O que fazer em Manchester: 16 atrações legais e dicas de viagem

0
99

O que fazer em Manchester na Inglaterra? Apenas um dia não é suficiente para ver todas as atrações, é uma cidade vibrante com vários bairros diferentes. É considerada a segunda maior cidade do Reino Unido, grande parte devido as inúmeras fábricas que se instalaram aqui a partir da Revolução Industrial. Não é a toa que foi a primeira cidade industrializada do mundo e seu símbolo é uma abelhinha trabalhadora.

Manchester também é conhecida como cidade do futebol por abrigar dois times e seus respectivos estádios: o Manchester United e o Manchester City. Ah e claro ainda tem o Museu Nacional do Futebol! Confira o vídeo que gravamos na cidade com nosso roteiro em Manchester.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

O que fazer em Manchester na Inglaterra

Além dos estádios e museus gratuitos, Manchester conta com diversos bares e restaurantes legais descolados. Eu considero a cidade como uma mini São Paulo. A cidade também foi berço de várias bandas internacionalmente conhecidas como The Smiths, Joy Division, Bee Gees e Oasis.

viagem manchester inglaterra pontos turisticos
Confira o guia de o que fazer em Manchester

Caso deseje explorar os estádios e os museus, recomendo um roteiro em Manchester de 3 dias. Se não, acredito que 2 dias seja suficiente para cobrir as principais atrações.

Como eu moro na Inglaterra, eu fiz um bate e volta para Manchester pois moro apenas 1 hora de distância e conheci várias atrações num dia só. Assista ao vídeo de o que fazer em Manchester, clique para assistir.

Roteiro em Manchester de 1, 2 e 3 dias

  • Dia 1: Northern Quarter, Albert Square, Gay village e Quays com visita externa ao Old Trafford (como no vídeo)
  • Dia 2: Catedral, Shambles Square, Museu do Futebol, John Rylands Library
  • Dia 3: Um dos estádios e um museu no centro da cidade

Transporte na cidade

A maioria das atrações turísticas de Manchester estão bem próximas umas às outras e você poderá visitá-las tranquilaente a pé. No entanto, existem TRÊS LINHAS GRÁTIS de ônibus na cidade! Isso mesmo, 3! Chamada de Metroshuttle, estes pequenos ônibus verdes e elétricos circulam entre as estações de trem e nos pontos turísticos de Manchester.

Veja a rota e os horários destes ônibus grátis no site oficial.


dicas de viagem manchester onibus gratis
Ônibus grátis em Manchester

Como chegar em Manchester

Para quem está em Londres, vale muito a pena pegar um trem na estação London Euston até Manchester Piccadily. A viagem com o trem rápido demora apenas 2 horas, mas deve ser comprado com antecedência para evitar os preços abusivos de última hora. Também é possível ir de ônibus.

Não vale a pena alugar um carro e dirigir até Manchester, justamente porque é muito difícil estacionar dentro da cidade já que há poucas vagas e muitas ruas com parquímetro. Estacionar é uma das 8 Coisas que NÃO são de graça na Inglaterra.

transporte centro da cidade manchester
Tram é muito usado no transporte em Manchester

Onde se hospedar em Manchester

O mais indicado é se hospedar próximo ao centro onde estão alguns pontos turísticos e você pode fazer tudo a pé, pode ir no bar e voltar caminhando tranquilamente. Reuni alguns hotéis bem legais e com ótimo custo benefício, confira:

  1. The Ainscow Hotel nota 8,7 $$$ bem avaliado e confortável
  2. the niu Loom nota 8,9 $$ conforto e estilo
  3. Jurys Inn Manchester City nota 8,8 $$ Centre $$ excelente custo benefício!!
  4. The Midland um dos hoteis mais tradionais e lindos nota 8,5 $$$
  5. Macdonald Manchester Hotel nota 8,3 $$$ hotel bem estiloso
  6. Hotel Football nota 9,2 $$$ perfeito para quem é fã do Manchester United

Pontos turísticos em Manchester

Organizei este guia de viagem de o que fazer em Manchester por atrações próximas. Então você pode segui-lo caminhando, sem ter que se locomover grandes distâncias. Enquanto estiver no centro, aproveite a linha grátis de ônibus que mencionei acima.

