O que fazer em Reykjavik: roteiro de 2 dias e atrações

0
138

O que fazer em Reykjavik? A capital da Islândia é maior cidade do país e conta com algumas atrações muito legais. Você consegue conhecer o básico da cidade em apenas um dia, mas recomendo ao menos dois para aproveitar as águas termais!

Neste artigo vou te contar sobre as principais atrações e o que fazer em Reykjavik em 2 dias, incluindo dicas de tours na Islândia, melhor época para visitar e opções de hotéis na capital. Também conto mais neste vídeo repleto de dicas de Reykjavik!

O que fazer em Reykjavik: roteiro de 2 dias e atrações

O centro de Reykjavik é muito fácil de explorar, você consegue fazer a maioria das atrações a pé e muitas são gratuitas. O problema é a temperatura e o vento, então você precisa entrar nos lugares para se aquecer um pouco e pode ficar cansado mais facilmente (é isso que eu sinto quando é muito frio). Se você você estiver de carro, pode deixá-lo em um dos estacionamentos pagos localizados no centro da cidade.

Reykjavik roteiro 2 dias melhores atracoes
Confira o que fazer em Reykjavik neste roteiro

Melhor época para visitar Reykjavik

A Islândia tem quatro estações distintas e as temperaturas são consideradas baixas (para os brasileiros) durante o ano todo chegando no máximo 15 graus. Você vai precisar de jaqueta em qualquer época haha.

O que muda mesmo é a possibilidade de conhecer mais coisas, já que durante o inverno muitas estradas fecham devido à nevascas e gelo. Mesmo assim, é tudo muito imprevísivel já que podem ocorrer ventos fortes acima de 54 km/h e tempestades de areia em qualquer estação.

A melhor época para visitar Reykjavik

Inverno (dezembro a fevereiro): O inverno na Islândia pode ser extremamente frio e escuro, com temperaturas variando de -1°C a 3°C durante o dia e caindo para -10°C a-15°C à noite. Os dias são curtos (apenas algumas horas de luz do dia) mas os visitantes escolhem essa época por causa das caminhadas em geleiras e a aurora boreal.

Primavera (março a maio): A primavera na Islândia é caracterizada por temperaturas mais amenas e dias mais longos. As temperaturas variam de 0°C a 10°C durante o dia e podem cair para -5°C a -1°C à noite. Eu fui no comecinho de março e digo que peguei -20°C e um vento muuito mas muuito gelado, no entanto, dias ensolarados! Não sei se foi sorte ou azar kkkkk Conseguimos ver a aurora boreal 2 vezes (elas podem ser vistas de novembro a março)


Aurora Boreal na Islândia
Aurora Boreal na Islândia

Verão (junho a agosto): O verão é a estação “mais quente” na Islândia, com temperaturas variando de 10°C a 15°C durante o dia e 5°C a 10°C à noite. Os dias na Islândia são longos, com quase 24 horas de luz do dia durante o solstício de verão, o famoso sol da meia noite! Muita gente troca “o dia pela noite” porque é praticamente a mesma coisa só que com menos turistas. Nessa época é possível fazer o círculo completo da Islândia, no entanto, os preços são muito mais caros e fica mais difícil reservar hospedagem, já que há muitos turistas!

Outono (setembro a novembro): O outono na Islândia é caracterizado por temperaturas mais frescas e dias mais curtos. As temperaturas variam de 0°C a 10°C durante o dia e podem cair para -5°C a 1°C à noite. Como quase não há árvores na Islândia, não dá pra ver as cores do Outono, mas é uma época com menos pessoas.

É importante notar que o clima da Islândia pode ser imprevisível, e os visitantes devem sempre estar preparados para mudanças súbitas de temperatura e condições climáticas, independentemente da estação.

