O que fazer em Oxford na Inglaterra: pontos turísticos e dicas

16
657

Atualizado em

Tem muita coisa legal nesta lista de o que fazer em Oxford! Essa cidade universitária está a 100 km de Londres e é perfeita para conhecer em um fim de semana, já que a viagem de trem dura apenas uma hora. Muita gente a visita por causa de uma das universidades mais importantes da Inglaterra (e antigas também), principalmente por causa de várias cenas gravadas para Harry Potter.

Como toda universidade inglesa, Oxford possui 40 colleges (colégios ou campi) espalhados pela cidade e cada um é destino à uma área de estudo. Assim como Cambridge, Oxford é uma cidade com diversas opções em lazer e gastronomia! Assista o vídeo com mais dicas da cidade!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

O que fazer em Oxford na Inglaterra

O que você precisa saber sobre Oxford

Oxford é bem antiga, fundada provavelmente 900 d.C e diz a lenda que seu nome vem de ponte para bois (ox=boi e ford=ponte).

Oxford pode ser visitada a pé tranquilamente, mas se você gosta de ir direto ao ponto, pode pegar um ônibus hop on hop off em Oxford.

A universidade de Oxford foi fundada em torno de 1096, a mais antiga do Reino Unido.

Recomendo 2 dias para conhecer melhor a cidade.

Quando visitar Oxford?

Recomendo visitar na primavera ou verão (de abril a agosto) quando os dias são mais longos, quentes e tudo estará verdinho. Quando visitei em novembro, estava bem frio, peguei bastante chuva e apenas uma tardezinha com sol.

casa antiga oxford roteiro
Uma das casas mais antigas de Oxford

Como chegar em Oxford?

A forma mais rápida para chegar em Oxford de Londres é por trem, já que demora apenas uma hora de viagem. É possível comprar ida e volta para o mesmo dia e pagar apenas algumas libras de diferença se você tiver apenas um dia disponível para a cidade. Veja pelo app Trainline.


A forma mais barata é viajar de ônibus pelas empresas Megabus ou National Express e dura em torno de 2h de viagem. Comprando com antecedência sai bem barato!

Outras cidades para visitar na Inglaterra:

  1. 15 coisas para fazer em Cambridge
  2. O que fazer em Bath
  3. Dicas para visitar Stonehenge no Solstício de Verão
  4. 16 coisas para fazer em Bristol
  5. Roteiro em Londres 3 dias

Roteiro em Oxford com pontos turísticos principais

Listei as melhores atrações de o que fazer em Oxford em 2 dias e fique de olho na previsão do tempo. Deixe para visitar o parque das universidades num dia de sol, você não irá se arrepender!

  • Dia 1: Christ Church College, Loja Alice, Ponte dos Suspiros,  Turf Tavern, Igreja Santa Virgem Maria, Mercado Coberto
  • Dia 2: Biblioteca Bodleian e Radcliffe Camera, Museu de História Natural, Parque Magdalen College, Punting, Carfax Tower

Atenção: se você não quiser entrar nas universidades consegue fazer tudo deste roteiro em um dia, exceto o punting e o Museu (fica meio longinho das outras atrações).

Você pode combinar uma viagem a Oxford e também conhecer Bath (uma cidade charmosa com muitas ruínas romanas), Cotswolds (os vilarejos mais bonitos da Inglaterra) e Bristol (uma cidade animada e muito bonita). Se quiser também pode visitar Salisbury e Stonehenge.

roteiro em oxford 2 dias
Uma das ruas principais de Oxford num dia frio de inverno

O que fazer em Oxford

Como mencionei acima, a Universidade de Oxford é divida em colégios e alguns são bem famosos para visitação. Precisa ficar atento ao calendário da Universidade, pois podem fechar por alguns dias por causa de provas ou férias dos alunos. Confira o calendário de Christ Church.

Caso você seja apaixonado pela cultura inglesa, recomendo fazer uma Excursão a Pé pela cidade com guia.

Assista o vídeo sobre o que fazer em Oxford abaixo. Tudo o que eu mostro no post com mais detalhes, dá o play!

