O que fazer em Liverpool: 30 pontos turísticos para conhecer

2
502

Olha a lista completinha de o que fazer em Liverpool! Eu adorei visitar esta cidade super charmosinha e vibrante. Localizada a 2 horinhas de Londres no oeste do país, Liverpool atrai muita gente pela música e futebol, já que aqui é casa dos Beatles e do Liverpool FC.

Reuni as melhores dicas e pontos turísticos de Liverpool neste artigo e também mostrei tudo no vídeo > Assista ao vídeo!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

O que fazer em Liverpool: roteiro de viagem

Como chegar em Liverpool

Se você estiver em Londres, poderá viajar até Liverpool pegando um trem e pagando um preço um preço razoável caso se planeje com antecedência. A duração da viagem é de 2h30 min saindo da estação de Euston. Para quem quer economizar, é melhor ir de ônibus, aí a viagem dura em torno de 4 horas. Você também consegue ir de avião, no entanto o aeroporto é pequenininho e os voos de Londres são caros. É melhor chegar aqui vindo de outro país.

centro de liverpool
Centrinho charmoso em Liverpool

Onde ficar em Liverpool

Liverpool possui muitos lugares legais para dormir. Eu recomendo ficar no centro da cidade pois facilita bastante já que você pode fazer tudo a pé. As atrações mais distantes são os estádios de futebol, Penny Lane e Strawberry fields. O resto é muito tranquilo.

Alguns lugares que achei muito legais e com ótimo custo benefício:

Roteiro e dicas: O que fazer em Liverpool

Você pode explorar as partes principais da cidade em apenas um dia, porém se todas as atrações estiverem abertas (pandemia né), pode passar de 2 a 3 dias para aproveitar muito bem! Como há muitos museus, é impossível ver tudo de uma vez só. Se você não irá visitá-los, é tranquilo fazer um bate e volta de Manchester, por exemplo, outra cidade grande e próxima.

Dividi o roteiro em Liverpool por áreas, assim fica muito mais fácil de entender o que há em cada bairro e aproveitar o seu tempo de forma eficiente! No vídeo abaixo você poderá ver curiosidades, as atrações e mais dicas de o que fazer em Liverpool, clique para assistir.


1 – Waterfront

Vamos começar pelo Waterfront, uma área portuária renovada que vibra durante o verão com muitos eventos gratuitos! Aqui ficam diversas atrações legais como:

  • Museum of Liverpool: prédio incrível com exibição sobre a história da cidade
  • The Three Graces: 3 prédios imponentes que vale a pena visitar
  • Estátua dos Beatles: uma homenagem à banda

A história por trás de cada prédio do Three Graces é muito legal, sem falar no símbolo que cada um representa para a cidade. O Royal Liver Building é o da esquerda, construído em 1908 e adornado com dois corvos marinhos (também chamados de biguás ou galhetas) que constituem o emblema da cidade e uma lenda local.

O pássaro que olha em direção ao rio Mersey representa as eposas que ficaram e estão à procura dos seus esposos marinheiros. Já o outro pássaro olha na direção oposta e represta os marinheiros que querem voltar à cidade e rever seus entes queridos. Diz a lenda que se eles voarem, a cidade para de existir. Por isso eles estão bem amarradinhos heheh Hoje este prédio é constituído de escritórios de duas empresas marítimas.

atracoes beatles liverpool estatua
Estátuas dos Beatles em Liverpool na área Waterfront

O prédio central é o Cunard building construído em 1917 no estlo renascentista italiano e um revival grego. Era o escritório da Cunard Cruise Line e hoje abriga o British Popular Music, uma exposição sobre a história e artistas britânicos desde 1940 através de figurinos, instrumentos, apresentações e relíquias de grandes nomes da música, como Bowie, Beatles, Adele e Spice Girls. Pode comprar o ingresso para o museu aqui.

