Chá na Inglaterra: como Portugal criou a tradição do chá das 5 inglês

0
239

A tradição de tomar chá na Inglaterra não surgiu em solo inglês! Os britânicos são famosos pelo seu chá das 5 e é impossível não imaginar um inglês sem uma xícara de chá com leite. Tomar chá é uma tradição inglesa e que está enraizada na sua cultura há alguns séculos, mas pouca gente sabe que esse costume surgiu por causa de uma portuguesa. Vem que hoje artigo e o vídeo são cheios de curiosidades inglesas!

Como surgiu a tradição do chá na Inglaterra

A portuguesa que levou o costume do chá para a Inglaterra

Tudo começa em 1662 quando Catarina de Bragança, filha do rei João 4 de Portugal, ganha a mão do rei Charles II para se tornar a rainha da Inglaterra, Escócia e Irlanda. Essa união entre Portugal e Inglaterra foi possível devido aos dotes de Catarina que incluía dinheiro, tesouros, temperos, peças em porcelana e os portos de Tânger em Marrocos e Mumbai na Índia.

O chá era muito popular entre a aristocracia portuguesa por causa da rota comercial do país com a China através da colônia em Macau. Quando Catarina chegou na Inglaterra percebeu que o chá era consumido apenas como remédio e era muito caro, mas por sorte ela tinha levado muitas folhas de chá na mala. Então ela continuou com o chá na sua rotina e as outras mulheres da corte inglesa passaram a copiar esse costume para tentar se aproximar da rainha.

portuguesa cha na inglaterra catarina de braganca
Catarina de Bragança levou o chá para a Inglaterra

Como o chá era muito caro devido aos impostos, o chá era bebido apenas pelas pessoas da corte. Mas como vocês sabem, pessoas comuns sempre tentam imitar pessoas famosas até hoje. Assim, a aristocracia inglesa começou a imitar o ritual chinês do chá e tomar pequenas quantidades. Passaram a usar as xícaras, pires, bules chineses que eram muito bonitos e em porcelana, um material caro que os europeus não tinham tanto acesso justamente por vir do outro lado do mundo. Os ingleses se beneficiaram desse casamento com Portugal por já ter essa rota de comércio com a china.

No vídeo abaixo conto mais curiosidades da tradição do chá na Inglaterra, clique para assistir:

Outras contribuições de Catarina

Além do chá e das porcelanas, Catarina também levou a marmelada e geléia de laranja, uma fruta que não era facilmente encontrada na Inglaterra. Também levou o tabaco e o uso da faca nas refeições. Até esse momento, a aristocracia inglesa comia com os dedos, algo que chocou-a! Ela ensinou a corte a cortar a carne em pequenos espaços e a utilizar a colher para pudins e molhos.

Ainda existe uma suposição que a palavra tea veio das caixas de chá de Catarina que estavam identificadas como TEA: Transporte de Ervas Aromáticas. No entanto, eu acredito que tem mais a ver com as pronúncias do caractere chinês para chá 茶. Uma pronúncia é te que vem da palavra malaia para a bebida, usada pelo Dialeto Min em Amoy. Outra pronúncia é usada em mandarim que soa como cha e significa ‘apanhar, colher’.


Chá na Inglaterra

Então Catarina não influenciou somente o custome de beber chá, mas também de fazer essa cerimônia do chá com porcelanas decoradas e requintadas. Esse hábito foi associada à riqueza, pois a população mais humilde não tinha acesso ao chá e usavam xícaras de barro. Com o decorrer dos anos e rotas comerciais facilitaram e baratearam o chá.

No mercado você encontra diversas marcas de chá mais acessíveis como Yorkshire Tea, Twinings, Tetley e em algumas lojas você pode criar o seu próprio chá misturando as folhas que desejar na Harrods por exemplo. Aliás, as embalagens da Harrods e Fortnum e Mason são maravilhosas, veja aqui no Compras em Londres: guia de lojas e ruas

costume ingles tomar cha como surgiu
Tomar chá virou tradição na Inglaterra

Afternoon tea: o famoso chá das cinco inglês

Atualmente você pode experimentar a tradição do “chá das 5” em vários hotéis de luxo, restaurantes e cafeterias. No entanto ele não é servido só as 5, mas normalmente entre 3:30 às 5 e é conhecido como afternoon tea que acompanha sanduíches, bolo e scones, tipo uma bolachinha, marmeladas, cremes de limão e manteiga com ervas. Ele normalmente é servido no mesas com cadeiras mais baixas no quintal e apreciado por mulheres. Ficou popular no século 19 por causa da duquesa de Bedford que passava fome entre o almoço e a janta ás 8 da noite haha

tomar cha na inglaterra cha das cinco
Afternoon tea é o famoso chá das 5 horas

Hoje você pode encontrar em vários lugares chiques em Londres como o Claridge’s que custa 60 libras ou 80 com champagne, no Ritz sai por 90!. Para meros mortais em outros lugares mais simples pode custar a partir de 20 libras na Bettys, uma das franquias mais famosas de York. No menuzinho acomapanha uma seleção de sanduíches, fatias de bolo e chá ou prosecco por exemplo.

Eu fui numa casa de chá onde moro em Stoke-on-Trent. Foi muito legal, o lugar é baseado na história de Alice no País das Maravilhas e as comidas eram bem gostosas. Essa experiência custou 20 libras por pessoa (no vídeo mostro tudo!).

como e cha na inglaterra afternoon tea high tea
Afternoon tea é servido em um suporte de 3 andares
casa de cha alice no pais das maravilhas
Casa de chá inspirada em Alice no País das Maravilhas

High tea para os trabalhadores

No entanto, a população trabalhadora não poderia parar no meio da tarde, apenas após o serviço. Então surgiu o high tea que acompanha comidas mais pesadas como tortas de carne e cebola, pratos com peixe, batatas e feijão, sanduíches com queijo e carne, muffins panquecas e omelete e servido das 5 as 7 da noite. A palavra high vem das mesas e cadeiras do interior da casa, ao contrário das mais confortáveis no quintal do chá da tarde, ou de high noon, algo como na noite. Ao contrário de muita gente pensa que high seria associado a high society.

Essas são as descrições de um chá na Inglaterra. Lembrando que pode mudar de país para país, especialmente onde os ingleses colonizaram como Austrália, Nova Zelândia e Canadá por exemplo.

Ah e aqui eles tem frase leite antes ou depois do chá que seria o nosso arroz por cima ou por baixo do feijão.

Mais artigos sobre a história da Inglaterra:

Gostou de saber sobre a tradição no chá na Inglaterra? Leia também 13 curiosidades da Inglaterra: hábitos e coisas estranhas

Salve no pinterest

Tradição tomar chá das 5 na Inglaterra
Tradição tomar chá das 5 na Inglaterra
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here