Roteiro em Berlim: o melhor em 2 dias

18
1188

Fiz esse roteiro em Berlim curtinho com as principais atrações e todas grátis para aproveitar o melhor da capital da Alemanha. Como muitos de vocês sabem, Berlim foi ponto importante durante e após a Segunda Guerra, sendo separada pelos blocos ocidental e oriental na Guerra Fria e reconstruída aos poucos.

Esse roteiro em Berlim engloba as principais mudanças da Segunda Guerra Mundial e prédios importantes, assista o vídeo! São lugares que eu acho importante você visitar e são dicas de quem morou na Alemanha por 9 meses.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Você também pode conferir estas dicas para visitar durante a sua viagem à Alemanha com lugares bem legais e bonitos Berlim alternativa: lugares lindos fora da rota turística

Roteiro em Berlim: o melhor em 2 dias

Este artigo sobre Berlim está organizado da seguinte maneira:

  1. O que você precisa saber sobre Berlim antes da visita
  2. Transporte em Berlim
  3. Pontos turísticos grátis em Berlim
  4. O que fazer em Berlim em 2,3,4 ou 5 dias
  5. Onde se hospedar em Berlim

oberbaumbrucke turismo em berlim metro

O que você precisa saber sobre Berlim antes da visita

Berlim é a capital, porém não é a principal cidade e nem tem os melhores aeroportos (Munique e Frankfurt). Não é a cidade mais rica, então você irá economizar um pouco.

O transporte é bom, bem organizado, porém algumas linhas são bem ruins. Não esqueça de validar o seu ticket do metrô antes de entrar, se não irá pagar multa.

Como Berlim fica meio distante, monte o seu roteiro passando para o leste europeu (como Praga, Bratislava, Viena e Budapeste) ou suba para Copenhagen. Isso tudo pode ser feito de ônibus. Você também pode fazer Bate e volta de Berlim: Potsdam e Wannsee


A Alemanha é um país relativamente barato para visitar, porém precisa tomar alguns cuidados com o seu dinheiro, se não irá gastar demais. Leia 12 dicas para viajar barato na Alemanha

Durante o inverno você pode pegar temperaturas -18 a -2ºC, lagos congelados e um pouco de neve (se tiver sorte). Confira o guia Roupa de inverno na Europa: onde comprar e dicas

Para visitar a Europa é obrigatório seguro viagem, um documento já pedido na imigração. Eu recomendo e uso Seguros Promo! Usando o cupom APUREGURIA5 você ganha desconto!

Como se locomover em Berlim

Esse roteiro em Berlim pode ser feito a maior parte a pé, pois agrupei as atrações conforme a localização. Para chegar de uma região a outra é só pegar metrô. Veja COMO FUNCIONA O TRANSPORTE EM BERLIM: TICKETS E DICAS

Uma opção legal para aproveitar Berlim ao máximo é o Berlim Welcome Card de 48 horas ou mais. Você pode usar o transporte público e ainda ganha descontos em várias atrações na cidade como museus e restaurantes. Compre Berlim Card aqui

Se você achar mais fácil, pode pegar um ônibus hop on and hop off para descer aonde você quiser, passando pelas principais atrações até Muro de Berlim, Hackesche Höfe e bairros populares como Prenzlauer Berg e Kreuzberg Reserve o busão aqui

O que fazer em Berlim de graça

Esse roteiro foi feito para aproveitar as atrações por fora. Caso você queira visitar os museus, subir a torre da TV e entrar no Parlamento, adicione mais dois dias ao seu roteiro em Berlim.

Primeiro dia em Berlim

O Roteiro em Berlim dia 1 reúne os principais pontos e cartões postais da cidade como o Portão de Brandenburgo, o Parque Tiergarten e o Parlamento Alemão por exemplo. Esses ficam muito próximos e você pode fazer a pé.

