Suíça

Trens panorâmicos na Suíça e trajetos inesquecíveis!

posted by Angie Setembro 29, 2017 22 Comments

Viajar com os trens panorâmicos na Suíça é inesquecível e são tantas opções cênicas que fica difícil decidir qual trajeto fazer! Trens pelas montanhas, geleiras, vinhedos, lagos…impossível não se surpreender! Neste post vou mostrar os trajetos mais famosos de  trens panorâmicos na Suíça chamado de Grande Train Tour of Switzerland e duas opções de passeios maravilhosos!

Trens panorâmicos na Suíça e trajetos inesquecíveis

trem bernina express suica tirano churOs trens panorâmicos na Suíça possuem janelas gigantescas que vão até a voltinha do teto! Como são trens especiais, passam somente em alguns horários do dia e é necessário fazer a reserva do seu assento pelo site da SBB. Mesmo se você ja tiver o ticket comprado ou o Swiss Travel Pass, essa reserva é necessária e requisitada pelo oficial dentro do trem. Coloque o nome exato pois eles comparam no passaporte.

Grande Train Tour of Switzerland

trem panoramico bernina expressO GTTS é uma combinação de 8 rotas diferentes que cobrem em torno de 1280km da Suíça e que podem ser visitadas durante o ano inteiro. Você pode embarcar no ponto de início ou final do trajeto (fazer a rota contrária) e descer em alguma cidade para depois continuar, é totalmente livre!

As principais são: Bernina Express (roxo  e azul claro), Glacier Express (azul claro), Gotthard Panorama Express (azul escuro) e GoldenPass Line (dourado).

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

mapa trens panoramicos na suiça

imagem: Swiss Travel System

 

Bernina Express: de Chur a Tirano na Itália

TREM PANORÂMICO NA SUÍÇA BERNINA EXPRESS DE TIRANO PARA CHUREsse foi o meu primeiro trem panorâmico da Suíça, pois começamos pela Itália até nossa primeira parada em Chur. A viagem dura em torno de 4h e passa por geleiras, lagos, florestas, cidadezinhas encantadoras, campos. O ponto mais alto da ferrovia rética é o Ospizio Bernina a 2253m de altitude e passa também no Viaduto Landwasser que entra dentro das montanhas e hoje é patrimônio da Unesco.

lago bianco bernina express italiaAssista o vídeo e leia mais aqui: BERNINA EXPRESS: TREM PANORÂMICO NA SUÍÇA!

O que fazer na região e cidades:

Glacier Express: de Zermatt a St. Moritz

alphorn escultura atracao turistica zermatt sica

Essa vai ser uma das viagens mais lentas da sua vida, porque o trem atravessa os Alpes em cerca de oito horas, passando por 91 túneis, mais de 290 pontes e sobe à uma altitude de 2033m na Passagem de Oberalp. O trajeto é repleto de montanhas, rochas íngremes, vales e desfiladeiros e começa em duas cidades super importantes e turísticas, principalmente no inverno.  Em Zermatt, você encontra o Matterhorn, o símbolo da Suíça e do Toblerone hauehae E Em St Mortiz você encontra o Engadine. um vale alpino na região de Graubünden.

O que fazer na região e cidades:

GoldenPass Line: de Lucerna a Montreux

trem retro especial belle epoque interlaken montreux suicaA linha GoldenPass atravessa uma das regiões mais bonitas do país, a de Interlaken, e vai até o lado fracês da Suíça às margens do lago de Genebra. São três paradas muito diferentes: Lucerna, Interlaken e Montreux, sendo que de você pode optar por um trem vintage retrô chamado de Belle Epoque entre Zweisimmen a Montreux. Eu gostei bastante, o trem é confortável e bem diferente. A paisagem vai das típicas casinhas suíças de madeiras e depois muda para os vinhedos nos morros e lagos.montreux riviera suica vinhedos

Assista o vídeo para aproveitar o melhor da Riviera Montreux no post MONTREUX RIVIERA: VINHEDOS, MÚSICA E GASTRONOMIA!

