Viajar para Portugal agora: turismo durante a pandemia

0
284

Decidimos viajar para Portugal agora depois de 1 ano e meio sem fazer uma viagem internacional. Vários países da Europa já reabriram suas fronteiras aos brasileiros e o turismo no velho continente já voltou quase ao normal. Claro que existem regras de entrada, exigências de vacinas e certificados além de exames de Covid-19 para os países europeus, mas muitos já não pedem quarentena.

Vimos muitos brasileiros na nossa viagem para Portugal durante a pandemia e acredito que é um ótimo destino, pois o país é barato em relação aos seus vizinhos, falamos a mesma língua e é fácil se locomover entre as cidades.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Neste artigo relato a minha experiência de viagem para Portugal durante a pandemia (outubro de 2021), exigências para turistas brasileiros e novas regras de viagem. Assista ao vídeo para mais dicas.

Vale a pena viajar para Portugal agora?

Acho que o maior empecilho é o valor do euro para os brasileiros, já que o real se desvalorizou muito nos últimos anos. No entanto, a maioria das atrações em Portugal são gratuitas e há muitos restaurantes baratos que fazem menus completos por 7 euros (sopa, prato principal, bebida e sobremesa). Sem falar que você já pode usar as cozinhas compartilhadas em hostels para fazer a própria refeição ou até alugar um apartamento durante alguns dias para a sua família para ter essa comodidade. Para mais dicas, leia o artigo 10 dicas para viagem barata após a pandemia.

Os voos para Portugal (Lisboa ou Porto) são operados no Brasil pela Tap, Latam e Azul e os preços permanecem relativamente os mesmos de antes da pandemia. Fique de olho nas promoções. Veja Como encontrar passagens aéreas baratas

No vídeo abaixo eu relato como foi viajar para Portugal agora e também a viagem para a Inglaterra:

Menos turistas em Portugal

Uma vantagem de viajar para Portugal agora é que há menos turistas do que o normal e a hospedagem nos melhores bairros se tornou mais barata. Uma das melhores áreas para se hospedar em Lisboa é na Avenida da Liberdade, já que fica próximo do centro e Alfama (o bairro mais antigo da cidade e com muitas subidas e descidas). Reserve sua hospedagem aqui.


Acredito que há menos turistas que o normal porque as vacinas Coronac e Sinopharm ainda não são reconhecidas por diversos países da Europa. Como estas são as vacinas mais aplicadas na Ásia, muitos asiáticos ainda não estão turistando por aqui devido à imposição de quarentena. Dessa forma, não é necessário reservar hospedagens nem comprar ingressos com meses de antecedência. Muitas vezes você enfrentará uma fila menor nas principais atrações.

brasileiros podem entrar em portugal pandemia
Dias de sol em Lisboa durante o mês de outubro

Regras e restrições de viagem a Portugal

Em Portugal não é necessário apresentar passe sanitário nas atrações como acontece na Suíça ou França. Mesmo assim, recomendo levar sempre com você o certificado de vacinação, pois pode ser requisitado em uma atração ou outra.

Portugal é um dos países da Europa abertos aos brasileiros desde que estes apresentem teste PCR negativo ou possuam um Certificado Digital COVID da União Europeia.

Crianças até 12 anos não precisam realizar teste. Não é necessário quarentena. Veja as informações oficiais no site de Portugal.

Exigências:

  • Prova de vacinação completa COVID-19 das vacinas do ConecteSUS
  • Teste COVID-19 negativo (RT-PCR) até 72 horas antes da chegada ou antígeno até 48 horas.
  • Preencher o formulário Passenger Locator Card até 4 dias antes da sua viagem
  • Passagem ida e volta para o Brasil
  • Comprovante de hospedagem
  • Seguro viagem
  • Comprovante de renda (cartão de crédito, extrato bancário)

Em muitos casos, o oficial de imigração não pede todos os documentos, porém é importante tê-los à mão. Eu acredito que eles tem acesso às informações no próprio Passenger Locator Card (por isso é importante preencher certinho e antes da viagem a Portugal).

