Caverna de gelo na Islândia: como visitar, melhor época e dicas

0
115

Como é visitar uma caverna de gelo na Islândia? É simplesmente SURREAL! E sabe o que é mais maluco? As cavernas de gelo derretem todo ano e não é possível visitar a mesma caverna duas vezes!

Caminhar no gelo azul turquesa com mais de mil anos de idade não é para qualquer um! Precisa fazer uma boa caminhada para chegar até lá, mas vale totalmente a pena.

Você precisa adicionar um tour numa ice cave durante a sua viagem na Islândia. Veja como visitar uma caverna de gelo na Islândia, como é o tour, o que vestir e a melhor época para visitar uma caverna de gelo!

Caverna de gelo na Islândia: como visitar uma caverna azul!

Quando visitar uma caverna de gelo na Islândia?

Como as cavernas de gelo derretem todo ano, a visitação é possível no inverno e no comecinho da primavera ou fim do outono. Ou seja, só pode visitar entre outubro e abril. Justamente porque é perigoso visitar em outras épocas, já que pode causar acidentes.

Como elas são formadas todos os anos, não é possível visitar a mesma caverna de gelo mais de uma vez em viagens diferentes.

caverna de gelo na islandia como visitar
Caverna de gelo na Islândia é incrível

Como fazer um tour na caverna de gelo na Islândia?

A primeira coisa que você saber para visitar uma Ice cave é que não é possível visitar uma sem guia. Elas estão localizadas dentro das geleiras e é necessário caminhar algum tempo até chegar na entrada da caverna, sem falar que existem lugares corretos para pisar e a sua própria segurança.

A caverna de gelo que visitamos fica em Breidamerkurjökull, um pouco pra cima de Jökulsárlon, a famosa lagoa da geleira. Nós fomos com a Ice Explorers, uma empresa local que atua na geleira e foi nossa parceira nessa aventura.


A empresa oferece vários tours, mas estes dois são os mais comuns e realizados na geleira Breidamerkurjökull (faz parte da maior geleira da Europa, a Vatnajökull):

  • ICE CAVE TOUR: duração de 3 horas com caminhada de 30 minutos até a caverna. Você visita uma caverna de gelo durante uns 45 min e retorna
  • ICE CAVE AND GLACIER EXPLORATION TOUR: duração de 5 a 6 horas com caminhadade de 10 a 12km (média a alta dificuldade). Você irá caminhar pelo glaciar e entrar numa caverna mais afastada.
ice cave islandia quando visitar
Visitar uma caverna de gelo na Islândia é incrível!

⭐️ Para agendar o seu tour, basta entrar no site oficial da empresa Ice Explorers, selecionar a data e qual tour gostaria de fazer.⭐️

Lembre-se que o ponto de encontro é no Glacier Lagoon Cafe ao lado da Jökulsárlón, a lagoa glaciar. Ou seja, você já precisa estar lá algum tempo antes para fazer o tour. Então faça o planejamento do seu roteiro para estar hospedado numa cidade próxima e dirigir até lá.

Veja como foi nosso passeio na caverna de gelo no vídeo abaixo e mais dicas de viagem na Islândia, clique para assistir!

Como é o tour na caverna de gelo na Islândia

Aqui vou descrever cada etapa do tour na caverna de gelo.

A primeira parte é realizada com veículos personalizados e gigantes da Ice Explorers. Nosso guia contou que são veículos / jeeps personalizados, ou seja, juntaram 3 partes de carros diferentes e montaram na Islândia. Os pneus sao adaptados para encher ou esvaziar conforme o terreno.

Durante todo o trajeto, o guia nos explicou sobre as formações geológicas da Islândia como as geleiras e vulcões. Ele nos contou que antigamente havia uma floresta nesse local só que foi engolida pela geleira durante uma era do gelo. Essa primeira parte durou 30 minutos e foi um pouco esburacada.

ice explorers tour islandia
Super jeep: Veículo personalizado da Ice Explorers

Caminhada até a caverna

Depois nós fomos caminhando mais 30 minutos. Essa parte foi puxada porque o vento estava muito forte e direto na cara com um pouco de poeira também, tem que se agasalhar com roupa especial corta vento para ter uma experiência mais agradável. Foi uma experiência bem diferente já que você só vê pedras para todo lado, uma cascata de gelo e a geleira enorme no final. Por causa dessa aparência de outro mundo, muitos diretores decidem gravar cenas de filmes ,e neste caso, utilizaram o local para gravar Insterstellar.

Uma coisa interessante é que se vocês forem para a Islândia para visitar essa caverna que eu visitei, ela poderá já ter derretido. Essa pedra marca onde a geleira estava em agosto de 2022, olha a distância e como está derretendo rapidamente!

Agora colocamos os grampos nos pés para poder entrar na caverna com segurança e pisar sem deslizar no gelo. Também colocamos capacete.

derretimento geleira vatnajokull
Pedra marcando o derretimento da geleira com data de agosto 2022

Dentro da caverna de gelo

Dentro da caverna visitamos 3 câmaras diferentes. A primeira é bem grande e com uma parte derretida por onde entra muita luz.

caverna de gelo geleira vatnajokull
Primeira caverna de gelo

A segunda estava mais escondida então não entrava muita luz natural. Foi incrível ver a luz azul que passava pelo gelo iluminando toda a caverna. Aqui havia uns 30 a 40 metros de gelo acima de nós. Foi uma experiência de outro mundo! Utilizamos o modo noturno do celular para tirar estas fotos!

