O que fazer em Birmingham: dicas de viagem na Inglaterra

0
1173

Confira O que fazer em Birmingham, a segunda maior cidade da Inglaterra! Situada na região central conhecida por Midlands, Birmingham chama atenção por sua história na Revolução Industrial, lugares interessantes para conhecer e perfeita para quem gosta da série Peaky Blinders. Amantes da música também curtem, já que algumas bandas nasceram aqui como Black Sabbath, Judas Priest e Duran Duran.

Neste guia de o que fazer em Birmingham, dou dicas de viagem para aproveitar muito a cidade e selecionei os melhores pontos turísticos. Você pode aproveitar a cidade em 1 ou 2 dias de viagem e depois continuar para Liverpool ou Manchester. Também assista ao vídeo com mais dicas sobre Birmingham!

O que fazer em Birmingham na Inglaterra

Birmingham me surpreendeu, pois não esperava encontrar tantos lugares legais para visitar. Claro que toda cidade grande tem seus lados feios, no entanto, a parte central é muito charmosa.

dicas turismo em Birmingham
Visitar os canais é uma das coisas imperdíveis de o que fazer em Birmingham

É importante frisar que Birmingham é considerada a cidade mais perigosa do Reino Unido (como já havia falado neste artigo 10 Cidades perigosas da Europa e porque são violentas). Sugiro não caminhar sozinha à noite e deixar o carro no estacionamento pago, pois é muito comum roubarem carros. Eu não vi nada perigoso, mas tem algumas áreas meio estranhas que é melhor evitar.

Como chegar em Birmingham

Birmingham está localizada na região central do país conhecida por Midlands e fica distante apenas 1:30 de trem de Londres e Manchester. Há trens direto para a cidade e eu recomendo comprar com antecedência para garantir preços mais baixos.

Para quem vai de carro, recomendo marcar a opção “sem pedágios” (em inglê toll) no Google Maps para evitar o trecho pago da M6.

Onde ficar em Birmingham

A cidade conta com muitos hotéis com ótimo custo benefício e a melhor opção é se hospedar no centro e perto dos canais para aproveitar melhor a sua viagem. Selecionei alguns hotéis muito bons abaixo:


O que fazer em Birmingham: pontos turísticos e roteiro

Selecionei as atrações mais legais e diferentes da cidade. Você pode conhecê-las em 1 ou 2 dias. Veja minha sugestão de roteiro em Birmingham:

  • Dia 1: passeio nos canais, Symphony Hall, biblioteca, Bullring, centro da cidade e the Old Crown (ou bares da região)
  • Dia 2: Jewellery Quarter, Cadbury World, Black Country Living Museum

Confira mais dicas de viagem no vídeo abaixo com dicas de Birmingham!

Assista ao vídeo de o que fazer em Birmingham!

1 – Canais de Birmingham

Birmingham é a cidade dos canais do Reino Unido, possui em torno de 100 milhas de canais, uma rede de canais maior do que Amsterdam e Veneza juntas! É uma delícia caminhar pelos canais!

Eu recomendo que inicie a sua visita pelo Gas Street Basin, onde há diversos barcos, casas antigas, cafés e pubs modernos que constrastam com a história industrial. De um lado você encontrará as lojas no shopping Mailbox Birmingham e do outro lado o Brindley Place, um lugar repleto de restaurantes e pubs! Toda essa área foi revitalizada e é super badalada durante o dia e a noite.

Todo esse trajeto é muito bonito, especialmente nos dias de sol. Há alguns passeios de barco que saem daqui, uma boa oportunidade para ver a cidade de outra forma.

onde comer em birmingham
Brindley Place é imperdível em Birmingham

2 – Black Sabbath Bridge

Para quem não sabe, Black Sabbath é um dos pioneiros do heavy metal e que surgiu em Birmingham em 1968 com o Ozzy, Tony, Geezer e o Bill. A banda vendeu mais de 70 milhões de discos!