1 – Brandenburger Tor

Um dos pontos clássicos e lindos da capital alemã, o Brandenburger Tor é local de vários eventos históricos, comemorações (como o Festival das Luzes), protestos e até luta de travesseiro! É um portal, um arco do triufo neoclássico e fica no cruzamento da avenida Unter den Linden (uma das principais da cidade) e Ebertstraße, imediatamente a oeste da Pariser Platz.  Chegue lá com U55 ou com o busão 100 que roda praticamente ali no centro.

brandenburger tor berlim dicas do que ver

2 – Reichstag (Parlamento Alemão)

Em seguida vá pro lado direito em direção ao Parlamento alemão! A arquitetura é demais e imaginar que Hitler gostaria de ter destruído pra construir um negócio gigantesco no lugar. Tem um gramadão na frente pra fazer umas piruetas. É possível fazer um tour dentro do Parlamento, ver algumas pichações loucas de quando os russos tomaram conta da parada no fim da Segunda Guerra Mundial e subir até o topo, onde fica a cúpula (uma das intervenções contemporâneas mais legais da Europa).

roteiro em berlim parlamento alemao reichstag

O passeio é grátis, porém é necessário fazer uma reserva alguns dias antes ou tentar o esquema do café! Fazendo uma reserva no café no topo do prédio, fica fácil visitar o Reichstag. Encontrei essa opção legal do café + bolo + visita, dá uma olhada aqui

Veja como visitar o Reichstag.



como-subir-cupula-parlamento-alemão

3 – Tiergarten

O Tiergarten é o segundo maior parque de Berlim com 210 hectares (só perde pro Tempelhofpark). Você pode explorar esse lado pertinho do Reichstag, ver o lago e o Memorial Soviético até chegar na Siegsäule (a Coluna da Vitória).

memorial sovietico berlim unter dem linden

5 – Denkmal für die ermordeten Juden Europas

Voltando pro Brandenburger Tor algumas quadras mais pra frente fica o Memorial aos Judeus Mortos da Europa, um lugar bem diferente, no qual blocos de concreto de diferentes alturas criam uma atmosfera pesada e meio claustrofóbica.  Leia mais sobre o memorial aos judeus assassinados.

memorial aos judeus mortos na europa berlim

6 – Berliner Dom

Uma das igrejas mais bonitas da cidade, a Berliner Dom é novinha: sua construção foi finalizada em 1905! Porém uma parte foi destruída na Segunda Guerra (e o que não foi né!) Ali do lado fica a Humboldt box, uma construção inovadora na direita da catedral do outro lado da rua.  A entrada da igreja custa 8 euros, então eu acho melhor olhar por fora!

berliner dom catedral roteiro em berlim dicas

7 – Museuminsel

Do lado esquerdo da Catedral fica a ilha dos Museus com 5 museus diferentes e estatais:

  1. Neues Museum
  2. Pergamonmuseum
  3. Alte Nationalgalerie
  4. Altes Museum
  5. Bode-Museum

Cada um com uma exposição diferente e com ingressos diferentes. Cada um custa 10 euros, porém você pode comprar o diário que custa 18 e passar o dia inteiro vendo arte. Se for escolher um museu, eu sugiro o Neues Museum que é o museu egípcio e onde guardam o Busto de Nefertiti, uma das coisas mais lindas que já vi na vida.

museuminsel museus de berlim

8 – Alexanderplatz

Essa provavelmente é a praça mais visitada de Berlim! Aqui ficam várias lojas boas de roupas e de eletrônicos (como Primark, Decathlon e Saturn), a torre de televisão (Fernsehturm) e também a Marienkirche. TOME MUITO CUIDADO NESSE LUGAR POIS TEM MUITO BATE CARTEIRA! Do outro lado da igreja tem um restaurante asiático que eu gosto muito bom, meu favorito chamado Le Hung (Karl-Liebknecht-Str. 13). Peça um Padthai!

alexanderplatz o que ver em berlim dicas

Aqui também fazem as feirinhas de natal, veja o vídeo! GUIA COMPLETO DAS FEIRAS DE NATAL EM BERLIM