1 – Christ Church College

Esse com certeza é o mais famoso, principalmente por causa do Harry Potter hahaha Várias cenas do primeiro filme foram gravadas aqui como o campo onde praticam quadribol e também as escadarias para o Dining Hall, o salão que inspirou o Salão Comunal do Harry Potter com aquelas mesas compridas onde Dumbledore dá os anúncios e os alunos jantam. Aproveite e confira este guia de atrações em Londres de Harry Potter

O salão em si é maravilhoso, cheio de quadros de ex alunos importantes, além de vários abajures nas mesas que dá um toque super especial. Os alunos ainda almoçam aqui, então fica fechado das 11:30 às 14h. Se você visitar durante esse período e estiver fechado, pode voltar mais tarde no mesmo dia, não tem problema. O ingresso custa £15, pode ser comprado na hora. A visita também inclui a catedral e os jardins.

o que fazer em oxford dinning hall christ church
Dinning Hall inspirou a Sala Comunal em Harry Potter
escadaria harry potter oxford
Escadaria para o Dinning Hall em Christ Church College

Já para conhecer Christ Church Meadow é grátis! Durante o verão verá muita gente fazendo picnic. O Christ Church College está aberto à visitação de segunda a sábado das 10 às 17h e domingos das 14 às 17h.

catedral christ church oxford
Interior da Catedral dentro do Christ Church College

2 – Loja da Alice no País das Maravilhas

Logo na saída do Christ Church College você encontra uma lojinha especial dedicada à personagem dos libros de Lewis Carrol, que aliás lecionou nesse campus. Tem todo tipo de produto: miniaturas, marcador de texto, livros, camisetas e por aí vai.



3 – Biblioteca Bodleian e Radcliffe Camera

A Biblioteca Bodleian é uma das mais antigas do mundo com uma coleção enorme de livros, revistas e manuscritos, entre outros (se medir todas as prateleiras da 160 km!). Recebe todas as publicações do Reino Unido semanalmente (em torno de 4 mil), já tem mais de 11 milhões de obras e todos os livros já publicados no Reino Unido. Ela é a segunda mais importante do país, só perde para a British Library em Londres.

Com certeza uma das construções mais importantes da cidade, a Radcliffe Camera possui um formato circular no estilo neoclássico e no seu interior está uma das partes da biblioteca. Foi construída em 1737.

radcliffe camera em oxford dicas
Radcliffe Camera impressiona!

É possível fazer alguns tours para visitar a biblioteca e cada um tem um valor e atrações. Para quem é fã de HP, procure pela Humfrey’s medieval library! Confira todos os tours disponíveis na Bodleian aqui!

4 – Ponte dos Suspiros

Essa ponte se tornou um ponto turístico pela semelhança com a Ponte de Suspiros em Veneza. No entanto não passa um rio por baixo: é somente uma passarela para os alunos do Hertford College. Se você seguir pela ruazinha que passa abaixo dela (chamada Queen’s Lane) verá vários prédios charmosinhos.

ponte dos suspiros oxford
A ponte dos Suspiros é bem fofinha!

5 – Turf Tavern

Pertinho da Ponte dos Suspiros e meio escondidinho, está o Turf Tavern! Um pub que foi super frequentado pelos atores de Harry Potter e que serve comidas típicas inglesas a um preço bem aceitável. Os pratos são bem servidos e gostosos e claro que não poderia faltar a cerveja servida em pint (um copo com 665ml).

onde comer em oxford turf tavern
Torta de carne com legumes batatas e molho e abaixo fish and chips servido no Turf Tavern

5 – University Church of Saint Mary the Virgin

Essa igreja é muito bonita e tem um estilo diferente das que normalmente encontramos na Inglaterra. Possui um segundo andar mais baixo e com uma vista bem legal para o altar e órgão. É possível subir na torre para ter uma vista legal da cidade.
Ela foi usada por algum tempo para reuniões da Univesidade e também entrega de diplomas.

Igreja Santa Virgem Maria interior
Interior Igreja Santa Virgem Maria

5 – Parque Magdalen College

Esse parque é simplesmente maravilhoso, muitas árvores e até um canal onde os há passeios de barco específico chamado de punt. O barco é comprido e chato, usado para rios rasos e deve ser guiado por um mastro. Alguns alunos trabalham como barqueiros para pagar as contas, mas você pode alugar um barco só pra você e testar suas habilidades hahah Isso também é feito em Cambridge.

