8 coisas para saber antes da sua viagem para a Islândia

0
59

Está planejando uma viagem para a Islândia? Fico feliz em dizer que você chegou ao lugar certo pois eu separei 8 coisas para saber antes de fazer uma viagem para a Islândia, a Terra do Gelo e do Fogo!

A Islândia é um país fascinante, cheio de contrastes naturais que vão desde glaciares a vulcões. Neste artigo falo sobre atrações, aluguel de carro, valores de hoteis e comidas, como ver a aurora boreal, o que vestir no frio da Islândia, comidas e lista de hoteis que fiquei hospedada.

Eu tive a oportunidade de visitar esse paraíso nórdico e reuni as dicas essenciais para que você possa planejar sua viagem para a Islândia com tranquilidade. E o melhor, aproveitar ao máximo a sua aventura!

8 coisas para saber antes da sua viagem para a Islândia

1 – Tudo é muito longe!

A Islândia é conhecida por sua beleza natural única, mas também por sua geografia desafiadora e custos que podem surpreender os desavisados. Para começar, é importante lembrar que na Islândia tudo fica muito longe. As atrações podem estar a muitos quilômetros de distância umas das outras, o que torna essencial um roteiro bem planejado.

8 coisas para saber antes da sua viagem para a Islândia
8 coisas para saber antes da sua viagem para a Islandia

Olhando no mapa ela não parece tão grande, mas aí quando você chega lá e começa a dirigir, percebe que são muitos km para percorrer. Ter um mapa em mãos, digo no celular, e planejar sua logística de deslocamento é fundamental para evitar dias muito longos na estrada.

Dirigir na Islândia é uma experiência única, mas é necessário estar ciente das condições adversas. O vento e o estado das estradas podem ser desafiadores, então é importante verificar todas as informações no site do governo para garantir sua segurança. Ele se chama safetravels.is e é uma ferramenta valiosa que pode facilitar muito o seu planejamento, fornecendo informações sobre as condições das estradas e do tempo. ISSO É EXTREMAMENTE IMPORTANTE! Você precisa ficar de olho nas condições para saber se as estradas estarão abertas ou não.

No vídeo abaixo falo mais coisas que você precisa saber antes de uma viagem para a Islândia


2 – A comida é surpreendente!

Eu realmente me surpreendi com a qualidade e o sabor da culinária islandesa. Os pratos são deliciosos, mas prepare-se para gastar um pouco mais.Se estiver em um orçamento limitado, experimente o famoso cachorro-quente islandês, que custa cerca de 4 euros.

No entanto, refeições em restaurantes podem custar a partir de 20 euros, e as bebidas alcoólicas são caras devido às altas taxas de impostos. Essas taxas são uma alternativa do governo para diminuir o consumo de álcool no país. Se você aprecia uma bebida, minha dica é fazer suas compras no duty-free.

bebida na islandia quanto custa
O álcool possui altas taxas de impostos na Islândia

O jantar é a refeição mais cara em uma viagem para a Islândia, principalmente dentro dos hotéis, e muitas vezes é a única opção já que você estará em cidades pequenas ou com poquissímas coisas abertas. O valor sobre para 40 euros por pessoa, sendo que pode ser mais, maaas a qualidade é realmente excelente. Não nos arrependemos.

Muitas vezes o café da manhã não está incluso na diária do hotel e ele pode custar entre 15 a 20 euros. Nesse caso, sugiro comer bastante pois nem sempre tem uma parada para o almoço dependendo a região que você irá visitar e à distância entre as atrações. Comer um café da manhã mais reforçado pode ajudar a economizar!

Se você acompanhar a playlist de vídeos, verá os preços para cada refeição.

comida na islandia dicas
Comida na Islândia

3 – Prepare o bolso para a hospedagem!

Os hotéis na Islândia podem ser caros, com diárias variando de 50 a 280 euros, dependendo da localização e do nível de conforto. Às vezes vale a pena pegar um hotel próximo ao aeroporto se o seu voo é cedo ou se chegará muito cansado, como foi o nosso caso! Ficamos neste Hotel Berg, achamos fabuloso!

piscina aquecida hotel berg islandia
Piscina aquecida no segundo andar do hotel Berg

Outro detalhe que vale a pena conferir, é verificar se o sua acomodação tem vista para as montanhas e aurora boreal, pois devido ao frio e ao vento, a melhor opção para apreciar esse fenômeno da natureza é do conforto da janela de um hotel. Claro que você pode pegar o carro e ir caçar a aurora, mas te digo que foi muito emocionante vê-la de dentro do hotel kkkkk

Outra dica é sempre verificar se o café da manhã está incluso na diária, pois lá é comum ele ser cobrado à parte.

