O que fazer em Winchester na Inglaterra

0
136

Confira o que fazer em Winchester na Inglaterra! Uma cidade super fofa, bem típica inglesa e com muita história.

Winchester fica a 100 km ao sudoeste de Londres e foi a capital de Wessex, um dos reinos que formariam a Inglaterra. Coincidentemente, ela se tornou a capital da Inglaterra e continuou importante mesmo quando Londres virou a capital quase 100 anos depois.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Para quem leu as Crônicas Saxônicas ou assistiu The Last Kingdom ou Vikings, já sabe da importância histórica da cidade. Aproveita e assista o vídeo!

A linda Winchester na Inglaterra

Por que visitar Winchester?

Winchester foi fundada pelos romanos e chamada de Venta Belgarum e era a quinta maior cidade do Império Romano na Inglaterra. No século 5 chegaram os anglo saxões vindos da Dinamarca e Alemanha e formaram 5 reinos:

  • Kent (Jutes),
  • East Anglia (Anglos do leste),
  • Sussex (Saxões do sul),
  • Middlesex (Saxões “do meio”)
  • Wessex (Saxões do oeste)

Em 871 Alfredo o Grande se tornou rei de Wessex aos 21 anos após ele e seu irmão derrotarem os vikings na batalha na Batalha de Ashdown. Ele melhorou as defesas de Wessex construindo navios, treinando milícias e assentamentos fortificados. Além disso, também incentivava a população a aprender a ler e criou o Doom Book, um conjunto de leis que ajudaram no processo de unificação dos reinos que formariam a Inglaterra.

Venta Belgarum passou a ser chamada de Venta Caester (palavra dos saxões para qualquer ocupação romana) que virou Wintancaester e eventualmente Winchester.

beco em cidade interior inglaterra
Bequinhos no centro da cidade

Em 1066 chegaram os normandos e William the Conqueror (Guilherme o Conquistador) começou a construção do Castelo de Winchester e a Catedral. Winchester se tornou capital da Inglaterra até o século 13.

No vídeo abaixo o Jean conta um pouco mais da história e o que fazer em Winchester


Como chegar em Winchester

Como já mencionei algumas vezes aqui no blog, a forma mais barata de se locomover pelo Reino Unido é de carro. A viagem dura quase dura 2 horas saindo de Londres, então acorde cedinho para aproveitar bem o dia. Você pode alugar um carro pela RentCars.

Outra opção mais rápida, porém mais cara é viajar de trem saindo da estação Waterloo em Londres. O trajeto dura uma hora e você paga um pouquinho a mais no ticket para ir e voltar no mesmo dia (return ticket). Se viajar fora do horário de pico, tem desconto.

Estando no centro, você faz tudo a pé, é muito tranquilo passear e admirar a arquitetura a cada passo.

Continuar a viagem ou dormir?

Se você quiser continuar a viagem, pode ir para Salibury onde fica o Stonehenge. O trajeto de carro demora 45 minutos. Ou suba e visite a cidade onde morei por mais de um ano, Newbury!

Se você quiser dormir na cidade, pode optar por estas acomodações que achei incríveis e com ótimo custo benefício:

edificios em tijolos winchester
Casas lindas próximas ao Great Hall

O que fazer em Winchester em um dia

Conheça as atrações turísticas em Winchester! Todas podem ser visitadas em um dia.

1 – High Street

Impossível não passar pela principal rua de Winchester! Repleta de casinhas charmosas, diversos restaurantes e lojas, é uma delícia passear por esta rua!

high street arquitetura inglesa
Toda cidade inglesa tem sua High Street

2 – Catedral de Winchester

Uma das referências mais importantes da cidade, não pode ficar de fora desta lista de o que fazer em Winchester! Era um mosteiro em 642 e começou a ser construída apenas no século 11, tendo algumas modificações durante os séculos. Foi palco de eventos importantes como a coroação do rei Eduardo o Confessor e o casamento da Rainha Maria I com Filipe II da Espanha.

catedral winchester gotica
A catedral de Winchester é incrível!

Ela é considerada uma das maiores catedrais da Europa no estilo Gótico e onde está enterrada Jane Austen, uma das principais escritoras do país. O interior é muito bonito com várias colunas, as naves com 24 m de altura e um dos artefatos importantes é a Bíblia de Winchester, um manuscrito com iluminuras belíssimas do século 12.

