ponte Vecchio, a Galeria Uffizi, Piazza della Signoria e o Palazzo Vecchio. Atualmente, este palácio serve como a sede da prefeitura municipal e abriga um museu que exibe uma rica coleção de obras de renomados artistas, como Agnolo Bronzino, Michelangelo Buonarroti e Giorgio Vasari.

O Centro Histórico de Florença (Centro Storico) é um labirinto de ruas de paralelepípedos, praças pitorescas e charmosas vielas. A cada esquina, você encontrará cafés acolhedores, restaurantes, gelaterias tentadoras e lojas de artesanato.

melhores hoteis bairros florenca
Florença é conhecida pela arte!

Hospedar-se nessa região é ideal para quem ama arte e quer conhecer mais da cultura da cidade já que os museus ficam muito próximos. Porém, é preciso ter em mente que essa é considerada a parte mais cara da cidade, já que é nessa região que se encontram os principais pontos turísticos. Inclusive, é por isso que a região é apelidada de “museu a céu aberto“.

O bairro é a área mais movimentada de Florença, com certeza a região mais agitada desta lista Onde ficar em Florença. Então, se você estiver buscando uma área mais tranquila, o Centro Histórico não é a melhor opção para você. No entanto, como a maioria dos turistas prefere ficar em um lugar próximo às atrações turísticas, essa região é a mais procurada e, consequentemente, abriga a maior quantidade de hotéis em Florença.

onde ficar em florenca melhores bairros hoteis
Hospedagem próxima a Ponte Vecchio em Florença

Estes são os hotéis que escolhi de Onde ficar em Florença no centro histórico (clique no nome do hotel para ser redirecionado ao sistema de reservas do Booking, um site seguro e que eu sempre utilizo!):

Hotel Balcony ⭐️⭐️⭐️, nota 8,1: O hotel tem um terraço com uma vista muito legal para a Catedral de Florença. É uma ótima opção para quem gosta de decorações mais simples e de aproveitar a típica arquitetura de Florença. Ótimo custo benefício, quartos limpos e confortáveis!

Hotel De Lanzi ⭐️⭐️⭐️, nota 7,9. Localizado numa ruazinha lateral, bem atrás da Catedral de Florença, o hotel tem uma pegada “mood retrô” que a galera da moda, arte e design vai amar. Além disso, com a facilidade de estar super bem localizado, você estará a apenas 500 metros da Galeria Uffizi e a poucos passos do Duomo.

Hotel Delle Nazioni. ⭐️⭐️⭐️, nota 7,9. Esse hotel tem um lobby cheirosinho e um atendimento atencioso que vem acompanhado de um ótimo café da manhã. Além disso, é super bem localizado, ao lado da estação de trem (o que permite ir a outras cidades facilmente para dar uma esticadinha). Você também pode ficar pela cidade e ir a pé ao centro ou então esticar 20 minutinhos, em uma caminhada que será muito linda até Duomo.

Hotel Torre Guelfa Palazzo Acciaiuoli: ⭐️⭐️⭐️⭐️, nota 8,0. Esse hotel é perfeito para os amantes da arte, história e arquitetura. Localizado no Centro Histórico de Florença, o hotel oferece acomodações modernas combinadas ao charme do velho mundo. Se os móveis de época não conquistarem seu coração, talvez seja o caso de desfrutar da maior torre de Florença. Sim, você tem uma vista única da cidade e das colinas, que você pode aproveitar enquanto relaxa no terraço saboreando uma boa taça de vinho.



Hotel degli Orafi. ⭐️⭐️⭐️⭐️, nota 9,0. O hotel fica em um local onde antes era um convento agostiniano do século XIII. E hoje conquista com recepções cheias de surpresas positivas, como espumantes e “mimos” esperando nos quartos (que falando nisso, são bastante amplos!). Situado ao lado da Galeria Uffizi, em frente à Ponte Vecchio, tem um jardim com bar na cobertura que oferece uma vista linda para a Catedral.

Onde Ficar em Florença: San Lorenzo

Outro bairro que indico para quem vai se hospedar em Florença é o San Lorenzo. Conhecido por seu rico patrimônio cultural, o bairro é lar da Basílica de San Lorenzo, uma das igrejas mais antigas de Florença. Além disso, por ali você encontrará o famoso Mercato Centrale (um mercado coberto perfeito para comer bem) onde poderá experimentar uma variedade de produtos locais frescos e autênticos.

