Christiania: a cidade livre em Copenhagen

19
258

O distrito verde de Copenhagen se chama Christiania, não somente por ser uma das áreas mais arborizadas da cidade mas também pela venda de cannabis. É um lugar alternativo cheio de lojas de artesanato, ateliês, restaurantes orgânicos, workshops…

Guia de Christiania – cidade livre

Como surgiu Christiania

portal de christiania cidade livre

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

A cidade livre Christiania é uma comunidade autônoma em Copenhagen que preza um estilo diferente de vida. Vários hippies não desejavam criar seus filhos na cidade e queriam algo mais calmo e longe das influências “capitalistas”, aí ocuparam vários barracões militares abandonados em 1971 na região de Christianshavn e criaram suas próprias regras totalmente independente do governo dinamarquês. Foram 40 anos de conflitos até que estabilizaram um acordo entre as partes.

As regras mais comuns são:

  • Não às drogas pesadas
  • Não à violência
  • Não às armas
  • Não a carros circulando
  • Não a clubes de motociclistas
  • Não às vestimentas à prova de balas
  • Não a fogos de artifício
  • Não às coisas roubadas

Aproximadamente 900 pessoas moram na área, como escritores, filósofos, jornalistas, comerciantes, e formam uma comunidade e decidem as próprias regras. Se todo mundo concorda, tá tudo certo na assembléia. Não há hierarquias e tudo é decidido coletivamente, desde o uso do dinheiro arrecadado pelos moradores e negócios até futuro moradores. Você não pode simplesmente comprar uma casa lá, pois primeiro você deve ser aceito na comunidade, ter bons relacionamentos para depois ganhar uma casa. No geral uma parte é empregada, outra é sustentada pelo governo e os traficantes não tem renda oficial obviamente.

Não há calçadas em várias partes, somentes caminhos de terra e é bem fácil se perder em meio as casas improvisadas. A noite não há iluminação pelo caminho exceto pelas luzes dos estabelecimentos. Algumas casas não parecem seguras e foram construídas com materiais inusitados, como esta aqui:

casas christiania janelasFoto Sonny W

christiania a cidade livre de copenhagenFoto de Kieran Lynam / Creative Commons / Via commons.wikimedia.org 


As barraquinhas da Pusher Street

Na rua Pusher Street, literalmente rua dos traficantes, ficam várias barraquinhas com diversos tipos de maconha, haxixe e alguns acessórios. Alguns desses “comerciantes” usam o produto enquanto vendem. Também há umas duas lojas grandes com as folhas das cannabis pintadas na paredes. O cheiro do fumo é sentido já na entrada da rua.
A venda de maconha e haxixe sempre teve problemas, várias vezes a polícia entrou e prendeu os traficantes. Um vez houve um tiroteiro que feriu três pessoas. A cannabis é ilegal na Dinamarca.

O consumo de drogas mais pesadas é proibido em Christiania.

Aqui você não deve tirar fotos nem filmar de jeito algum. Também não corra para não gerar pânico. Por essas razões várias fotos desse post não são da minha autoria.

christiania dicas copenhagen cidade livreFoto de Annaspies

Bares, restaurantes e artes

restaurante vegano vegetariano copenhagen christiania

Há muitos cafés que servem comidas vegetarianas, veganas e orgânicas em Christiania, além das barraquinhas de pizza, hot dog e bolinhos. Claro que nem tudo é barato. Os mais recomendados são Cafe Nemoland, Morgenstedet, Grønsagen e Månefiskeren.

Também irá encontrar museus, centros culturais como a Gay House, LGBT cai em peso ali! Há vários eventos culturais e musicais durante o ano, principalmente durante o verão.

christiania area proibida maconha copenhagen

freetown christiania copenhagen area drogas christiania freetown copenhagen predios coloridosCarros são proibidos de transitar em Christiania…porém vários moradores tem carro e deixam os veículos fora dos muros.

Leia também: Hotéis em Copenhagen: 8 opções legais e acessíveis

Como chegar em Christiania

Dá pra chegar lá caminhando, atravessar algumas pontes até chegar em Christianshavn (a ilha onde fica Christiania) Aí pegue a Christianshavn St em direção a Dronningensgade. Você saberá que está no lugar certo quando ver um monte de casas com desenhos nas paredes e muros.
Você pode pegar o bus 9A ou 350S e descer na estação Bodenhoffs Plads.

christiania regiao arborizadaFoto de Stig Nygaard / Creative Commons / Via commons.wikimedia.org  

christiania entrada saindo da uniao europeia“Você está entrando na União Européia” escrito no portal de Christiania. Foto de Jerdam

Veja o vídeo de Copenhagen e leia mais dicas da Dinamarca



Salve no seu Pinterest

Christiania, comunidade hippie em Copenhagen, maconha

veja também

COMO VIAJAR SEM IR À FALÊNCIA!
28 DICAS PARA MOCHILAR NA EUROPA!
GUIA LOW COST: COMO ENCONTRAR VOO BARATO NA EUROPA

 



Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

19 COMENTÁRIOS

  1. Que lugar interessante e surpreendente por funcionar com tal modelo de democracia, sem hierarquia… Apesar dos conflitos que você relata com a questão das drogas e tal, me parece que conseguiram um acordo relativamente bem sucedido com as autoridades da Dinamarca… Gostaria de ver este lugar de perto. Ele desperta e muito minha curiosidade.

  2. Eu adorei conhecer Copenhagen e achei Christiania super diferente! Fui de bike e foi super tranquilo. Achei interessante a parte onde tem as barraquinhas com maconha e haxixe, é como se eles estivessem vendendo manjericão de tão normal, só ficam em cima pra ninguém fotografar, né?! hah

  3. Eu adoro essa multiculturalidade que algumas zonas de algumas cidades da Europa oferecem. Dizem que Berlim também tem essas características em algumas regiões. Fiquei muito na vontade de conhecer e adorei a ideia de conviver com pessoas das artes, escritores, experimentar comidas veganas e vegetarianas. Adorei a dica.

  4. Olha, não conhecia! Nunca tinha ouvido falar mesmo, mas parece ser espectacular, uma paz autêntica. E tudo dentro de Copenhague! Não fazia mesmo ideia da existência disto.

  5. Interessante conhecer lugares assim e compreendo o desejo de querer romper com a sociedade, mas… bem, vou ser a chata do pedaço: os caras querem autonomia, mas alguns vivem às custas do governo. E quando ficam doentes, têm hospital próprio? Engraçado uma comunidade assim, no país onde o povo é considerado o mais feliz do mundo…

  6. Oi to adorando seu blog. Acompanhando horrores! Me fala uma coisa? Vc comprou DKK no Brasil ou levou euro e comprou Dkk quando chegou em Copenhagen. Tenho dúvidas quanto a este procedimento.

  7. Lugar perigoso !!! Confundem natureza com consumo de porcarias que destroem a saude física e mental, os adolescentes, jovens e famílias. Péssimo retrato do bairro. NÃO ACEITE !!! NÃO VISITE. Pessoa de minha família faleceu porque conheceu maconha, entrou nessa espiral degenerativa. Quem faz apologia disso, deveria contextualizar, mostrando todos os riscos e consequências. Governo deveria ter domínio sobre essa questão nesta cidade e em todos os lugares do mundo. Sabem porque? Quem trará o familiar de volta ??? Fazem apologia mas são totalmente irresponsáveis!!!!

Curtiu? Comentaí!