Roteiro em Berlim: o melhor em 2 dias

18
180

Fiz esse roteiro em Berlim curtinho com as principais atrações e todas grátis para aproveitar o melhor da capital alemã. Como muitos de vocês sabem, Berlim foi ponto importante durante e após a Segunda Guerra, sendo separada pelos blocos ocidental e oriental na Guerra Fria e reconstruída aos poucos. Esse roteiro em Berlim engloba as principais mudanças e prédios importantes, assista o vídeo!

Roteiro em Berlim: o melhor em 2 dias

Esse roteiro em Berlim pode ser feito a maior parte a pé, sendo que para chegar de uma região a outra é só pegar metrô. Veja COMO FUNCIONA O TRANSPORTE EM BERLIM: TICKETS E DICAS

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Brandenburger Tor

brandenburger tor berlim dicas do que ver

Um dos pontos clássicos e lindos da capital alemã, o Brandenburger Tor é local de vários eventos históricos, comemorações (como o Festival das Luzes), protestos e até luta de travesseiro! É um portal, um arco do triufo neoclássico e fica no cruzamento da avenida Unter den Linden (uma das principais da cidade) e Ebertstraße, imediatamente a oeste da Pariser Platz.  Chegue lá com U55 ou com o busão 100 que roda praticamente ali no centro.

Reichstag

roteiro em berlim parlamento alemao reichstagEm seguida vá pro lado direito em direção ao Parlamento alemão! A arquitetura é demais e imaginar que Hitler gostaria de ter destruído pra construir um negócio gigantesco no lugar. Tem um gramadão na frente pra fazer umas piruetas. É possível fazer um tour dentro do Parlamento, ver algumas pichações loucas de quando os russos tomaram conta da parada no fim da Segunda Guerra Mundial e subir até o topo, onde fica a cúpula (uma das intervenções contemporâneas mais legais da Europa). O passeio é grátis, porém é necessário fazer uma reserva alguns dias antes ou tentar o esquema do café! Veja como visitar o Reichstag.

como-subir-cupula-parlamento-alemão

Tiergarten

O Tiergarten é o segundo maior parque de Berlim com 210 hectares (só perde pro Tempelhofpark). Você pode explorar esse lado pertinho do Reichstag, ver o lago e o Memorial Soviético até chegar na Siegsäule (a Coluna da Vitória).

memorial sovietico berlim unter dem linden


Denkmal für die ermordeten Juden Europas

memorial aos judeus mortos na europa berlim

Voltando pro Brandenburger Tor algumas quadras mais pra frente fica o Memorial aos Judeus Mortos da Europa, um lugar bem diferente, no qual blocos de concreto de diferentes alturas criam uma atmosfera pesada e meio claustrofóbica.  Leia mais sobre o memorial aos judeus assassinados.

Berliner Dom

berliner dom catedral roteiro em berlim dicasUma das igrejas mais bonitas da cidade, a Berliner Dom é novinha: sua construção foi finalizada em 1905! Porém uma parte foi destruída na Segunda Guerra (e o que não foi né!) Ali do lado fica a Humboldt box, uma construção inovadora na direita da catedral do outro lado da rua.  A entrada da igreja custa 8 euros, então eu acho melhor olhar por fora!

Museuminsel

museuminsel museus de berlimDo lado esquerdo da Catedral fica a ilha dos Museus com 5 museus diferentes e estatais Neues Museum, Pergamonmuseum, Alte Nationalgalerie, Altes Museum e Bode-Museum. Cada um com uma exposição diferente e com ingressos diferentes. Cada um custa 10 euros, porém você pode comprar o diário que custa 18 e passar o dia inteiro vendo arte. Se for escolher um museu, eu sugiro o Neues Museum que é o museu egípcio e onde guardam o Busto de Nefertiti, uma das coisas mais lindas que já vi na vida.

Alexanderplatzalexanderplatz o que ver em berlim dicas

Essa provavelmente é a praça mais visitada de Berlim! Aqui ficam várias lojas boas de roupas e de eletrônicos (como Primark, Decathlon e Saturn), a torre de televisão (Fernsehturm) e também a Marienkirche. TOME MUITO CUIDADO NESSE LUGAR POIS TEM MUITO BATE CARTEIRA!