A Cappelle Medicee, conhecida como Capela dos Médici em português, fica no complexo de São Lorenzo. Esse complexo abrange não apenas a capela, mas também a igreja de São Lorenzo, uma das mais antigas da cidade, e a Biblioteca Mediceo Laurenziana, reconhecida como uma das primeiras bibliotecas públicas do mundo. Também fica próximo a Galleria dell’Accademia: o museu do David de Michelangelo em Florença

San Lorenzo é uma das opções da minha lista de O que fazer em Florença que oferece a oportunidade de vivenciar a autêntica vida local florentina. O bairro possui ruas estreitas e pitorescas, repletas de lojas familiares, cafés aconchegantes, trattorias tradicionais e gelaterias deliciosas.

rosto david de michelangelo florenca
A Escultura de David é incrível!

Veja onde ficar em Florença no bairro San Lorenzo:

Relais Hotel Centrale “Dimora Storica”. ⭐️⭐️⭐️⭐️ nota 8,5. Perfeito para quem gosta de artes, decoração de época e artistas famosos. Ah e tem ótima localização! Está a apenas 10 minutos a pé da estação de trem e você está perto de tudo que pode precisar: comidas, mercados, atrações…

Cellai Hotel Florence ⭐️⭐️⭐️⭐️ nota 7,7. Está a 10 minutos a pé da estação de trem Santa Maria Novella. O hotel tem um terraço na cobertura com vista para as colinas e a cidade de Florença que pedem por um momento romântico. Os lounges e as salas de leitura do hotel são decorados com antiguidades e pinturas originais que vão encantar os apaixonados por história, arte e arquitetura.

Domus Florentiae Hotel ⭐️⭐️⭐️⭐️ nota 8,1. Situado em um edifício do século XVI, tem decoração com estilo clássico, com aparência original e magnífica. Muito bem localizado com vistas incríveis da janela e com equipe atenciosa e prestativa.

Hotel Cerretani Firenze – MGallery Collection. ⭐️⭐️⭐️⭐️ nota 9. A apenas 300 metros da Catedral de Florença, o hotel tem uma vista incrível da Capela dos Médici. Situado em uma propriedade restaurada do século XVII, tem quartos espaçosos, que garantem uma estadia confortável e cheia de história (risos, não podia perder essa).

Hotel Rosso23 ⭐️⭐️⭐️⭐️ nota 8,6. Com vista para a Basílica de Santa Maria Novella, é um hotel moderno no coração de Florença. Ele oferece um excelente serviço, um buffet variado e quartos com ar-condicionado. Fica a 5 minutos da Catedral de Florença e da Estação Ferroviária de Santa Maria Novella.

Onde Ficar em Florença: Oltrarno

Do outro lado do Rio Arno está o encantador bairro de Oltrarno, conhecido por sua atmosfera boêmia e tranquila. É o bairro perfeito para escapar do agito turístico e se deliciar com ruas peculiares, praças encantadoras e uma variedade de pequenas lojas e ateliês de artesãos.
Oltrarno é conhecido por suas lojas de artesanato, então, se você gosta de produtos feitos à mão, como jóias, cerâmicas, couro e tecidos, vai amar!

onde ficar em florenca hoteis melhores bairros
Vista da Piazzale Michelangelo

Entre os principais pontos turísticos do bairro está o Palácio Pitti, que abriga vários museus, como a Galeria Palatina, que exibe uma coleção de arte renascentista, e o Museu da Moda e do Traje, com exposições de moda histórica.

Outro lugar que você precisa conhecer é a Piazza del Carmine, uma praça pitoresca que abriga a Igreja de Santa Maria del Carmine. Um ambiente tranquilo para passear e desfrutar das belas vistas. Se o clima estiver favorável, a GRANDE DICA É fazer um piquenique.
Já o Piazzale Michelangelo proporciona uma vista panorâmica fabulosa da cidade. De cima, você terá uma visão deslumbrante de monumentos icônicos, como o Duomo, o Palazzo Vecchio e a Ponte Vecchio.

Veja Onde ficar em Florença e os hotéis no bairro Oltrarno:

B&B Hotel Firenze Pitti Palace al Ponte Vecchio ⭐️⭐️⭐️⭐️ nota 8,5. Situado na Torre Rossi, do século XIII, ao lado da Ponte Vecchio, o hotel oferece um terraço panorâmico na cobertura com vista para a cidade. Só a vista já vai te deixar impactada! Ah e fica a 5 minutinhos a pé da Galeria Uffizi (basta cruzar a ponte). Área de estar adorável para relaxar, café da manhã excelente todas as manhãs e uma vista da sala de jantar fabulosa.

