15 coisas para fazer em Cambridge: dicas e roteiro

9
371

Há muita coisa legal para fazer em Cambridge na Inglaterra! Famosa pela sua universidade, Cambridge oferece diversas atrações lindas e bem culturais, desde passeios pelos canais, visita aos campi e também vários cafés bem fofos. O nome da cidade significa ponte sobre o rio Cam que corta a cidade.

Cambrige está 102 km ao norte de Londres e pode ser visitada em um bate e volta de trem, mas acredito que dormir na cidade seja a melhor opção para realmente aproveitá-la. Você consegue visitar quase todos os pontos turísticos a pé tranquilamente.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Confira 15 coisas para fazer em Cambridge e assista o vídeo!

O que fazer em Cambridge: dicas e roteiro

Quando visitar Cambridge?

Recomendo visitar na primavera ou verão (de abril a agosto) quando os dias são mais longos, quentes e tudo estará verdinho. Quando visitei em junho, estava tudo verdinho e clima super agradável. Não imagina que seria tão linda!

Cambridge combina com…

Como Cambridge fica ao norte de Londres, poderia continuar viagem até Manchester ou Liverpool. Também dá pra fazer Edimburgo na Escócia.

Leia também: 16 coisas para fazer em Bristol

roteiro em cambridge na inglaterra centro historico
Coloque Cambridge no seu roteiro pela Inglaterra!

Como chegar em Cambridge?

Para quem está em Londres, pode pegar um trem da estação King’s Cross ou ônibus da rodoviária Victoria até a estação central de Cambridge. Compre antecipado para pagar barato pelo app Trainline. Se está em mais pessoas, pode alugar um carro para pagar muito menos. Eu recomendo a RentCars, confira os preços.

De trem pode sair mais barato que ônibus, só escolher os horários fora de pico (off peak) e variam de 15 a 30 libras ida e volta. A viagem demora até 1h15min dependendo das paradas.


Os ônibus passam a cada hora, demora 2h30 min para chegar lá e varia de 20 a 50 libras ida e volta. O bus não para na estação e sim na Parkside Street, bem perto do centro.

lojinhas em cambridge
Lojas em frente ao King’s College

Onde ficar em Cambridge?

Durante a minha visita, ficamos em um Airbnb um pouco distante, mas que era muito barato. Usando este link para fazer seu cadastro, você ganha R$ 180 de desconto na sua primeira reserva! Caso queira ficar num lugar melhor localizado, recomendo estas outras opções de hospedagem em Cambridge:

  1. ibis Cambridge Central Station: bem localizado e franquia bem conhecida
  2. Arundel House Hotel: café da manhça incluso e ótimo custo benefício
  3. The Mill Suites: pousadinha charmosa perto do museu
  4. YHA Cambridge hostel bem avaliado

Roteiro em Cambridge com pontos turísticos principais

Listei as melhores atrações de o que fazer em Cambridge em 2 dias e fique de olho na previsão do tempo. Deixe para visitar o fundo das universidades num dia de sol, você não irá se arrepender!

  • Dia 1: Punting, Trinity College ou capela King’s College, Mathematical Bridge, Corpus Clock, Great St. Mary Church, The Backs e Lojinhas da Green Street
  • Dia 2: Fitzwilliam Museum, Jardim Botânico, Ponte dos Suspiros, Round church, Castle mound

Atenção: se você não quiser entrar nas universidades consegue fazer tudo deste roteiro em um dia, exceto o museu e o jardim.

O que fazer em Cambridge em 2 dias

Tem várias atrações turísticas para conhecer em Cambridge em um dia, porém 2 dias seria o ideal para aproveitar a viagem. Confira no vídeo abaixo mais detalhes e o que fazer em Cambridge.

1 – Punting – passeio de barco no rio Cam

Uma das coisas para fazer em Cambridge mais tradicionais é o passeio de gôndola chamado de Punting. Você mesmo pode alugar, mas aí vai ser só risadas pois precisa ter equilíbrio e habilidade para impulsiona o barco com o bastão haueahe Muitos estudantes viram “gondoleiros” para ajudar a pagar os gastos dos estudos. Esses barquinhos são chato e quadradinhos, ideais para rios rasos.

passeio de barco punting
Passeio de barco é chamado de Punting

Esse passeio é ideal para ver Cambridge de outra forma já que passa ao lado dos colégios da universidade, pela Ponte dos Suspiros e Ponte da Matemática.

As empresas que oferecem esse passeio estão abertas todos os dias até as 18h e você pode pesquisar os preços já que ficam uma ao lado da outra na Silver Street e na Magdalene Brigde. As excursões custam em torno de £20 por pessoa (descontos especiais para crianças, idosos e estudantes) e duram em torno de 45 minutos. No inverno oferecem cobertores dentro do barco ahahah Já o aluguel do barco custa £30 para 6 pessoas por 90 minutos.