Roteiro em Reykjavik
Roteiro em Reykjavik

Como chegar em Reykjavik

Como Reykjavik é a principal cidade do país, é normal que a maioria dos turistas optem pelo aeroporto de Keflavik, localizado a 50 km da capital. A viagem dura em torno de 45 min.

Muita gente aluga um carro já nesse aeroporto pela praticidade. Veja aqui o guia completo como dirigir na Islândia.

No entanto, se você não vai dirigir, recomendo reservar um transfer que conecta o aeroporto ao centro da cidade. Eu recomendo este aqui 🚌 Traslado de Ônibus para/de Reykjavík que possui wifi, entrada USB para carregar o celular, tem partidas a cada 30/45 minutos e permite 2 peças de bagagem 23kg + 1 de mala de mão.

Um táxi pode custar acima de 130 euros!

como chegar reykjavik islandia
Como chegar em Reykavik

Imigração e aeroporto em Reykjavik

Os oficiais de imigração foram muito amigáveis, só precisei mostrar minha passagem de ida e volta, onde iríamos ficar e seguro viagem. Foi tudo bem organizado, rápido e fiquei surpresa!

⚠️ Não viaje sem seguro viagem porque você pode se machucar, perder as malas ou o voo! Nunca sabemos quando algo ruim pode acontecer. Nesse caso, o seguro te dá assistência e uma solução, sem falar que sai muito mais barato! Faça a sua cotação aqui

Se você gosta de beber, recomendo que compre álcool no Duty Free do aeroporto pois será muito mais barato do que nas lojas. A Islândia tem um dos maiores impostos sobre o álcool.

Internet na Islândia

Eu não vi nenhum lugar para comprar chip de celular dentro do aeroporto, por isso já recomendo chegar com um! 📲 Nessa viagem nós utilizamos o ESIM da Holafly, um chip de internet virtual que você instala no conforto da sua casa e ativa assim que chegar no destino. É muito fácil e rápido, veja todas as instruções neste artigo: Holafly eSim: como funciona?

O Esim é fácil de instalar e usar, você já chega no destino com internet! Clique no botão abaixo para comprar e adicione o CUPOM DE DESCONTO APUREGURIA

COMPRE AGORA SEU eSIM de internet >>

Onde se hospedar em Reykjavik

Existem muitas opções legais de hotéis em Reykjavik! Separei as melhores opções custo x benefício localizados no centro da cidade. Clique no nome do hotel para fazer a sua reserva.



Hotel Reykjavík Centrum ⭐️ 8,7: esse hotel é um dos mais famosos, fica em um prédio bem tradicional e possui uma exposição sobre uma antiga casa viking que ficava no local com vestígios humanos datados de 870 h

Kex Hostel ⭐️ 8,1: um dos melhores hostels da cidade, super bem localizado. Tem quartos duplos e para famílias, assim como mochileiros.

105 – A Townhouse Hotel ⭐️ 8,2 estudios confortáveis com camas grandes e modernos com pia, fogão e frigobar. É uma opção para quem deseja cozinhar para economizar.

ODDSSON Hotel ⭐️ 8,3 os quartos desse hotel são fantásticos, muito confortáveis e limpos. Os funcionários são amigáveis e o café da manhã é farto e está incluso na tarifa.

onde ficar em reykjavik hoteis
Onde ficar em Reykjavik hoteis no centro

Caso você esteja alugando carro, pode ficar hoteis mais afastados e pagar um pouco menos.

201 Hotel ⭐️ 8,1 Nós nos hospedamos nesse, o quarto era de um tamanho bom e o chuveiro excelente. O café da manhã estava incluso e era bem variado, valeu muito a pena. Dormimos super bem. Havia muitos lugares para estacionar

Hotel Berg ⭐️ 8,6 nós ficamos neste hotel na nossa chegada na Islândia e foi maravilhoso! O quarto era muito confortável e bem grande, assim como o banheiro! Aproveitamos a piscina de água quente no andar superior e o restaurante oferecia pratos lindos e muito gostosos. Veja nosso review Hotel Berg: Hotel na Islândia próximo ao aeroporto

hotel berg islandia hotel em reykjavik
o Hotel Berg é excelente para oprimeiro ou último dia na Islândia!