O que fazer na região e cidades:

Gotthard Panorama Express: de Lugano a Lucerna

torre da agua kapellbrucke lucerna o que visitarEsse trajeto pode ser combinado com um barco a vapor em Lugano no cantão de Ticino e continua pela ferrovia Gotthard até Lucerna, passando pelo famoso que atravessa os Alpes: o túnel de Gotthard. construído em 1882. Durante o trajeto, você verá prado de Rütli, a Rocha Schiller e a Capela de Guilherme Tell às margens do Lago Uri. Passa por Lugano, Vellinzona, Flüelen, Lucerna e dura 5h e 20min.

O que fazer na região e cidades:

Trajetos de trem na Suíça inesquecíveis

Aqui vou listar algumas experiências incríveis de trem na Suíça que não são panorâmicos e que valem muito a pena serem feitos!

Zermatt: Gornergrat e os picos nevados

trem para gornergrat suicaGornergrat pode ser visitado o ano inteiro e oferece uma vista panorâmica de 29 picos nevados da Suíça, além de geleiras e a vista do Matterhorn! Assista o vídeo ou leia mais no post

 

Lucerna: suba até o Pilatus

subindo o monte pilatus na suiça

O trajeto do Pilatus inicia em Lucerna de barco, depois muda para trem cremalheira super íngreme e termina em bondinhos! Uma experiência de um dia repleta de aventuras, dá o play no vídeo ou leia mais no post MONTE PILATUS: PASSEIO INCRÍVEL NA MONTANHA DOS DRAGÕES!

 

Gostou da lista de  trens panorâmicos na Suíça? Comente e salve a imagem abaixo no seu pinterest

Trens panorâmicos na Suíça, trajetos incríveis, dicas de viagem e roteiro de trem na Suíça

leia também

MOCHILÃO NA EUROPA NO VERÃO: O QUE LEVAR
AS 4 LÍNGUAS DA SUÍÇA, CIDADES E PRONÚNCIAS

Este post faz parte da Blogagem Coletiva Viajar de Trem! Confira os outros blogs participantes

Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

22 Comments

Gastando Sola Mundo Afora Setembro 29, 2017 at 3:17 pm

Curti e muito! Essa viagem parece ser simplesmente o máximo!!

Reply
Viajento Setembro 29, 2017 at 5:31 pm

Fui para a Suíça esse ano. Dos passeios panorâmicos de trem, fiz só o Bernina Express de Chur a Tirano, de onde peguei o ônibus também panorâmico até Lugano. Eu adoreeei a viagem, paisagens lindíssimas. Agora fica a vontade de fazer os outros trechos!

Reply
giprosdocimi Setembro 30, 2017 at 1:39 am

Oi, Angie, que experiências incríveis! Você conseguiu reunir o que de melhor existe em viagens de trem na Europa, o conforto dos trens com as lindas paisagens suíças. Arrasou!
Fiz o trajeto de Milão à Lugano e já fiquei bem feliz, imagina passar por toda essa energia linda que você relatou aqui neste post e vídeos. Adorei!!!

Reply
Aline DP Setembro 30, 2017 at 12:17 pm

Que luxo essa Suiça, hein! Paisagens de tirar o fôlego. Com certeza esses trens panorâmicos não podem faltar no roteiro.

Reply
Marianne Rangel Setembro 30, 2017 at 1:43 pm

Acabei de voltar da Suiça e fiz alguns trajetos nos Trens panorâmicos! Que país incrível! Estou apaixonada e louca pra voltar!

Reply
Alessandra Fratus Setembro 30, 2017 at 2:38 pm

Super dicas! Nunca tinha pensado muito seriamente em visitar a Suiça, mas seus relatos e posts estão me fazendo reconsiderar. Eu ia amar andar um desses trens panorâmicos. É cada visual alucinante! Muito legal!

Reply
Rayane Azevedo Setembro 30, 2017 at 4:21 pm

Angie, adorei as opções de viagem de trem pela Suíça. Cada paisagem linda, hein? Confesso que a Suíça não está nos meus planos recentes, mas já estou pensando na possibilidade de incluí-la na próxima Eurotrip.

