O que fazer em Manchester na Inglaterra? Apenas um dia não é suficiente para ver todas as atrações, é uma cidade vibrante com vários bairros diferentes. É considerada a segunda maior cidade do Reino Unido, grande parte devido as inúmeras fábricas que se instalaram aqui a partir da Revolução Industrial. Não é a toa que foi a primeira cidade industrializada do mundo e seu símbolo é uma abelhinha trabalhadora.
Manchester também é conhecida como cidade do futebol por abrigar dois times e seus respectivos estádios: o Manchester United e o Manchester City. Ah e claro ainda tem o Museu Nacional do Futebol! Confira o vídeo que gravamos na cidade com nosso roteiro em Manchester.
O que fazer em Manchester na Inglaterra
Índice do Artigo
Além dos estádios e museus gratuitos, Manchester conta com diversos bares e restaurantes legais descolados. Eu considero a cidade como uma mini São Paulo. A cidade também foi berço de várias bandas internacionalmente conhecidas como The Smiths, Joy Division, Bee Gees e Oasis.
Caso deseje explorar os estádios e os museus, recomendo um roteiro em Manchester de 3 dias. Se não, acredito que 2 dias seja suficiente para cobrir as principais atrações.
Como eu moro na Inglaterra, eu fiz um bate e volta para Manchester pois moro apenas 1 hora de distância e conheci várias atrações num dia só. Assista ao vídeo de o que fazer em Manchester, clique para assistir.
Roteiro em Manchester de 1, 2 e 3 dias
- Dia 1: Northern Quarter, Albert Square, Gay village e Quays com visita externa ao Old Trafford (como no vídeo)
- Dia 2: Catedral, Shambles Square, Museu do Futebol, John Rylands Library
- Dia 3: Um dos estádios e um museu no centro da cidade
Transporte na cidade
A maioria das atrações turísticas de Manchester estão bem próximas umas às outras e você poderá visitá-las tranquilaente a pé. No entanto, existem TRÊS LINHAS GRÁTIS de ônibus na cidade! Isso mesmo, 3! Chamada de Metroshuttle, estes pequenos ônibus verdes e elétricos circulam entre as estações de trem e nos pontos turísticos de Manchester.
Veja a rota e os horários destes ônibus grátis no site oficial.
Como chegar em Manchester
Para quem está em Londres, vale muito a pena pegar um trem na estação London Euston até Manchester Piccadily. A viagem com o trem rápido demora apenas 2 horas, mas deve ser comprado com antecedência para evitar os preços abusivos de última hora. Também é possível ir de ônibus.
Não vale a pena alugar um carro e dirigir até Manchester, justamente porque é muito difícil estacionar dentro da cidade já que há poucas vagas e muitas ruas com parquímetro. Estacionar é uma das 8 Coisas que NÃO são de graça na Inglaterra.
Onde se hospedar em Manchester
O mais indicado é se hospedar próximo ao centro onde estão alguns pontos turísticos e você pode fazer tudo a pé, pode ir no bar e voltar caminhando tranquilamente. Reuni alguns hotéis bem legais e com ótimo custo benefício, confira:
- The Ainscow Hotel nota 8,7 $$$ bem avaliado e confortável
- the niu Loom nota 8,9 $$ conforto e estilo
- Jurys Inn Manchester City nota 8,8 $$ Centre $$ excelente custo benefício!!
- The Midland um dos hoteis mais tradionais e lindos nota 8,5 $$$
- Macdonald Manchester Hotel nota 8,3 $$$ hotel bem estiloso
- Hotel Football nota 9,2 $$$ perfeito para quem é fã do Manchester United
Pontos turísticos em Manchester
Organizei este guia de viagem de o que fazer em Manchester por atrações próximas. Então você pode segui-lo caminhando, sem ter que se locomover grandes distâncias. Enquanto estiver no centro, aproveite a linha grátis de ônibus que mencionei acima.
1 – Northern Quarter
Pertinho da Albert Square fica o Northern Quarter, um centrinho turístico com diversas lojas antigas, brechós, cafés, bares e galerias. Nem todos os prédios são bem cuidados, mas é o que dá o “tom alternativo” do lugar. Também fique de olho nos inúmeros grafittis gigantes e lindos!
Conheça o Paramount Books, um dos sebos mais importantes, e também o Afflecks, uma galeria de vários andares com lojas de roupas punk e góticas, itens de anime, vinis antigos e brechós de tudo quanto é tipo. Lembra muito a galeria da Liberdade em São Paulo.
Se você caminhar mais um pouquinho chegará no centro de Manchester onde há diversas lojas famosas para compras como Primark, M&S, Zara, TK Maxx…
2 – Catedral de Manchester
Esta catedral de Manchester começou a ser construída no século 15 e foi extendida durante os séculos seguintes com a adição de uma torre de 40 metros de altura Dentro dela é possível ver um pequeno anjo de pedra esculpido pelos anglos saxões durante o século 10. Infelizmente os vitrais não são originais devido a um bombardeio dos nazistas.
