10 coisas para fazer em Brasília num fim de semana

12
586

Brasília possui várias atrações turísticas e é possível visitar a cidade num fim de semana tranquilamente. A Capital Federal do Brasil é Patrimônio da Unesco e super jovem, possui apenas 60 anos e foi planejada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Confira 10 dicas do que fazer em Brasília!

10 atrações legais em Brasília

Quem dá as dicas de Brasília é a Daia do @sagitarianaviajando, minha conterrânea do Paraná! Ela visitou Brasília durante a viagem à Chapada dos Veadeiros em Goiás.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Como chegar no centro de Brasília

O mais fácil é alugar um carro no aeroporto de Brasília ou pegar um ônibus executivo dispónivel das 6:30 h às 23 h.  O itinerário é Aeroporto, Esplanada dos Ministérios, Rodoviária do Plano Piloto, Setores Hoteleiros Norte e Sul, Aeroporto.

Onde se hospedar em Brasília

Brasília concentra hotéis muito bons na Setor Hoteleiro Norte, a localização é bem central e facilita ir de um lugar ao outro. As opções que recomendo são:

Atrações turísticas em Brasília

As atrações listadas aqui do que fazer em Brasília podem ser visitadas em apenas um dia rapidinho sem problemas ou divididas em 2 dias se combinadas com as visitações dos Palácios.

Brasília é toda plana e reta, é possível fazer algumas partes a pé no Eixo Monumental pois há várias pracinhas arborizadas entre uma coisa e outra. Porém recomendo muito alugar um carro para facilitar a sua vida e olhar no Google Maps para ver a distância pois o calor mata!! Também leve água, protetor solar, boné ou chapéu!

1 – Memorial JK

Projetado por Niemeyer e inaugurada em 1981 em homenagem ao fundador de Brasília no ano que ele completaria 79 anos. Abriga um auditório, biblioteca que pertenceu a JK, vários objetos e documentos. A entrada custa R$10 e você pode descobrir mais sobre a História do Juscelino Kubitschek eo famoso 50 anos em 5 em Brasília.

o que fazer em brasilia em um dia monumento jk


“Tudo se transforma em alvorada nesta cidade que se abre para o amanhã”

A coluna em forma de foice de 29m de altura sustenta uma estátua de 4,5m de altura do JK e foi projetada por Honório Peçanha.

Também há uma estátua dele e da esposa sentadinhos no banco na lateral.

2 – Estádio Mané Garrincha

O Mané Garrincha é o segundo maior estádio do Brasil e um dos maiores das Américas, atrás do Maracanã no Rio de Janeiro. Recebeu alguns jogos da Copa FIFA de 2014. A visitação  é aberta aos sábados das 10h às 16h no portão A. Então se você não estiver na cidade durante o fim de semana, tire ele da sua lista do que fazer em Brasília, apenas aprecie de fora hahaha

estadio de futebol mane garrincha visto do interior

3 – Planetário

Perto do Estádio Mané Garrincha, fica o Planetário inaugurado em 1974. No térreo fica a bilheteria e uma sala de projeção com 86 lugares onde passam um filme sobre as galáxias. No pavimento superior há uma exposição de fotos de galáxias (amei demais) e a biblioteca digital. Você também pode se vestir de astronauta, ver o mascote de ET do Planetário e  ainda ver um fóssil completo de um dinossaurinho.

planetario de brasilia dicas

O formato do prédio é círcular para abrigar os vários telescópios. Embaixo de cada um é possível ver o tipo de foto que faz e o quê fotografou como um Buraco Negro por exemplo. Você também encontra muitas informações sobre a Agência Espacial Brasileira. Achei muito legal essa visita, um dos pontos altos do que fazer em Brasília!

