Melhor época para visitar Barcelona: eventos mês a mês

0
17

Qual a melhor época para visitar Barcelona? Se você está planejando uma viagem para esta famosa cidade, já deve ter se perguntado sobre quando conhecer a capital da Catalunha. Afinal, cada estação tem suas particularidades e experiências diferentes. E você, como viajante, quer aproveitar ao máximo a viagem, não é mesmo?

Por isso, hoje eu estou aqui para compartilhar com você algumas características de cada estação, falando sobre o clima, movimentação turística e também sobre os eventos que acontecem na cidade. Bora descobrir a Qual a melhor época para visitar Barcelona!

Melhor época para visitar Barcelona: eventos mês a mês

Você sabia que Barcelona é considerada a grande capital do modernismo catalão e um dos destinos turísticos mais movimentados da Europa? Desde 2013, a cidade está na lista dos 10 destinos mais visitados do mundo, graças à sua arquitetura envolvente e ao seu clima mediterrâneo capaz de contagiar a todos.

Melhor época para visitar Barcelona clima mês a mês quando visitar
Melhor época para visitar Barcelona clima mês a mês quando visitar

Por esta razão, é importante observar que cada época tem suas particularidades! Veja quando visitar Barcelona:

Para evitar multidões: escolha os meses de maio e junho, durante a primavera, quando as atrações não estão tão lotadas como no verão. Nessa época você poderá aproveitar a cidade com mais tranquilidade e curtir ao máximo cada passeio.

Para eventos culturais: Se você é fã de eventos culturais, como festivais de música e cinema, o verão, entre julho e agosto, é a melhor época para visitar Barcelona. Durante esse período, a cidade recebe diversos eventos que vão desde shows ao ar livre até projeções de filmes em locais icônicos.

Para experiências autênticas e únicas: Se você quer vivenciar Barcelona de uma forma autêntica e única, o outono, entre setembro e outubro, é a época ideal. Com temperaturas agradáveis e ruas cobertas por folhas douradas, você terá a oportunidade de explorar a cidade de uma maneira mais genuína, longe das multidões de turistas.


Para melhores preços: Se o seu objetivo é economizar, considere visitar Barcelona durante o inverno, entre dezembro e março. Nessa época, os preços de hotéis e passagens aéreas costumam ser mais acessíveis, e as atrações turísticas estão menos lotadas. Além disso, você poderá desfrutar de uma Barcelona mais tranquila e intimista, com menos turistas e mais espaço para aproveitar as atrações da cidade.

Melhor época para visitar Barcelona clima mês a mês para se apaixonar
Melhor época para visitar Barcelona clima mês a mês: Curiosidades

Qual a melhor época para visitar Barcelona?

Barcelona é uma cidade vibrante cheia de surpresas o ano todo. Mas, com certeza, a melhor época para visitar Barcelona é entre os meses de maio e junho, pois é primavera na Europa. Então, além do clima estar mais agradável, as atrações não estão superlotadas como no verão, mas ainda assim precisa comprar o ingresso com antecedência. Eu falo sério! Já fui em novembro e em maio e só consegui ingresso porque tinha compradi online um mês antes!

Você também pode visitar Barcelona no outono, uma época cheia de charme. Ela acontece entre setembro e outubro, e traz à cidade um clima mais romântico e acolhedor, com ruas cobertas por folhas e tons terrosos. A única questão, é que talvez você se depare com alguns dias de chuva.

Veja também: Onde ficar em Barcelona: hotéis e melhores bairros.

Melhor época para visitar Barcelona clima mês a mês primavera
Melhor época para visitar Barcelona clima mês a mês :Primavera

Melhor época para visitar Barcelona: eventos e clima

Vou te contar um pouco sobre os eventos que acontecem na cidade durante o ano, temperaturas e atrações que você pode visitar!

Quer saber O que fazer em Barcelona: roteiro e dicas para 3 dias? Nesse artigo, eu trago dicas bem legais para você montar o seu roteiro de viagem e não passar perrengues desnecessários na sua aventura.