3 – Shambles Square
Shambles era o nome que davam a rua onde ficavam os açougues e onde os animais eram mortos e vendidos. Não era uma rua muito agradável, no entanto, agora é uma das atrações de o que fazer em Manchester (York também tem uma lindíssima).
Esta praça está localizada bem próxima à Catedral. O prédio mais antigo é o The Old Wellington Inn datado de 1552, o único sobrevivente no estilo Tudor que resistiu demolições da Era Vitoriana, aos bombardeios nazistas e também a bombas do IRA. Em 1998, vários prédios da praça foram desmontados e reconstruídos a 300 metros de distância em uma nova praça por causa da construção de um shopping.
4 – Museu Nacional do Futebol
Pertinho da Catedral ao norte, fica o Museu Nacional do Futebol. Para os fãs do futebol, este museu é indispensável desta lista de o que fazer em Manchester! A coleção conta com mais de 2500 objetos desde chuteiras, pinturas, bolas e uniformes dos times ingleses e também internacionais.
Há muitos displays interativos para você testar seu conhecimento em futebol e várias brincadeiras para curtir com os filhos.
Adquira seu ingresso para o Museu Nacional do Futebol aqui
5 – Gay Village
Eu amei caminhar por este bairro! Há muitos mas muuuitos bares e restaurantes legais, todos com a bandeira arco íris do lado de fora. Nós comemos um Fish and Chips bem gostoso no The Velvet Hotel na rua Canal Street. Recomendo muito. Veja Comidas Típicas da Inglaterra: 3 receitas diferentes para fazer em casa
Neste mesmo bairro fica o Memorial Alan Turing. Alan Turing é considerado o pai da computação e da inteligência artificial, pois desenvolveu vàrios mecanismos para decifrar os códigos alemães. Com essas mensagens decodificadas e interceptadas, os Aliados conseguiram vencer muitas batalhas, sem falar que as mensagens salvaram mais de 14 milhões de vida e encurturam a guerra em 2 anos.
Apesar de ser um herói da guerra, Turing foi punido por ser homossexual, recebeu castração química em 1952 e suicidou-se com cianeto em 1954. Hoje ele está presente nas novas notas de 50 libras esterlinas.
Uma parte da história dele foi retratada no filme O Jogo da Imitação de 2014.
6 – Chinatown
Ali pertinho na rua Falkner, você encontrará um grande portão decorado que marca a entrada para Chinatown, a segunda maior do Reino Unido. Aqui você encontrará diversos restaurantes, lojas, supermecados e jardins asiáticos.
Os asiáticos vieram para a cidade a partir da década de 60, quando o Reino Unido facilitou a imigração.
7 – Albert Square e Town Hall
Esse era um dos lugares que mais queria conhecer em Manchester! Trata-se da Albert Square, uma praça onde fica a prefeitura e um memorial em homenagem ao príncipe Albert, o marido da Rainha Vitória. Infelizmente eu nem consegui andar na praça pois está em reformas e toda cercada até pelo menos 2024. Está localizada na área mais ao sul da cidade, mas não muito distante, pode ir a pé tranquilamente.
De qualquer forma, consegui avistar um pouco do prédio da prefeitura, um dos maiores exemplos da arquitetura neo gótica da era vitoriana. A torre do relógio é o destaque e abriga 24 sinos, sendo Great Abel o maior com 8 toneladas! Os salões em seu interior são magníficos com diversas obras de arte e com paredes decoradas. Além disso, há vários murais pintados por Ford Madox Brown que contam a história da cidade.
Na praça acontece várias feirinhas, mas a principal mesmo ocorre durante o Natal quando fica toda iluminada.
8 – John Rylands Research Institute and Library
Pertinho da Town Hall está a John Rylands Library! Aberta ao público em 1900, a biblioteca foi fundada por Enriqueta e seu marido John Rylands. Em 1972 tornou-se parte da Universidade de Manchester e é a terceira maior biblioteca universitária do Reino Unido. Dá uma olhada se não parece um lugar digno de aparecer nos filmes do Harry Potter?
A coleção de livros e artigos históricos é enorme e inclui uma das cópias da Bíblia de Gutenberg, a qual foi produzida por um novo mecanismo de prensa que facilitou a produção de massa de livros e sua democratização. A coleção também conta com manuscrito medievais com iluminuras e também o Papyrus P52 tem a pretensão de ser o texto mais antigo existente do Novo Testamento.
A entrada é gratuita e você ainda pode descansar no café charmoso que tem ali!
9 – Estádio do Manchester United
O Manchester United é dos times mais tradicionais da Inglaterra e o segundo mais premiado na Champions League, perdendo apenas para o Liverpool (entre os times ingleses). Teve muitos jogadores incríveis como David Beckham e Cristiano Ronaldo.
