A “velha” York na Inglaterra: o que fazer e dicas

0
115

A “velha” York na Inglaterra tem muita história desde a ocupação romana, passando por vikings, anglo saxões, normandos e mais conflitos religiosos durante a Era Medieval. Todas essas influências são vistas nas ruas da cidade.
Confira mais no vídeo especial de York no canal e as dicas neste artigo de o que fazer em York na Inglaterra!

York na Inglaterra: dicas de viagem

Por que visitar York?

York foi fundada pelos romanos em 71 d.C. e até hoje é possível observar suas construções nas muralhas mais bem preservadas da Inglaterra. Seu nome vem de Jörvic devido às invasões vikings em 866 (o som de J vira I em várias línguas com origem nórdica e germânica).

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Além disso, York tem a maior catedral gótica do Norte da Europa e passou por vários conflitos como a Guerra dos Cem Anos, a Guerra das Duas Rosas e a reforma religiosa de Henrique VIII.

Aqui nasceu Guy Fawkes, o revolucionário que quase explodiu o parlamento no século 17 e hoje é um símbolo de protesto.

York é a cidade mais importante ao norte da Inglaterra e você pode combinar na mesma viagem o Castelo de Bamburgh e Edimburgo na Escócia

Veja mais dicas sobre York na Inglaterra no vídeo abaixo, clique para assistir que está fenomenal!

Como chegar em York na Inglaterra?

York está bem ao norte da Inglaterra a 325 km de Londres. Há trens que fazem o trajeto em 2 horas, mas os preços são mais carinhos. Confira no Trainline.
De carro demora 4h e 30 min e no caminho você pode passar por Cambridge e Notthingham. Para alugar um carro na Inglaterra, faça um orçamento pelo RentCars.

Dentro da cidade você andará a pé praticamente, sendo necessário pegar um ônibus caso escolha ma hospedagem mais distante.


o que fazer em york inglaterra
Centro histórico de York

Onde ficar em York na Inglaterra?

York tem vários hotéis e pousadas legais! Vale a pena ficar no centro pela facilidade em explorar a cidade. Se estiver de carro, isso não importa muito, porém para estacionar no centro é mais complicado e há estacionamentos pagos.

Confira as opções mais legais com ótimo custo benefício e bem localizados:

Se você está viajando em mais pessoas, pode alugar um quarto privado ou um apartamento pelo Airbnb. Usando este link você ganha até R$250 de desconto na primeira reserva!

O que fazer em York na Inglaterra

Estes são os principais pontos turísticos de York e que vale a pena visitar!

1 – Clifford’s Tower

Construída há mais de 9 séculos por Henrique II, a Torre de Clifford é a única sobrevivente do castelo de York. Nela aconteceram vários fatos históricos e também alguns horríveis como o massacre de 150 judeus em 1190, o pior acontecimento anti semita da Inglaterra.

cliffords tower castelo torre
Clifford’s Tower fazia parte do castelo

Vista de cima, parece um trevo de 4 folhas. É necessário comprar ingresso no site da English Heritage para visitar o seu interior, o qual conta com as paredes e uma escada para subir ao seu topo. Custa 5,90 o ingresso adulto.
Está aberta das 10 às 18h e fica na Tower Street.

Se você foi de carro até York, há algumas ruas paralelas para estacionar enquanto visita a cidade.

2 – The Shambles

Essa é uma rua incrível com prédios do século 14 no estilo enxaimel e repleta de lojas, cafés, restaurantes e outras atrações turísticas como a Loja que não deve ser nomeada (perfeita para amantes de Harry Potter!). The Shambles até ganhou o prêmio de Rua Mais Pitoresca do Reino Unido.

Antigamente haviam vários açougues aqui e nome faz referência como eles mostravam os produtos. Também não era uma rua agradável naquele tempo e muitos foras da lei se escondiam por aqui.

york inglaterra shambles
The Shambles já ganhou até Prêmio de rua mais Pitoresca do UK

Muitos prédios são bem tortinhos, o pavor dos perfeccionistas haha e tem uma parte muito estreita que é possível tocar os dois lados se estender os braços.
Aproveite para visitar as feirinhas ao lado das Shambles: comidas típicas de outros países, doces, artesanato e outros tipos de produtos.

shambles beco diagonal
The Shambles em York foi inspiração para o Beco Diagonal em Harry Potter

3 – York Minster

A catedral de York é a maior catedral gótica ao Norte da Europa e um ponto turístico que não pode ser deixado de lado na sua lista de o que fazer em York! É um destino popular há mais de mil anos e os visitantes apreciam seus vitrais trabalhados, assistem concertos, vão à missa e por aí vai.