Reply
Gabriela Torrezani Outubro 1, 2017 at 8:26 am

A Suíça, esses trens, essas paisagens, quero tudo. E comer raclette, claro!!!!! Deve ser tudo inesquecível mesmo. Suíca tá aqui pertinho! Só falta um período de férias!!!!

Reply
Angie Outubro 2, 2017 at 11:25 am

haaaa raclette é demais!

Reply
Susana - Viaje Comigo Outubro 1, 2017 at 10:14 am

Oiiii! Mais uma novidade para eu colocar na minha wishlist! Não conhecia esses comboios panorâmicos. São lindos, por fora e por dentro um charme! E essas paisagens?! Lindas! 😀

Reply
Pedro Henriques Outubro 1, 2017 at 12:59 pm

Que percurso tão interessante por terras helvéticas! De facto não há nada tão pitoresco como viagens panorâmicas de comboio, ainda para mais em paisagens cobertas de montanha como a Suiça! Parabéns pelo artigo e venham mais percursos como este!

Reply
Juliana Moreti Outubro 1, 2017 at 1:06 pm

Adorei esse teu post, daqueles que dà vontade de fazer igual!
Minha visita pela Suiça foi tao inesperada que nem me lembro direito dos trens que peguei (me lembro apenas que era super caros – rsrsrsrs)

Reply
Paola Ramos Outubro 2, 2017 at 8:17 am

Que delíiiicia esse passeio! Nossa, amei o trem (mega espaçoso) e as vistas do caminho são lindas demais!!! Deu muita vontade de fazer esse passeio tb!

Reply
Robba Caravieri Outubro 2, 2017 at 10:19 am

Maravilhoso o passeio Guria, deve ser muito lindo mesmo. O unico trem panorâmico que tomei foi aquele pra Machu Picchu mesmo, ainda não cheguei nesse nível chiquérrimo que você está! (brincadeira!) Um beijão pra vcs!

Reply
Angie Outubro 2, 2017 at 11:23 am

ahh queria ter ido naquele, mas preferi ir caminhando por causa do preço aheuaheaue obrigada pelo comentario!

Reply
Viajonários Outubro 2, 2017 at 4:38 pm

Que delícia de post! A Suíça é um dos lugares mais bacanas para viajar de trem, pois as vistas são incríveis! Amei o seu relato acompanhado de fotos belíssimas! 🙂

Reply
Analuiza Outubro 2, 2017 at 9:25 pm

A Suíça é mesmo um país onde as paisagens são incríveis né?! Eu fiquei encantada!

Embora todo o meu deslocamento tenha sido feito em trens e eu tenha visto cenários de contos de fada, não peguei nenhum trem panorâmico. Achei a estrutura dos trens lindos, lindos… o retrô e aquele todo de vidro então… 🙂 bjs

Reply
Angie Outubro 3, 2017 at 10:56 am

precisa voltar hein, a viagem é cinematrográfica!!

Reply
Viviane Carneiro Outubro 21, 2017 at 5:54 pm

Esses passeios de trem na Suíça são realmente maravilhosos! Fiz um para o Topo da Europa e simplesmente amei. Pretendo voltar e fazer outros. Adorei o post e as dicas!

Reply
cynara00 Outubro 27, 2017 at 7:53 pm

Nossa, que paisagens são essas!!! Imagino o prazer de viajar de trem tendo vistas como essas pelo caminho. Fantástico.

Reply
Breno Gustavo Novembro 8, 2017 at 4:48 pm

Olá!!

Eu irei de Tirano a St Moritz de trêm panorâmico, mas quero voltar de trem convencional. Vocês saberiam me indicar a empresa que faz o trem convencional?

Abraço e adorei todas as dicas!!

Reply
Angie Novembro 9, 2017 at 3:10 pm

oie! é a mesma!! obrigada pela visita!

Reply

Curtiu? Comentaí!

%d blogueiros gostam disto: