O que fazer em Birmingham: dicas de viagem na Inglaterra

0
251

Confira O que fazer em Birmingham, a segunda maior cidade da Inglaterra! Situada na região central conhecida por Midlands, Birmingham chama atenção por sua história na Revolução Industrial, lugares interessantes para conhecer e perfeita para quem gosta da série Peaky Blinders. Amantes da música também curtem, já que algumas bandas nasceram aqui como Black Sabbath, Judas Priest e Duran Duran.

Neste guia de o que fazer em Birmingham, dou dicas de viagem para aproveitar muito a cidade e selecionei os melhores pontos turísticos. Você pode aproveitar a cidade em 1 ou 2 dias de viagem e depois continuar para Liverpool ou Manchester. Também assista ao vídeo com mais dicas sobre Birmingham!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

O que fazer em Birmingham na Inglaterra

Birmingham me surpreendeu, pois não esperava encontrar tantos lugares legais para visitar. Claro que toda cidade grande tem seus lados feios, no entanto, a parte central é muito charmosa.

dicas turismo em Birmingham
Visitar os canais é uma das coisas imperdíveis de o que fazer em Birmingham

É importante frisar que Birmingham é considerada a cidade mais perigosa do Reino Unido (como já havia falado neste artigo 10 Cidades perigosas da Europa e porque são violentas). Sugiro não caminhar sozinha à noite e deixar o carro no estacionamento pago, pois é muito comum roubarem carros. Eu não vi nada perigoso, mas tem algumas áreas meio estranhas que é melhor evitar.

Como chegar em Birmingham

Birmingham está localizada na região central do país conhecida por Midlands e fica distante apenas 1:30 de trem de Londres e Manchester. Há trens direto para a cidade e eu recomendo comprar com antecedência para garantir preços mais baixos.

Para quem vai de carro, recomendo marcar a opção “sem pedágios” (em inglê toll) no Google Maps para evitar o trecho pago da M6.

Onde ficar em Birmingham

A cidade conta com muitos hotéis com ótimo custo benefício e a melhor opção é se hospedar no centro e perto dos canais para aproveitar melhor a sua viagem. Selecionei alguns hotéis muito bons abaixo:


O que fazer em Birmingham: pontos turísticos e roteiro

Selecionei as atrações mais legais e diferentes da cidade. Você pode conhecê-las em 1 ou 2 dias. Veja minha sugestão de roteiro em Birmingham:

  • Dia 1: passeio nos canais, Symphony Hall, biblioteca, Bullring, centro da cidade e the Old Crown (ou bares da região)
  • Dia 2: Jewellery Quarter, Cadbury World, Black Country Living Museum

Confira mais dicas de viagem no vídeo abaixo com dicas de Birmingham!

Assista ao vídeo de o que fazer em Birmingham!

1 – Canais de Birmingham

Birmingham é a cidade dos canais do Reino Unido, possui em torno de 100 milhas de canais, uma rede de canais maior do que Amsterdam e Veneza juntas! É uma delícia caminhar pelos canais!

Eu recomendo que inicie a sua visita pelo Gas Street Basin, onde há diversos barcos, casas antigas, cafés e pubs modernos que constrastam com a história industrial. De um lado você encontrará as lojas no shopping Mailbox Birmingham e do outro lado o Brindley Place, um lugar repleto de restaurantes e pubs! Toda essa área foi revitalizada e é super badalada durante o dia e a noite.

Todo esse trajeto é muito bonito, especialmente nos dias de sol. Há alguns passeios de barco que saem daqui, uma boa oportunidade para ver a cidade de outra forma.

onde comer em birmingham
Brindley Place é imperdível em Birmingham

2 – Black Sabbath Bridge

Para quem não sabe, Black Sabbath é um dos pioneiros do heavy metal e que surgiu em Birmingham em 1968 com o Ozzy, Tony, Geezer e o Bill. A banda vendeu mais de 70 milhões de discos!