Compre a excursão de punting online e evite filas

Universidade de Cambridge

A Universidade de Cambridge foi fundada em 1209, a segunda mais antiga da Inglaterra e é formada por 31 colleges, os “colégios” e possuem algumas divisões que são complicadas de entender haha A entrada é paga na maioria delas, então se a grana estiver apertada visite a Peterhouse (fundada em 1284), Caius College a Magdalene College, estas gratuitas.

A Universidade de Cambridge formou formou mais de vencedores do prêmio Nobel, 82 no total, do que qualquer outra universidade no mundo.

Se quiser saber mais sobre a universidade e a cidade, vale a pena fazer uma excursão guiada a pé com um local.

Você sabia? A Universidade de Cambridge possui uma certa rivalidade com a Universidade de Oxford! Tanto em prêmios Nobel, alunos famosos quanto nos esportes!



Confira o que fazer em Oxford

2 – Trinity College e Wren Library

Esse é um dos colégios mais importantes da universidade e foi fundado em 1546, até Isaac Newton e Francis Bacon passaram por aqui! Muitas várias mentes brilhantes ganhadores de prêmios Nobel estudaran na Trinity, 32 para ser exata. Não deixe de visitar a Wren Library que contêm vários manuscritos medievais e a Great Court (pode ser vista de graça através da Queen’s Gate na Trinity Lane).

  • Abre todos os dias das 10 às 16:30.
  • A Wren Library tem horário restrito das 12 às 14h e nos fins de semana das 10:30 às 12:30, entrada gratuita pela Queen’s Road.
  • Entrada custa 3 libras.
  • A macieira do Isaac Newton fica do outro lado na St John St.
Pátio do Trinity College
Pátio do Trinity College

3 – St. John’s College e Ponte dos Suspiros

Esse colégio foi fundado alguns anos antes em 1511, um dos mais antigos e tradicionais. Daqui saíram 10 prêmios Nobel. Ao lado do pátio da St. John’s College fica a Ponte dos Suspiros (Bridge of Sighs), uma construção emblemática do século 19 e que foi inspirada na ponte homônima de Veneza.

  • Está aberta das 10h às 15:30 e de março a outubro até às 16h e entre 14 a 28 Junho está fechada.
  • A entrada é pela Great Gate na St John’s St e o ingresso custa £10.
ponte dos suspiros st john college
Ponte dos Suspiros na St. Johns’ College

4 – King’s College e capela

Fundado em 1441, esse colégio possui uma capela bem chamativa no estilo gótico com diversos vitrais coloridos e um teto abobado, além da obra do artista flamengo Rubens “Adoration of the Magi”. É um dos cartões postais de Cambridge e você pode visitar o pátio da Universidade.

  • A entrada custa £9 e a visita guiada £6. Inclui a visita a Capela, Universidade (quando aberta) e a pedra Xu Zhimo.
  • Os ingressos são vendidos do outro lado da rua no King’s College Visitor Centre ou compre online
  • A capela abre as 9:30 e os horários mudam bastante, então fique de olho no calendário King’s College
Entrada da King's College
Entrada da King’s College

5 – Queen’s College e Mathematical Bridge

Essa ponte de madeira conecta um prédio da Queen College e seu pátio e pode ser vista da outra ponte parelela ou do passeio de barco. A Visita por este colégio inclui os pátios, a capela, o Old Hall e os corredores.

  • O bilhete custa £3,50.
  • Funciona das 10 às 16:30 todos os dias. Fechada no período de provas de 22 abril a 24 de junho. Confira os horários no site oficial da Queens College.
  • A entrada de visitantes muda conforme a época do ano: abril a outubro é portão de visitantes na Queen’s Lane e de Novembro a março pelo Porter’s Lodge na Silver Street
o que fazer em cambridge ponte da matematica
Ponte da Matemática ao lado da Queen’s College

6 – Caius College

Esse foi fundado em 1348, daqui saiu Stephen Hawking e onde várias cenas do filme “A Teoria de Tudo” foram gravadas (e também na St. John’s College). Além disso teve mais 14 prêmios do Nobel. A entrada é grátis.

7 – Great St. Mary Church

Essa Igreja foi uma surpresa da viagem, cheia de detalhes bonitinhos e bem simpática. Aqui aconteciam várias reuniões sobre as mudanças na Universidade de Cambridge e onde são realizadas as cerimônias de graduação. Se tiver um tempinho pode subir a Torre da Igreja com 123 degraus e ver os sinos que tocam desde 1303. Custa £5.00. Abre de segunda à sabado das 10 às 17h.

igreja Great St Mary Church
Fachada Great St Mary Church

8 – Corpus Clock

Pertinho da King’s College você encontra um relógio bem curioso numa esquina e na parte externa da biblioteca Taylor. Há um monstro tipo um gafanhoto caminhando sobre um círculo de ouro sem ponteiro e nem números, apenas com luzes que piscam. Há uma ondulação que remete ao Big Bang e o bicho foi chamado de Chronophage, o devorador do tempo. Foi inagurado por Stephen Hawking. No vídeo eu mostro ele funcionando.