“il Pitti” Soggiorno ⭐️⭐️⭐️⭐️ nota 8,3. Localizado em um edifício residencial histórico, fica bem em frente ao antigo palácio real de Florença e perto de muitos outros museus e atrações históricas. É uma ótima opção para quem quer aproveitar a “Florença histórico-cultural” gastando menos em hospedagem.

Casa Santo Nome di Gesu ⭐️⭐️⭐️ nota 8,4. O hotel, super espaçoso e limpo, ocupa um edifício do século XV e está a uma curta caminhada da Capela Brancacci. Nos fundos tem umas mesinhas, no meio de um lindo jardim, onde é possível tomar um vinho e levar uns petiscos para aproveitar o cenário de livro de romance. Sério, é lindo!

B&B Stupido Hotel ⭐️⭐️⭐️ nota 9,0. Acomodações que vão fazer você se sentir em um verdadeiro palácio com quartos espaçosis, pé direito muito alto e linda decoração no teto!! O atendimento é super atencioso, café da manhã saboroso e reforçado além de estar localizados próximos ao B&B Stupido Hotel incluem a Galeria Accademia, a Piazza del Duomo di Firenze e a Piazza della Signoria. O Alessandro (anfitrião) vai te receber muito bem e ainda compartilhar boas dicas de restaurantes!

Hotel Ponte Vecchio Suites & Spa. ⭐️⭐️⭐️⭐️ nota 9,1. Localizado a 2 minutos a pé da Ponte Vecchio, a mais famosa de Florença, o hotel é destino de casais que buscam quartos confortáveis e românticos. Também tem uma academia e oferece café da manhã super nutritivo, o ambiente convida você a ter uma vida “melhor”, sabe? E para aproveitar as noites, a rua que leva ao hotel está cheia de pubs e bares para explorar.

Onde Ficar em Florença: Santa Croce

Um lugar muito legal desta lista de onde ficar em Florença é o bairro Santa Croce, muito encantador e conhecido por sua riqueza cultural e fácil acesso ao centro histórico. Com a Basílica de Santa Croce, cafés acolhedores e lojas tradicionais, você vai poder desfrutar de uma estadia tranquila, longe do agito turístico.

O bairro Santa Croce ainda oferece outros pontos turísticos imperdíveis, como os museus Bargello e Casa Buonarroti!

acomodacao florenca dicas
Onde ficar em Florença: Hotel La Maison du Sage no bairro Santa Croce

Onde ficar em Florença no bairro Santa Croce:

Soggiorno dell Agnolo ⭐️⭐️⭐️ nota 7,6. Localizado a 700 metros da Piazza della Signoria e da Catedral de Santa Maria del Fiore, os apartamentos foram equipados com ar-condicionado e cozinha. O apartamento em si é muito bom, moderno, simples e bem mobiliado.

La Maison du Sage ⭐️⭐️⭐️⭐️ nota 9,2. Se você está em busca de uma estadia que combine conforto, estilo e um toque de extravagância em Florença, então La Maison du Sage é o lugar para você! Os quartos espaçosos deste oásis florentino são verdadeiras obras de arte, com decoração elegante e um toque de luxo. E a localização? A poucos minutos a pé da Galeria Uffizi e do Palazzo Vecchio, você estará no coração da ação cultural e histórica de Florença

Hotel Bernini de Firenze ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ nota 9,0. Prepare-se para ser transportado de volta no tempo e desfrutar de uma experiência verdadeiramente requintada e perfeito para lua de mel! Neste hotel de elite você estará cercado por alguns dos locais mais icônicos de Florença, como a famosa Ponte Vecchio. Localizado em um edifício do século XV, a apenas 5 minutos a pé da Catedral de Florença e da Ponte Vecchio, você estará imerso na beleza e história da cidade.Um dos hoteis mais chiques desta lista Onde ficar em Florença!

Black 5 Florence ⭐️⭐️⭐️ nota 8,2. Embora seja uma opção mais econômica, esta acomodação ainda está em uma localização privilegiada, permitindo fácil acesso às principais atrações de Florença. Os quartos e apartamentos são decorados com simplicidade, mas oferecem tudo o que você precisa para uma estadia confortável (como Wi-Fi gratuito e ar-condicionado).

Hotel Arizona. ⭐️⭐️⭐️ nota 7,7. Ao se hospedar no Hotel Arizona, você terá a oportunidade de apreciar a vista para a imponente Sinagoga, um dos marcos mais emblemáticos da cidade. Embora não esteja localizado exatamente na área turística da cidade, fica bem próximo, pode-se ir e voltar a pé com muita facilidade. Também vale a pena pelo bom custo benefício e qualidade do atendimento.

