Dirigir na Islândia: Guia Completo para sua viagem de carro!

8
179

Dirigir na Islândia não é uma tarefa fácil, pois é país que você sente a força da natureza! Você pode passar por tempestades de neve e gelo na estrada, tempestades de areia que quebram os vidros, rajadas de vento acima de 50km/h que podem empenar a porta do carro e estradas fechadas.

Com tantos desafios, dirigir na Islândia precisa de muitos cuidados e, claro, um bom carro e seguro, principalmente se deseja visitar durante o inverno (de novembro a fevereiro) ou logo no início da primavera (março a abril).

Neste artigo vou detalhar as informações, aplicativos e cuidados para dirigir na Islândia. Também falo sobre o preço da gasolina, estacionamento, condições das estradas islandesas e como alugar carro na Islândia.

Dirigir na Islândia: tudo o que você precisa saber | Guia Completo

Estradas da Islândia

As principais estradas do país são muito bem cuidadas, vimos pouquíssimos buracos e sinalizadas. Claro que se você sair da rota principal, as estradas podem ser de pedra e necessitam carros especiais para serem atravessadas.

A velocidade máxima na estrada é 90 km/h, mas deverá ser menos se houver vento, gelo ou neve. Muita gente não respeita os limites de velocidade e lembre-se que são tantos fatores para dar errado que não vale a pena correr! Além disso, existe fiscalização eletrônica em alguns trajetos e se a polícia te pegar, poderá dar uma multa pesada.

aluguel de carro na islandia
Como é dirigir com carro alugado na Islândia

Nós visitamos durante o mês de março e fizemos a Golden Circle, South Coast, Reykjavík e a Península de Snæfellsnes (a parte mais complicada da viagem devido a neve). Os trajetos foram relativamente tranquilos, mas claro, passamos por uma tempestade de neve, vimos tempestades de areia e uns ventos com cinzas vulcânicas.

A direção na Islândia é do lado direito, exatamente como no Brasil.


Aluguel de Carro na Islândia

Existem muitas locadoras de carro já nos aeroportos de Keflavik ou Reykjavik. Nós fizemos esta viagem a Islândia em parceria com a Go Car Rental Iceland e gostamos muito do atendimento e do veículo.

O escritório da Go Car Rental fica do lado de fora do aeroporto de Keflavik, ao lado do hotel Aurora. Muito fácil de chegar lá.

Eu recomendo pegar um carro híbrido e automático, pois você passará muito tempo dirigindo. Selecionamos uma Hyundai Tucson que foi maravilhosa durante toda a viagem, teve espaço para as nossas malas e tinha até aquecimentos nos bancos e volante (muito importante no frio kkkk). Foi um dos melhores carros que já dirigimos!

A Tucson também é um carro econômico: 5L/100km (que é a medida na Europa).

carro na islandia dicas de viagem
O carro era espaçoso e com pneus especiais

Como alugar carro na Islândia pela internet

O site da empresa é intuitivo e fácil de utilizar! Você consegue ver as opções de carro e reservar diretamente pelo site da Go Car Rental Iceland. Basta selecionar os pontos para retirar e entregar o carro e inserir as datas da sua viagem com horário.

Quando você selecionar o carro, o seguro Plus+ já estará incluso. Você pode viajar com o básico, mas eu recomendo fazer um upgrade.

NÃO ECONOMIZE DO SEGURO principalmente se você deseja fazer a Ring Road completa! Lembre-se que você pode pegar tempestade de neve, gelo na pista, tempestade de areia e vento forte que podem danificar o carro. Vimos até uma van que amassou a parte superior porque a catraca da atração turística fechou antes do esperado.

alugar carro islandia quanto custa
É fácil alugar com a Go Car Rental

Na mesma página embaixo, já aparece todas as opções de extras como wifi, cadeirinha, motorista extra e uma taxa caso você tenha menos de 20 anos.