9 – Nikolaiviertel

Essa é a Berlim antiga! Nada de prédios gigantes cheio de janelinhas. Aproveite para caminhar nas ruas de pedrinhas e sentar em um dos vários cafés e restaurantes. Aqui também fica a Nikolaikirche, a igreja mais antiga de Berlim. Claro que essa área foi muito danificada com os bombardeios e só foi totalmente reconstruída em 1987, então quase todos os prédios são réplicas.

nikolaiviertel berlim antiga turismo dicas de viagem

nikolaiviertel berlim predios antigosFoto: Manfred Brückels 

Roteiro em Berlim dia dois

10 – Checkpoint Charlie

Comece o dia no Checkpoint Charlie, um posto militar estabelecido em 1949 entre a Alemanha Ocidental controlada pelos países da OTAN (como EUA, Inglaterra, França..) e oriental formado pelo Bloco Soviético. Era o único lugar que permitia a passagem de estrangeiros entre as fronteiras durante a Guerra Fria e também um “marco da separação” entre o capitalismo x comunismo. Hoje dá pra ver claramente só o capitalismo haueaheuahe e aqui também vendem alguns carimbos da União Soviética, do Checkpoint Charlie e outros…Veja a lista completa de carimbos legais para o seu passaporte 

atrações gratis em Berlim checkpoint charlie

Aqui ao lado fica o Museu do Muro de Berlim, onde há vários artefatos e informações sobre as tentativas de fugas e sobre a política durante essa época.

11 – Muro de Berlim

Alguns anos depois em 1961 um muro foi construído para separar as duas Alemanhas, não somente para separar territórios, mas também pessoas e ideologias. O muro impedia imigrações e simboliza a cortina de ferro que havia entre os blocos oriental e ocidental durante a guerra fria. O muro caiu em 1989.

muro de berlim onde ver dicas

Toda essa região explora a contrução e a queda do muro, suas consequências. Quando você ver uma linha com pedras diferentes no chão significa que ali ficava o muro.

divisão muro de berlim marcaçãoUm grande pedaço do muro pode ser visto ao lado do museu Topografia do Terror.

12 – Topografia do Terror

Próximo ao Checkpoint Charlie fica o Topografia do Terror: um dos memoriais mais importantes sobre os horrores do holocausto. Informações e fotos de antes, durante e após a Segunda Guerra Mundial estão dispostas em painéis dentro do museu e fora dele durante o verão. Os textos estão em inglês e em alemão.

topografia do terror berlim holocausto

topografia do terror berlim museu holocausto

13 – East Side Gallery

Seguindo a história do muro, nos deparamos com a maior exposição ao ar livre e que dura mais de vinte anos: a East Side Gallery. Vários artistas retrataram como foi viver num país dividido, outros pintaram dizeres e imagens que remetem a vergonha, medo, desespero, vítimas…

10 lugares legais grátis em Berlim mural east side gallery

oberbaumbrucke roteiro em berlimProvavelmente você irá passar pela Oberbaumbrücke, uma das mais legais de Berlim.

 

Sugestões do que fazer em Berlim nos outros dias

Como eu disse, você pode visitar Berlim em 2,3,4 e 5 dias dependendo da sua vontade. Em cada museu você pode passar 3 dias, na torre de tv 1h e por aí vai. Só  ajeitar o seu planejamento por proximidade que dá tudo certo!

Visitar a Kudam (Kurfürstendamm), a rua de lojas finas e a Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche, uma igreja que foi destruída durante a Guerra e deixaram as ruínas. Ao lado há uma nova.

Passear pelo Tiergarten, o maior parque de Berlim.

Conhecer o Palácio em Charlottenburg, que fica lindo na neve! Veja aqui Neve em Berlim: Charlottenburg branquinho!