Dinheiro na Islândia

A Islândia utiliza coroas islandesas e pode ser muito confuso no início porque os valores são muito altos e a conversão não é assim tão fácil: 1000 ISK = 6,68 EUR = 36,50 BRL em maio de 2023.

No entanto, você não precisa trocar dinheiro algum, pois todo lugar aceita cartão de crédito. Seja hotel, lojinha de cachorro quente ou posto de gasolina. Eu utilizei o meu cartão da Wise com saldo em euro mesmo e aceitou em todos os lugares sem problema algum.

💳 O cartão de débito da Wise é internacional com bandeira Visa, você consegue ter uma conta multimoeda e carregar quando quiser. Uso o cartão Wise na Europa desde 2017 e nunca tive problemas!

Com a conta Wise você poderá receber dinheiro de vários países e utilizar o cartão para viajar na Europa toda! O cartão de débito internacional da Wise é gratuito e funciona em mais de 160 países!

Crie a sua conta Wise agora

O que fazer em Reykjavik em 2 dias

Roteiro em Reykjavik Dia 1

No vídeo abaixo eu conto todas as atrações de Reykjavik que você pode conhecer em um dia, todas pode chegar a pé! Clique no vídeo abaixo para assistir o vídeo que gravei lá!

1 – Igreja Hallgrímskirkja

Comece seu dia na icônica Igreja Hallgrímskirkja, localizada no centro da cidade e a igreja mais icônica da Islândia!
Ela foi criada em homenagem ao poeta e clérigo do século XVII Hallgrímur Pétursson e sua arquitetura foi inspirada nas cachoeiras com pedras basálticas como a Svartifoss.

igreja reykjavik atracao turistica
Igreja Hallgrímskirkja

Como é um dos edifícios mais altos de Reykjavik, é possível subir na sua torre para ter uma vista panorâmica! A entrada custa em torno de 8 euros e a subida é feita com o elevador (ufa!).

Lá de cima é possível ver toda a cidade, parece casinhas de lego gente! O único problema foi o vento que estava muuito forte, era impossível admirar por muito tempo porque parecia que a rosto ia descolar da cabeça kkkkkk Em um dia claro, você pode até ver o glaciar Snæfellsjökull, localizado a 120 quilômetros de distância.

Hallgrimskirkja igreja islandia
Interior da Igreja em Reykjavik e vista

2 – Rainbow Street

Dali você pode caminhar pela Skólavörðustígur, a rua que fica em frente a igreja e chegará na Rainbow Street, localizada entre Bergstaðastræti e Laugavegur. Uma rua com diversas lojas de souvenirs e asfalto pintado com as cores do arco íris. A Islândia é um dos países mais amigáveis LGBTQIA+ com igualdade legal quase total, forte representação no parlamento e na mídia.

Rainbow street em Reykjavik
Rainbow street em Reykjavik

3 – Pósthús Food Hall & Bar

Nós paramos para almoçar no Pósthús Food Hall & Bar, um local com diversos restaurantes diferentes como se fosse uma praça de alimentação dentro de uma antiga agência do correio. Tem hamburguer, taco, pizza, comida indiana, chinesa, japonesa… várias opções! Achamos os valores bons para o sabor e qualidade.

Pagamos no burguer kimchi 3598 ISK = €24 e 2 tacos de frango + 1 de carne 2990 ISK = €20.

Um lugar que muita gente vai é o Bæjarins Beztu Pylsur. Diz a lenda que tem o melhor cachorro quente do país e custa 690 ISK = €4,60. É uma opção bem barata se você quer economizar.