Atenção! Independente da época, é necessário comprar os ingressos antecipadamente pela internet! Barcelona é uma das cidades mais visitadas da Europa o ano todo! Então já garanta seus ingressos para:

Ingresso para a Sagrada Família com guia de áudio

Ingresso para o Parque Güell

Ingresso Casa Batlló com guia de áudio

Barcelona na primavera (março a junho)

Como eu comentei antes, a Primavera é a melhor época para visitar Barcelona. No início da estação, as temperaturas variam entre 9 e 18 graus, enquanto no auge da primavera, ficam entre 14 e 21 graus. Por isso, é bom levar um casaquinho e uma blusinha quente pois pode pegar alguns dias mais frios.

Ao visitar a cidade nessa época do ano, você pode aproveitar as celebrações de Páscoa, que são bem tradicionais na Espanha. Assim como a Sexta-feira Santa, que acontece entre o Bairro Gótico de Barcelona e as Ramblas.

Várias atrações fazem eventos especiais nesta época, como a Casa Pedrera, que oferece uma visita noturna com guia, iluminação no rooftop e uma taça de cava (espumante). Eu fiz e adorei! Veja mais detalhes Experiência noturna em La Pedrera

Melhor época para visitar Barcelona clima mês a mês experiencia autentica
Melhor época para visitar Barcelona clima mês a mês experiencia autentica

1 – Primavera Sound

Esse é um dos festivais mais aguardados de Barcelona, principalmente por quem ama música e acontece anualmente no final de maio e início de junho. O Primavera Sound acontece no Parc del Fòrum e reúne diversas bandas e artistas incríveis. Além de shows, o festival inclui áreas de alimentação, descanso e atividades culturais.



2 – Saló Internacional del Cómic

Esta Feira Internacional de Quadrinhos acoantece todo segundo fim de semana de abril desde 1981. Milhares de fãs de quadrinhos e humor chegam à cidade para aproveitar esse que é um dos eventos mais importados do mundo das Hqs. O evento reúne cartunistas, oficinas de arte, sorteios, exposições e muito mais. O valor do ingresso costuma ser 10 euros, e pode ser adquirido online no site da Comic ou na bilheteria.

3 – Dia de Sant Jordi

Evento imperdível para apaixonados por livros que não poderia ficar fora deste artigo Melhor época para visitar Barcelona! Acontece no dia 23 de abril, o Santo Padroeiro da Catalunha. Além disso, também é o Dia Internacional do Livro. A tradição local é dar uma rosa e um livro a alguém que você ama. Ou seja, a cidade fica tomada de bancas de livros e rosas em cada esquina!

Olha como fica linda a casa Battló nessa época!

quando visitar barcelona evento saint jordi
Melhor época para visitar Barcelona: Decoração de Saint Jordi

4 – Girona Temps de Flors

O Festival Girona Temps de Flors em que as flores são exibidas em monumentos, pátios, jardins e edifícios históricos na cidade de Girona (a 40 minutos do centro de Barcelona). Acontece no início de maio e você não paga nada pela experiência.

5 – Noite de Sant Joan

A galera local adora essa comemoração, que marca a chegada do verão. É como se a cidade inteira se iluminasse com fogueiras, música e fogos de artifício. Na Plaça Sant Jaume, acendem uma mega fogueira, e de lá o fogo se espalha para todas as outras fogueiras pela cidade. É tipo uma corrente de boas energias, sabe? A noite de São João é conhecida como ‘Nit del Foc” (Noite de Fogo).

Em vários bairros rolam jantares populares com muita música rolando solta. E o ápice da noite são os fogos de artifício nas praias à meia-noite. E claro, não dá pra esquecer das “cocas de Sant Joan”, um doce típico dessa festa delicioso demais! A tradição é acompanhar com uma taça de cava, brindando ao verão que tá chegando.

melhor festival em barcelona outubro
Melhor época para visitar Barcelona: eventos durante o ano

O que fazer em Barcelona na Primavera

  • Celebre a tradicional Páscoa Catalã
  • Primavera Sound
  • Saló Internacional del Cómic (Feira Internacional de Quadrinhos)
  • Girona Temps de Flors
  • Dia de Sant Jordi
  • Noite de Sant Joan

No primavera também acontece dia de Nossa Senhora de Montserrat em 27 de abril! Aproveite para visitar Montserrat na Espanha

