Visita ao Palácio do Congresso Nacional: dicas e informações

0
500

Fazer uma visita ao Palácio do Congresso Nacional é um dos passeios mais interessantes de Brasília, já que você pode ver de perto onde os políticos trabalham…bem, alguns trabalham.

A Sede do Poder Legislativo Federal é uma das obras mais conhecidas do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Confira como é a Visita ao Palácio do Congresso Nacional em Brasília, dicas da Sagitariana Viajando!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Visita ao Palácio do Congresso Nacional

A visita é gratuita e dura no máximo 1 hora. Você pode incluí-la tranquilamente numa manhã. Confira o roteiro em Brasília para um fim de semana.

Horários para fazer a visita ao Palácio do Congresso Nacional

O Palácio do Congresso Nacional está aberto à visitação das 8h30 às 17h30.

Segundas e sextas-feiras é só se apresentar aos balcões e aguardar o horário da próxima visita. Nas quintas-feiras há mais movimento dentro do Congresso e a visita deve ser agendada até as 17h do dia anterior no site oficial do Congresso.

Não há visitação nas terças e quartas-feiras!

Nas segundas, quintas e sextas, também são realizadas visitas em inglês, francês, espanhol e libras e precisam ser agendadas.

Nos finais de semana e feriados não é necessário agendar. Os grupos são atendidos conforme a ordem de chegada.


atrações em brasilia palacio do planalto

Onde é a entrada para visitação

O acesso para a visita ao Palácio do Congresso Nacional é na rampa principal, já na entrada do Palácio que fica em frente à Esplanada dos Ministérios. O grupo é recepcionado no Salão Negro.

Fique atenta às placas de sinalização no início da rampa pois nos dias úteis atendem na Chapelaria no Salão Branco no subsolo.

Traje para visitação

Em dias úteis não pode entrar pessoas vestindo bermudas, shorts, camisas sem mangas, minissaias e chinelos. Essas restrições não se aplicam a crianças de até 12 anos de idade.

Recomendam vestir calça comprida, camisa com manga, vestido ou saia na altura do joelho.

Nas sessões solenes, Tribuna de Honra do Plenário do Senado ou o Salão Verde da Câmara, é exigido dos homens o uso de terno e gravata.

Estrutura do Palácio do Congresso Nacional

O Palácio do Congresso Nacional foi projetado em 1958 por Niemeyer e com projeto estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo. É considerado o maior símbolo da capital do Brasil.

Cada cúpula fica sobre um plenário:

  • cúpula invertida sobre Plenário da Câmara dos Deputados (convexa)
  • a outra sobre Plenário do Senado Federal (côncava, pra baixo)

As duas torres entre as cúpulas são as mais altas do Plano Piloto, possuem 28 andares e são assimétricas para equilibrar os volumes diferentes das duas cúpulas. Não foi fácil calcular esses esquemas não hein galera!

O nome oficial do Palácio do Congresso Nacionals é Palácio Nereu Ramos, foi inaugurado em 1960 e marcou a transferência da Capital Federal para o Planalto Central.

Como é a visita ao Palácio do Congresso Nacional

A visita percorre os Plenários das duas Casas, os Salões Verde e Azul, além do Túnel do Tempo do Senado e o Salão Nobre da Câmara dos Deputados. A visita ao Palácio do Congresso Nacional não inclui as duas torres (Anexo 1) onde ficam os escritórios.

visita guiada ao palacio do congresso nacional em brasilia

Segurança

Como há muitos políticos lá dentro, há uma revista geral na entrada, porque muita gente com certeza desejar fazer coisas tenebrosas lá né hauehaue Tanta treta, roubalheira e políticos desonestos que vou te contar… É necessário tirar relógio, celular e sapatos de salto alto e por todas as suas coisas na bandeja para passar pelo detector de metais e raio x.