Esse azul fantástico é natural, não é photoshop! O gelo da geleira é azul porque a parte vermelha (comprimentos de onda longos) da luz branca é absorvida pelo gelo e a luz azul (comprimentos de onda curtos) é transmitida e espalhada. Quanto mais longo o caminho que a luz percorre no gelo, mais azul ela aparece!

Ou seja, o gelo é muito transparente e límpido, mas como é um pedaço muito grande de gelo com uns 35 a 40m de gelo, apenas a luz azul é refletida.



caverna de gelo azul islandia dicas
As cavernas de gelo são azuis por causa da reflexão da luz azul

A terceira caverna fica mais isolada, precisamos caminhar uns 3 minutos por um caminho bem estreito e nos abaixamos bastante. Essa era muito menor e mais escura com um tom de azul incrível e mais forte!

Eu gosto muito de lugares que lembram outro planeta … e de azul também (quem aí lembra do meu cabelo azul?), então eu adorei!

Retorno até o veículo

O retorno foi mais fácil pois estávamos a favor do vento, então ele dava um empurrãozinho pra chegar mais rápido no carro hehe

No caminho achamos uma pedra com várias fissuras (mostro no vídeo). O guia da Ice Explorers falou que a água penetra de alguma forma nela e vira gelo, quebrando-a por dentro. Os islandeses chamam esse tipo de pedra de pão de troll e é o que esse seres mitológicos comem no café da manhã, já a noite a dieta é outra haha (sim, a noite tem crianças ou mulheres no cardápio).

Aí subimos no carro da Ice Explorers e viajamos mais uns 30 minutos de volta à lagoa Jokulsarlon. Nosso passeio começou às 13:30 e terminou às 17:30. Teve um atraso porque uma menina se atrasou e avisou por telefone que estava chegando.

passeio caverna de gelo islandia dicas de viagem
Primeira caverna de gelo com abertura no teto

Diamond Beach: a praia de areia preta e gelo

Uma coisa que eu fiquei muito triste é que não pudemos ver o gelo que desprende da geleira e vai até a praia apelidada de Diamond Beach, praia dos diamantes. Isso não aconteceu porque esfriou muuuito (falei que a temperatura estava -14 graus e a sensação -20 graus?). O gelo da geleira não derreteu e não passeou pela lagoa até a praia.

Os pedaços de gelo ficam na areia e muitos são gigantes com altura maior que uma pessoa.

diamond beach praia areia preta iceberg glaciar jokulsarlon
Diamond Beach e os gelos gigantes na areia preta

Tempestades de areia

Observe que próximo a geleira tem muito vento e poeira pelo menos nessa época. Essa areia acaba se juntando com as correntes de vento da costa e formam tempestades de areia que podem ser perigosas e danificam o carro. Dirija com cuidado, sempre veja as atualizações nos aplicativos e sempre viaje com seguro! Neste artigo eu falo sobre dicas para dirigir na Islândia.

O que vestir para visitar a caverna de gelo?

A empresa empresta o equipamento de segurança como os grampos e o capacete. Dentro da caverna não é frio, está marcando normalmente zero graus. O problema é o lado de fora kkkkkk

Quando visitamos a Islândia, fez um frio muito fora de época no início de março. Pegamos temperaturas de -20 graus, mas com muito sol! O grande vilão da história é sempre o vento gelado!

tour caverna de gelo Islandia vale a pena
Tour na Caverna de Gelo

Nesse caso, eu recomendo que você utilize roupas corta vento, tanto jaqueta quando calça. Nesse dia eu coloquei mais roupa do que o normal, pois sabia que iria caminhar bastante no vento.

Então usei 2 calças térmicas mais a calça especial corta vento para snowboard. Aí usei camiseta, blusa térmica, blusa de lã, jaqueta mais fina e jaqueta corta vento por fora. Além disso, usei um cachecol para proteger uma parte do rosto, touca e luvas.

No pé usei uma meia de merino (uma lã especial muito boa) e uma bota de trekking com solado grosso e especial para não deslizar na neve. Mostro mais detalhes neste vídeo o que vestir na Islândia

Viajando sozinha na Islândia?

Caso você esteja sozinha na Islândia e não quer alugar um carro, você ainda pode conhecer uma caverna de gelo, mas terá que fazer bate e volta da capital Reykjavik.

É a opção mais fácil, selecionei estes dois tours que me parecem muito bons:

🚌 Jökulsárlón: Crystal Ice Cave Day Tour

🚌 From Reykjavik: Jökulsárlón Glacier Lagoon Full-Day Trip

perigo visitar geleira
Placa indicando os perigos de visitar uma geleira

Vale a pena visitar uma caverna de gelo na Islândia?

Siiiim! Eu simplesmente adorei! Sei que o passeio pode ser um pouco caro para algumas pessoas, mas pense: quando você terá outra oportunidade assim? Confia em mim e só vai!

⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ O atendimento da Ice Explorers foi muito bom e rápido, respondem prontamente os emails caso você tenha alguma dúvida e fica fácil agendar online. O guia era islandês e falava inglês, mas sei que teve um tour só em italiano. No geral achei boa a quantidade de tempo dentro da caverna, deu para fazer fotos e vídeo muito legais! Na próxima quero fazer esse tour mais longo de 5 horas!

Gostou destas dicas para visitar uma caverna de gelo na Islândia? Assista o shorts!

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here