Eu fui em maio para Barcelona e adorei, deu pra aproveitar muito! Confira o vídeo abaixo com todas as dicas e roteiro com as melhores atrações em Barcelona! Clique para assistir

Barcelona no verão (junho a setembro)

O verão em Barcelona acontece entre os meses de julho e agosto e é a estação que mais atrai turistas na cidade. Por isso, prepare-se para uma Barcelona lotada, com preços de hospedagens e passeios bem salgados caso escolha essa época do ano para viajar. Além disso, é o período em que ocorrem grandes ondas de calor com máximas que chegam a 27 graus. Se você quer praia e festa, esta é a melhor época para visitar Barcelona.

Por ser muito quente, recomendo fazer aqueles passeios com ônibus que leva para as melhores atrações. Veja mais detalhes aqui Bilhete de Ônibus Hop-On Hop-Off 24 ou 48 horas

Outra opção bem legal é fazer um Passeio de catamarã durante o dia ou ao pôr do sol com bebidas!

barcelona no verao atividades eventos
Melhor época para visitar Barcelona: praias no verão

6 – Cinema a la Fresca

Um passeio bem legal para fazer nessa época do ano é o festival de cinema ao ar livre, no conhecido Cinema a la Fresca. Localizado ao lado do Castelo de Montjuïc, o evento apresenta uma seleção de filmes clássicos e blockbusters em uma atmosfera descontraída e acolhedora. O festival ocorre entre o final de junho e o início de agosto.

O Montjuic tem uma vista incrível para a cidade e você pode chegar lá de teleférico! Veja aqui Bilhete de Ida e Volta Teleférico de Montjuïc

7 – Boas Tardes Pulitzer

Este é um evento cultural que celebra a música, a arte e a literatura, geralmente acontecendo entre maio e outubro. Organizado pelo Hotel Pulitzer, o festival oferece uma série de shows gratuitos no terraço do hotel, com apresentações ao vivo de bandas emergentes e DJs locais. Às quartas-feiras têm concerto ao vivo e nos finais de semana os DJs levam a diversão.

8 – Festival de Teatro El Grec

O festival de Teatro El Grec pe atrações mais emblemáticas de Barcelona! Acontece no Teatre Grec, na montanha Montjuic na última semana de julho e se estende por cerca de 50 espaços na cidade com propostas internacionais, talento local e experiências únicas. Então você pode ver apresentações de dança, música, teatro e até um pouquinho de circo.

eventos em barcelona no verao quando visitar
Melhor época para visitar Barcelona: eventos de verão

9 – Festes Majors

Para quem quer uma experiência autêntica, não pode deixar de aproveitar essa festividade que acontece há mais de 200 anos. Os Festes Majors são celebrações tradicionais de cada bairro, com decorações feitas pelos próprios moradores e uma variedade de eventos tradicionais. O destaque vai para o festival do bairro da Gracia, que acontece entre 15 a 21 de agosto, com uma semana inteira de festividades.

10 – Brunch Electronik

Este é um evento de música eletrônica nos jardins de Montjuic que acontece todos os domingos à tarde do mês de Julho! O diferencial do Brunch Electronik é que oferece um espaço dedicado às famílias, onde é possível montar um piquenique com as crianças enquanto se diverte com música, oficinas e atividades recreativas.

O que fazer em Barcelona no Verão

  • Cinema a la Fresca
  • Boas Tardes Pulitzer
  • Festival de Teatro El Grec
  • Festivais do bairro de Barcelona
  • Festival de música Brunch

Barcelona no outono (setembro a novembro)

O outono em Barcelona é marcado por temperaturas que variam de 17 a 26 graus, entre os meses de setembro a outubro. À medida que a estação avança, as temperaturas tendem a cair um pouco mais.

Esta é a melhor época para visitar Barcelona se você não gosta de calor, mas ainda quer alguns dias mais amenos e com um pouco de movimento nas ruas. Mas atenção: é importante estar preparadao para as nuances climáticas que o outono pode trazer, com chuvas que ocorrem ao longo do dia sem aviso.