Para aqueles que desejam economizar ainda mais e vivenciar a Islândia de forma única, alugar uma campervan é uma opção popular, pois você pode dormir no próprio veículo de viagem. No entanto, no inverno, o frio intenso pode tornar a experiência inviável, por isso eu acho essa uma alternativa mais viável para as estações mais “quentes” entre os meses de junho a agosto.

Lista de hotéis da minha viagem para a Islândia para 2 pessoas em março de 2023. Esses valores podem várias conforme a época (clique no nome para mais detalhes):

Você pode clicar na página para ver o mapa e ver os hoteis próximos a estes que fiquei (caso não haja vagas ou não caiba no orçamento). Como era comemoração de casamento, optamos por lugares melhores.

4 – Ver a Aurora Boreal pode ser um desafio

Ver a Aurora Boreal na Islândia é uma experiência verdadeiramente mágica, mas vale ressaltar que não é tão simples quanto parece. É necessário treinar o olhar e contar com algumas ferramentas úteis.

Uma delas é o aplicativo My Aurora Forecast & Alerts, um aliado importante que indica o índice de probabilidade de avistamento da Aurora Boreal durante sua estadia. Esse aplicativo fornece atualizações diárias e semanais, sendo recomendável focar em índices acima de 30% para aumentar suas chances. No entanto, a presença de nuvens no céu pode atrapalhar a visão desse espetáculo, então um céu claro é fundamental.

aurora boreal viagem islandia
Aurora Boreal na Islândia

O período ideal para presenciar a Aurora Boreal vai de novembro ao início de abril, quando as noites são mais escuras e a probabilidade de avistamento é mais alta. É importante destacar que quanto mais ao norte do globo você estiver, menos horas de luz natural haverá na região, tornando as chances de ver a Aurora ainda maiores. Se você deveja muito vê-la, programe a sua viagem para a Islândia nestes meses.



Capturar esse fenômeno em fotos ou vídeos também é um desafio. Uma câmera de alta qualidade é essencial, e em muitos casos, a utilização de um tripé se faz necessária. Isso ocorre porque você precisará manter o obturador da câmera aberto por mais tempo para permitir a entrada de mais luz e obter imagens de qualidade da Aurora Boreal. Portanto, esteja preparado para ajustar suas configurações e tenha paciência para capturar esse espetáculo da natureza da melhor forma possível. Eu levei o celular e deixei a GoPro no modo noturno para capturar as imagens deste artigo!

A foto acima foi capturada de dentro do meu quartono hotel Fosshotel Nupar. Decidimos pagar mais caro para poder ver isso direto da janela e não precisar caçar a aurora no frio!

5 – Encante-se pelas belezas naturais da Islândia!

Se você, assim como eu, é apaixonado por belezas naturais, vai amar cada cantinho da Islândia. E a melhor parte, muitas dessas maravilhas são gratuitas para desfrutar, mas é importante estar ciente de alguns detalhes que podem ajudar a tornar sua viagem mais conveniente.

Golden Circle

O Golden Circle é um itinerário comum entre os turistas e você pode explorá-lo em um único dia. Incluindo paradas em lugares como Geyser, a cachoeira Gullfoss e até mesmo a oportunidade de conhecer os icônicos cavalos islandeses. Veja o vídeo completo

Ainda dentro dele, você precisa conhecer o Parque Thingvellir. Além de sua beleza natural, esse local possui uma história fascinante, abrigando o parlamento mais antigo do mundo, onde as decisões eram tomadas entre as pedras pelos vikings. Esse circuito é essencial em qualquer viagem para a Islândia.

Você pode conferir este tour Golden Circle saindo de Reykjavik

golden circle na islandia
Golden Circle na Islândia

Parque Nacional Skaftafell

Outro destino imperdível é o Parque Nacional Skaftafell, onde está localizada a famosa cachoeira Svartifoss. Para alcançá-la, é necessário trilhar por paisagens de tirar o fôlego. Planeje-se com antecedência, especialmente se você deseja explorar atrações mais remotas, como vulcões e cavernas de gelo, que muitas vezes exigem trilhas.

Cavernas de gelo

As cavernas de gelo na Islândia são um espetáculo da natureza que você pode testemunhar entre novembro e março. A geleira Vatnajokull, a maior da Europa, oferece uma visão única dessas maravilhas em constante transformação.

Lembre-se de que as cavernas de gelo estão sempre mudando, então cada visita é única. É importante ressaltar que para uma visita com segurança, a melhor opção é ir acompanhado por um guia especializado para garantir uma experiência segura e enriquecedora. Vale muito a pena incluir na sua viagem para a Islândia! Veja o vídeo completo sobre essa experiência.