Abre de segunda a sexta das 9 às 17h e domingos das 9 às 17:30h. É necessário pagar para visitar o seu interior (se quiser sem pagar vá durante a missa, mas não pode ficar rodeando e nem batendo foto).

Também é possível subir os 275 degraus até o topo da torre para ter uma vista incrível do rio Ouse cortando a cidade e participar de um tour guiado para aprender mais sobre a construção da catedral e seu papel durante as guerras.

4 – Guy Fawkes

Ao lado da Catedral fica a Igrejinha chamada The Belfry, onde o Guy Fawkes foi batizado. Ele nasceu em York e foi um revolucionário que participou da Conspiração da Pólvora, a qual roubou 36 barris de pólvora para explodir o Parlamento e matar o rei.



Foi torturado e morto junto a seus amigos em 5 de novembro de 1605, uma data lembrada até hoje na Bonfire Night, quando fazem fogueiras e soltam fogos de artifício em comemoração.

guy fawkes historia york
A morte de Guy Fawkes é comemorada todo ano

Fawkes é reconhecido atualmente por as máscaras com seu rosto, um símbolo de protesto, e usada pelo grupo de hackers Anonymous.
Do outro lado da Belfry tem um Guy Fawkes Inn, um hotel com quartos legais e decoração típica, onde supostamente Fawkes nasceu.

5 – Muralhas de York

Antigamente várias cidades possuiam muralhas para se proteger dos invasores e animais. Alguns trechos da muralha de York foram feitas pelos romanos, assim como alguns fortes, e outras são do século 13. Juntas formam a muralha mais bem preservada da Inglaterra e com maior extensão (3,4 km). Você pode passear por elas tranquilamente e ter vistas legais da cidade. Para fazer todo o trajeto demora 2 horas!

muralha mais extensa inglaterra
A Muralha de York é outro ponto turístico importante

6 – St. Mary’s Abbey

Em York estão as ruínas de uma das abadias católicas mais ricas da Inglaterra. Durante o reinado de Henrique VIII, houve a reforma religiosa no qual ele cortou relações com Roma e fundou a própria Igreja protestante, The Church of England.

Aí houve muitos conflitos com os católicos, especialmente em York, sem falar na dissolução dos monastérios como era o caso desta Abadia. Destruíram completamente, suas pedras foram utilizadas em outras construções e ainda roubaram vários artefatos do seu interior.

st marys abbey ruinas
St Mary’s Abbey já foi uma das mais importantes da Inglaterra

Não paga ingresso para visitar, pois fica dentro de um parque público.

Outra abadia em ruínas que visitei foi a Tintern Abbey no País de Gales.

7 – Yorkshire Museum

Praticamente ao lado da Abbey, este museu tem vários artefatos históricos locais desde a época dos romanos, passando pelos vikings e a Idade Média. Uma coleção que abrange biologia, geologia, arqueologia e astronomia e várias coisas interativas para crianças. Infelizmente está fechado por causa do coronavírus.

Curiosidade: em frente ao prédio há várias rosas brancas que são o símbolo da cidade. Durante a Guerra das Duas Rosas, York entrou em conflito com a família Lancaster, cujo símbolo é a rosa vermelha.

Nesse mesmo parque fica o Yorshire Museum Gardens que possui uma exposição de fósseis e plantas (árvores, arbustos, etc).

8 – Jörvic Viking Centre

Uma das atrações mais populares da cidade e diferentes que eu já fui! Você entra dentro de um bondinho com uma tela e áudio que vai contando curiosidades e fatos sobre a vida viking em York. O passeio dura em torno de 20 minutos e todos os bonecos se mexem e emitem sons, desde os humanos, porquinhos e até os ratinhos.

centro viking jorvik historia
O bondinho passa por diversos cenários com manequins que se mexem

É uma forma muito legal de aprender e com certeza as crianças irão gostar (talvez as menores não gostem por ser meio escuro). Os funcionários se vestem à carater e é possível que antes do coronavírus eles interagissem mais com os visitantes. Acredito que tinha versão do áudio em português.