É importante lembrar que o certificado de vacinação ou teste negativo deve ser apresentado para a realização de viagens marítimas e aéreas e para ter acesso a grandes eventos culturais, esportivos ou corporativos.

certificado covid europeu portugal
Certificado Europeu do COVID para residentes de Portugal

Viagem em transporte público

É obrigatório o uso da máscara ao utilizar o metrô, trem e ônibus. Não é obrigatório utilizar máscara na rua, mas é recomendado em áreas onde há muitas pessoas como o centro da cidade. Em atrações fechadas como museus e algumas lojas, também é necessário o uso da máscara.

viajar para portugal agora transporte publico mascara
Uso da máscara obrigatória dentro do transporte público em Portugal

A utilização de máscara continua obrigatória em transportes públicos, lares de idosos, hospitais, salas de espetáculo, cinemas, eventos esportivos e áreas fechadas de grande superfície com mais de 400 m2, como shoppings.

Aproveite para comprar máscara FFP2 em Portugal pois o preço é muito menor do que no Brasil. Encontrei um pacote de 10 unidades por 1,50 euros na farmácia. Também compre álcool em gel e aqueles paninhos desinfetantes para passar no celular.

Funcionamento das atrações de Portugal

Museus, monumentos e outras atrações turísticas de Portugal estão operando normalmente. Mesmo com restrição do número de pessoas, não é necessário enfrentar filas. O único lugar que peguei uma filinha de uns 10 minutos foi no Mosteiro do Jerónimos em Lisboa que está aberto todos os dias das 10h às 17h e o ingresso custa 10€.

Hotéis e restaurantes em Portugal

Muitos estabelecimentos estão funcionando normalmente com mesas disponíveis no interior ou fora na calçada (nas famosas “esplanadas”). Em lugares com grande circulação de pessoas, é obrigatório o uso da máscara como no Mercado Time Out em Lisboa ou no Mercado Bom Sucesso no Porto. Se não usar, os seguranças o convidarão a se retirar.

restaurante turismo portugal pandemia
Restaurantes estão operando normalmente

Teste PCR para voltar ao Brasil

O Brasil exige teste PCR para todos os viajantes, mesmo residentes e vacinados. É importante realizar o teste em até 72 horas antes do seu voo. O teste PCR em Portugal na Cruz Vermelha custa em torno de 60 euros com resultado em 24 horas. Encontre um laboratório em Portugal aqui.

Também é possível realizar o teste na rua! Existem alguns contêiners em praças que realizam o teste para turistas, como este da foto abaixo localizado na Praça Dom Pedro IV em Lisboa.



fazer teste covid portugal conteiner
Conteiner que realiza testes de COVID

Viajar para outro país europeu

Muitos turistas brasileiros desejam incluir outro país no roteiro de viagem a Europa e isso pode ser complicado, pois cada país tem restrições diferentes e alguns não aceitam a Coronavac. Por essa razão, recomendo ficar a atento e ler muito bem as exigências de viagem nos sites oficiais. Neste artigo Países da Europa abertos aos brasileiros em 2021 eu coloquei os sites oficiais de cada país, além das regras de entrada.

Antes de viajar para outro país europeu saindo de Portugal:

  • verifique as regras vigentes para agendar o teste PCR ou antígeno com antecedência
  • emita seu certificado de vacinação em inglês pelo aplicativo ConecteSUS
  • esses documentos são apresentados antes do embarque em aviões, trens e ônibus com destinos fora de Portugal

Clima em Portugal agora

Eu peguei dias muito quentes em Lisboa na metade do mês de outubro com temperaturas acima dos 25°C, usei muito vestido e deu até para mergulhar na praia em Peniche. A noite ficava entre 15°C, então leve uma jaquetinha. No Porto estava mais frio, mas pude ficar apenas com uma jaqueta.

O inverno logo dará às caras, assim como as chuvas.

Casos de COVID e vacinação em Portugal

As regiões com mais incidência de novos casos são: Lisboa, Vale do Tejo e Norte e são registrados em torno de 600 casos diários com 5 a 10 mortes por dia. Para ter uma noção, na Inglaterra são registrados 50 mil casos positivos e 149 mortes diariamente.

Em relação à vacina, Portugal já está com 85% da população vacinada coma segunda dose. Já estão vacinando pessoas abaixo dos 15 anos.

restaurante turismo portugal pandemia
Restaurantes estão operando normalmente

Está pensando em viajar para Portugal agora? Comente!

viagem portugal 2021 brasileiros
Viajar para Portugal agora: turismo durante a pandemia
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here