1 – Northern Quarter

Pertinho da Albert Square fica o Northern Quarter, um centrinho turístico com diversas lojas antigas, brechós, cafés, bares e galerias. Nem todos os prédios são bem cuidados, mas é o que dá o “tom alternativo” do lugar. Também fique de olho nos inúmeros grafittis gigantes e lindos!

Conheça o Paramount Books, um dos sebos mais importantes, e também o Afflecks, uma galeria de vários andares com lojas de roupas punk e góticas, itens de anime, vinis antigos e brechós de tudo quanto é tipo. Lembra muito a galeria da Liberdade em São Paulo.

roteiro em manchester inglaterra afflecks
Fachada do Afflecks no Northern Quarter

Se você caminhar mais um pouquinho chegará no centro de Manchester onde há diversas lojas famosas para compras como Primark, M&S, Zara, TK Maxx…

2 – Catedral de Manchester

Esta catedral de Manchester começou a ser construída no século 15 e foi extendida durante os séculos seguintes com a adição de uma torre de 40 metros de altura Dentro dela é possível ver um pequeno anjo de pedra esculpido pelos anglos saxões durante o século 10. Infelizmente os vitrais não são originais devido a um bombardeio dos nazistas.

3 – Shambles Square

Shambles era o nome que davam a rua onde ficavam os açougues e onde os animais eram mortos e vendidos. Não era uma rua muito agradável, no entanto, agora é uma das atrações de o que fazer em Manchester (York também tem uma lindíssima).

casas no estilo tudor inglaterra
The Shambles é uma área muito charmosa!

Esta praça está localizada bem próxima à Catedral. O prédio mais antigo é o The Old Wellington Inn datado de 1552, o único sobrevivente no estilo Tudor que resistiu demolições da Era Vitoriana, aos bombardeios nazistas e também a bombas do IRA. Em 1998, vários prédios da praça foram desmontados e reconstruídos a 300 metros de distância em uma nova praça por causa da construção de um shopping.

4 – Museu Nacional do Futebol

Pertinho da Catedral ao norte, fica o Museu Nacional do Futebol. Para os fãs do futebol, este museu é indispensável desta lista de o que fazer em Manchester! A coleção conta com mais de 2500 objetos desde chuteiras, pinturas, bolas e uniformes dos times ingleses e também internacionais.

Há muitos displays interativos para você testar seu conhecimento em futebol e várias brincadeiras para curtir com os filhos.

Adquira seu ingresso para o Museu Nacional do Futebol aqui

5 – Gay Village

Eu amei caminhar por este bairro! Há muitos mas muuuitos bares e restaurantes legais, todos com a bandeira arco íris do lado de fora. Nós comemos um Fish and Chips bem gostoso no The Velvet Hotel na rua Canal Street. Recomendo muito. Veja Comidas Típicas da Inglaterra: 3 receitas diferentes para fazer em casa



onde comer em manchester fish and chips
O tradicional FIsh and Chips da Inglaterra

Neste mesmo bairro fica o Memorial Alan Turing. Alan Turing é considerado o pai da computação e da inteligência artificial, pois desenvolveu vàrios mecanismos para decifrar os códigos alemães. Com essas mensagens decodificadas e interceptadas, os Aliados conseguiram vencer muitas batalhas, sem falar que as mensagens salvaram mais de 14 milhões de vida e encurturam a guerra em 2 anos.

Apesar de ser um herói da guerra, Turing foi punido por ser homossexual, recebeu castração química em 1952 e suicidou-se com cianeto em 1954. Hoje ele está presente nas novas notas de 50 libras esterlinas.

