Golden Circle na Islândia: roteiro e 7 atrações

0
20

A rota Golden Circle na Islândia é uma das atrações naturais mais famosas do país. Ela inclui 3 principais pontos turísticos: o Parque Nacional Þingvellir, a área geotérmica de Geysir e a cachoeira Gullfoss. Cada um desses locais oferece uma experiência única que contam um pouco da formação geográfica e da história islandesa!

Você consegue fazer os pontos turísticos principais da Golden Circle na Islândia em apenas um dia, seja com um tour ou dirigindo! Neste artigo conto as principais dicas para uma viagem incrível na Islândia, passando pelo círculo dourado!

Golden Circle na Islândia: roteiro e 7 atrações

O que é a Golden Circle na Islândia?

O Golden Circle na Islândia (Círculo Dourado) é um dos circuitos turísticos mais populares da ilha e conta com 250 km indo e voltado para Reykjavík. Ele ganhou esse nome devido a cachoeira Gulfoss que fica iluminada durante o por do sol.

Nessa rota você pode ver cahoeiras, crateras, geysirs, cavalinhos e paisagens incríveis!

golden circle na islandia circulo dourado
Golden Circle na Islândia

É possível fazer essa rota o ano todo, já que a estrada é pavimentada e não há necessidade de um carro 4×4. Nesse circuito, as estradas são chamadas de F-Roads.

Tempo Necessário para fazer Golden Circle na Islândia

A rota do Golden Circle na Islândia é geralmente completada em um dia, dependendo do tempo gasto em cada atração e das condições meteorológicas. Lembre-se que o tempo na Islândia é bem instável, porém essa rota não oferece muitos desafios para dirigir.

Eu acredito que você necessite de 6 a 10 horas pra ver a maioria das atrações, já que precisa de 3,5 horas pra fazer a volta toda voltando pra capital. Claro que você pode continuar sua viagem pelo sul da ilha ao invés de retornar à capital.


estrada golden circle na islandia
Estrada da rota Golden Circle na Islândia

Distância entre as atrações do Golden Circle na Islândia

Algumas atrações ficam mais distantes das outras e você pode ficar no mínimo 40 minutos dirigindo entre elas, olha só:

  • Reykjavík para Thingvellir: 47 km / 40 min
  • Thingvellir para Geysir: 60 km / 50 min
  • Geysir para Gullfoss: 10 km / 10 min
  • Gullfoss para Reykjavík (via Selfoss): 130 km / 1 h 50 min

Leia: O que fazer em Reykjavik: roteiro de 2 dias

Melhor Época do Ano Golden Circle na Islândia

Cada estação tem suas próprias vantagens e pode proporcionar uma experiência única no país do gelo e fogo! Eu considero a primavera a melhor época para visitar o Golden Circle na Islândia. Veja as temperaturas e eventos:

Primavera (abril a maio): as temperaturas ficam entre 0°C a 10°C, mas pode ter neve ou dias ensolarados. Há 13 horas de luz, então dá pra aproveitar muito bem! Não perca os desfiles do Primeiro Dia de Verão (Sumardagurinn Fyrsti), um feriado comemorado na terceira quinta feira de abril

Verão (junho a agosto): a época mais popular, pois os dias sãos longos com o famoso sol da meia-noite e temperaturas mais agradáveis entre 8°C e 15°C. É ideal para aproveitar ao máximo o tempo ao ar livre e explorar sem pressa. Muita gente até viaja de noite quando tem menos gente.

Outono (setembro a outubro): as temperaturas já começam a cair e ficam entre 2°C e 11°C., há menos gente e os preços são mais acessíveis. Os dias começam a ficar mais curtos.

Inverno (novembro a março): as atrações ainda são acessíveis, mas as condições podem ser desafiadoras devido à neve e ao gelo na pista então tome muito cuidado! No entanto, o inverno oferece a oportunidade de ver a aurora boreal e paisagens cobertas de neve. As temperaturas ficam entre -3°C e 3°C, mas se houver vento, pode baixar ainda mais. Essa é a époa ideal para ver uma caverna de gelo na Islândia

Eu visitei no início de março quando as temperaturas já deveriam estar entre 3 a 8 graus, só que peguei -20ºC! Em compensação, peguei todos os dias secos e com muito sol!

temperaturas islandia rota golden circle
Golden Circle na Islândia: Temperaturas durante o ano

Tours Golden Circle na Islândia

Dependendo da época do ano, dirigir na Islândia pode ser bem perigoso devido ao gelo e vento forte que podem arrancar as portas dos carros, como falei neste artigo aqui Dirigir na Islândia: Guia Completo para sua viagem de carro!

