Os Alpes Italianos e Dolomitas pertencem às Montanhas dos Alpes que chegam até 3 mil metros de altitude e estão localizadas nas regiões do Vêneto, Trentino Alto-Ádige e Friuli ao norte da Itália. O nome Dolomitas é uma homenagem ao naturalista francês Déodat de Dolomieu, o qual estudou a formação única desta cadeia de montanhas.
Explorar os Alpes Italianos e Dolomitas é extremamente gratificante, as montanhas são incríveis e há muitas atrações e coisas para ver como lagos cristalinos, trekkings e passeios de bicicleta e, claro, comer em restaurantes muito bons.. Sem falar que é um passeio imperdível para Lua de Mel ou em família. Você pode viver um pouco dessa atmosfera alpina em poucos dias e é muito mais acessível que a Suíça por exemplo.
Neste artigo você verá dicas para visitar Alpes Italianos e Dolomitas, como explorar a região, o que fazer, melhor época, sugestão de roteiro, como alugar carro e mais! Também assista o vídeo com mais dicas!
5 dicas para visitar Alpes Italianos e Dolomitas
1 – Alugar um carro
Com certeza a melhor forma de explorar os Alpes Italianos e Dolomitas é alugar um carro! A estrada é magnífica, super bem cuidada e bem sinalizada, sem falar que os cenários são de cair o queixo!
Recomendo utilizar o RentCars, um buscador que organiza carros disponíveis na sua data por preço e modelo. É vantagem alugar online pois você paga em reais, não paga o IOF do cartão e ainda pode parcelar. Pode alugar o carro já em Veneza por exemplo e devolver em outra cidade.
Para dirigir na Itália é necessário a Permissão Internacional para Dirigir (PID), sua carteira de habilitação e passaporte. A PID é emitada pelo Detran, basta entrar no site oficial do seu estado, pagar a guia e aparecer no dia agendado (alguns estados nem precisa, já enviam direto pelo correio). No Paraná ela custa R$100. A PID fica pronta em um a dez dias dependendo do estado, vale por 3 anos e pode ser usada em 130 países.
Se você não tiver a PID e for parado por um guarda, leva multa!
Lembre-se de não estacionar em centros históricos, apenas moradores podem utilizar. Caso contrário irão guinchar o seu carro. Procure pelos estacionamentos pagos.
Veja mais detalhes no GUIA COMPLETO PARA DIRIGIR NA ITÁLIA
2 – Use GPS
Lembre-se de sempre utilizar o GPS do carro ou Google Maps do celular. Algumas locadoras cobram 15 euros para usar o GPS do carro por dia, então largue disso e compre um chip com internet. Assim você economiza muito e ainda pode navegar pela internet sem limites.
Veja como funciona o chip de internet ilimitada na Europa.
No caso da estrada da foto acima, não foi possível ir muito longe pois estava meio molhada e era íngreme demais na subida. O carro derrapou e tivemos que voltar de ré hauehaue Se achar que o carro não dá conta, melhor voltar do que ter o perigo de ficar preso.
3 – Viaje de abril a outubro
Entre os meses de abril a outubro, os lagos dos Alpes Italianos e Dolomitas não estarão congelados e é possível ver aqueles azuis magníficos e o reflexo perfeito na água. Eu fui em abril e peguei o lago di Braies totalmente congelado! Mas isso também aconteceu por causa de uma frente fria vinda da Rússia e esfriou várias cidades, chegando a nevar em algumas como Roma e Dublin.
Caso deseje esquiar, escolha os meses de janeiro e fevereiro e prepare bem a carteira, pois vai sair cara a brincadeira. Recomendo Madonna di Campiglio, uma das melhores estações de esqui italianas.
4 – Reserve com antecedência
Uma das cidades mais procuradas dos Alpes Italianos e Dolomitas é Cortina d’Ampezzo. Um destino muito famoso para lua de mel e caro principalmente no inverno, quando fica super lotada! Por isso sugiro fazer sua reserva com antecedência para garantir e também procurar opções nas redondezas, como por exemplo se hospedar em San Vito di Cadore, uma cidade a 10 minutos de Cortina e bem mais acessível.
Além dos hotéis, há muitas opções de apartamentos, o que pode ser uma boa caso fique mais dias ou esteja em mais gente. Sugiro os seguintes lugares:
Em Cortina:
Em San Vito di Cadore
Você pode escolher entre se hospedar no mesmo lugar por duas noites e fazer um bate e volta ou ficar apenas uma noite e dirigir até a próxima cidade, aproveitando ao máximo o trajeto.
5 – Faça um roteiro circular
Você pode aproveitar muito as montanhas do norte da Itália em 3 dias. O segredo é fazer um roteiro enxuto, circular e que termine do outro lado. Assim você não faz o mesmo caminho e conhece mais do país.