Uma parte da história dele foi retratada no filme O Jogo da Imitação de 2014.

praça alan turing em manchester
Praça do Alan Turing e a abelha símbolo de Manchester

6 – Chinatown

Ali pertinho na rua Falkner, você encontrará um grande portão decorado que marca a entrada para Chinatown, a segunda maior do Reino Unido. Aqui você encontrará diversos restaurantes, lojas, supermecados e jardins asiáticos.

Os asiáticos vieram para a cidade a partir da década de 60, quando o Reino Unido facilitou a imigração.

portao chines chinatown
Portão de entrada de Chinatown

7 – Albert Square e Town Hall

Esse era um dos lugares que mais queria conhecer em Manchester! Trata-se da Albert Square, uma praça onde fica a prefeitura e um memorial em homenagem ao príncipe Albert, o marido da Rainha Vitória. Infelizmente eu nem consegui andar na praça pois está em reformas e toda cercada até pelo menos 2024. Está localizada na área mais ao sul da cidade, mas não muito distante, pode ir a pé tranquilamente.

o que fazer em manchester prefeitura town hall albert square prefeitura
Parte de trás da Albert Square

De qualquer forma, consegui avistar um pouco do prédio da prefeitura, um dos maiores exemplos da arquitetura neo gótica da era vitoriana. A torre do relógio é o destaque e abriga 24 sinos, sendo Great Abel o maior com 8 toneladas! Os salões em seu interior são magníficos com diversas obras de arte e com paredes decoradas. Além disso, há vários murais pintados por Ford Madox Brown que contam a história da cidade.

Na praça acontece várias feirinhas, mas a principal mesmo ocorre durante o Natal quando fica toda iluminada.

8 – John Rylands Research Institute and Library

Pertinho da Town Hall está a John Rylands Library! Aberta ao público em 1900, a biblioteca foi fundada por Enriqueta e seu marido John Rylands. Em 1972 tornou-se parte da Universidade de Manchester e é a terceira maior biblioteca universitária do Reino Unido. Dá uma olhada se não parece um lugar digno de aparecer nos filmes do Harry Potter?

biblioteca john rylands
Essa biblioteca é incrível!

A coleção de livros e artigos históricos é enorme e inclui uma das cópias da Bíblia de Gutenberg, a qual foi produzida por um novo mecanismo de prensa que facilitou a produção de massa de livros e sua democratização. A coleção também conta com manuscrito medievais com iluminuras e também o Papyrus P52 tem a pretensão de ser o texto mais antigo existente do Novo Testamento.

A entrada é gratuita e você ainda pode descansar no café charmoso que tem ali!

9 – Estádio do Manchester United

O Manchester United é dos times mais tradicionais da Inglaterra e o segundo mais premiado na Champions League, perdendo apenas para o Liverpool (entre os times ingleses). Teve muitos jogadores incríveis como David Beckham e Cristiano Ronaldo.

o que fazer em manchester visitar estadio old trafford manchester united
Entrada do estádio do Manchester United

Nós também visitamos o Anfield, o estádio do Liverpool! Veja O que fazer em Liverpool

O estádio de Old Trafford foi construído em 1909 e tem capacidade para quase 75 mil jogadores. Nós só o vimos por fora, mas já nos surpreendemos com a sua estrutura. A lojinha tem inúmeros itens do clube desde as camisetas oficiais, bolas, chuteiras até chaveiros, um mini estádio de lego e até secadores de cabelo personalizados.

Se você é fã, poderá fazer uma visita guiada ao estádio, conhecer o banco de reservas, nos vestiários, sala de imprensa e ainda visitar o museu oficial do clube onde estão expostas camisas históritas e troféus. Os horários dos tours ocorem de segunda a sábado às 10:30, 12h, 13:30, e 15:30 e aos domingos às 10:30, 13h e 14:30. Não há tours em dia de jogos e é possível fazer o tour com um guia multimídia em várias línguas. Reserve o seu tour guiado para o estádio do Manchester United!

estadio manchester united old trafford
Estádio Old Trafford do Manchester United

10 – Estádio do Manchester City

Também é possível visitar o estádio rival do Manchester United, o Etihad Stadium, localizado do lado oposto da cidade.
O City é um dos clubes mais antigos e tradicionais da Inglaterra, passou a maior parte de sua história na Primeira Divisão do futebol inglês.