Existem algumas agências que fazem esse tour em um dia, é uma viagem que inclui a geleira e caminhada dentro das cavernas de gelo: tour dia inteiro à lagoa glaciar Jökulsárlón

ice cave islandia quando visitar
Visitar uma caverna de gelo na Islândia é incrível!

Praia Vik

Reynisfjara, também conhecida como Praia de Vik, é uma praia de areia preta localizada na costa sul da Islândia, perto da pequena cidade de Vík. A praia é conhecida por suas impressionantes formações de pedras basálticas, colunas que se elevam da areia, e também por seus dois rochedos emergindo do Oceano Atlântico.

Reynisfjara é um lugar especial no final da tarde, quando os raios de sol emanam cores quentes arrebatadoras. Você sabia que as suas ondas são muito perigosas e arrastam turistas desavisados para o mar? TOME CUIDADO! Muitos turistas desrespeitam a sinalização existente e ignoram os riscos. Por isso, é importante adotar uma postura defensiva e não se colocar em perigo!

Como fica no sul da ilha, você pode adicionar facilmente no seu roteiro em qualquer viagem para a Islândia. Veja o vídeo completo

praia areia preta islandia
Praia Vik, a famosa praia de areia preta da Islandia

Vila Viking

Se você sempre teve curiosidade de saber como eram as casas vikings assim como todo o passado islandês, a Vila Viking é parada obrigatória. Originalmente projetada como um set de filmagem e posteriormente abandonada, essa vila oferece uma visão da vida na época dos vikings.

É uma viagem longa até lá já que está no extremo leste da ilha. Neste caso, recomendo se você vai fazer uma viagem para a Islândia que vá para o norte também, fazendo um círculo. Essa parada também fornece uma vista incrível para a península Stokksnes onde fica a montanha Vestrahorn. Em dias limpos, a água forma um espelho incrível da paisagem. Veja o vídeo completo da vila viking

vila viking islandia
Vila Viking perto de Vestrahorn

Península de Snaefellsnes

Essa península é considerada uma “mini Islândia” já que você verá muita coisa em um dia como vulcão, praia de areia preta, animais, pontes de pedra e muito mais. Um lugar apaixonante que oferece paisagens incríveis, incluindo a cachoeira Kirkjufellsfoss que estava congelada quando fui e este morro Kirkjufell que já foi um vulcão!

Você também pode explorar a Igreja Budakirkja, toda pintada de preto! Indispensável em uma viagem para a Islândia! Veja o vídeo completo da penísula

igreja preta islandia dicas viagem para islandia
A famosa Budakirka, a igreja preta da Islandia

Termas Islandesas

E para uma experiência relaxante, não deixe de visitar as famosas termas islandesas espalhadas por toda a ilha como Lake Mývatn Nature Baths, The Secret Lagoon e Landmannalaugar.

A mais famosa é a Blue Lagoon, próxima ao aeroporto e pode ser uma ótima maneira de encerrar sua viagem, proporcionando relaxamento e bem-estar antes de partir com suas águas com temperaturas que variam entre 37°C e 40°C.

É uma das atrações turísticas mais visitadas do país, com mais de um milhão de visitantes por ano. A água da lagoa é rica em minerais, como sílica e enxofre, e é conhecida por suas propriedades terapêuticas para a pele. A Laguna Azul oferece uma variedade de serviços, incluindo massagens e tratamentos de beleza. Precisa colocar no seu roteiro na Islândia!!

terma na islandia blue lagoon
A famosa Blue Lagoon na Islândia

A capital Reykjavik

Se você deseja mergulhar na história e cultura islandesas, a capital Reykjavik abriga diversos museus que valem a pena explorar. Aqui também tem uma vasta seleção de hotéis e restaurantes e provavelmente a base da sua viagem para a Islândia.

Veja todas as dicas, informações sobre a cidade e roteiro no artigo O que fazer em Reykjavik

sun voyager atracoes em reykjavik
Escultura Sun Voyager em Reykjavik


6 – Vale a pena alugar um carro?

Em uma viagem para a Islândia, a decisão de alugar um carro depende de vários fatores, incluindo seu itinerário, o número de pessoas em sua viagem e suas preferências pessoais. Se estiver viajando sozinho, pode ser vantajoso considerar a participação em excursões organizadas como os links que já deixei aqui. Assim, você terá a oportunidade de explorar as principais atrações com a comodidade de um guia experiente.

dirigir na islandia como abastecer gasolina
Como abastercer na Islândia

Agora, se você estiver viajando com um grupo de pessoas, alugar um carro pode ser uma escolha econômica e flexível para a sua viagem para a Islândia. Para economizar, escolha um veículo que tenha baixo consumo de combustível, pois o custo do combustível na Islândia não é dos mais baratos. Esteja ciente de que alguns veículos usam gasolina, enquanto outros usam diesel, portanto, verifique o tipo de combustível que seu carro requer.