A cidade homenageou a banda com uma ponte em seu nome e um banco com o rosto dos 4 integrantes. A ponte fica no canal e pertinho do Brindley Place.

ozzy black sabbath bridge
A ponte do Black Sabbath!

3 – Symphony Hall

Pegando a rua da ponte do Black Sabbath para a esquerda, você chegará na área dos negócios da cidade que conta com prédios dos bancos e também artística com teatros, conferências e a biblioteca.

O Symphony Hall trouxe inovação e criatividade a Brimingham e considerada uma das melhores salas de concertos do Reino Unido. Orquestras dividem espaço com artistas do jazz e rock, além de shows específicos como comédias de stand-up.

4 – Library of Birmingham

Ao lado do Symphony Hall está a maior biblioteca pública da Europa! A arquitetura é diferentona, tanto por dentro quanto por fora. São mais de 9 andares que você pode visitar com direito a uma sala especial do William Shakespeare e o terraço com um jardim, o qual oferece uma vista incrível para a cidade.

biblioteca de birmingham maior da europa
A arquitetura da biblioteca é muito diferente!

5 – Bullring

Este é um dos maiores shoppings do Reino Unido com praticamente todas as franquias mais comuns do país, inclusive a Selfridges. Além disso, fica bem no centro da cidade, então você pode deixar o carro no estacionamento e explorar outros lugares. O prédio é facillmente reconhecido por sua lateral de metal ondulada (que infelizmente estava em reforma quando eu o visitei).

shopping center bullring
O Bullring é um dos maiores do Reino Unido

6 – St. Philip’s Cathedral

Localizada no centro da cidade, a catedral de Birmingham possui uma arquitetura única no estilo inglês barroco e é uma das menores do país. O interior é bem caprichado com alguns vitrais coloridos e colunas de mármore no estilo coríntio.

roteiro em birmingham
Birmingham tem vários contrastes

7 – Jewellery Quarter

Um dos lugares mais conhecidos da cidade, o “Bairro das Jóias” já englobou mais de 500 comércios de joalheria diferentes durante 250 anos. É considerado um lugar único da história da Inglaterra e é frequentado por artistas, jornalistas e, claro, amantes das jóias! É interessante para quem vai comprar, pois se não, é um bairro normal com diversas casas em fila de tijolinhos, lojas alguns restaurantes e galerias.

Nesse local você também poderá visitar o Museum of the Jewellery Quarter para conhecer como as jóias eram feitas no século passado, descobrir técnicas e ver uma galeria de materiais desde dente de baleia até platina. A entra custa £7, pessoas com menos de 16 anos não pagam.



Ainda há outros dois museus: o Pen Museum (coleção de caneta) e o Newman Brothers Coffin Works, uma antiga fábrica de caixões da era vitoriana que ainda funciona!

restaurantes em birmingham
Alguns prédios foram renovados ao lado dos canais

8 – Great Western Arcade

Essa é uma das passagens para pedestre mais bonitas da cidade no estilo vitoriano com arcos e teto de vidro. Há diversas lojinhas, cafés e até spas! Durante os meses de inverno fica ainda mais bonito com a decoração temática de natal.

9 – Botanical Gardens and Glasshouses

Um dos lugares mais visitados de Birmingham é o Jardim Botânico e sua estufa com diversas plantas tropicais, subtropicais e do mediterrâneo. Conta com um parque gigante com 15 acres e diversos lugares para crianças brincarem. Durante o ano há alguns eventos especiais para o Natal e Ano Novo. Também há borboletários com insetos das Filipinas, partes tropicais da África e América Central.

10 – National Sea Life Centre

Esta é uma atração especial para famílias. Os pequenos irão aprender muito sobre os animais marinhos desde tubarões, polvos e pinguins. Também há diversas atividades e exposições interativas, além de um túnel 360 graus.

O ingresso por pessoa custa £20,65 e há descontos especiais para famílias, além de combos com outras atrações como a Legoland e Warwick Castle. Veja no site oficial!

11 – Cadbury World

Essa atração é perfeita para quem ama chocolate! A visita a fábrica é bem divertida e interativa e inicia com uma animação repleta de chocolate no cinema 4D! A exposição conta a história do cacau, a primeira fábrica aberta por John Cadbury em 1824 e termina na loja gigante.

Para chegar lá basta pegar o trem na New Street, o percurso dura 13 minutos apenas. A vila da fábrica é bonitinha com diversos prédios vermelhinhos. Caso queira saber mais sobre esta visita, confira o relato Cadbury World no blog Estrangeira.

fabrica de chocolate cadbury
Especial para quem ama chocolate!

12 – Black Country Living Museum

Este museu a céu aberto conta a como era a vida durante a Revolução Industrial da região e retrata o dia a dia dos moradores ao longo de 300 anos de história, focando nas décadas entre 1850 a 1950. Está localizado a 16 km de Birmingham em um antigo terreno industrial parcialmente recuperado de um antigo pátio de ferrovias, fornos de cal desativados, um canal e antigos depósitos de carvão. Você irá reconhecer diversas áreas do museu se assistiu o seriado do Peaky Blinders!

Além das fábricas, também é possível ver veículos antigos como carros, ônibus e trams.

fabrica black country living musem
Neste museu gravaram algumas cenas de Peaky Blinders

13 – Shakespeare Express

Ainda existem alguns Trens a vapor no Reino Unido como o famoso Hogwarts Express nas Highlands da Escócia e Shakespeare Express que faz o caminho de Stratford Upon Avon, a cidade onde nasceu o famoso William Shakespeare, até Birmingham e volta no mesmo dia.

O trajeto é bem diferente já que você irá ver a parte industrial de Birmingham e passar por vilas charmosas, campos e fazendas até chegar na linda cidade Stratford Upon Avon (eu já fui e recomendo muuuito!).

O passeio de trem Shakespeare Express oferece refeições típicas inglesas como o English Breakfast, Roast Dinner e até o Afternoon Tea (o famoso chá das cinco da Inglaterra). Precisa ser reservado com antecedência e infelizmente este ano já não tem mais, pois funciona apenas aos domingos.

A passagem custa £25 e a premium £79 e inclui 3 refeições de domingo (Sunday Roast) com chá e café e na volta um afternoon tea.

14 – Museus em Birmingham

  • National Motorcycle Museum: mais de mil motos restauradas nas configurações originais dos fabricantes
  • Birmingham Museum and Art Gallery: um museu que reúne artefatos do mundo todo como ouro dos anglo saxões até múmias do Egito
  • Barber Institute of Fine Arts: um dos edifícios em Art Deco da cidade projetado pelo arquiteto Robert Atkinson e inaugurado pela Queen Mary em 1939. Sua exibição conta com Monet, Hals e também artefatos antigos gregos e egípcios.
pub ingles no estilo tudor
The Old Crown surgiu no século 14!

Onde comer em Birmingham

Existem muitos lugares diferentes e gostosos para conhecer na cidade, sem falar que a gastronomia é bem variada, já que existem imigrantes de todos os lados do mundo. Estes são os que eu recomendo:

  • The Old Crown: um dos pubs mais antigos da cidade, datado de 1368, que é também um hotel, onde a rainha Elizabeth I já se hospedou em 1575.
  • Brasilportu: uma loja com produtos brasileiros e portugues que conta com um restaurante maravilhoso! Eu amei!
  • Two Cat’s Kitchen: um restaurante no estilo industrial com boa comida
  • Damascena Coffee House: uma cafeteria com bolos deliciosos e ambiente descontraído
  • The Bartons Arms: um pub vitoriano de 1901 com vitrais originais, espelhos gravados e uma escada de ferro.

Restaurantes com estrela Michelin: Purnell’s, Simpsons, Adam’s, Carters, Opheem e Peel’s.

comida brasileira em birmingham
Se está com saudade de casa, tem feijão tropeiro e picanha!

E aí gostou destas dicas de o que fazer em Birmingham? Comente!

Salve no pinterest

o que fazer em birmingham inglaterra dicas
Pin o que fazer em Birmingham Inglaterra dicas
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here