O que fazer em Winchester na Inglaterra

0
414

Confira o que fazer em Winchester na Inglaterra! Uma cidade super fofa, bem típica inglesa e com muita história.

Winchester fica a 100 km ao sudoeste de Londres e foi a capital de Wessex, um dos reinos que formariam a Inglaterra. Coincidentemente, ela se tornou a capital da Inglaterra e continuou importante mesmo quando Londres virou a capital quase 100 anos depois.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Para quem leu as Crônicas Saxônicas ou assistiu The Last Kingdom ou Vikings, já sabe da importância histórica da cidade. Aproveita e assista o vídeo!

A linda Winchester na Inglaterra

Por que visitar Winchester?

Winchester foi fundada pelos romanos e chamada de Venta Belgarum e era a quinta maior cidade do Império Romano na Inglaterra. No século 5 chegaram os anglo saxões vindos da Dinamarca e Alemanha e formaram 5 reinos:

  • Kent (Jutes),
  • East Anglia (Anglos do leste),
  • Sussex (Saxões do sul),
  • Middlesex (Saxões “do meio”)
  • Wessex (Saxões do oeste)

Em 871 Alfredo o Grande se tornou rei de Wessex aos 21 anos após ele e seu irmão derrotarem os vikings na batalha na Batalha de Ashdown. Ele melhorou as defesas de Wessex construindo navios, treinando milícias e assentamentos fortificados. Além disso, também incentivava a população a aprender a ler e criou o Doom Book, um conjunto de leis que ajudaram no processo de unificação dos reinos que formariam a Inglaterra.

Venta Belgarum passou a ser chamada de Venta Caester (palavra dos saxões para qualquer ocupação romana) que virou Wintancaester e eventualmente Winchester.

beco em cidade interior inglaterra
Bequinhos no centro da cidade

Em 1066 chegaram os normandos e William the Conqueror (Guilherme o Conquistador) começou a construção do Castelo de Winchester e a Catedral. Winchester se tornou capital da Inglaterra até o século 13.


No vídeo abaixo o Jean conta um pouco mais da história e o que fazer em Winchester

Como chegar em Winchester

Como já mencionei algumas vezes aqui no blog, a forma mais barata de se locomover pelo Reino Unido é de carro. A viagem dura quase dura 2 horas saindo de Londres, então acorde cedinho para aproveitar bem o dia. Você pode alugar um carro pela RentCars.

Outra opção mais rápida, porém mais cara é viajar de trem saindo da estação Waterloo em Londres. O trajeto dura uma hora e você paga um pouquinho a mais no ticket para ir e voltar no mesmo dia (return ticket). Se viajar fora do horário de pico, tem desconto.

Estando no centro, você faz tudo a pé, é muito tranquilo passear e admirar a arquitetura a cada passo.

Continuar a viagem ou dormir?

Se você quiser continuar a viagem, pode ir para Salibury onde fica o Stonehenge. O trajeto de carro demora 45 minutos. Ou suba e visite a cidade onde morei por mais de um ano, Newbury!

Se você quiser dormir na cidade, pode optar por estas acomodações que achei incríveis e com ótimo custo benefício:

edificios em tijolos winchester
Casas lindas próximas ao Great Hall

O que fazer em Winchester em um dia

Conheça as atrações turísticas em Winchester! Todas podem ser visitadas em um dia.

1 – High Street

Impossível não passar pela principal rua de Winchester! Repleta de casinhas charmosas, diversos restaurantes e lojas, é uma delícia passear por esta rua!

high street arquitetura inglesa
Toda cidade inglesa tem sua High Street

2 – Catedral de Winchester

Uma das referências mais importantes da cidade, não pode ficar de fora desta lista de o que fazer em Winchester! Era um mosteiro em 642 e começou a ser construída apenas no século 11, tendo algumas modificações durante os séculos. Foi palco de eventos importantes como a coroação do rei Eduardo o Confessor e o casamento da Rainha Maria I com Filipe II da Espanha.

catedral winchester gotica
A catedral de Winchester é incrível!

Ela é considerada uma das maiores catedrais da Europa no estilo Gótico e onde está enterrada Jane Austen, uma das principais escritoras do país. O interior é muito bonito com várias colunas, as naves com 24 m de altura e um dos artefatos importantes é a Bíblia de Winchester, um manuscrito com iluminuras belíssimas do século 12.