Muitos carros já vem com o sistema de bordo para conectar o seu celular, aí não é necessário alugar GPS. O que eu achei bem interessante foi a internet portátil. Ela funcionou praticamente em todos os lugares, exceto uma área ali pra frente de Vatnajokull que é mais remota mesmo.

internet portatil islandia aluguel carro
Internet portátil dentro do carro

Na próxima página você pode escolher pagar tudo à vista, pagar um caução ou deixar para pagar tudo na hora (com uma taxa a mais).

Depois que fazer o pagamento, irá receber uma confimação por email e também alguns sites para você se preparar para dirigir na Islândia. No próprio site da GoCarRental há mais informações sobre as condições e dicas para dirigir na Islândia (tudo em inglês).

Neste vídeo abaixo mostro como foi pegar o carro com a locadora e mais dicas para dirigir na Islândia, clique para assistir!

Condições para dirigir na Islândia

Não pegue a estrada sem consultar as condições para dirigir na Islândia, pois cada parte da ilha pode ser afetada de maneira diferente como velocidade do vento, estradas fechadas devido a neve ou até alertas de gelo.

Por isso, recomendo que você veja o site road.is para conferir o mapa com os trajetos, temperatura e velocidade do vento.



Também fique atento às placas na estrada que avisam fechamentos e vento. Enfatizo o vento porque será necessário reduzir a velocidade do carro já que o vento pode influenciar na direção. Se ele passar de 54km/h, não pode dirigir, é muito perigoso!

Antes da sua viagem você pode fazer um teste de direção no site safetravel.is/ para ter uma noção melhor das condições que poderá enfrentar na estrada.

Planejar o roteiro de carro na Islândia

Nosso roteiro na Islândia cobria Golden Circle, South Coast, Reykjavík e a Península de Snæfellsnes. Fizemos tudo em 7 dias, sendo 1 dia para cruzar todo o país (quando ficamos mais tempo no carro). Saiba mais sobre o artigo Golden Circle na Islândia: roteiro e 7 atrações

Para fazer o norte e a Ring Road completa precisaria de mais uns 5 dias no mínimo!

Em vários blogs você irá encontrar roteiros de 7 dias na Islândia como este da imagem abaixo. EU acredito que não vale a pena, é muito corrido, você vai passar mais tempo no carro do que nas atrações e vai ser uma viagem muito cansativa. Talvez só consiga ser realizada no verão.

Mapa roteiro Islândia Ring Road
Mapa roteiro Islândia Ring Road

Eu não recomendo que você faça o Ring Road no inverno na Islândia por conta própria, principalmente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Acho muito perigoso por causa das tempestades e poderá ficar preso devido à nevascas, além de ter horas de luz bem reduzidas. Contrate uma agência para viajar tranquilo!

Outro detalhe a se atentar antes da sua viagem de carro na Islândia é a distância entre as atrações. Planeje percorrer uns 300 km por dia ou menos para aproveitar bem os principais pontos turísticos sem ter que passar horas dentro do carro. Às vezes é melhor fazer um trajeto mais curto para passar mais tempo em um local e conhecer de maneira adequada, do que sair correndo ver apenas um ponto e ir embora.

dirigir na islandia no inverno neve na pista
Neve no asfalto é um dos perigos de dirigir na Islândia

Perigos das estradas na Islândia

Gelo na pista: provavelmente um dos mais comuns e que nem sempre você consegue enxergar porque fica preto igual ao asfalto. Reduza a velocidade e vá com cuidado para não deslizar. Se o carro deslizar, não freie! Tire o pé do acelerador devagar e tente virar o volante delicadamente para o lado que a traseira estiver virando.

Tempestade de neve: muito comum nas partes montanhosas! Reduza a velocidade pois poderá não enxergar à sua frente e ao asfalto poderá estar branco. Utilize luz de neblina. Fique atento com avisos de avalanches.