Se você está viajando sozinha ou não tem muita confiança no volante, recomendo fazer um tour guiado. Assim, sua viagem se torna mais relaxante e você pode aproveitar cada momento, já que a empresa já sabe onde estacionar, como chegar e te conta um pouco sobre cada local.

Estas são as minhas recomendações de tour Golden Circle na Islândia:

🚌 Tour Golden Circle com Cratera Kerid saindo de Reykjavik, esta excursão passa por Geysir, as Cataratas de Gullfoss e o Parque Nacional Þingvellir. Tem duração de 8,5 horas.

🚌 Tour Golden Circle, Kerid e Secret Lagoon saindo de Reykjavik, esta excursão começa com um mergulo relaxante na Secret Lagoon (90min), passa por Geysir e tem parada para o almoço. Depois vai para as Cataratas de Gullfoss, Parque Nacional Þingvellir e cratera Kerid. Tem duração de 10 horas.

🚌 Tour Golden Circle e Aurora Boreal saindo de Reykjavik, esta excursão faz Geysir, Cataratas de Gullfoss, Parque Nacional Þingvellir pela manhã. Faz uma pausa de 3 a 6 horas (dependendo o mês da excursão) e depois faz a parte 2 com a caçada a aurora boreal. Tour disponível apenas nos meses de inverno!



tour golden circle na islandia excursao aurora boreal
Tour Golden Circle na Islândia

Atrações do Golden Circle na Islândia

Existem muitas coisas diferentes pra ver no Golden Circle na Islândia, mas existem 3 atrações maiores e indispensáveis pra você por no seu roteiro! A partir do 4 são atrações diferentes e experiências únicas!

No vídeo abaixo mostro como foi fazer o Golden Circle na Islândia, clique para assistir!

1 – Parque Nacional Þingvellir

Þingvellir (Thingvellir) é um parque nacional de grande importância histórica e geológica, sem falar em sua beleza! Aqui foi o local do primeiro parlamento islandês, o Alþingi, estabelecido em 930 d.C! Originalmente os líderes vikings se reuniam neste local para resolver problemas ou disputas e implementar leis. Embora essas reuniões ocorressem ao ar livre, este é considerado o primeiro parlamento do mundo!

Para chegar lá você passa pelo Almannagjá Gorge, um caminho muito bonito entre as placas tectônicas. Também veja a Öxaráfoss, uma cachoeira com algumas colunas de basalto.

golden circle na islandia rota thingvellir
Golden Circle na Islândia: primeiro parlamento!

Além disso, é um lugar onde fica a fenda ou fissura de Silfra, um local onde você pode mergulhar entre as placas tectônicas da América do Norte e da Eurásia! A água glacial entre essas placas é super gelada (2-4ºC), então as próprias empresas que fazem esse mergulho dão aos clientes as roupas apropriadas para essa temperatura. Caso você prefira, pode fazer snorkelling, já que a visibilidade é excelente e não precisa de muita experiência.

Aqui você pode agendar o seu passeio com um mergulho ou snorkelling:

🐟 Mergulho snorkel em Silfra e fotos aquáticas

mergulho snorkelling islandia fissura silfra circulo dourado
Mergulho ou snorkelling na fissua de Silfra

Neste parque também está o maior lado do país, conhecido como Þingvallavatn.

Essa foi a nossa primeira parada da rota Golden Circle da Islândia e está a 47 km de Reykjavík. Paramos no estacionamento do parque Þingvellir Parking P1, o qual parecia mais perto das atrações, pois o parque é gigante! É necessário pagar o estacionamento dentro do edifício (750 ISK) e se quiser, poderá pagar para ver a exibição Heart of Iceland.

Mais algumas curiosidades:

  • Þingvellir foi o primeiro parque estabelecido na Islândia lá em 1930.
  • Se tornou patrimônio da UNESCO em 2004
  • Foi cenário de Game of Thrones
o que fazer na islandia golden circle thingvellir
Golden Circle na Islândia: parque Thingvellir

2 – Área Geotérmica Geysir

Como o próprio nome diz, esta área é famosa por seus geysir, especialmente o Geysir (que deu nome a todos os gêiseres do mundo) e o Strokkur. Aqui você verá fontes termais, saídas de vapor e lama borbulhante, além do cheiro forte de enxofre. Toda essa área se chama vale de Haukadalur.

