Museus do Vaticano: ingressos, como visitar e dicas

0
27

Os Museus do Vaticano são imperdíveis durante uma viagem a Roma! A coleção dos Museus Vaticanos englobam peças de arte antigas como gregas e egípcias até contemporâneas, muitas famosas mundialmente. A maioria dos turistas são atraídos pela Capela Sistina pintada por Michelangelo, no entanto, existem diversas áreas para explorar com esculturas, tapeçarias, pinturas e a própria arquitetura.

É interessante saber quais são as peças principais para que você possa vê-las ao vivo, mas é bom aproveitar todo o caminho e se surpreender com outras obras. Neste artigo falo sobre as peças mais importantes dos Museus do Vaticano e todos os detalhes para a sua visita!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Museus do Vaticano: como visitar, ingresso e dicas

Eu sugiro que você dedique um dia inteiro para visitar o Vaticano, os museus e a Basílica. Se você tem dúvidas de como planejar a sua viagem, confira meu Roteiro em Roma.

Se você ficar hospedado no bairro Prati, terá fácil acesso aos Museus Vaticanos! Veja minhas sugestões de hospedagem no artigo Onde ficar em Roma: hotéis e melhores bairros

História dos Museus do Vaticano

Tudo começou com a aquisição da escultura grega Laoconte pelo Papa Julio II. Essa figura retrata um padre de Tróia e seus filhos sendo estrangulados por uma serpente como punição por terem avisado Tróia sobre o Cavalo de Tróia. Essa escultura foi colocada em exposição e aí começou a tradição de expor os tesouros ao público.

A coleção dos Museus Vaticanos englobam mais de 70 mil obras de arte, sendo que a metade está em exposição em mais de 1400 galerias, corredores e capelas. É considerado um dos museus mais antigos, maiores e mais visitados do mundo.

como visitar museus do vaticano
Museus do Vaticano são imperdíveis na sua viagem a Roma

Horários de Abertura dos Museus Vaticanos

Segunda a Sábado das 9 às 18h (última admissão às 16h)
Domingos das 9 às 14h (última admissão às 12:30)


Entrada gratuita no último domingo de cada mês exceto Domingo de Páscoa, 29 de junho, 25 e 26 de dezembro.

Atenção: durante o inverno esse horário pode ser reduzido!

museus do vaticano dicas de viagem roma
Cada sala dos Museus Vaticanos é incrível

Onde comprar ingressos Museus do Vaticano?

Você pode comprar o ingresso diretamente no local ou pela internet. Eu sempre recomendo comprar com antecedência pois é uma das principais atrações de Roma e Vaticano então esgota rapidamente. Além disso você não perde tempo precioso na fila e não fica embaixo do sol escaldante de Roma!

>> Compre os ingressos para os Museus do Vaticano sem fila aqui <<

Tours Guiados Museus do Vaticano

Você até pode se aventurar sozinha dentro dos Museus Vaticanos, porém eu recomendo sempre contatar um guia para que possa entender melhor a história, pois são diversas peças pra se ver num dia. Assim você vê as principais com mais profundidade em 2 a 3 horas.

Eu recomendo contatar a Patrícia do Guia Brasileira em Roma, ela realiza diversos tours em português em Roma como o Vaticano, Fórum Romano e Coliseu de Roma! Sempre procure por guias licenciados que fizeram o curso de história e de guia na Itália, são muitas horas de estudo gente, valorizem os profissionais!

Caso ela não tenha horários, poderá verificar a disponibilidade dos tours nos Museus do Vaticano aqui.

capela sistina tour guiado portugues
Tour guiado na Capela Sistina e Museus Vaticanos

Museus do Vaticano: principais obras

Existem muuuitas obras legais para ver, eu resumi as melhores e também mostro como é o interior e outras atrações do Vaticano e Roma no vídeo abaixo (clique para assistir)

1 – Capela Sistina

A Capela Sistina é a cereja to bolo após um longo percurso de tour. Para chegar nela você passa por inúmeras salas e percebe que está chengado próximo quando começa a ter muito mais gente do que o normal. Eu visitei antes e durante a pandemia e confesso que agora está mais controlado e pude aproveitar muito mais.

Os murais das paredes da Capela foram pintados por diversos artistas do Renascimento como Sandro Botticelli, Pietro Perugino, Pinturicchio, Domenico Ghirlandaio e Cosimo Rosselli. Leia tudo sobre a Capela Sistina aqui.