Uma seguestão de roteiro nos Alpes Italianos e Dolomitas é este aqui (clique no nome da cidade para ser redirecionado):
- Belluno: pequena e super charmosa
- Cortina d’Ampezzo: agito, esportes radicais, restaurantes ótimos
- Lago de Misurina: reflexo perfeito pertinho da estarada
- Três Picos de Lavaredo: beleza vista da estrada
- Lago Di Braies: lago rodeado por montanhas, magnífico
- Brunico: esportes radicais, centro histórico elegante
- Bolzano: lado italiano e alemão, porta dos Dolomitas, museus e lojas
- Val Di Funes: uma vila lindinha rodeada pelas montanhas
- Trento: uma cidade com castelo, centro histórico pequeno e charmoso
Neste artigo Lago di Braies: um dos lagos mais bonitos da Itália! mostro como é o trajeto até Lago di Braies (passando pelos lugares que mencionei acima).
Se quiser já pode descer em direção ao Lago di Garda, o maior lago da Itália e realmente um dos lugares mais incríveis que já visitei. Sirmione é uma das principais cidades.
A outra opção é seguir até Bassano del Grappa e Marostica e “fechar o roteiro”. Bassano é um dos charmes do Vêneto! Ali pertinho fica o Monte Grappa, uma montanha onde ocorreu uma batalha muito importante durante a Primeira Guerra Mundial.
Assista o vídeo até o lago di Braies e veja como são as cidades e as estradas para os Alpes Italianos e Dolomitas
Salve no seu pinterest
leia também
A Itália tem muitos lugares cinematográficos. Felizmente os habitantes da União Europeia não precisam de carta internacional para conduzir por lá…
Amei as dicas!!! Que lugares paradisíacos! Já quero conhecer e gostei muito da dica da CNH, valeu
Vi nas suas dicas para visitar os Alpes Italianos, e que é melhor ir entre Abril e Outubro, eu estava pensando em ir no inverno Janeiro ou Fevereiro, vc acha que não será uma boa época?
não acho pois tudo estara congelado, mas depende do q vc quer ver
As Dolomitas devem ser simplesmente fantásticas! Morro de vontade de conhecer e a-m-o roteiros circulares, já guardei todas as sugestões!
Muito boa a dica de fazer um roteiro circular e também indicar a melhor época para conhecer. Nós brasileiros não estamos acostumados a dirigir na neve, o que pode ser algo que atrapalhe.
Imagens sensacionais!Já conheço um pouco dos Alpes, mas é sempre bom ver e aprender outros lugares dos alpes.
Lindas fotos, os alpes italianos são belíssimos. Dicas da CNH anotadas.
Realmente aquela ali é uma das regiões mais bonitas dos alpes italianos. Fiquei surpresa em ver o Lago di Brais congelado!
Estou pensando visitar os Alpes Italianos e as Dolomitas. Acha mesmo que devo alugar carro? Preferia mesmo fazer em transporte público. Fiquei meio triste com isso.
Nossa, tô embasbacada com esse lugar. Mas já tá a nota mental aqui pra passar longe de lá em abril, haahahaahahaa
Paisagens lindassss! Adoro essas paisagens que misturam montanhas com lagos (ainda mais com essa cor).
Eu preciso ir atras da PID, nunca fui ver como faz isso. Boas dicas.
eles não pedem na hora de alugar, mas se a polícia parar podem pedir sim!
Muuuuito lindos os Alpes Italianos e Dolomitas guria! Amo essa paisagem de neve, com certeza vou alugar um carro pra explorar bastante quando a gente conseguir ir! 😀
só da uma conferida pra ver se não vai precisar de corrente dependendo a época!
Ótimas dicas sobre os Alpes Italianos e Dolomitas! Adorei que vc colocou as melhores datas pra ir, acho importantíssimo saber isso 🙂
Perfeita essa sugestão de roteiro circular! Que lugares lindos, o que é esse verde do lago?? fiquei morrendo de vontade de conhecer essa região da Itália.
aqui é tudo assim, tudo circular pra facilitar a vida da galera!!
Nossa… os Alpes italianos são lindos demais! Não sabia que eram tão mágicos… e o lago? Vontade mergulhar agora ali!
ahueahue simm mas a agua eh super geladaaa
Conheci os Alpes Italianos e foi amor a primeira vista. Quero muito poder voltar com mais calma e conhecer as belezas da região. Ótimas dicas
Olá! Amei suas dicas e gostaria de saber até quando da para alugar o barquinho no Lago do braies ?
da pra alugar quando o lago não estiver congelado, provavelmente no verão deve ter todos os dias