O edifício da direita é o Port of Liverpool Building, o primeiro dos Three Graces a ser construído em 1904. Foi a sede do Mersey Docks and Harbour Board por 87 anos e possui uma redoma muito bonita em seu topo inspirada num design que não foi utilizado para a Catedral de Liverpool.

Se você quiser saber mais sobre a história de Liverpool, curiosidades e Beatles, pode fazer um passeio de 50 minutos pelo rio Merseu num barco super colorido! Confira o passeio de barco aqui.

2 – Royal Albert Dock Liverpool

Esta é uma das áreas de lazer mais legais da cidade com diversos museus, lojinhas, restaurantes e atrações como:

  • Tate Liverpool: é uma das maiores e mais importantes galerias modernas e contemporâneas fora de Londres. Há diversas exibições gratuitas e eventos. Entrada gratuita.
  • Merseyside Maritime Museum: objetos do Titanic e vida no mar. Entrada gratuita.
  • Beatles Story: a maior exposição permanente sobre a banda. Ingresso £16.
  • The International Slavery Museum: revela aspectos da escravidão história e contemporânea e reúne informações sobre direitos humanos. Entrada gratuita.
vista area albert dock
Várias atrações no Albert Dock

Sobre este último museu, vou explicar um pouco melhor porque considero importante. A escravidão existe na Grã Bretanha desde a ocupação romana até o século 12 e desapareceu por um tempo durante a conquista normanda. Retornou quando os mercantes britânicos participaram do comércio de escravos durante os séculos 16 e 19. A escravidão nunca foi legalizada na Inglaterra, sendo que o movimento abolicionista cresceu durante o século 18 e a Lei de Abolição da Escravatura foi aprovada em 1833.

Liverpool é um dos maiores portos da Inglaterra e vários navios trouxeram pessoas traficadas durante o Império Britânico. O tráfico de humanos ainda existe! Veja como funciona o tráfico de humanos na Europa.

O museu da Escravidão Internacional revela aspectos da escravidão história e contemporânea e reúne informações sobre direitos humanos. Conta os horrores e condições das pessoas traficadas nos navios durante a viagem pelo Oceano Atlântico. Também há uma exposição sobre a discriminação e racismo que a população negra sofreu (e sofre) mesmo após a abolição da escravatura e as influências africanas nas sociais e cultura europeia e americana. A Entrada ao museu é gratuita.

3 – St George’s Quarter

O St George’s Quarter é considerado o bairro cultural da cidade, o qual reúne diversos edifícios e atrações importantes como:

  • Walker art gallery: uma galeria de belas artes que exibe pinturas, artes e esculturas desde o século 16. Você encontrará obras de Rubens, Rembrandt, Poussin, Millais, Turner, Monet e retratos da época Tudor, Vitoriana e pré Rafaelita. Entrada gratuita.
  • World Museum: museu de história natural com fósseis de dinossauros, múmias e exibições sobre os animais. Entrada gratuita.
  • Liverpool Central Library: uma biblioteca com uma redoma de vidro no último andar que fornece uma vista linda para a cidade. Aqui fica o Picton Reading room que parece muito com as bibliotecas do Harry Potter. Entrada gratuita.
  • St Georges Hall: complexo abriga um teatro para concertos, salas de reuniões e sede dos tribunais da cidade.
pontos turisticos liverpool St Georges Hall
St Georges Hall é lindo demais!

O St Georges Hall é imponente, uma arquitetura neoclássica que contrasta com os prédios modernos de Liverpool e a estação ferroviária da Lime Street. Fica ainda mais charmoso durante o natal quando acontece as feirinhas de natal. O filme “Animais Fantásticos e Onde Habitam” foi gravado aqui, apesar de revelar no filme a cidade de Nova York. Atrás dele fica o St John’s Gardens, um jardim muito bonito e bem cuidado.