O Magdalen College é muito bonito para visitação, principalmente a capela e o hall. A entrada custa £7 e você pode conferir o calendário no site oficial.

Lembre-se que para visitar a Europa é obrigatório SEGURO VIAGEM. Ele te ajuda a solucionar problemas como cancelamento de voo e mala extraviada e caso você precise de atendimento médico como consulta, exame e até cirurgia. Eu uso e recomendo a Real Seguros! Leitores do blog tem desconto de 10%, aproveite!

5 – Carfax Tower

Essa torre com 23 metros é o centro da cidade e o único resquício da antiga Igreja de São Martinho do século 12. Dá para subir nela pagando alguns pounds. Ao lado fica um restaurante brasileiro que serve pratos feitos e coxinhas.

carfax tower restaurante brasileiro
Carfax Tower

6 – Museu de História Natural

Eu gostei de visitar esse museu, principalmente pelos fósseis de dinossauros! São vários já no hall de entrada e é bem organizado. O prédio em si é pequenininho, mas lindo demais! Ligado a ele fica o Pitt Rivers Museum com mais peças arqueológicas. Como todo museu britânico, a entrada é gratuita!

fosseis dinossauro museu historia natural inglaterra
Fósseis no Museu de História Natural

Outro museu legal para visitar em Oxford é o Ashmolean, o mais antigo do Reino Unido fundado em 1683. É um Museu de Arte e Arqueologia.

7 – Mercado Coberto

Localizado na rua principal, o Covered Market tem várias lojinhas de itens de decoração e também coisas para comer. O prédio é bem legal, no entanto, quando eu visitei havia poucos lugares abertos e que reinavam quando eu tirava foto ahueaheua

mercado coberto ingles com detalhes natalinos
Mercado Coberto de Oxford

Caso você queira comprar algumas roupas ou outros produtos, pode visitar o Shopping Westgate. Se for durante a época de Natal, dê uma olhada na Feirinha de artesanato montada no centro da cidade.

Onde ficar em Oxford?

Como eu fiquei apenas uma noite e sozinha na cidade, fiquei hospedada no Oxford Backpackers. O preço era muito bom, porém não gostei, achei tudo meio empilhado e pequeno. Queria ter ficado no Central Backpackers ou YHA Oxford  ou mas não tinha mais vagas.

Também é possível ficar em quartos de algum dos colégios da Universidade, como esta aqui Rewley House University of Oxford. Também achei interessante o Newton House Guesthouse

Vale a pena ver a lista de apartamentos e quartos no Airbnb. Com este link você ganha R$180 de desconto na sua primeira reserva! Como tudo fica relativamente perto do centro, não tem problema dar uma caminhadinha pela manhã (de 15 a 20 min) e nem precisa pegar bus.

Gostou destas dicas de o que fazer em Oxford Salve no pinterest

Pontos turisticos em Oxford Inglaterra

Leia mais sobre a Inglaterra:

13 curiosidades da Inglaterra

O que NÃO fazer em Londres: erros que te custam dinheiro!

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

16 COMENTÁRIOS

  1. Eu já visitei Oxford algumas vezes porque meu marido estudou lá e gostava bastante. O museu de história natural é muito legal e amava passear pelos gramados dos colleges e andar a toa pela cidade, que é uma gracinha por si só né. Também amo os pubs ingleses hehe.

  2. Oxford é linda, né? Conheci em um passeio bate-volta de Londres, mas combinando com outra cidade no mesmo dia então foram poucas horas e ficou um gostinho de quero mais. Depois desse post ainda, deu mais vontade de voltar e conhecer melhor!

  3. Uau! Oxford vai muito além do campus universitário! Morro de vontade de conhecer um dia e visitar cada um dos pontos que foram inspiração para os filmes de Harry Potter. Sério mesmo que não paga pra entrar em nenhum museu britânico!? Isso é incrível!!!

  4. Gosto de viajar para Inglaterra. Neste dia de hoje, se não estivéssemos vivendo o confinamento por conta da pandemia, eu estaria na país, conhecendo novos destinos… Oxford ainda não estaria nesta minha terceira visita à Inglaterra, mas eu gostei das possibilidades que ela oferece. Gostei das imagens e de tudo o que você contou. Uma dia, estarei aí também! 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here