Na primeira parte há uma excavação de uma parte antiga da cidade, datada há mais de mil anos atrás, que revela como eram construídas as bases das casas, vestígios de utensílios e até a alimentação dos vikings. Por falar nisso, aqui está conservado o maior “cocozão” fossilizado dessa época hahaha

exposicao vida viking inglaterra
Exposição Viking em York

O museu está localizado dentro do Coopergate Shopping Centre e ao lado há um estacionamento pago para deixar o seu carro. Compre aqui seu ingresso para o Jörvic Viking Centre.

9 – Bettys’s Tea Rooms

Tomar chá acompanhado de ótimos bolinhos e doces é uma experiência bem inglesa que você poderia experimentar neste Café. É um lugar bem estiloso com preço justo e super tradicional na cidade.

bettys cafe bakers
Confeitaria Betty’s reúne doces e histórias da Segunda Guerra

Se você visitar a unidade da St Helen’s Square, poderá ver um espelho, em frente aos banheiros, que possui mais de 600 assinaturas de soldados durante a Segunda Guerra Mundial. Este café foi utilizado como sala de operações para o esquadrão de bombas canadense e abrigou combatentes do Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. Vários veteranos retornam ao café todos os anos e são reconhecidos pelos serviços prestados.

10 – Pubs em Stonegate

Nesta rua há diversos pubs do século 17 e bem tradicionais, sem falar na decoração medieval e alguns fatos interessantes como escadas meio tortas, se abaixar para não bater a cabeça no teto em certas passagens e por aí vai haha

dicas york na inglaterra stonegate pubs
A rua Stonegate é charmosa e cheia de Pubs

Eu visitei o The House of Trembling Madness que oferece uma gama completa em cervejas e snacks bem acessíveis. Só cuidado para não beber demais e passar mal que nem eu hahaha Outro pub recomendado é o Ye Olde Starre Inne.

11 – The National Railway Museum

Uma atração perfeita para quem ama locomotivas! Neste museu há mais de um milhão de objetos diferentes relacionados à história dos trens, e claro, algumas locomotivas como o único Trem Bala Japonês fora do Japão. Também há algumas atividas divertidas para crianças, veja o site oficial.

12 – Tour de barco nos rios Ouse e Foss

Se o dia estiver quente e muito bonito, pode aproveitar para conhecer alguns trechos da cidade de barco. São vários passeios diferentes com tour guiado para você aprender mais sobre York. Reserve o seu passeio de barco em York aqui.

York tem cantinhos super fotogênicos

13 – Tour macabro

Em York é possível fazer um tour sobre fantasmas! A Original Ghost Walk of York foi criada em 1973 e os guias estão à carater, vestidos com roupas antigas e interpretam personagens. Ao caminhar pela cidade, por ruelas e prédios supostamente assombrados, contam detalhes históricos e muitas curiosidades…e claro, tudo à noite!

14 – York Maze

O maior labirinto da Europa fica afastado da cidade e possui várias atrações como o Labirinto das Ilusões, golf maluco, pista de obstáculos e alguns eventos em diferentes épocas do ano. O York Maze fica na Elvington Lane no Dunnington Lodge.

cafes charmosos na inglaterra
Cafés em York

Roteiro em York 2 dias

Se você vai ficar no mínimo 2 dias e deseja visitar quase todas as atrações, pode valer a pena comprar o York Pass que inclui diversas atrações:

  • York Minster
  • Museu Militar de York
  • Ônibus turístico de York
  • Masmorras de York (York Dungeon)
  • Cruzeiro por York
  • Centro Viking JORVIK
  • Barley Hall
  • Museu dos banhos romanos
  • Sala dos Comerciantes (Merchant Adventurers’ Hall)
arquitetura inglesa yorkshire
Vários tipos de arquitetura em York

Meu roteiro recomendado para York na Inglaterra:

  • Dia 1: Centro histórico, Shambles, Catedral, Abbey, Clifford Tower e pub em Stonegate
  • Dia 2: Jörvic Centre, Muralhas de York, Bettys’s Tea Rooms e tour macabro

Gostou desse post com dicas e o que fazer em York na Inglaterra?

Salve no Pinterest

14 coisas para fazer em York na Inglaterra
14 coisas para fazer em York na Inglaterra
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
CONTA BANCÁRIA NA EUROPA
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here