Tempestade de areia: muito comum próximo às geleiras! Evite passar por uma pois pode haver pedras que quebram os vidros e entrará areia por todo o carro, além de prejudicar muito a pintura. Se ver uma ao longe, tente parar o carro em alguma entrada de fazenda e espere ela passar.

tempestade de areia islandia perigo na estrada
Tempestade de areia formada próxima à geleira

Vento forte: em alguns trajetos o vento encana de uma maneira que você sente o vento chacoalhar o carro! Reduza a velocidade e fique muito atento. Caso esteja parado, segure a porta com mão firme na hora de abrir para que ela não vire ao contrário e danifique a lataria (acidente muito comum na Islândia).

Tenha um roteiro flexível: Você poderá ficar preso em alguma parte da sua viagem devido ao mau tempo, principalmente durante o inverno e se for em direção norte. Às vezes podem acontecer avalanches na parte leste do país.

Aplicativos para dirigir na Islândia

Recomendo baixar estes aplicativos islandeses para te ajudar durante a sua viagem de carro na Islândia:

  1. SafeTravel – Iceland: receba alertas sobre possíveis fechamentos, atrações fechadas e visualize o mapa. Baixar este aplicativo na Apple Store ou Google Store
  2. 112 Iceland: registra sua localização e, se necessário, envia um SMS para o serviço de emergência islandês com a localização GPS do seu celular. Baixar este aplicativo na Apple Store ou Google Store
  3. Veður (Weather): o clima/tempo na Islândia pode ser meio imprevisível e mudar a qualquer instante. Esse aplicativo mostra uma previsão com temperatura, precipitação, direção e velocidade do vento. Baixar este aplicativo na Apple Store ou Google Store
  4. Parka: app para pagar estacionamento em Reykjavík e outras atrações turísticas da Islândia. Você também pode pedir táxi e reservar um campsite! Baixar este aplicativo na Apple Store ou Google Store
  5. Aurora: esse aplicativo mostra as possibilidades de avistar a Aurora Boreal na sua localização com indicação da hora e KP. Baixar App na Apple Store ou Google Store
Aplicativos para dirigir na Islândia
Aplicativos para dirigir na Islândia

Abastecer o carro na Islândia

Como a maioria dos trajetos são muito remotos, abasteça sempre que ver um posto, pois às vezes você não vê nada por horas! O combustível na Islândia é caro, portanto recomendo que pegue um carro híbrido para economizar e também para a sua própria segurança.

Eu vi 3 companhias diferentes de posto: N1 (a mais comum e vermelha), Olís (verde) e Orkan (rosa e mais barata, mas não necessariamente boa).

dirigir na islandia como abastecer gasolina
Como abastercer na Islândia

Muitos postos são self service e nem sempre tem ligação com a loja de conveniência, então os funcionários dali não te ajudam no abastecimento.
Você mesmo coloca o combustível no carro então utilize uma luvinha de plástico para não ficar com a mão fedida depois.

ATENÇÃO! Verifique se o seu carro usa diesel ou gasolina!

Para utilizar a bomba você precisa colocar o seu cartão e senha e selecionar um valor para abastecer. A bomba segura um valor no seu cartão (como 20 mil coroas) e libera a mangueira para você abastecer. Depois que você encheu o tanque, a bomba faz a cobrança de quanto você utilizou.

Com 5 mil coroas dava para abastecer 15 litros no carro (preços de março 2023).

Eu utilizei o meu cartão de débito internacional da Wise para pagar o combustível e outras contas e não tive problema. Recomendo fortemente que você faça um e recebe na sua casa no Brasil antes da sua viagem! Veja como funciona o Cartão Wise na Europa

Com a conta Wise você poderá receber dinheiro de vários países e utilizar o cartão para viajar na Europa toda! O cartão de débito internacional da Wise é gratuito e funciona em mais de 160 países!

Crie a sua conta Wise agora

Também testamos o cartão britânico do Jean e que não funcionou na primeira vez, pois precisava habilitar essa função da bomba no aplicativo do banco.

