10 técnicas para Passagens aéreas baratas na Europa

0
92

Tá difícil encontrar Passagens aéreas baratas na Europa? Com esse guia das companhias aéreas low cost você encontrará rapidinho!

Viajar na Europa pode ser uma experiência incrível, mas também cara se você não saber se planejar. O grande segredo é saber economizar utilizando as companhias low cost, ou seja, as companhias aéreas de baixo custo. Você sabia que é possível encontrar passagens aéreas na Europa por apenas 15 euros?

Neste artigo, vou explicar o que é low cost, como funciona, dicas sobre como encontrar passagens aéreas baratas na Europa e como evitar cobranças inusitadas!

10 técnicas para Passagens aéreas baratas na Europa

1 – O que é uma companhia aérea low cost?

“Low cost” é um termo que se refere a produtos ou serviços que são oferecidos a um preço relativamente baixo em comparação com alternativas similares no mercado.

Essas companhias aéreas low cost geralmente adotam estratégias para reduzir seus custos operacionais, o que lhes permite oferecer passagens aéreas baratas na Europa. Algumas estratégias adotadas são:

  1. Voos ponto a ponto: operam voos diretos e sem escalas entre destinos populares, evitando os custos associados a aeroportos de conexão.
  2. Frota padronizada: facilita a manutenção e treinamento da tripulação.
  3. Otimização de horários e utilização de aeronaves: Programações eficientes e alta utilização das aeronaves ajudam a reduzir custos.
  4. Cobrança de extras: cobranças por serviços adicionais, como bagagem despachada, escolha de assentos e refeições a bordo.
  5. Uso de aeroportos secundários: aeroportos mais afastados com taxas de operação menores do que aeroportos principais.
taticas Passagens aereas baratas na Europa
10 táticas para encontrar passagens aéreas baratas na Europa

2 – Conheça as 5 companhias aéreas low cost na Europa

Existem muitas companhias aéreas de baixo custo operando no velho continente. Para você encontrar as passagens aéreas baratas na Europa, recomendo visitar o site oficial de cada uma. Veja as mais low costs mais conhecidas e as rotas oferecidas.

Ryanair: Esta é a maior companhia aérea low cost da Europa com mais de 200 destinos em 40 países. A Ryanair é conhecida por suas tarifas muito baixas, mas também por sua política rigorosa de bagagem e taxas extras para quase tudo. Ela é baseada em Dublin e é a queridinha de todo mundo que faz intercâmbio na Irlanda. Veja meu review Como é voar RyanAir


EasyJet: esta cobre 150 destinos em 35 países. A EasyJet oferece mais flexibilidade do que a Ryanair, mas também cobra pela bagagem despachada e pela seleção de assentos. Está baseada em Luton no Reino Unido.

Wizz Air: é baseada na Hungria e faz mais de 140 destinos em 45 países. A Wizz Air se concentra na Europa Oriental e Central, e oferece voos muito baratos para alguns dos destinos menos visitados.

guia low cost passagem barata na europa
Guia das Low costs na Europa

Vueling: esta empresa espanhola cobre mais de 130 destinos em 25 países. A Vueling opera principalmente na Europa Ocidental e Meridional.

Norwegian: como o próprio nome diz, é norueguesa e cobre mais de 150 destinos em 40 países. A Norwegian é uma das poucas companhias aéreas de baixo custo que oferece voos de longa distância para a América do Norte e Ásia, até tinha rota para o Brasil. Já tive problemas com ela. Veja meu review Como é voar Norwegian Air

3 – Evite pegadinhas e taxas

Por oferecem passagens a um preço muito baixo, existem alguns poréns, limitações, requisitos e cuidados que você precisa tomar. Tudo isso está escrito na hora da compra e também quando você faz o check-in, mas nem todas as pessoas prestam atenção.

Fique atenta às letras pequenas na hora de reservar passagens aéreas baratas na Europa:

Política de bagagem: a maioria tem políticas rigorosas de bagagem e cobram taxas extras por bagagem despachada ou bagagem de mão excessiva ou acima do peso. Leia bem todos os detalhes da franquia e as dimensões da bagagem antes de reservar seu voo.

Política de check-in: o check-in online deve ser feito online algumas horas do voo (fechando umas 3 horas antes). Também exigem que você baixe seu cartão de embarque ou imprima dependendo da sua nacionalidade. Se você não fizer o check-in ou não imprimir, terá que pagar uma taxa no aeroporto ou até mesmo ser negado o embarque. Verifique o prazo e o procedimento de check-in para sua companhia aérea e tenha o cartão de embarque pronto antes de chegar ao aeroporto.

Política de seleção de assentos: se você deseja escolher um assento específico, terá que comprá-lo! Caso contrário, um assento aleatório será designado pra você durante o check-in.

passagens aereas baratas na europa familia
A família toda pode viajar de low cost na Europa

Política de comida e bebida: Não é oferecido nada gratuito no voo, se você quiser comprar comida ou bebida terá que comprar. Claro que os preço são acima da média, mas nada muito caro.

O cardápio de uma companhia aérea low cost varia de acordo com a companhia aérea e a rota. No entanto, alguns dos itens típicos que você pode encontrar são:

  • Sanduíches: normalmente são frios com recheio de queijo, presunto, frango ou atum. Eles podem vir com salada ou chips ao lado. Já vi sanduíche quente.
  • Lanches: nozes, barras de chocolate, chips.
  • Bebidas: água, refrigerantes, suco, café ou chá. Algumas companhias aéreas também vendem bebidas alcoólicas como cerveja ou vinho.
  • Refeições quentes: refeições pré-embaladas que são aquecidas a bordo, normalmente macarrão.