4 – Atrações dos Beatles

Muita gente viaja até Liverpool para saber mais sobre os integrantes dos Beatles, uma das bandas mais famosas do mundo. Fãs do mundo todo visitam as casas onde cada um nasceu e o lugar onde fizeram o primeiro show no Cavern Club (onde ganharam £5 e quase não tocaram por um deles estar usando jeans hahah). Para quem gosta muito da banda, pode fazer o tour Magical Mystery Tour.

Para começar, você pode visitar o Beatles Story, a maior exposição permanente sobre a banda. Aqui você verá itens de cada um, os bastidores do famoso estúdio da Abbey Road, uma viagem subaquática no Yellow Submarine, ver o Casbah Coffee Club e uma réplica incrível do Cavern Club. Você pode comprar o seu ingresso aqui.



Depois da visita ao museu, pode seguir para as famosas estátuas dos Beatles no Waterfront ali pertinho e de lá caminhar até o Cavern Pub para encontrar mais uma estátua do John Lennon. Se você quer um tour sobre a banda, pode fazer este aqui Beatles and Walking Tour Liverpool.

Duas atrações dos Beatles em Liverpool mais distantes são:

  • Strawberry Field: o orfanato que inspirou John a escrever a música de mesmo nome. Os portões vermelhos não são originais e você só vê isso, não dá pra entrar nem nada.
  • Penny Lane: a rua que Paul pegava o busão pra encontrar o John e que também inspirou a música. É só uma rua e a plaquinha famosa pra tirar a foto.
atracoes liverpool beatles
Penny Lane e Strawberry fields são músicas dos Beatles

Quem é fã mesmo pode ler o post no blog Vida Cigana com o tour completo sobre os Beatles e o museu.

5 – Catedral Anglicana e Catedral Metropolitana

Liverpool possui duas catedrais, sendo a Anglicana a maior do Reino Unido e quinta maior do mundo. Esta Catedral foi construída em 1904. O seu campanário, com 100,8 metros de altura, é o maior e mais alto do mundo, ainda abriga o mais pesado sino do Reino Unido, de 16.8 toneladas. O sino é chamado Great George, em homenagem ao rei Jorge V o.

Já a Catedral Metropolitana de Liverpool é totalmente diferente, possui um design mais futurista e foi construída na década de 60.

6 – Estádios de Futebol em Liverpool

Liverpool é muito ligada ao esporte e é casa de dois clubes bem famosos da Inglaterra. Para quem AMA futebol, precisa visitar os dois estádios dos times locais! É possível visitar os estádios e as lojnhas e, assim que for permitido, poderá assistir aos jogos quando reabrir! Lembre-se que em dias de jogo é impossível estacionar por lá, por issová de transporte público. Nós fomos durante a semana e foi meio caótico assim mesmo, o trânsito ali é horrível.

tour estadio liverpool fc
O Estádio do Liverpool FC se chama Anfield

Anfield é casa do Liverpool Football Club, um estádio de 1884 muito bonito em vermelho com uma loja ainda mais legal hahaha. É um dos estádios considerados 5 Estrelas pela UEFA. Foi reformado recentemente e a capacidade aumentou para o total de 54.167 torcedores. Se você é muito fã, pode fazer um tour pelo museu e estádio do Liverpool FC.

Já o Goodison Park, o estádio do Everton Football Club fica do outro lado e é todo azul com 40.569 lugares. É um dos estádios mais antigos da Inglaterra construído em 1892, foi o primeiro a ter dois lances de arquibancadas em todo o estádio, o primeiro a ter três lances de arquibancadas de um dos lados, o primeiro a ter um sistema de aquecimento do gramado e o primeiro estádio inglês a receber um monarca, o Rei George V. O estádio recebeu duas finais da Copa da Inglaterra em 1894 e 1910 e cinco partidas da Copa do Mundo de 1966 (no qual o Brasil jogou 2 vezes e perdeu).

Entre os dois estádios, fica o Stanley Park, um parque fundado em 1870 com 111 acres.