Eu utilizei o meu cartão de débito internacional da Wise para pagar o combustível e outras contas e não tive problema. Recomendo fortemente que você faça um e recebe na sua casa no Brasil antes da sua viagem! Veja como funciona o Cartão Wise na Europa

Com a conta Wise você poderá receber dinheiro de vários países e utilizar o cartão para viajar na Europa toda! O cartão de débito internacional da Wise é gratuito e funciona em mais de 160 países!

Crie a sua conta Wise agora

Lembre-se de abastecer sempre que encontrar um posto de gasolina, pois há trechos de estrada que podem levar horas para você encontrar outro. Além disso, esteja ciente de que, devido à ausência de acostamentos nas estradas, você só pode estacionar em locais designados para estacionamento. Respeitar essa regra é essencial para manter a segurança e evitar multas.

Se optar por alugar um carro em uma viagem para a Islândia, planeje um itinerário que abranja a beleza da Islândia de forma meio circular, explorando tanto a capital, Reykjavik, quanto as regiões remotas. Certifique-se de verificar as condições climáticas antes de iniciar sua jornada, usando aplicativos como o Road.is e o Safe Travel Iceland. A Islândia é conhecida por suas mudanças climáticas rápidas, e a segurança é primordial.

>>>> Faça cotação de aluguel de carro na Islândia aqui.

alugar carro na islandia dicas
Aluguel de carro na Islândia

Outro aspecto fundamental é garantir que você tenha um seguro adequado para sua viagem para a Islândia. Acidentes ou imprevistos podem ocorrer, e o seguro proporcionará tranquilidade durante sua aventura. Pegue o seguro que protege de tudo como portas arrancadas pelo vento, tempestade de areia, granizo… A Islândia não é para amadores gente!

No meu artigo Dirigir na Islândia: Guia Completo para sua viagem de carro eu falo mais sobre essa experiência.

7 – Internet na Islândia

Ficar conectado à internet durante sua viagem para a Islândia é fundamental, especialmente se você deseja acessar mapas, informações atualizadas sobre as condições das estradas e compartilhar suas aventuras com amigos e familiares. Existem várias opções disponíveis para garantir que você tenha acesso à internet de qualidade durante sua estadia.

Eu recomento você usar o eSIM da Holafly. Eu utilizei em minha viagem para a Islândia e não fiquei nenhum momento sem acesso à internet. Tudo o que você precisa fazer é instalar o aplicativo no seu celular antes de sua viagem e, ao chegar ao destino, você pode ativar o pacote de dados de acordo com suas necessidades.

Holafly eSIM como funciona confiavel
Holafly eSIM como funciona confiavel

Uma das vantagens desse sistema é que ele automaticamente seleciona a operadora com o melhor sinal no local, garantindo que você tenha a melhor cobertura de internet disponível em cada região visitada. Veja como funciona o eSIM

8 – Como enfrentar o frio

A Islândia é conhecida por suas temperaturas baixas, mesmo durante o verão, e o frio pode ser um desafio para os viajantes. Para aproveitar ao máximo sua viagem para a Islândia é essencial estar bem preparado, especialmente no que diz respeito às roupas que você escolherá usar.

roteiro viagem islandia carro
Kirkjufell e a cachoeira congelada

Minha dica é investir em roupas térmicas de qualidade que realmente aqueçam. Você pode encontrar uma variedade de roupas térmicas em lojas especializadas, como a Decathlon, que oferece uma seção dedicada a roupas esportivas para o frio. Procure por peças de roupa confeccionadas em materiais como lã de merino, que é conhecida por sua capacidade de reter o calor de forma eficaz, além de ser resistente a alergias. Outra marca que recomendo é a Mountain Warehouse.

Além das roupas térmicas, calças impermeáveis e corta-vento são essenciais para proteger-se das intempéries islandesas. Essas camadas adicionais ajudam a manter o calor corporal, ao mesmo tempo em que proporcionam proteção contra chuva e vento, que podem ser comuns na Islândia.

viagem para islandia dicas roteiro
Tivemos conexão em todo lugar da Islândia com a Holafly

Tenho certeza que com essas 8 dicas a sua viagem para a Islândia será muito mais divertida e tranquila. Não esquece de me marcar lá no Instagram quando for postar as fotos da sua viagem (eu vou amar dar uma espiada).

Para conteúdos com dicas de viagens, roteiros e muito mais acesse meu canal do YouTube e confira toda a minha série de vídeos sobre a Islândia.

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here