Para entrar, paga-se um ticket de 10 libras e que é válido para um ano.Esta aberta de segunda a sábado das 9h às 17h. Domingos das 12:30h às 15h.

Bairro Eclesiástico

Ao redor você pode perceber que há algumas muralhas como se fosse um “bairro eclesiástico” e algumas acompanham o rio Itchen. Essa área foi criada pelo rei Alfredo quando havia Old Minster, a primeira catedral, e era destinado aos religiosos.

Não deixe de conhecer seus jardins, passar na frente do do Deanery e visitar a Cheyney Court, um dos lugares mais fofos da cidade e que era usado como tribunal comandado pelos bispos de Winchester. Fica colado na Prior’s Gate. Toda essa área é gratuita.

cheyney court arquitetura saxa
Cheyney Court é puro charme

3 – Kingsgate

Este é outro portão que está próximo ao Cheyney Court e que tem dupla função: dentro dele fica uma mini igreja St Swithun-upon-Kingsgate, antigo bispo e padroeiro da cidade. Foi construído por William the Conqueror.

4 – Wolvesey Castle

Construído no século 12 pelo Bispo Henry of Blois, irmão do rei Stephen, este “palácio” foi residência dos bispos de Winchester. Era um palácio suntuoso e que foi utilizado para a festa e banquete do casamento de Maria I com Filipe II da Espanha em 1554. Possuía um pátio interno, uma capela, torre e jardim.



Quase um século depois foi destruído pela guerra civil e hoje sobraram as ruínas. Entrada gratuita.

5 – Jane Austen House

Nós conhecemos um pouquinho sobre ela quando visitamos o Jane Austen Centre em Bath e aqui passamos rapidinho pela frente da casa amarela onde ela morou. Localizada na College Street, a casa não está aberta à visitação. Para quem gosta da autora, pode visitar a Casa Museu de Jane Austen em Chawton.

6 – West Gate

Do outro lado da High Street está localizado o West Gate, um dos portões originais do castelo e que também foi utilizado como prisão. Atualmente é um museu com entrada gratuita.

west gate portao do castelo hampshire
West Gate já foi prisão e atualmente é um museu

7 – Castelo de Winchester

O castelo de Winchester foi construído no século 11, foi o centro do governo normando por um século e continuou importante mesmo quando Londres virou a capital. Dentro das muralhas do castelo haviam várias capelas, cozinhas, cômodos reais e casas. Abrigava a sede do tesouro público e outros órgãos do governo.

8 – Great Hall e a távola redonda do Rei Artur

As “távolas” eram festivais e banquetes muitos populares na Inglaterra durante os séculos 12 e 13 nos quais os convidados se vestiam como cavaleiros do rei Artur. Era um espetáculo de entretenimento e muitos nobres acreditavam na lenda do Rei Artur, o líder britânico que teria lutado contra os invasores saxões no final do século 5. Ele é uma figura folclórica em poesias medievais, assim como Merlin, a espada Excalibur e ilha Avalon. Já os Cavaleiros, a Távola Redonda, Lancelot e o Santo Graal nasceram depois no século 12 com influência francesa, a qual começou a tradição dos romances arturianos.

o que fazer em winchester great hall
A famosa távola redonda do rei Artur

Essa távola realmente serviu como uma mesa com 12 pés e agora está na parede do Grande Salão, a única parte sobrevivente do Castelo de Winchester. Ela foi construída em 1290 para celebrar os casamentos “arranjados” dos filhos de Edward I, pesa 1200 kg e tem 5,5m de diâmetro.

tavola redonda rei artur winchester
A Távola foi usada em festivais

No mesmo salão estão dois portões em ferro feitos para comemorar o casamento de Charles e Diana.

A entrada do Great Hall custa 4 libras e está aberto das 10 às 17h.

9 – Peninsula Barracks

Esta área é muito bonita e bem cuidada, onde estão localizados alguns museus militares como o Gurkha Museum, HorsePower Museum, The Royal Green Jackets Museum e The Royal Hampshire Regiment Museum.

peninsula barracks lavandas
Jardins lindos do Peninsula Barracks

Gostou deste artigo o que fazer em Winchester?

Salve no pinterest

winchester e tavola redonda do rei Artur
Winchester e Távola redonda do rei Artur
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
CONTA BANCÁRIA NA EUROPA
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here