Como visitar Capela Sistina no Vaticano
Como visitar Capela Sistina no Vaticano

Michelangelo pintou os afrescos do teto Capela Sistina durante 4 anos até 1512. Ele precisava subir os andaimes e pintar deitado, enquanto passava uma argamassa ou gesso para pintar com tinta por cima logo em cima (técnica do afresco). Michelangelo se considerava mais escultor do que pintor e ele fez essa obra pois teria certa liberdade artística.

Ele foi contratado novamente em 1535 para pintar uma parede atrás do altar chamada de O último Julgamento. O estilo é um pouco diferente, eu considero mais “dark” (na foto acima seria essa parede com fundo azul).

2 – Salas de Rafael Sanzio

Esses cômodos ficam na entrada oposta à Capela e, muitas vezes, as pessoas passam reto por eles. MAS NÃO FAÇA ISSO!

Rafael trabalhou em quatro cômodos diferentes do Papa Julio II pintando afrescos juntamente com seus alunos. Ao contrário de Michelangelo, Rafael gostava muito de ensinar e inspirar outros a criar arte.
As pinturas destas salas são incríveis e retratam cenas famosas como a Escola de Atenas (os grandes filósofos do mundo clássico).



museus do vaticano ingressos rafael sanzio
Escola de Atenas pintada por Rafael Sanzio

3 – Apartamento Borgia

Neste local estão afrescos coloridos feitos por Pinturicchio que retratam cenas da mitologia egípcia e grega no quarto do Papa Alexandre VI. Acredita-se que na cena “A Ressurreição” está a primeira pintura de um nativo americano e foi completada 2 anos após o retorno de Colombo das Américas.

4 – Galeria dos Mapas

Esse corredor é percorrido brevemente pelos visitantes ansiosos para chegarem à capela, mas não seja um deles! Na Galleria delle Carte Geografiche vocês verão mais de 40 mapas da Itália feitos no século 16 por Ignazio Danti que retratam com muita precisão cidades, detalhes geográficos como montanhas e mares! Você consegue imaginar que isso foi feito muuuito antes de ter satélites ou Google Maps? É impressionante a precisão!

galeria dos mapas museus do vaticano
Galeria dos Mapas nos Museus Vaticanos

5 – Antiguidades Romanas e Gregas

Nos corredores de mármore do museu Pio-Clementino há uma coleção de importantes esculturas gregas e romanas que com certeza você já viu em algum livro ou revista de história. O Apollo Del Belvedere é um dos mais famosos, assim como o Laoconte do século 1 (um dos meus favoritos) e até o Torso de Belvedere, uma escultura grega do mesmo século que inspirou Michelangelo na criação de Davi.

Também verá o Jogador de Disco do século 5 que apresenta com precisão vários músculos em precisão! Ainda há vários mosaicos romanos muito coloridos no chão e até “tumbas” feitas com mármores raros digno de reis.

laoconte museus vaticanos
O Laoconte está nos Museus do Vaticano

6 – Escadaria em Espiral

A famosa escadaria fica no final do “tour” dentro dos castelos Vaticanos (esse trajeto foi criado após a pandemia, achei que ficou muito melhor para o turista). Ela foi projetada por Giuseppe Momo em 1932 e possui um helix duplicado que permite que as pessoas desçam e subam sem se encontrar.

Ah, antes de descer a escadaria, passe no Correio do Vaticano para enviar uma carta ou cartão postal com selo do país, um dos menores do mundo! São selos próprios! Eu enviei um cartão postal do Papa para a minha vó, ela gostou bastante!

escada espiral museus vaticanos
A famosa escada espiral dos Museus Vaticanos

7 – Basílica de São Pedro

Antigamente havia uma entrada da capela Sistina para a Basílica, mas devido ao Covid, isso mudou. Agora você precisa sair dos museus pela escada em espiral, dar a volta em direção à praça e entrar na fila para ver a Basílica. Ela não faz parte dos Museus Vaticanos, porém deixo aqui para que você não esqueça de visitá-la, pois é muito imponente e cheia de mármores diferentes!

Interior da Basília de São Pedro no Vaticano
Interior da Basília de São Pedro no Vaticano

Lá dentro está a Pietá de Michelangelo, feita de um único bloco de mármore. Esta obra consagrou Michelangelo como um dos maiores gênios da arte e foi produzida quando ele tinha apenas 23 anos de idade!

Todo o interior da Basílica é impressionante, enorme e repleta de mármores de todas as cores possíveis. Observe os detalhes nas paredes, no teto, na cúpula e as diversas esculturas, uma mais incrível que a outra.

pieta michelangelo basilica de sao pedro vaticano
Pietá, uma das obras mais incríveis de Michelangelo

Gostou destas dicas dos Museus do Vaticano?

Museus do Vaticano como visitar ingressos e dicas
Museus do Vaticano como visitar ingressos e dicas
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here