Estacionamento na Islândia

Só pode estacionar onde há local para isso, já que não existe acostamento nas estradas. Não pare na estrada e não estacione fora do asfalto pois poderá levar multa bem pesada, além de ser perigoso.

Em algumas atrações turísticas como a cachoeira Seljalandsfoss e Kirkjufell e também nos Parques Nacionais de Vatnajökull e Thingvellir é necessário pagar estacionamento. Você pode pagar diretamente pelo aplicativo Parka (que mencionei acima neste artigo) ou pagar nas máquinas dispostas ao lado do estaciomento (aceitam cartão). Nem sempre é necessário colocar o ticket dentro do carro, pois as câmeras conferem essas informações.

estacionamento na islandia pagamento
Estacionamento pago em Seljalandsfoss

Dentro de Reykjavík é mais díficil estacionar, sugiro colocar o carro dentro de um estacionamento. Nós utilizamos um próximo a loja Álafoss e conhecemos a cidade a pé.

Pontes na Islândia

Várias pontes da Islândia possuem apenas uma faixa e podem ser feitas de metal, principalmente sob os rios dos glaciares!

Você precisa verificar se não há outro carro vindo ou respeitar o semáforo. Aí pode atravessar a ponte a 50km/h.

Viagem de carro na Islândia
Viagem de carro na Islândia

Vale a pena alugar carro na Islândia?

Vale muuuito! Viajar de carro na Islândia pode ser complicado, mas é uma experiência muito legal! Você fica mais livre para planejar os passeios e pode passar mais tempo nos lugares. Também pode fazer uma caçada à aurora boreal, a qual normalmente só pode ser longe da cidade (só com KP muito alto que dá pra ver na cidade!)

Você também pode viajar com amigos no carro para deixar a viagem mais animada e econômica. Nós viajamos a dois para comemorar nosso aniversário de casamento!

Gostou destas dicas sobre dirigir na Islândia?

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

8 COMENTÁRIOS

  1. Há cidades pequenas e ônibus entre elas no verão da Islândia?
    Pretendo ir lá no verão, mas sem carro,explorando os pontos turísticos com agências.

  2. Oi Angie, muito legal seu blog e canal! Eu estou planejando uma viagem pra Islândia ( Novembro) e tenho uma questão – não sei se perdi isso ao maratonar teus posts…
    – Você pagou tudo com cartão de crédito?
    Pergunto pois não pretendo fazer isso, quer dizer, quero trocar dinheiro lá.
    Se souber, é bom trocar já no aeroporto? É fácil achar casas de câmbio na cidade?
    Enfim, se tiver uma luz…
    Parabéns pelo trabalho!

  3. OOi, vocês
    Sendo do sul adorei o sotaque, igualzito daqui da campanhã.
    Elogio, ótimos videos com informações úteis e alegres.
    Tão entusiammantes que vamos em abril/24 para a Islandia e depois uma paradinha em Endinbugh.
    Abrçs,
    Edgar

  4. Ola Angie. Vou sozinha e em inicio de maio. Reaolvi alugar um.carro. Ká reservei na Go Rental Car e um suv da Mitsubishi Eclipse automatico como tu recomendou. 3 diasnse aluguel. Ja dirigi sozinha varias x na vida, incluaive nas Highlands da Escócia. E penei bastante no começo pornconta da mão Inglesa mas deu td certo. Hahahha Só levei.8 horas e meia pra fazer o trecho de Inverness ate a Ilha de Skye (normalmente leva se 4) mas foi lindo ! Vc acha que sou doida? Me diga? To meio assustada com teus alertas. Sou muito prudente mas nao quero me acovardar hahahhahah valew!

    • oi Agnes, eu recomendo alugar o carro se você viajar com mais gente porque se alguma coisa acontecer, fica mais fácil lidar com a situação

      eu acho que em maio pode estar bem melhor o tempo e se vc fazer apenas a parte sul, acredito que não terá problemas, desde que fique atenta aos aplicativos com os avisos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here