Nós também visitamos o Anfield, o estádio do Liverpool! Veja O que fazer em Liverpool
O estádio de Old Trafford foi construído em 1909 e tem capacidade para quase 75 mil jogadores. Nós só o vimos por fora, mas já nos surpreendemos com a sua estrutura. A lojinha tem inúmeros itens do clube desde as camisetas oficiais, bolas, chuteiras até chaveiros, um mini estádio de lego e até secadores de cabelo personalizados.
Se você é fã, poderá fazer uma visita guiada ao estádio, conhecer o banco de reservas, nos vestiários, sala de imprensa e ainda visitar o museu oficial do clube onde estão expostas camisas históritas e troféus. Os horários dos tours ocorem de segunda a sábado às 10:30, 12h, 13:30, e 15:30 e aos domingos às 10:30, 13h e 14:30. Não há tours em dia de jogos e é possível fazer o tour com um guia multimídia em várias línguas. Reserve o seu tour guiado para o estádio do Manchester United!
10 – Estádio do Manchester City
Também é possível visitar o estádio rival do Manchester United, o Etihad Stadium, localizado do lado oposto da cidade.
O City é um dos clubes mais antigos e tradicionais da Inglaterra, passou a maior parte de sua história na Primeira Divisão do futebol inglês.
O tour guiado passa pelo estádio, vestiários, banco de reservas, pela academia de futebol com uma exposição interativa e no The Tunnel Club, uma área de onde é possível observar os jogadores entrando em campo bem à sua frente. O tour garante desconto na lojinha.
Os tours acontecem às 10h, 12:30 e 14:30 e podem ser em português. Reserve o seu tour guiado para o estádio Manchester City aqui.
11 – The Quays
Pertinho do museu do Manchester United fica a região The Quays, um lugar com prédios novos residenciais e comerciais bem cuidados! Um canal corta o bairro e você verá muitos locais praticando caiaque e stand up paddle nele. É bem gostoso passear por aqui e é um constrate total com o centro bagunçado e barulhento de Manchester.
Aqui também fica o Imperial War Museum North, um museu que retrata os conflitos do século 20 e 21 de forma interativa e com vários displays temáticos e em ordem cronológica. Esse museu faz parte de 5 museus de guerra que incluem 3 em Londres: Imperial War Museum, Churchill War Rooms e o navio HMS Belfast e um em Duxford, o IWM Duxford. A arquitetura do museu é linda e inovadora, lembrando um navio. Está aberto diariamente das 10 as 16h e a entrada é gratuita.
Um opção bem diferente no Quays é fazer um passeio de barco de 60 minutos por apenas 9 libras da Ponte Ferroviária de Stephenson de 1830, passando pela Ponte Ordsall Chord e em frente ao estádio do Mancherd United, os prédios da Media City até as Eclusas Hulme.
12 – Castlefield
Manchester foi fundada pelos romanos e era conhecida como Mancunium, o qual na tradução literal seria cume em forma de peito (a quinta série nunca acaba). Aqui estão localizadas diversas ruínas romanas como um forte e uma antiga muralha. É um lugar bem calmo e gostoso para caminhar e você pode chegar lá com a linha 2 do busão verdinho grátis.
13 – Museus em Manchester
Caso você tenha mais tempo pode visitar estes outros museus em Manchester, todos gratuitos!
Museum of Science and Industry: exposições interativas sobre transporte, comunicação, industra têxtil, computação e até aviões! O destaque é a réplica do primeiro computador moderno do Alan Turing
People’s History Museum: conta a história dos trabalhadores do Reino Unido durante a Revolução Industrial e seus direitos desde a formação de sindicatos, movimentos cooperativos e o sufrágio feminino.
Manchester Museum: uma coleção de itens de arqueologia, antropologia e história natural. Especial para quem adora fósseis de dinossauros e múmias do Egito.
Manchester Art Gallery: exposição enorme com mais de 25 mil objetos como pinturas, esculturas e objetos decorados em cerâmica, móveis e até armaduras. Além disso, o prédio é muito bonito e a entrada é gratuita. Fica na região de Chinatown, funciona de terça a domingo das 10 as 17h.
Outras cidades na Inglaterra para visitar
Chester: um dos lugares mais charmosos que visitei com inúmeras ruínas romanas!
York: considerada a cidade mais importante no norte da Inglaterra, York foi ocupada pelos vikings e conta com diversas atrações incríveis
Winchester: a primeira capital da Inglaterra tem um centro histórico maravilhoso
Cambridge: a cidade universitária com diversos canais e muita história!
Gostou destas dicas e o que fazer em Manchester? Comente
Obrigada pelas dicas! Amo seu blog e seu perfil no YouTube! 😃
obrigada Ciara!
Olá, Angie. Gostei muito das suas dicas e considerações. Estarei viajando para UK em setembro de 24. Gostaria de falar com você sobre nos acompanhar num passeio por Manchester.
Poderias entrar e contato comigo pelo whats app, por favor?
Sou de Porto Alegre e meu numero é +55 51 993134349
Te aguardo. Obrigada