Claro que existem comidas típicas da Islândia como carne de baleia, cabeça de ovelha ou tubarão defumado… mas sei que não são opções muito apetitosas né!

o que comer em Reykjavik
o que comer em Reykjavik

4 – Parlamento Islandês

Demos mais uma caminhadinha e passamos em frente ao Parlamento Islandês (Alþingishúsið) localizado em uma praça charmosa. Do outro lado fica uma lagoa (Tjörnin) bem bonitinha

5 – Harpa

Aí caminhamos até o Harpa, um edifício incrível para os amantes de arquitetura! Ele é todo feito de vidro como se fossem bloquinhos e com tons azulados e esverdeados. O Harpa é a casa da Orquestra Sinfônica da Islândia e da Ópera Islandesa, e também sedia uma variedade de concertos e eventos ao longo do ano. É possível fazer um tour guiado sobre sua arquitetura e design único ou assistir a um concerto!

harpa opera islandia
Harpa é o prédio da Opera

6 – Sun Voyager

Como o Harpa fica à beira mar, decidimos caminhar até uma escultura famosa em forma de barco chamada de Sun Voyager e criada por Jon Gunnar. Muita gente acredita que representa um barco viking, no entanto, a intenção do artista foi representar um barco dos sonhos e um ode ao sol. Uma promessa de territórios ainda não descobertos e um sonho de esperanla, progresso e liberdade.

Quando Jon Gunnar criou essa escultura, ele estava doente e sofria de leucemia. Por isso muitos acreditam que ele estava pensando muito sobre a morte e que a escultura seria uma embarcação que transporta as almas para o mundo após a morte.

sun voyager atracoes em reykjavik
Escultura Sun Voyager em Reykjavik

Roteiro em Reykjavik Dia 2

As atrações principais da capital da Islândia podem ser vistas em apenas um dia como indiquei no roteiro do dia 1. O dia 2 normalmente é o retorno, quando você tem a manhã pelo menos para aproveitar antes de pegar o avião.

7 – Blue Lagoon

Neste caso, eu recomendo que você vá conhecer a Blue Lagoon, um dos pontos turísticos mais famosos da ilha e que fica ao lado do aeroporto, olha só que conveniente para o último dia!

A Blue Lagoon é uma experiência única que só pode ser encontrada na Islândia. As águas azul brilhantes da lagoa são um contraste impressionante com a paisagem vulcânica circundante, criando uma experiência visualmente impressionante e inesquecível! Fica ainda mais legal no frio quando existe essa “névoa” do calor das águas e da temperatura fora dela.

blue lagoon islandia vale a pena
A Blue Lagoon é incrível

A Blue Lagoon é conhecida por suas propriedades relaxantes e rejuvenescedoras, pois as águas termais são ricas em sílica, que é conhecida por melhorar a textura da pele e ajudar a aliviar condições como psoríase e eczema. A lagoa também contém outros minerais como magnésio e cálcio, que podem ajudar a relaxar os músculos e articulações. No vídeo nessa página eu mostro mais detalhes dessa experiência.

Como é uma das atrações mais procuradas, sugiro agendar com antecedência! O valor do ingresso muda conforme a época e disponibilidade, quando fomos a entrada básica custou ISK 8990 = €60 e pode ficar lá o dia todo. Você tem acesso aos armários, toalha, 1 drink e 1 máscara facial e pode usar o shampoo e condicionador ao tomar banho na saída. Também é possível fazer um “upgrade” do ingresso ao selecionar mais máscaras e roupão.

Existem algumas opções de ingresso com ou sem transfer:

🇮🇸 Ingresso Blue Lagoon com drink, toalha e máscara facial

🇮🇸 Ingresso Blue Lagoon com transfer (inclui drink, toalha e máscara facial)

Reykjavik o que fazer dicas viagem
Divando na Blue Lagoon!