O Strokkur é o geysir mais ativo dessa área e entra em erupção a cada 8 a 10 minutos, lançando água quente até 30 metros de altura!

golden circle na islandia roteiro atracoes turisticas
Golden Circle na Islândia: Geysir e Strokkur

Já o Geysir era o maior, há documentação das suas erupções desde o século 13 e naquela época atingia 170m de altura! Atulamente está mais ou menos adormecido.

Para chegar no geysir é muito fácil, já que existe apenas um caminho seguro ao lado das poças de lama borbulhantes kkkk A caminhada deve dar uns 8 minutinhos apenas.

Do outro lado do parque existe uma loja bem grande com diversos artigos legais, além de lanchonete e restaurante. Também há muitos lugares para estacionar e não paga nada.

3 – Cachoeira Gullfoss

Gullfoss (Cachoeira Dourada) é uma das cachoeiras mais espetaculares da rota Golden Circle na Islândia. São mais de 100 mil litros de água por segundo que caem 31 metros de altura em um desfiladeiro em escadinha.

Ela tem esse apelido de cachoeira dourada porque fica iluminada no por do sol e com muitos arco íris. Quando visitei em março, estava meio congelada e havia tanto vento que quase não consegui segurar o celular para filmar. Mesmo assim, há bastante névoa no ar, então você pode se molhar um pouco.

circulo dourado islandia rota cachoeira gulfoss
Golden Circle na Islândia: Cachoeira Gulfoss

Existe um estacionamento grátis e uma lojinha no local. Para chegar no mirante não é necessário fazer uma trilha ou descer escadas. Fique atenta ao gelo e neve pra não resbalar. Se quiser, poderá fazer uma trilha até mais pertinho das cachoeiras, porém vai depender muito da época do ano pois podem fechar se estiver congelada.

Curiosidade: há uma história de que o dono da terra onde fica essa cachoeira alugou o terreno para um inglês em 1900 que queria construir uma hidrelétrica (havia uma lacuna no contrato). Com a construção, a cachoeira iria sumir! Então a filha do dono chamada Sigríður Tómasdóttir processou o inglês e ameaçou se jogar nas águas caso ela perdesse o caso. O inglês não conseguiu fundos suficientes para a construção e a área da cachoeira foi doada ao governo da Islândia. Ah e o advogado dela se chamava Sveinn Björnsson, que se tornou primeiro presidente da Islândia em 1944.

golden circle na islandia circulo dourado cachoeira
Golden Circle na Islândia: cachoeira Gullfoss

4 – Cratera Kerið

Esta é uma paradinha rápida da Golden Circle na Islândia. Trata-se de uma cratera vulcânica com um lago azul no seu interior e rodeada de rochas vermelhas e musgos coloridos.

É necessário comprar um ticket de 400 ISK (3USD) para caminhar na trilha na borda da cratera e a volta intera demora em torno de 30 min para ser completada.

cratera kerid circulo dourado islandia
Círculo Dourado na Islândia: Cratera Kerid

5 – Provar o Pão de centeio

Esse é um dos poucos lugares no mundo onde você pode provar um Pão de centeio assado embaixo terra em uma área com águas termais. Essa é uma das comidas típicas da Islândia kkkk

O tour dura em torno de 30 minutos, no qual você aprende sobre cozimento geotérmico e enterra o pão que está dentro de um pote de metal grande. O pão demora em tornode 24 horas pra ficar pronto, mas você não precisa esperar tudo isso não, já que pode provar os que foram enterrados ontem.

Pode passar uma manteiga ou comer junto com um peixinho.

O tour é realizado no lago Laugarvatn onde há mais termais para você tomar banho! O tour do pão dura 30 minutos e acontece 3 vezes ao dia dependendo a época. Reserve aqui Laugarvatn Fontana: Experiência geotérmica de assar pão

assar pao de centeio islandia tour Laugarvatn Fontana
Já imaginou comer pão assado em uma padaria geotérmica?

6 – Friðheimar Tomato Farm

Esta é uma das poucas estufas que produz alimentos e que você pode visitar na Islândia! Aqui produzem 40% dos tomates da Islândia e há muitas abelhinhas voando.

