Intercâmbio na Irlanda: como estudar e trabalhar na Irlanda, guia completo!

1
145

Intercâmbio na Irlanda? Será que vale a pena em 2023? Neste guia completo vou te contar tudo o que precisa saber para fazer seu intercâmbio na Irlanda e transformar esse sonho em REALIDADE.

Falo quanto custa um intercâmbio na Irlanda com o curso e visto de moradia e trabalho, como funciona o visto na Irlanda, cidades para morar na Ilha Esmeralda, sugestão de escola e muito mais!

Intercâmbio na Irlanda: como estudar e trabalhar na Irlanda, guia completo!

A Irlanda é um país localizado em uma pequena ilha no Noroeste Europeu e que se tornou um dos destinos favoritos de brasileiros que buscam a experiência de um intercâmbio na Europa.

Além de entregar lindas paisagens (frias) mas que aquecem o coração, o país oferece acesso facilitado à Europa, maior chance de aprovação em vistos e possibilidade de trabalhar enquanto você estuda no Intercâmbio na Irlanda.

Ficou curiosa? Você vai se surpreender ainda mais…

intercambio na irlanda quanto custa
Paisagens de um intercâmbio na Irlanda

Onde fica a Irlanda?

A República da Irlanda fica em uma ilha no Noroeste da Europa e faz fronteira com a Irlanda do Norte que pertence ao Reino Unido. A Ilha Esmeralda está ao lado da ilha principal do Reino Unido conhecida como Grã-Bretanha.

  • Capital: Dublin
  • Habitantes: 5,033 milhões (2021)
  • Clima: invernos amenos e verões mais frios
  • Vegetação: intensa o ano todo, cobrindo todo o país e dando origem ao apelido “Ilha Esmeralda”

Por que a Irlanda é o país favorito dos brasileiros para estudo e trabalho?

O “jeitinho irlandês” conquista o povo brasileiro que é conhecido por ser muito amistoso com turistas e intercambistas que chegam à ilha.


Além da forte receptividade e da validação do diploma brasileiro facilitado, o fácil deslocamento para outros países da Europa é uma VANTAGEM para os brasileiros na hora de escolher o país destino do intercâmbio.

Para você ter uma ideia: é possível ir e voltar de Paris por 20, 30 euros e em menos de 2 horas com as famosas low costs europeias como RyanAir e EasyJet. Por isso, a maioria dos brasileiros (como eu), juntam uma graninha e aproveitam para viajar e conhecer as belas paisagens da ilha e de toda a Europa.

As lindas paisagens com Castelos Medievais, Catedrais Antigas e Formações Rochosas como o Ring of Kerry e Cliffs of Moher tornam os roteiros de final de semana simplesmente SENSACIONAIS.

Outro GRANDE INCENTIVO para brasileiros que desejam um intercâmbio na Irlanda é a possibilidade de trabalhar enquanto estuda. Uma pesquisa publicada pelo site E-dublin mostrou que 42% dos brasileiros em intercâmbio na Irlanda já trabalham no país.

A Irlanda já desponta como um dos cinco países mais procurados por brasileiros para estudar inglês ao lado de Canadá, Estados Unidos, Austrália e Inglaterra.

intercambio na irlanda guia completo
Edifícios centenários na Irlanda

Vantagens de fazer Intercâmbio na Irlanda

A Irlanda recebe mais visitantes por ano do que a soma máxima de sua população. São aproximadamente 6 milhões de turistas em visitas ao país. Quem planeja um intercâmbio na Irlanda conta com boas opções de universidades e cursos, além de poder aproveitar a experiência da vida na Europa. E de quebra exercitar o seu inglês, afinal é um dos idiomas oficiais do país.

Dublin, a capital da Irlanda está entre as 50 cidades melhores colocadas para estudantes morarem (Ranking QS melhores cidades estudantis). Uma pesquisa encomendada pelo site holandês Study Portals identificou a Irlanda como o destino europeu em que os estudantes internacionais têm maior índice de satisfação.