Aqui também fazem as feirinhas de natal, veja o vídeo! GUIA COMPLETO DAS FEIRAS DE NATAL EM BERLIM

Nikolaiviertel

nikolaiviertel berlim antiga turismo dicas de viagem

Essa é a Berlim antiga! Nada de prédios gigantes cheio de janelinhas. Aproveite para caminhar nas ruas de pedrinhas e sentar em um dos vários cafés e restaurantes. Aqui também fica a Nikolaikirche, a igreja mais antiga de Berlim. Claro que essa área foi muito danificada com os bombardeios e só foi totalmente reconstruída em 1987, então quase todos os prédios são réplicas.

nikolaiviertel berlim predios antigosFoto: Manfred Brückels 

Checkpoint Charlie

atrações gratis em Berlim checkpoint charlieCheckpoint Charlie foi um posto militar estabelecido em 1949 entre a Alemanha Ocidental controlada pelos países da OTAN (como EUA, Inglaterra, França..) e oriental formado pelo Bloco Soviético. Era o único lugar que permitia a passagem de estrangeiros entre as fronteiras durante a Guerra Fria e também um “marco da separação” entre o capitalismo x comunismo. Hoje dá pra ver claramente só o capitalismo haueaheuahe e aqui também vendem alguns carimbos da União Soviética, do Checkpoint Charlie e outros…Veja a lista completa de carimbos legais para o seu passaporte 

Muro de Berlim

muro de berlim onde ver dicasAlguns anos depois em 1961 um muro foi construído para separar as duas Alemanhas, não somente para separar territórios, mas também pessoas e ideologias. O muro impedia imigrações e simboliza a cortina de ferro que havia entre os blocos oriental e ocidental durante a guerra fria. O muro caiu em 1989.

Toda essa região explora a contrução e a queda do muro, suas consequências. Quando você ver uma linha com pedras diferentes no chão significa que ali ficava o muro.

divisão muro de berlim marcaçãoUm grande pedaço do muro pode ser visto ao lado do museu Topografia do Terror.



Topografia do Terror

Próximo ao Checkpoint Charlie fica o Topografia do Terror: um dos memoriais mais importantes sobre os horrores do holocausto. Informações e fotos de antes, durante e após a Segunda Guerra Mundial estão dispostas em painéis dentro do museu e fora dele durante o verão. Os textos estão em inglês e em alemão.

topografia do terror berlim holocausto

topografia do terror berlim museu holocausto

East Side Gallery

10 lugares legais grátis em Berlim mural east side gallerySeguindo a história do muro, nos deparamos com a maior exposição ao ar livre e que dura mais de vinte anos: a East Side Gallery. Vários artistas retrataram como foi viver num país dividido, outros pintaram dizeres e imagens que remetem a vergonha, medo, desespero, vítimas…

oberbaumbrucke roteiro em berlimProvavelmente você irá passar pela Oberbaumbrücke, uma das mais legais de Berlim.

oberbaumbrucke turismo em berlim metroFoto tirada pela linda da Ka_abroad!

E ai gostou do roteiro em Berlim?! Comente!

Salve no seu pinterest

Roteiro em Berlim, o que fazer na Alemanha, dicas em Berlim

Leia também

CURIOSIDADES SOBRE MORAR NA ALEMANHA
BATE E VOLTA DE BERLIM: POTSDAM E WANNSEE
CASA NA ALEMANHA: O QUE TEM DE DIFERENTE?
VISTO DE RESIDÊNCIA NA ALEMANHA E ITÁLIA: PASSO A PASSO
DRESDEN: CHARME E MUITA HISTÓRIA!


Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

18 COMENTÁRIOS

  1. Me senti uma velha!!!!
    hahahahaha
    Nao conseguiria fazer tudo isso em 2 dia. O màximo que conseguimos foi andar do Kadewe até a Alex em 1 dia, mas apenas para ver os pontos turisticos de fora!
    E quero voltar em 2019, para ver o Altar de Pergamo (ou um pouco antes para tbem rever o mercado de Mileto)

  2. Se tudo ocorrer como planejado, Berlim está na lista de cidades para visitar este ano. Achei super interessante todos os passeios, principalmente o east side gallery que conta com tantas formas de transmitir o que essa cidade já passou através da arte.

  3. Muito boa a sua sugestão de roteiro, Guria! Amooo Berlim, da última vez fiquei 5 dias e ficaria mais se pudesse! hahaha mas como a cidade tem uma rede de transporte público boa, apesar de ser uma cidade grande, dá pra ver bastante coisa em dois dias! 😀

  4. Muito legal! Tenho muita vontade de conhecer Berlim, parece uma cidade incrível. Adoro esses contrastes de história com modernidade. Muito legal o vídeo. Sempre muito divertido. Abs!

  5. Berlim está em minha lista de destinos imediatos. Só estou esperando a boa e velha promoção para conhecer a cidade. Por conta de elementos com estes que leio aqui, esta arquitetura meio pesada, a história forte, que eu acho que vou me encantar por esta cidade alemã. Foi um bom passeio este que fiz por aqui. 🙂 bj

  6. Adorei o roteiro, apesar que eu tenho vontade de dar uns petelecos em quem resolve passar só DOIS DIAS em Berlim. Eu passei uma semana e tava fazendo de tudo pra esticar um pouquinho mais. Amei a cidade de paixão!

Curtiu? Comentaí!