Relógio Corpus Christi
Relógio Corpus Christi

Leia: 13 curiosidades da Inglaterra

9- The Backs

Essa é a área mais legal da cidade, onde há um grande gramado e uma parte do canal. Não pode ficar de fora do seu roteiro de o que fazer em Cambridge, pois é lindo demais, sério!! Durante o verão há muita gente fazendo picnics aqui. O parque fica nos fundos dos colégios, é gratuito e fica aberto sempre.

dicas cambridge inglaterra the backs
The Backs é a parte mais bonita de Cambridge
Lembre-se que para visitar a Europa é obrigatório SEGURO VIAGEM. Ele te ajuda a solucionar problemas como cancelamento de voo e mala extraviada e caso você precise de atendimento médico como consulta, exame e até cirurgia. Eu uso e recomendo a Real Seguros! Leitores do blog tem desconto de 10%, aproveite!

10 – Round Church

A igreja redonda é uma das mais antigas de Cambridge, foi fundada por cavaleiros das Cruzadas e seu formato remete à igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém. Abriga uma exposição sobre a história da cidade em 12 painéis desde os tempos dos Romanos e também um vídeo de 23 minutos com a história das universidades. Custa £3.50 e funciona de segunda à sexta das 11 às 16:30 e sábado das 10 às 16:30.

Fachada da Igreja Redonda
Fachada da Igreja Redonda

Essa região é a mais antiga da cidade, então você vai ver várias casinhas bonitinhas e coloridas.

Centro antigo de Cambridge
Centro antigo de Cambridge

11 – Castle Mound

Seguindo pela ponte próxima a Round Church, você chegará nesse morrinho que é bem fácil de subir e tem uma vista legal da cidade. Antigamente havia um castelo aqui, mas não sobrou nada, nem ruínas já que as pedras foram usadas em outras construções.

Vista do Castle Mound
Vista do Castle Mound

12 – Casa de Charles Darwin

O escritor do livro a Origem das Espécies estudou no Christ’s College e depois embarcou para Galápagos onde desenvolveu a sua teoria. No seu retorno à Inglaterra, morou nessa casa de portinha azul na Fitzwilliam St 22.

13 – Fitzwilliam Museum

Infelizmente não tive tempo de visitar esse museu, mas sei que é grande com muitas peças e de uma arquitetura maravilhosa. São 5 seções que abrangem civilizações antigas do mundo todo, artefatos, tapeçarias, várias pinturas e por aí vai. A entrada é gratuita. Aberto de terça a sábado das 10 às 17h.

14 – Jardim Botânico

Fundado em 1762 por John Stevens Henslow (professor de Charles Darwin), o Jardim possui mais de 8 mil espécies de plantas de todo o mundo espalhadas em 16 hectares! Também realiza pesquisas botânicas e oferece cursos à população. Há várias plantas tropicais dentro das estufas de vidro, além de jardins bem planejados e fontes, o que torna um ótimo lugar para relaxar. O ingresso custa £6.00 e abre das 10 às 16h.

jardim botanico de cambdrige
Entrada do Jardim Botânico

15 – Lojinhas da Green Street

As ruas dessa região da Trinity College são bem apertadinhas e cheias de prédios antigos com lojas interessantes. Uma delas é o Gin Laboratory, um lugar que vende gins com todos os sabores e explica como é o processo de fabricação de uma das bebidas mais tradicionais da Inglaterra (e uma das mais alcóolicas com teor entre 37 a 50%). Também há vários restaurantes e cafés que servem o tradicional chá das cinco inglês.

lojas no centro de cambdirge
Cantinhos lindos de Cambridge!

Gostou destas dicas de o que fazer em Cambridge? Salve no pinterest

Viagem a Cambridge Inglaterra pontos turisticos

Leia mais sobre a Inglaterra

O que fazer em Bath: dicas e melhores atrações

Roteiro em Londres 3 dias: as melhores atrações!

Dicas para visitar Stonehenge

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

CHIP DE INTERNET
Não fique sem conexão durante a viagem! Conheça o chip de internet 4G EasySim4U com frete grátis!

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue um carro para sua viagem nas melhores locadoras e pague em 12x sem juros e sem IOF com a RentCars!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

9 COMENTÁRIOS

  1. Que linda é Cambridge! Ouve-se falar muito da Universidade mas não sabia que a cidade tinha tantas atrações. Muita vontade de conhecer a Inglaterra…

  2. Quero muito conhecer Cambridge e suas dicas com certeza ajudarão! Na 1a vez em Londres, acabei conhecendo somente Oxford, mas adoro cidades universitárias pq tem um clima diferente, bem mais relaxado e legal. E se for cidade histórica ainda como é Cambridge, mais bonita ainda!

  3. Quando fui pra Londres foi uma viagem super rápida, só de capital mesmo… agora quero voltar pra conhecer outros lugares, e já tô aqui apaixonada por Cambrigde com suas dicas. Obrigada por compartilhar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here