Caso seu tour seja cancelado: passeios alternativos

A Islândia é um país imprevisível. Muitas vezes o seu tour pode ser cancelado devido ao mau tempo, seja neve, gelo, ventos fortes que podem fechar as estradas. Isso é bem comum e você já deve ir com o espírito preparado.

Neste caso indico algumas atividades que você pode fazer na cidade para pelo menos não ficar o dia todo dentro do hotel né!

1 – Observação de baleias e cruzeiro pela vida marinha

A embarcação sai da Baía de Faxaflói em Reykjavík e você poderá ver diversos animais como baleias, golfinhos, botos e muito mais. O barco conta com assentos internos e externos, café à venda e wifi. Confira mais informações sobre cruzeiro com baleias

Observação de baleias em Reykjavik
Observação de baleias em Reykjavik

2 – FlyOver

Esta atração é muito interessante porque permite uma experiência realista com paisagens espetaculares da Islândia. Você fica suspenso e com os pés pendurados (como se estivesse voando) diante de uma tela esférica de 20 metros enquanto efeitos especiais – incluindo vento, névoa e aromas! Compre o ingresso para Flyover aqui

3 – Museu Perlan

Essa atração é muito legal pois você consegue ter uma visão geral da Islândia através de uma exposição interativa. Conheça a história de vulcões, entre no planetário para ver a aurora boreal e descubra a fauna islandesa! Compre aqui o ingresso para Museu Perlan

4 – Museus em Reykjavík

Existem vários museus na cidade e se você deseja visitá-los, recomendo pegar o Reykjavík City Card. Esse cartão de dá entrada a várias atrações e uso ilimitado aos ônibus!

reykjavik city card vale a pena
reykjavik city card

Estes são os museus que recomendo visitar:

Museu nacional da Islândia: a exposição conta objetos da época da colonização do país até hoje, contando toda a história dos primeiros habitantes da ilha com estudos antropológicos e arqueológicos. Também conta com exposição de fotografias do século XX, outras coleções temporárias e uma lojinha de presentes e livros.

Galeria Nacional: obras de todas as épocas e estilos com muita coisa abstrata. O ingresso permite a visita a outras duas galerias próximas

Museu Saga: esse local utiliza vários bonecos de cera dentro de cenários bem construídos para ambientar a época dos primeiros povos que habitaram a Ilha. Lembra um pouco o Museu Viking de York na Inglaterra. Possui uma lojinha e oferece áudio guia (não tem em português)

Museu Falológico Islandês: esse é um museu bem diferente kkkk Conta com mais de 200 pênis e partes penianas de quase todos os mamíferos terrestres e marinhos islandeses.

Tours na Islândia a partir de Reykjavík

Reykjavík é o ponto principal para fazer excursões pela Islândia, já que muitas empresas estão baseadas aqui. Essa é uma ótima opção para quem viaja sozinha ou não deseja dirigir no país.

tours na islandia cachoeiras
Tours na Islândia

Estas são as excursões com melhor custo benefício e com ótimos reviews:

🚌 Excursão Círculo Dourado: a rota de 300 quilômetros com as três atrações naturais mais populares da Islândia: o Parque Nacional Thingvellir, a área geotérmica de Geysir e a cachoeira Gullfoss. Também inclui a cratera Kerid e Secret Lagoon

🚌 Excursão com cachoeiras no sul da ilha: cachoeiras e a visita a famosa praia negra e à geleira!

🚌 Excursão de 2 dias especial: com cachoeiras Seljanlandsfoss e Skogafoss, Geleira Jökulsárlón, Diamond Beach com os icebergs! Acredito que as excursões de mais dias são menos cansativas e você aproveita melhor

🚌 Excursão Snæfellsnes Peninsula: um dos lugares mais incríveis da Islândia com a cachoeira Kirkjufell, praia Djúpalónssandur e Arnarstapi! Esse foi um dos lugares que mais gostei! Veja no vídeo abaixo

Gostou destas dicas de o que fazer em Reykjavik e roteiro?

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here