Onde ficar em Florença: Santa Maria Novella

Localizado próximo à estação ferroviária principal de Florença, o bairro de Santa Maria Novella é um lugar clássico que você não pode deixar de conhecer em sua passagem pela cidade! Essa é uma área movimentada com uma mistura de comércio, hotéis e pontos turísticos com hospedagens mais acessíveis, tem um pouco de tudo nesta lista Onde ficar em Florença!

santa maria novella bairros em florenca
Basilica de Santa Maria Novella

Minha dica é começar a sua exploração visitando a basílica que deu nome ao bairro: a Basílica de Santa Maria Novella. Famosa por sua fachada gótica e rica decoração interior, ela abriga obras de arte notáveis, incluindo afrescos de mestres renascentistas.

Outra dica é visitar a Farmácia de Santa Maria Novella. Sim, uma farmácia! Localizada próxima à basílica, é uma das mais antigas da Europa. Fundada em 1612, ela ainda está em funcionamento e oferece uma variedade de produtos. Tembém recomendo Museu Novecento, situado no interior do Palazzo Dell’Arengario e que não pode ficar de fora do seu roteiro em Florença! Lá você encontrará obras de artistas italianos e internacionais, incluindo pinturas, esculturas e instalações.

Onde ficar em Florença no bairro Santa Maria Novella:

AC Hotel Firenze by Marriott: ⭐️⭐️⭐️⭐️ nota 8,1. Se você está procurando por um hotel com instalações mais novas, o AC Hotel Firenze by Marriott é uma escolha que certamente vai te encantar. Ao entrar no hotel, você será recebido por uma atmosfera elegante e contemporânea. Os quartos são espaçosos e projetados com atenção aos detalhes (o que vai ficar lindo no seu feed!) e o restaurante do hotel oferece pratos italianos e florentinos que irão satisfazer até os paladares mais exigentes. Ele fica ao lado da Piazza di Porta al Prato (também uma estação de trem) e 1km da ferroviária.

Hostel Archi Rossi ⭐️⭐️ nota 8,6 Se o seu tipo de lugar é o aconchegante combinado com o estilo econômico de viagem, essa é a sua melhor opção. Situado a uma curta distância da Santa Maria Novella, o hostel oferece uma localização conveniente para explorar a cidade. O ambiente é todo decorado, possui um belo jardim e terraço!

Hotel Croce Di Malta. ⭐️⭐️⭐️⭐️ nota 8,3. Situado na esquina da Igreja Santa Maria Novella e da estação de trem, o Hotel é um antigo convento com um charmoso jardim interno com piscina. A localização privilegiada é outro ponto forte. Estar ao lado da Igreja Santa Maria Novella e da estação de trem permite que você explore facilmente as principais atrações de Florença, como a Catedral de Florença e a Ponte Vecchio.

Hotel Nuova Italia ⭐️⭐️⭐️ nota 8,3. Um hotel confortável que inclui café da manhã, super bem localizado e com ótimo custo benefício! Os hóspedes elogiam o atendimento e solícitos que ajudam com as malas. Ou então, a possibilidade de aproveitar o próprio bar do hotel após um dia de aventuras em Florença…ah Florença…

B&B Hotel Firenze Nuovo Palazzo di Giustizia ⭐️⭐️⭐️ nota 7,8. Quer ficar longe da agitação da cidade ou próximo ao aeroporto? Essa é sua melhor opção! Além de uma boa relação custo-benefício, o B&B oferece fácil acesso às principais atrações da cidade enquanto serve de abrigo para escritores, romancistas ou mochileiros solitários.

Assista também este vídeo com meu roteiro em Florença:

Gostou destas dicas de Onde ficar em Florença? Cada bairro tem seu próprio charme e oferece uma atmosfera única, uma cidade cheia de encantos e escolher o local certo para se hospedar é fundamental para uma experiência inesquecível.

Espero que essas dicas de bairros e indicações de hotéis em Florença tenham ajudado! Aproveite ao máximo sua viagem e mergulhe na riqueza cultural e histórica desta cidade deslumbrante com mais estas dicas:

5 dicas para visitar Florença: economize dinheiro e tempo

5 motivos para visitar Florença!

20 coisas que você precisa saber antes de viajar para a Itália

Deixe seu comentário aqui sobre a lista Onde ficar em Florença

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here