Melhor época para visitar Barcelona clima mês a mês outono
Melhor época para visitar Barcelona clima mês a mês: Outono

11 – Mercats de Mercats

O Mercat de Mercats é evento anual em diversas cidades espanholas, perfeito para experimentar os sabores locais e as tradições culinárias caseiras. Você poderá provar tapas tradicionais até pratos mais elaborados da cozinha regional. As datas são entre 18 a 20 de outubro.

Além disso, o Mercat de Mercats oferece uma atmosfera festiva e animada, com música ao vivo, demonstrações culinárias e atividades para toda a família.

12 – Sitges Film Festival

Quem é apaixonado por filmes de terror deve colocar no roteiro uma esticadinha rápida até Sitges, cidade litorânea a 30 minutos de trem de Barcelona. O Sitges Film Festival acontece de 3 a 13 de outubro e é chamado de Festival Internacional de Cinema Fantástico de Catalunya. O festival atrai cineastas, atores e fãs de todo o mundo e tem muita coisa legal pra fazer!Você poderá ver estreias de filmes e participar de competições, palestras e workshops

13 – La Mercé

La Mercé é o maior evento para moradores locais, e é realizado em homenagem a Mãe de Deus da Misericórdia, santa padroeira de Barcelona, no final de setembro. Mas não vá pensando que é um evento religioso. Se trata de uma série de concertos, shows, desfiles e eventos ao ar livre com a participação dos capgrosso” (personagens com cabeças enormes que andam pelas ruas de Barcelona), os correfocs (carros alegóricos) e castellers (torres humanas)!

Vale a pena conferir estes também: festival MAC (Mercè Arts de Carrer), BAM, Acció Cultura Viva e o programa Música Mercè. Este ano oferecem mais de 500 atividades no total entre 20 a 24 de setembro.

Se você gosta muito de festivais locais, esta é a melhor época para visitar Barcelona!

quando visitar barcelona melhor epoca
Quando visitar Barcelona: eventos em outono

14 – La Castanyada

O Dia de Todos os Santos, comemorado no dia 1º de novembro, é uma festa popular que se estende por grande parte do mês, assim como o Halloween. Em Barcelona, as ruas ganham barracas de castanhas assadas e batatas doces. Além disso, você também vai encontrar ratafía, um licor tradicional, e os famosos panellets, bolos de marzipã deliciosos e típicos dessa data especial.

15 – Open House Worldwide

O Open House Worldwide é uma organização dedicada a tornar a arquitetura mais acessível a todos, organizando eventos de 48 horas em várias cidades ao redor do mundo. Durante esses dias, os edifícios abrem suas portas gratuitamente para o público, proporcionando uma oportunidade única de explorar espaços geralmente fechados, como a prisão Modelo, o Arco do Triunfo e a Biblioteca Arús em Barcelona, que participa do evento nos dias 24 a 26 de outubro.

O que fazer em Barcelona no Outono

  • Mercats de Mercats
  • Festival Internacional de Cinema Fantástico de Sitges
  • La Mercé
  • La Castanyada
  • Open House Worldwide

Barcelona no inverno (dezembro a março)

O inverno em Barcelona ocorre de dezembro a março, e as temperaturas variam de 7 a 15 graus. Porém, o inverno europeu também tem seu charme. É a temporada perfeita para passeios românticos pelas charmosas ruas da cidade, explorar cafés acolhedores, mergulhar na história dos museus locais e desfrutar de tours gastronômicos que revelam os sabores autênticos de Barcelona. Que tal conhecer o Museu Picasso ou o incrível Palau da Música Catalana?

palau da musica catalana barcelona quando visitar
Melhor época para visitar Barcelona: Palau da Musica

Além disso, os preços de hotéis e passagens aéreas costumam ser mais acessíveis durante o inverno, e as atrações turísticas tendem a estar menos lotadas, proporcionando visitas mais tranquilas. É a melhor época para visitar Barcelona se você quer fugir do agito e economizar bastante!