Entrada e visita guiada

Após o raio x, você encontra um mapa gigante do Brasil no chão, esse é o Salão Negro. Eu achei demais! Nesta sala você pega uma senha e espera ser chamado para se juntar a um grupo para fazer a visita ao Palácio do Congresso Nacional. Há algumas cadeiras nas laterais para sentar enquanto espera.



visita ao congresso nacional em brasilia mapa no chao

Já na primeira sala é apresentado um vídeo da construção do Palácio, no qual explica todas as etapas, materiais e a parte histórica de Brasília.

Cada nível do Palácio do Congresso Nacional tem uma cor de tapete diferente com um salão. Cada salão normalmente é bem amplo com várias colunas e esculturas, além de móveis projetados pelo Niemeyer. O primeiro que passamos é o Salão Verde, onde são realizadas algumas entrevistas com os congressistas.

Também há uma maquete gigante do Palácio do Congresso Nacional que mostra onde ficam os deputados, senadores por exemplo e também onde funciona cada coisa, lugares e funções. Ao lado da maquete há vários armários de vidro protegendo vários presentes de presidentes de outras nações para os presidentes do Brasil. Há caixas de ouro com diamantes, pássaros em ouro, espadas, pinturas… é muito bonito, gostaria de ficar observando os detalhes dessas obras por mais tempo.

pintura dentro congresso nacional

Nesse nível fica o Plenário da Câmara dos Deputados , porém estava em reforma e não deu pra visitar.

plenario camara dos deputados em brasilia
Plenário da Câmara dos Deputados do Congresso Nacional do Brasil. Foto: José Cruz/ABr – Agência Brasil

Também passamos na sala onde recebem presidentes e representantes de outros países com sofás antigos em madeira entalhada. Aquela sala que aparece na TV em ocasiões especiais.

sala de reuniao presidente palacio congresso nacional

Entre uma câmara e outra passei pelo Túnel do Tempo, um caminho com fotos com todos os presidentes e  fatos importantes. Esse túnel liga o Palácio do Congresso ao Anexo 2, onde ficam alguns gabinetes, comissões, rádio do Senado e TV.

Plenário do Senado Federal

visita ao Palácio do Congresso Nacional camara senadores

O Plenário do Senado Federal  é um dos lugares mais marcantes, exatamente a sala que sempre aparece na TV e onde fazem o fervo. Ela é circular e tem o teto todo detalhado.
No centro da sala, abaixo da mesa há uma bandeira do Brasil desenhada direto no tapete, a qual foi feita com um aspirador de pó e uma escovinha por um funcionário, o Clodoaldo Silva. Volta e meia ele reforça o desenho.

plenario da camera dos senadores congresso nacional visita

Não é permitido caminhar dentro da sala, há uma proteção e nem sempre é possível visitar, devido as reuniões dos senadores.

Como estamos na parte dos senadores, o carpete é azul. A próxima parada é a Praça das Bandeiras com as bandeiras dos 26 estados e do Distrito Federal.

visita ao Palácio do Congresso Nacional praça bandeiras

No final da visita caminhe até a Praça dos 3 Poderes onde fica a estátua da Justiça, busto do Tiradentes, os esculturas dos irmãos e o Palácio da Alvorada onde fica o presidente.

supremo tribunal federal em brasilia dicas

Gostou da Visita ao Palácio do Congresso Nacional? Comente!

Como é a visita ao Palácio do Congresso Nacional em Brasília, dicas e info

Leia também

10 coisas para fazer em Brasília num fim de semana
Viajar em casal: dicas de economia para mochilão!
Animal sozinho em casa, vou viajar e agora?
12 Dicas para viajar de graça pelo mundo!
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

CHIP DE INTERNET
Não fique sem conexão durante a viagem! Conheça o chip de internet 4G EasySim4U com frete grátis!

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue um carro para sua viagem nas melhores locadoras e pague em 12x sem juros e sem IOF com a RentCars!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here