Se é fã de futebol, também pode conhecer o estádio do Manchester United ou City! Confira no nosso guia o que fazer em Manchester

7 – Parques em Liverpool

Sefton Park é um parque enorme com 235 acres e perfeito para picnics ou até uma corrida. Há diversos caminhos e você encontrará um lago com barquinhos, estátuas de Eros e do Peter Pan e a Palm House, uma casa de vidro construída em 1896 com mais de 20 tipos palmeiras, 32 tipos de orquídeas e uma das coleções horticulturais do Reino Unido.

dicas liverpool inglaterra
St Johns Gardens no centro de Liverpool

Além deste há mais algumas atrações para quem gosta de natureza:

  • Princes Park: um parque histórico e bonito.
  • Chavasse Park: localizado no centro da cidade com diversos restaurantes e pertinho do Royal Albert Dock e do shopping Liverpool ONE.
  • Birkenhead Park: reconhecido como o primeiro parque cívico com financiamento público do mundo.
  • Botanic Gardens: inaugurado em 1874, estes jardins vitorianos exibem diversas flores e você pode caminhar ao redor do lago.
  • Festival Gardens: inspirado no Oriente, este parque possui pagodas, lagos, mini cachoeiras e jardis orientais.

Ainda temos o Formby Woods, uma floresta próxima à cidade de Formby ao norte de Liverpool e meia hora de carro. Aqui você poderá ver flora local, pegas pré históricas e o esquilo vermelho, nativo do país. Esses esquilos cinzas que a gente vê sempre é a espécie americana e que põe em risco o esquilo vermelho.

Gostou destas dicas de o que fazer em Liverpool? Salve no pinterest

dicas atracoes em liverpool inglaterra
30 Atrações para conhecer em Liverpool Inglaterra
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Angie!

    Seu blog é demais, as viagens que você faz e os lugares em que passa com certeza tornam-se em algum momento do vídeo o desejo de destino de muita gente. Esse seu cabelo, como faz com as cores? É conforme as estações do ano? — Seu marido é mesmo um homem de muita sorte.

    Aliás, vou novamente para a Europa ano que vem, na verdade, eu pretendo muito fazer tudo isso de novo, mas, desta vez, eu quero conhecer o Reino Unido. Já tracei a rota e marquei alguns pontos de extremo e singular interesse. No entanto, me falta uma coisa, money!

    Ano passado fiz um mochilão viajando com a FlixBus, rodei sobre o limite de muitas fronteiras e neste caso ultrapassando a maioria delas, mas não o da Rainha. Eis o problema de viajar de ônibus o seu acesso está limitado ao trajeto da companhia.

    Isso acaba prejudicando muito um roteiro livre, além de nos sobrepor a um enorme estresse de organização e tempo, por exemplo: Conciliar o desembarque do latão com check-in da hospedagem, e o check-out com o embarque. A sorte é que há muitas hospedarias com horários flexíveis.

    Desta vez eu não queria perder tanto tempo com agendamento de horários, e aproveitar mesmo os lugares sem preocupação.

    Há alguns anos ouvi muito os mais velhos dizerem que o Leasing de carro era a melhor experiência em preço e comodidade para aqueles que buscavam passar mais de 21 dias na estrada, mas tudo isso acabou e ninguém mais falou sobre.

    Você poderia fazer um post com informações sobre como funciona o Leasing de carro e as empresas que dispõe do serviço para os brazukas?

    Como você mora por aí, deve saber a melhor forma de viajar de carro por essas terras chuvosas e cheia de gente constipada. Abreviaria muito o tempo de viagem e explanaria a dúvida de muita gente, inclusive a minha!

    Vamos, apure guria! Abraços.

    • Oie Max, a melhor forma é alugar um carro memso pq viajar de trem na Inglaterra é muito caro. O país não é tão grande e dá pra fazer várias viagens legais em poucos dias. Obrigada pelo carinho e espero que de tudo certo na sua viagem! Recomendo visitar a Escócia!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here