Para entrar, paga-se um ticket de 10 libras e que é válido para um ano.Esta aberta de segunda a sábado das 9h às 17h. Domingos das 12:30h às 15h.

Bairro Eclesiástico

Ao redor você pode perceber que há algumas muralhas como se fosse um “bairro eclesiástico” e algumas acompanham o rio Itchen. Essa área foi criada pelo rei Alfredo quando havia Old Minster, a primeira catedral, e era destinado aos religiosos.

Não deixe de conhecer seus jardins, passar na frente do do Deanery e visitar a Cheyney Court, um dos lugares mais fofos da cidade e que era usado como tribunal comandado pelos bispos de Winchester. Fica colado na Prior’s Gate. Toda essa área é gratuita.

cheyney court arquitetura saxa
Cheyney Court é puro charme

3 – Kingsgate

Este é outro portão que está próximo ao Cheyney Court e que tem dupla função: dentro dele fica uma mini igreja St Swithun-upon-Kingsgate, antigo bispo e padroeiro da cidade. Foi construído por William the Conqueror.



4 – Wolvesey Castle

Construído no século 12 pelo Bispo Henry of Blois, irmão do rei Stephen, este “palácio” foi residência dos bispos de Winchester. Era um palácio suntuoso e que foi utilizado para a festa e banquete do casamento de Maria I com Filipe II da Espanha em 1554. Possuía um pátio interno, uma capela, torre e jardim.

Quase um século depois foi destruído pela guerra civil e hoje sobraram as ruínas. Entrada gratuita.

5 – Jane Austen House

Nós conhecemos um pouquinho sobre ela quando visitamos o Jane Austen Centre em Bath e aqui passamos rapidinho pela frente da casa amarela onde ela morou. Localizada na College Street, a casa não está aberta à visitação. Para quem gosta da autora, pode visitar a Casa Museu de Jane Austen em Chawton.

6 – West Gate

Do outro lado da High Street está localizado o West Gate, um dos portões originais do castelo e que também foi utilizado como prisão. Atualmente é um museu com entrada gratuita.

west gate portao do castelo hampshire
West Gate já foi prisão e atualmente é um museu

7 – Castelo de Winchester

O castelo de Winchester foi construído no século 11, foi o centro do governo normando por um século e continuou importante mesmo quando Londres virou a capital. Dentro das muralhas do castelo haviam várias capelas, cozinhas, cômodos reais e casas. Abrigava a sede do tesouro público e outros órgãos do governo.

8 – Great Hall e a távola redonda do Rei Artur

As “távolas” eram festivais e banquetes muitos populares na Inglaterra durante os séculos 12 e 13 nos quais os convidados se vestiam como cavaleiros do rei Artur. Era um espetáculo de entretenimento e muitos nobres acreditavam na lenda do Rei Artur, o líder britânico que teria lutado contra os invasores saxões no final do século 5. Ele é uma figura folclórica em poesias medievais, assim como Merlin, a espada Excalibur e ilha Avalon. Já os Cavaleiros, a Távola Redonda, Lancelot e o Santo Graal nasceram depois no século 12 com influência francesa, a qual começou a tradição dos romances arturianos.

o que fazer em winchester great hall
A famosa távola redonda do rei Artur

Essa távola realmente serviu como uma mesa com 12 pés e agora está na parede do Grande Salão, a única parte sobrevivente do Castelo de Winchester. Ela foi construída em 1290 para celebrar os casamentos “arranjados” dos filhos de Edward I, pesa 1200 kg e tem 5,5m de diâmetro.

tavola redonda rei artur winchester
A Távola foi usada em festivais

No mesmo salão estão dois portões em ferro feitos para comemorar o casamento de Charles e Diana.

A entrada do Great Hall custa 4 libras e está aberto das 10 às 17h.

9 – Peninsula Barracks

Esta área é muito bonita e bem cuidada, onde estão localizados alguns museus militares como o Gurkha Museum, HorsePower Museum, The Royal Green Jackets Museum e The Royal Hampshire Regiment Museum.

peninsula barracks lavandas
Jardins lindos do Peninsula Barracks

Gostou deste artigo o que fazer em Winchester?

Salve no pinterest

winchester e tavola redonda do rei Artur
Winchester e Távola redonda do rei Artur
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here