Conhecer duas localidades bem próximas a Berlim e muito legais Bate e volta de Berlim: Potsdam e Wannsee

Gendarmenmarkt e a praça mais bonita de Berlim, onde há uma das feiras de Natal mais famosas da cidade.

Também pode visitar Spandau e Zitadelle, uma fortaleza num bairro bem bonitinho em Berlim.

Confira mais dicas neste roteiro alternativo em Berlim

Onde se hospedar em Berlim

Berlim tem opções baratas em hospedagem se comparadas às outras cidades grandes da Alemanha. Há muitos hostels legais e hotéis de franquias muito boas. Selecionei alguns para te ajudar na viagem.

O bairro Mitte é o centro da cidade, ai você fica pertinho de tudo. Ali temos:

  1. The Circus Hostel: 9,0 $$ localizado no centro, limpo e organizado
  2. wombat´s CITY Hostel 8,7 $$ um dos mais procurados, fica perto do metro, farmácia e tem um rooftop bem legal (já bebi uns drinks lá haha)
  3. Design Hostel P182 9,0 $$ fantástico, quartos espaçosos, ótimo para viagem em grupo
  4. ibis Hotel Berlin Mitte 8,5 $$$ a rede ibis é muito conhecida, une conforto e bom custo

Estes estão um pouco mais afastados, mas próximos à estação e praça Postdam, um dos principais hubs da cidade.

  1. Scandic Berlin Potsdamer Platz: 8,9 $$$ um dos melhores hotéis da cidade, perfeito para casais, rede de hotéis muito boa
  2. MEININGER Hotel Berlin Tiergarten: 8,7 $$ também é uma rede de hostels, possui quartos privativos muito bom e tudo é bem decorado

E ai gostou do roteiro em Berlim?! Comente!

Salve no seu pinterest

Roteiro em Berlim, o que fazer na Alemanha, dicas em Berlim

Leia também

CURIOSIDADES SOBRE MORAR NA ALEMANHA
BATE E VOLTA DE BERLIM: POTSDAM E WANNSEE
CASA NA ALEMANHA: O QUE TEM DE DIFERENTE?
VISTO DE RESIDÊNCIA NA ALEMANHA E ITÁLIA: PASSO A PASSO
DRESDEN: CHARME E MUITA HISTÓRIA!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

18 COMENTÁRIOS

  1. Me senti uma velha!!!!
    hahahahaha
    Nao conseguiria fazer tudo isso em 2 dia. O màximo que conseguimos foi andar do Kadewe até a Alex em 1 dia, mas apenas para ver os pontos turisticos de fora!
    E quero voltar em 2019, para ver o Altar de Pergamo (ou um pouco antes para tbem rever o mercado de Mileto)

  2. Se tudo ocorrer como planejado, Berlim está na lista de cidades para visitar este ano. Achei super interessante todos os passeios, principalmente o east side gallery que conta com tantas formas de transmitir o que essa cidade já passou através da arte.

  3. Muito boa a sua sugestão de roteiro, Guria! Amooo Berlim, da última vez fiquei 5 dias e ficaria mais se pudesse! hahaha mas como a cidade tem uma rede de transporte público boa, apesar de ser uma cidade grande, dá pra ver bastante coisa em dois dias! 😀

  4. Muito legal! Tenho muita vontade de conhecer Berlim, parece uma cidade incrível. Adoro esses contrastes de história com modernidade. Muito legal o vídeo. Sempre muito divertido. Abs!

  5. Berlim está em minha lista de destinos imediatos. Só estou esperando a boa e velha promoção para conhecer a cidade. Por conta de elementos com estes que leio aqui, esta arquitetura meio pesada, a história forte, que eu acho que vou me encantar por esta cidade alemã. Foi um bom passeio este que fiz por aqui. 🙂 bj

  6. Adorei o roteiro, apesar que eu tenho vontade de dar uns petelecos em quem resolve passar só DOIS DIAS em Berlim. Eu passei uma semana e tava fazendo de tudo pra esticar um pouquinho mais. Amei a cidade de paixão!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here