Pode ser uma ótima oportunidade para explorar algumas obras arquitetônicas icônicas de Barcelona sem tanta gente: como as criações de Gaudí, por exemplo, a Sagrada Família e o Parque Güell. Também vale a pena explorar o Bairro Gótico, conhecido por suas ruas estreitas e onduladas, repletas de história e encanto. Saiba mais em Sagrada Família em Barcelona: tudo o que você precisa saber

Melhor época para visitar Barcelona clima mês a mês inverno
Melhor época para visitar Barcelona clima mês a mês inverno

16 – Fira de Santa Llúcia

A maior feira de Natal de Barcelona, a Feira de Santa Lúcia. Ela acontece na praça do lado de fora da catedral gótica, bem no centro histórico, em dezembro desde 1786 😯. São mais de 170 estandes dedicados ao clima natalino. Acontece de 24 de novembro a 25 de dezembro.

Se você gosta desse clima natalino, esta é a melhor época para visitar Barcelona!

17 – Festival Llum de BNC

O festival Llum BCN é um dos principais festivais de arte de iluminação da Europa. Reúne intervenções de criadores de todas as áreas das artes visuais, incluindo arte contemporânea, design, arquitetura, tecnologia e design de iluminação.

Durante os três dias do festival (2 a 4 de fevereiro), o bairro Poblenou e os arredores da Plaça de les Glòries se tornam o ponto focal das atividades culturais da cidade. Mais de 240.000 pessoas apreciam as instalações de iluminação criadas por artistas de renome internacional, juntamente com projetos das principais escolas de arquitetura e design da cidade.

Outra coisa legal é que a participação no evento é gratuita, proporcionando um espetáculo de alta qualidade que merece ser apreciado por todos.

18 – Winter Nights Casa Batlló

Durante o inverno, a Casa Batlló, obra-prima de Antoni Gaudí, ganha vida com luzes projetadas na sua fachada! São mais de 5 milhões de luzes e projeções que iluminam a casa por dentro e por fora, destacando suas características arquitetônicas de forma deslumbrante.

Acontece entre dezembro a março e é necessário comprar tickets especiais para esta visita. Veja aqui Ingresso Casa Batlló com guia de áudio

barcelona no inverno temperatura atracoes
Barcelona no inverno: eventos

19 – Festes de Santa Eulàlia

As festividades de Santa Eulàlia, também conhecidas como La Laia ou como o festival de inverno de Barcelona, são realizadas em torno de 12 de fevereiro, em várias praças e ruas da cidade. Há atividades culturais populares para todas as idades, incluindo a procissão das Laies, o desfile de Santa Eulàlia, torres humanas, danças de sardana e uma corrida de fogo com “diabos dançantes”. Vários museus ficam abertos ao público gratuitamente. Vale muito!!!

Este festival homenageia Santa Eulàlia, a padroeira da cidade desde o final do século XVII. Segundo a lenda, no século IV, Eulàlia, uma menina de 13 anos, enfrentou corajosamente o cônsul romano Dacià para protestar contra a perseguição dos cristãos ordenada pelo imperador Diocles. Ela foi presa e punida, mas sua resistência e luta pelos ideais de justiça transformaram-na em um símbolo de solidariedade.

20 – Dia dos Três Reis Magos do Oriente

Se a sua viagem for em família, especialmente com crianças, não deixe de acompanhar esse desfile e eventos familiares na cidade. O Dia de Reis na Espanha é celebrado como feriado nacional em 6 de janeiro, mas é precedido por festividades na tarde do dia 5. Esta data é significativa para as crianças, pois celebra a entrega de presentes pelos reis magos ao menino Jesus, de acordo com a tradição cristã.

O inverno é a melhor época para visitar Barcelona para quem gosta de eventos religiosos.

Melhor época para visitar Barcelona clima mês a mês verão
Melhor época para visitar Barcelona clima mês a mês: Verão

O que fazer em Barcelona no Inverno

  • Fira de Santa Llúcia
  • Festival Llum de BNC
  • Espetáculo da Casa Batlló
  • Festival de Inverno de Barcelona
  • Festes de Santa Eulàlia
  • Dia de reis

Gostou destas dicas sobre a melhor época para visitar Barcelona? Aqui no blog você também encontra mais dicas para preparar sua viagem sem erros! Veja o artigo Do Aeroporto de Barcelona ao centro: 6 formas baratas

Me conte quando você vai visitar Barcelona nos comentários abaixo!

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here