O tour guiado passa pelo estádio, vestiários, banco de reservas, pela academia de futebol com uma exposição interativa e no The Tunnel Club, uma área de onde é possível observar os jogadores entrando em campo bem à sua frente. O tour garante desconto na lojinha.

Os tours acontecem às 10h, 12:30 e 14:30 e podem ser em português. Reserve o seu tour guiado para o estádio Manchester City aqui.

11 – The Quays

Pertinho do museu do Manchester United fica a região The Quays, um lugar com prédios novos residenciais e comerciais bem cuidados! Um canal corta o bairro e você verá muitos locais praticando caiaque e stand up paddle nele. É bem gostoso passear por aqui e é um constrate total com o centro bagunçado e barulhento de Manchester.

canal no quays manchester
The Quays é uma região muito tranquila

Aqui também fica o Imperial War Museum North, um museu que retrata os conflitos do século 20 e 21 de forma interativa e com vários displays temáticos e em ordem cronológica. Esse museu faz parte de 5 museus de guerra que incluem 3 em Londres: Imperial War Museum, Churchill War Rooms e o navio HMS Belfast e um em Duxford, o IWM Duxford. A arquitetura do museu é linda e inovadora, lembrando um navio. Está aberto diariamente das 10 as 16h e a entrada é gratuita.

Um opção bem diferente no Quays é fazer um passeio de barco de 60 minutos por apenas 9 libras da Ponte Ferroviária de Stephenson de 1830, passando pela Ponte Ordsall Chord e em frente ao estádio do Mancherd United, os prédios da Media City até as Eclusas Hulme.

12 – Castlefield

Manchester foi fundada pelos romanos e era conhecida como Mancunium, o qual na tradução literal seria cume em forma de peito (a quinta série nunca acaba). Aqui estão localizadas diversas ruínas romanas como um forte e uma antiga muralha. É um lugar bem calmo e gostoso para caminhar e você pode chegar lá com a linha 2 do busão verdinho grátis.

13 – Museus em Manchester

Caso você tenha mais tempo pode visitar estes outros museus em Manchester, todos gratuitos!

Museum of Science and Industry: exposições interativas sobre transporte, comunicação, industra têxtil, computação e até aviões! O destaque é a réplica do primeiro computador moderno do Alan Turing

People’s History Museum: conta a história dos trabalhadores do Reino Unido durante a Revolução Industrial e seus direitos desde a formação de sindicatos, movimentos cooperativos e o sufrágio feminino.

Manchester Museum: uma coleção de itens de arqueologia, antropologia e história natural. Especial para quem adora fósseis de dinossauros e múmias do Egito.

Manchester Art Gallery: exposição enorme com mais de 25 mil objetos como pinturas, esculturas e objetos decorados em cerâmica, móveis e até armaduras. Além disso, o prédio é muito bonito e a entrada é gratuita. Fica na região de Chinatown, funciona de terça a domingo das 10 as 17h.

Outras cidades na Inglaterra para visitar

Chester: um dos lugares mais charmosos que visitei com inúmeras ruínas romanas!

York: considerada a cidade mais importante no norte da Inglaterra, York foi ocupada pelos vikings e conta com diversas atrações incríveis

Winchester: a primeira capital da Inglaterra tem um centro histórico maravilhoso

Cambridge: a cidade universitária com diversos canais e muita história!

Gostou destas dicas e o que fazer em Manchester? Comente

o que fazer em manchester guia de viagem
Pin O que fazer em Manchester: 16 atrações para visitar
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here