4 – Letreiro Eu amo Brasília

Um dos pontos mais fotografados da cidade, o letreiro fica bem na frente da fonte da Torre de TV.

letreiro eu amo brasilia dicas

5 – Fonte e Jardim da Torre da TV

Inaugurada em 1965, a fonte foi desativada para construção dos viadutos e reativada em 2010. Ocupa uma área de 4800 m2 com 21 taças automáticas, 2 conjuntos de jatos, 1 grande palmeira d’água e um jato vertical que lança água até 50m de altura.

fonte show de aguas em brasilia

A fonte tem horários específicos para o show de águas que dura 15 min:

  • Terça a sexta-feira: 18h30 / 19h30 / 20h30
  • Sábado, domingo e feriados: 10h / 12h / 14h / 16h / 18h30 / 19h30 / 20h30

É gratuito para subir na torre da TV, no topo há grades e você sobe e desce de elevador. Lá de cima dá pra ver o Palácio do Planalto com o formato do avião, as asas e também um relógio do sol. Prédios grandes como a sede da Caixa Econômica, Banco do Brasil, Correios nas laterais também se destacam e o Palácio 3 Poderes no final.



vista da torre de tv panoramica em brasilia

7 – Feira de artesanato

Atrás da torre de tv há uma feirinha de artesanato, onde vendem chaveiros, monumentos em pedra, souvenirs de Brasília e flores secas do cerrado.

8 – Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Projetada pelo Niemeyer, a Catedral Nossa Senhora Aparecida é uma das obras mais conhecidas do arquiteto. A entrada é gratuita e abre diariamente das 8 às 18h.

Os detalhes dentro são incríveis, faz um funil ao contrário e entra muita luz pois quase tudo é feita de vidro em tons de branco e azul.
Ao redor da catedral há algumas esculturas e monumentos, além da Biblioteca Nacional de Brasília o Museu Nacional.

interior da igreja metropolitana brasilia

dicas do que fazer em brasilia roteiro de viagem

9 – Esplanda dos Ministérios

Logo atrás da Catedral você verá todos os Ministérios alinhados nos dois lados do Eixo Monumental. São vários prédios um ao lado do outro. Um dos destaques é o Palácio Itamaraty rodeado por águas!

10 – Palácio do Congresso Nacional

Com certeza a principal atração desta lista do que fazer em Brasília! A Sede do Poder Legislativo Federal é uma das obras mais conhecidas do Niemeyer, projetada em 1958. A cúpula invertida fica sobre Plenário da Câmara dos Deputados e a outra sobre o Plenário do Senado Federal.

As duas torres ao centro são as mais altas do Plano Monumental e possui 28 andares. Servem de gabienetes e foram projetadas assimetricamente para equilibrar os volumes diferentes das duas cúpulas. Não foi fácil calcular esses esquemas não hein galera!

atrações em brasilia palacio do planalto

Foi inaugurada em 1960 e marcou a transferência da Capital Federal para o Planalto Central.

É possível fazer uma visitação gratuita em seu interior, basta entrar na porta ao lado da rampa, passar pela segurança e aguardar pela visita guiada. Dura em torno de 45min a uma hora. Na visita você passa pela Câmara dos Deputados e pelo Senado e vê várias esculturas e salas importantes que aparecem na tv. Horário de visitação:  9h às 17h30.

Saiba tudo sobre a Visita ao Palácio do Congresso Nacional aqui

Contornando o Palácio você chega na praça dos Três Poderes que engloba:

  • Palácio do Planalto – poder Executivo
  • Supremo Tribunal Federal – poder Judiciário
  • Congresso Nacional – poder Legislativo
  • esculturas a Justiça e Candangos
  • Bandeira Nacional Gigante

supremo tribunal federal em brasilia dicas

escultura candangos em brasilia

O Palácio da Alvorada fica mais ao fundo e é a casa do Presidente.

Gostaram das dicas do que fazer em Brasília? Comente! Salve no pinterest

10 coisas para fazer em Brasília num fim de semana, dicas de viagem

Leia também:

Visita ao Congresso em Brasília
Viajar em casal: dicas de economia para mochilão!
Animal sozinho em casa, vou viajar e agora?
12 Dicas para viajar de graça pelo mundo!
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

CHIP DE INTERNET
Não fique sem conexão durante a viagem! Conheça o chip de internet 4G EasySim4U com frete grátis!

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue um carro para sua viagem nas melhores locadoras e pague em 12x sem juros e sem IOF com a RentCars!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

12 COMENTÁRIOS

  1. A última vez que fui até Brasília, ainda não existia o estádio Mané Garrincha! Esta catedral é maravilhosa! Coisa de cinema! Já tenho motivos pra voltar agora! ahhahaah

  2. O facto da cidade ter sido planeada torna-a única. Nunca pensei que tivesse tantas coisas interessantes para fazer. Nem sabia que tinha um planetário. Boas dicas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here