Este local é famoso pela sopa de tomate conhecida como “Peace Tomato Soup” e você pode provar à vontade com pão, manteiga, ervas e outros molhos. Também há um menu com ravioli, bebidas com tomate, tortas de tomate ou maçã e um cheesecake de limão, canela e … tomate, claro kkkkk

Como é buffet, o almoço é mais carinho e pode custar 6,580 ISK ($55) por pessoa, recomendo reservar com antecedência. Ou faça um tour que já inclui essa parada como este aqui Reykjavik: excursão de um dia ao Círculo Dourado, Friðheimar e Sky Lagoon

restaurante com estufa de tomate islandia
Estuda de tomates no Golden Circle na Islândia

7 – Águas termais

Existem muitos lugares para tomar banho nas águas quentinhas no Golden Circle na Islândia! Clique no nome para saber mais detalhes

Secret Lagoon: Essa é considerada a piscina natural mais antiga do país e pode ser uma parada relaxante no final do Golden Circle da Islândia. É bom fazer uma reserva antecipada!

Laugarvatn Fontana: o mesmo lugar onde faz o pão de centeio! É um complexo moderno com várias banheiras de hidromassagem e banhos de vapor naturalmente aquecidos por fontes termais.

Hrunalaug: uma fonte termal mais rústica com uma pequena cabana para se trocar. A entrada custa 1,000 ISK e é depositada numa caixinha.

Reykjadalur: este é um rio termal que fica um pouco distante da rota, sendo necessário caminhar em torno de 1h pra chegar nele.

Lagoa Azul: esta é a mais famosa da Islândia, mas fica fora do círculo dourado, pois está localizado ao sul da ilha. Existem alguns tours que fazem os dois como esta: Excursão ao Círculo Dourado e à Lagoa Azul com traslados

tour golden circle na islandia excursao fonte termal sky lagoon
Tour Golden Circle na Islândia com fontes termais

Roteiro Golden Circle na Islândia

Eu recomendo fazer esse roteiro:

  • Thingvellir National Park
  • Fontana Pão de centeio (11:45)
  • Geysir
  • Gullfoss
  • Kerið Crater
  • Reykjavík ou continuar a viagem (eu dormi em hella)
islandia golden circle pontos turisticos
Roteiro Golden Circle na Islândia círculo dourado

Onde ficar no Golden Circle da Islândia?

Caso você prefira dividir o seu itinerário deste circuito, poderá ficar em alguns lugares muito legais como:

🏠 HOTEL BERG: esse pode ser o primeiro hotel na sua viagem à Islândia, pois fica ao lado do aeroporto. Nós tomamos café ali e seguimos para o círculo dourado 🏠

HOTEL STRACTA: ficamos neste hotel após o passeio no círculo dourado, pois iríamos para Vik no dia seguinte.

South Central Guesthouse: esta hospedagem fica próximo a Selfoss, possui vários quartos, cozinha compartilhada e até uma jacuzzi ao ar livre!

Art Guesthouse Olla: acomodação familiar com ótimas reviews, confortável e próxima a mercado. Ótimo custo benefício.

quarto hotel berg
Cama confortável do quarto suite Hotel Berg

É possível fazer o Círculo Dourado da Islândia em um dia?

Sim! Você pode facilmente visitar todas as atrações do Golden Circle na Islândia em uma viagem de um dia saindo de Reykjavik.

O circuito bate e volta tem 250 km de extensão partindo de Reykjavik. A rota levará cerca de 3,5 horas para ser percorrida sem paradas, portanto, sem levar em conta o tempo gasto em cada atração (entre 30 a 60 minutos no mínimo).

Eu recomendo não voltar no mesmo dia para a capital e sim continuar viagem. Se você tem pouco tempo, sugiro fazer uma das excursões listadas neste artigo para aproveitar bem e não cansar tanto.

golden circle na islandia cachoeira
Roteiro Golden Circle na Islândia: Círculo dourado cachoeira congelada

Vale a pena fazer o Golden Circle na Islândia?

Eu adorei! Foi uma das rotas mais gostosinhas com atrações lindas pelo caminho e fácil de achar as atrações e onde estacionar. Se você está com pouco tempo disponível para esta viagem na Islândia, pode fazer a rota no caminho para o seu próximo destino como Vik.

Gostou destas dicas do Golden Circle na Islândia? Aqui no blog você encontra muitas dicas de viagem nesse país incríve!

Leia mais: 8 coisas para saber antes da sua viagem à Islândia

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here