4 – Seja flexível

Seja flexível com suas datas e destinos: Você pode economizar muito dinheiro viajando em dias da semana, fora da temporada ou para destinos menos populares. No entanto lembre-se que as low costs utilizam aeroportos secundários para reduzir os custos e oferecer passagens aéreas baratas na Europa.

Meses de alta temporada na Europa: abril (na semana de Páscoa), junho a agosto (verão) e dezembro entre o dia 15 a 25 por causa do Natal. Dependendo do país também poderá ser alta temproada na semana de descanso das escolas e feriados nacionais.

5 – Compre com antecedência

Alguns trajetos mantem preço baixo quase sempre, mas se comprado com antecedência fica muito mais barato! O preço vai subindo conforme os assentos vão esgotando, principalmente se os trajetos tem mais de 2h de duração.



Dependendo do trajeto pode ter alguma promoção que pode ser divulgada no site oficial da companhia aérea ou em newsletter.

Você pode fazer a compra das suas passagens aéreas baratas na Europa utilizando o Cartão Wise na Europa: como funciona a conta Wise

voo com desconto na europa
Voos com desconto na Europa

6 – Leve Pouca bagagem

Viaje leve só com mala de mão ou mochila em voos curtos. Essa é a regra de outro para encontrar passagens aéreas baratas na Europa! A bagagem despachada pode ser mais cara do que a sua própria passagem! Uma vez paguei 16 euros na minha passagem e 22 euros na bagagem!

Lembre-se que você deverá pagar mais caro caso apareça no aeroporto com uma mochila acima do tamanho permitido ou aparecer com mais um item. Veja meu guia Viajar com bagagem de mão: tudo o que você precisa saber

7 – Economize durante a compra

Se você quer economizar na bagagem, pule a primeira oferta que aparecer na hora da comprar a sua passagem. Essa tela normalmente mostra uma combinação de embarque prioritário, assento e bagagem. Na tela seguinte aparecerá apenas o valor da bagagem que às vezes pode ser uma diferença de 10 a 15 euros! Essa taxa seria o valor para escolher um assento. Se você não se importa com isso, é perfeito!

Se você quer comprar um assento, veja o meu guia Melhor assento de avião na econômica

assento no aviao economica precos
Escolha de assentos e outros serviços na hora da compra da passagem

8 – Calcule a rota do aeroporto

Pesquise quanto custa para chegar no centro do aeroporto do seu destino. Às vezes vale mais a pena procurar uma outra empresa que faz o mesmo trajeto mas que chega em um aeroporto mais próximo. Assim você perde menos tempo da sua viagem e o preço pode ser muito próximo.

Foi o que aconteceu comigo ao escolher o aeroporto Beauvais em vez do Orly em Paris. Acabei gastando a mais com o transporte até o centro do que escolhendo um trajeto direto para um aeroporto mais próximo.

voar low cost na europa dicas
às vezes demora muito para chegar no aeroporto

Outro exemplo: normalmente as low costs vão preferir os aeroportos de Stansted, Luton ou Gatwick em vez do Heathrow, o aeroporto principal de Londres.

Você também pode verificar os trajetos diretamente no Google Flights e ver qual é a empresa que faz a rota que deseja. Nesse site você consegue ver trajetos, datas, e muitas passagens aéreas baratas na Europa.

9 – Faça check-in antecipado

Essas companhias aéreas low cost na Europa podem ser bem safadas se você não seguir algumas regras. A mais conhecida delas é fazer o check-in online dentro das 24h antes do embarque.

Normalmente, se você deixar para fazer o check-in no aeroporto, terá que pagar uma taxa beeem cara! Então faça assim que o check-in abrir para não correr o risco de esquecer. Se você tiver que comprar uma bagagem extra, faça nesse momento para pagar mais barato do que no aeroporto.

Lembre-se que o check-in online fecha umas 3h antes do voo.

Por essa razão é importante ter internet durante toda a viagem! Veja como funciona o eSIM: Chip virtual de internet para viagem internacional

companhia aerea barata low cost europa
Companhias aéreas low cost na Europa

10 – Pontos positivos e negativos em viajar com low cost

Viajar com uma companhia aérea low cost na Europa tem aspectos positivos e negativos que você precisa saber antes de reservar seu voo. Você precisa estar ciente disso para encontrar passagens aéreas baratas na Europa.

Pontos positivos low cost:

  • Economizar dinheiro em suas passagens aéreas
  • Explorar mais destinos dentro da Europa que normalmente não estão na lista
  • Desfrutar de mais flexibilidade e espontaneidade

Aspectos negativos low cost:

  • Pagar taxas extras por bagagem, check-in ou seleção de assento
  • Conforto e o serviço reduzido
  • Aeroportos remotos
  • Muitos não tem programas de milhas próprios

No vídeo abaixo eu falo sobre encontrar passagens aéreas baratas na Europa com low cost, mais técnicas e dicas de viagem barata. Clique para assistir!

Gostou destas dicas para encontrar passagens aéreas baratas na Europa com low cost? Não esqueça de reservar o Seguro Viagem Europa: como escolher o melhor pra você

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here