A cidade homenageou a banda com uma ponte em seu nome e um banco com o rosto dos 4 integrantes. A ponte fica no canal e pertinho do Brindley Place.

ozzy black sabbath bridge
A ponte do Black Sabbath!

3 – Symphony Hall

Pegando a rua da ponte do Black Sabbath para a esquerda, você chegará na área dos negócios da cidade que conta com prédios dos bancos e também artística com teatros, conferências e a biblioteca.

O Symphony Hall trouxe inovação e criatividade a Brimingham e considerada uma das melhores salas de concertos do Reino Unido. Orquestras dividem espaço com artistas do jazz e rock, além de shows específicos como comédias de stand-up.

4 – Library of Birmingham

Ao lado do Symphony Hall está a maior biblioteca pública da Europa! A arquitetura é diferentona, tanto por dentro quanto por fora. São mais de 9 andares que você pode visitar com direito a uma sala especial do William Shakespeare e o terraço com um jardim, o qual oferece uma vista incrível para a cidade.

biblioteca de birmingham maior da europa
A arquitetura da biblioteca é muito diferente!

5 – Bullring

Este é um dos maiores shoppings do Reino Unido com praticamente todas as franquias mais comuns do país, inclusive a Selfridges. Além disso, fica bem no centro da cidade, então você pode deixar o carro no estacionamento e explorar outros lugares. O prédio é facillmente reconhecido por sua lateral de metal ondulada (que infelizmente estava em reforma quando eu o visitei).

shopping center bullring
O Bullring é um dos maiores do Reino Unido

6 – St. Philip’s Cathedral

Localizada no centro da cidade, a catedral de Birmingham possui uma arquitetura única no estilo inglês barroco e é uma das menores do país. O interior é bem caprichado com alguns vitrais coloridos e colunas de mármore no estilo coríntio.

roteiro em birmingham
Birmingham tem vários contrastes

7 – Jewellery Quarter

Um dos lugares mais conhecidos da cidade, o “Bairro das Jóias” já englobou mais de 500 comércios de joalheria diferentes durante 250 anos. É considerado um lugar único da história da Inglaterra e é frequentado por artistas, jornalistas e, claro, amantes das jóias! É interessante para quem vai comprar, pois se não, é um bairro normal com diversas casas em fila de tijolinhos, lojas alguns restaurantes e galerias.

Nesse local você também poderá visitar o Museum of the Jewellery Quarter para conhecer como as jóias eram feitas no século passado, descobrir técnicas e ver uma galeria de materiais desde dente de baleia até platina. A entra custa £7, pessoas com menos de 16 anos não pagam.



Ainda há outros dois museus: o Pen Museum (coleção de caneta) e o Newman Brothers Coffin Works, uma antiga fábrica de caixões da era vitoriana que ainda funciona!

restaurantes em birmingham
Alguns prédios foram renovados ao lado dos canais

8 – Great Western Arcade

Essa é uma das passagens para pedestre mais bonitas da cidade no estilo vitoriano com arcos e teto de vidro. Há diversas lojinhas, cafés e até spas! Durante os meses de inverno fica ainda mais bonito com a decoração temática de natal.

9 – Botanical Gardens and Glasshouses

Um dos lugares mais visitados de Birmingham é o Jardim Botânico e sua estufa com diversas plantas tropicais, subtropicais e do mediterrâneo. Conta com um parque gigante com 15 acres e diversos lugares para crianças brincarem. Durante o ano há alguns eventos especiais para o Natal e Ano Novo. Também há borboletários com insetos das Filipinas, partes tropicais da África e América Central.

10 – National Sea Life Centre

Esta é uma atração especial para famílias. Os pequenos irão aprender muito sobre os animais marinhos desde tubarões, polvos e pinguins. Também há diversas atividades e exposições interativas, além de um túnel 360 graus.

O ingresso por pessoa custa £20,65 e há descontos especiais para famílias, além de combos com outras atrações como a Legoland e Warwick Castle. Veja no site oficial!

11 – Cadbury World

Essa atração é perfeita para quem ama chocolate! A visita a fábrica é bem divertida e interativa e inicia com uma animação repleta de chocolate no cinema 4D! A exposição conta a história do cacau, a primeira fábrica aberta por John Cadbury em 1824 e termina na loja gigante.

Para chegar lá basta pegar o trem na New Street, o percurso dura 13 minutos apenas. A vila da fábrica é bonitinha com diversos prédios vermelhinhos. Caso queira saber mais sobre esta visita, confira o relato Cadbury World no blog Estrangeira.

fabrica de chocolate cadbury
Especial para quem ama chocolate!

12 – Black Country Living Museum

Este museu a céu aberto conta a como era a vida durante a Revolução Industrial da região e retrata o dia a dia dos moradores ao longo de 300 anos de história, focando nas décadas entre 1850 a 1950. Está localizado a 16 km de Birmingham em um antigo terreno industrial parcialmente recuperado de um antigo pátio de ferrovias, fornos de cal desativados, um canal e antigos depósitos de carvão. Você irá reconhecer diversas áreas do museu se assistiu o seriado do Peaky Blinders!

Além das fábricas, também é possível ver veículos antigos como carros, ônibus e trams.

fabrica black country living musem
Neste museu gravaram algumas cenas de Peaky Blinders

13 – Shakespeare Express

Ainda existem alguns Trens a vapor no Reino Unido como o famoso Hogwarts Express nas Highlands da Escócia e Shakespeare Express que faz o caminho de Stratford Upon Avon, a cidade onde nasceu o famoso William Shakespeare, até Birmingham e volta no mesmo dia.

O trajeto é bem diferente já que você irá ver a parte industrial de Birmingham e passar por vilas charmosas, campos e fazendas até chegar na linda cidade Stratford Upon Avon (eu já fui e recomendo muuuito!).

O passeio de trem Shakespeare Express oferece refeições típicas inglesas como o English Breakfast, Roast Dinner e até o Afternoon Tea (o famoso chá das cinco da Inglaterra). Precisa ser reservado com antecedência e infelizmente este ano já não tem mais, pois funciona apenas aos domingos.

A passagem custa £25 e a premium £79 e inclui 3 refeições de domingo (Sunday Roast) com chá e café e na volta um afternoon tea.

14 – Museus em Birmingham

  • National Motorcycle Museum: mais de mil motos restauradas nas configurações originais dos fabricantes
  • Birmingham Museum and Art Gallery: um museu que reúne artefatos do mundo todo como ouro dos anglo saxões até múmias do Egito
  • Barber Institute of Fine Arts: um dos edifícios em Art Deco da cidade projetado pelo arquiteto Robert Atkinson e inaugurado pela Queen Mary em 1939. Sua exibição conta com Monet, Hals e também artefatos antigos gregos e egípcios.
pub ingles no estilo tudor
The Old Crown surgiu no século 14!

Onde comer em Birmingham

Existem muitos lugares diferentes e gostosos para conhecer na cidade, sem falar que a gastronomia é bem variada, já que existem imigrantes de todos os lados do mundo. Estes são os que eu recomendo:

  • The Old Crown: um dos pubs mais antigos da cidade, datado de 1368, que é também um hotel, onde a rainha Elizabeth I já se hospedou em 1575.
  • Brasilportu: uma loja com produtos brasileiros e portugues que conta com um restaurante maravilhoso! Eu amei!
  • Two Cat’s Kitchen: um restaurante no estilo industrial com boa comida
  • Damascena Coffee House: uma cafeteria com bolos deliciosos e ambiente descontraído
  • The Bartons Arms: um pub vitoriano de 1901 com vitrais originais, espelhos gravados e uma escada de ferro.

Restaurantes com estrela Michelin: Purnell’s, Simpsons, Adam’s, Carters, Opheem e Peel’s.

comida brasileira em birmingham
Se está com saudade de casa, tem feijão tropeiro e picanha!

E aí gostou destas dicas de o que fazer em Birmingham? Comente!

Salve no pinterest

o que fazer em birmingham inglaterra dicas
Pin o que fazer em Birmingham Inglaterra dicas
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here