Mas a verdade é que não é nada difícil compreender os motivos que levaram a Irlanda a se tornar uma queridinha dos intercambistas:

  • Intercâmbio acessível ($) – apesar de o euro ser mais valorizado que o dólar, a Irlanda é um dos países mais baratos para fazer intercâmbio. Para quem vai a trabalho, o retorno é pago rapidamente, pois valor do salário mínimo por hora é de € 11,30.
  • Padrão de ensino elevado – Dublin (capital) possui uma das 100 melhores Universidades do mundo, a Trinity College Dublin.
  • O processo de validação do diploma brasileiro é muito mais simples na Irlanda do que nos demais países da Europa. Isso porque todo o processo burocrático foi reduzido com o uso de plataformas online para validação do intercâmbio ainda no Brasil.
  • Viagens baratas – é possível ir e voltar de Paris e outros países da Europa pagando menos e em pouco tempo com a Ryanair, uma das principais companhias aéreas low cost da Europa que tem base em Dublin.
  • Possibilidade de trabalhar – ao permitir até 40 horas semanais autorizadas de trabalho, a Irlanda é uma opção mais realista para estudantes universitários.
  • Não exige “pré-visto” – é concedido um visto temporário na imigração (ainda no aeroporto) contanto que tenha os documentos corretos para o intercâmbio. Você tem 30 dias para ir ao escritório para comprovar a renda mínima exigida ao período.
Intercâmbio na Irlanda para estudar e trabalhar
Intercâmbio na Irlanda para estudar e trabalhar

4 melhores cidades na Irlanda para intercâmbio

Escolas irlandesas de inglês precisam de autorização do governo, estarem devidamente regularizadas e dar seguimento a diversos protocolos para receber estudantes. Além disso, é necessário que a escola conste em uma lista oficial chamada Interim List of Eligible Programmes.

Para poder entrar nesta lista, as escolas precisam seguir as seguintes determinações:

  • não ter mais de 15 alunos por sala;
  • comprovação de qualificação dos professores;
  • adequação ao critério “Learner Protection”, que garante que o aluno não ficará “na mão” em caso de adversidades;

Desde as alterações nas regras de imigração em 2015, o governo têm fiscalizado rigorosamente as entidades de ensino e atualizado frequentemente os estudantes sobre os níveis de qualidade exigidos pela imigração.

As 4 maiores cidades do país ficam também com a maior parte dos negócios, turismo e escolas. Por isso, também, acaba sendo o destino de tantos brasileiros:

  • Dublin: capital, cidade da melhor Universidade da Irlanda;
  • Cork: cidade com desenvolvimento acelerado e focado na área de T.I;
  • Limerick : população jovem e com muita diversão, criatividade;
  • Galway: cidade no litoral, alta qualidade de vida.

> > > Veja mais informações como escolher a melhor escola no artigo: Onde estudar na Irlanda?

estudar na irlanda e trabalhar vale a pena
Estudar na Irlanda e trabalhar

Como faço para trabalhar e estudar na Irlanda?

Embora o custo de vida na Irlanda não seja um dos mais caros da Europa, o “salário mínimo” e a possibilidade de viagens baratas fazem valer a pena a escolha pelo país. Foi o que a minha amiga fez quando morou na Irlanda durante seu intercâmbio e relatou aqui Como é Morar na Irlanda



As leis de imigração também são mais flexíveis. Os alunos matriculados em QUALQUER CURSO com duração acima de 25 semanas, podem trabalhar meio período (ou integral durante as férias). Alguns tipos de cursos:

  • Programas de inglês com duração mínima de 25 semanas
  • Programas de Ensino Superior do nível 6 ao 10 do Quadro Nacional de Qualificações (National Framework of Qualifications)
  • Prêmios profissionais
  • Programas da Fundação.

Estudar na Irlanda e trabalhar é diferente de outros locais da Europa como Reino Unido, por exemplo, que apenas estudantes universitários têm autorização para trabalhar.

Regras para estudar e trabalhar na Irlanda

Em 2015 o governo local intensificou as regras para Intercâmbio na Irlanda, em especial para quem vai estudar e trabalhar. De acordo com as novas normas, os estudantes internacionais só podem trabalhar 40 horas por semana durante o período de férias oficiais acadêmicas (maio, junho, julho e agosto) e do final de ano (15 de dezembro a 15 de janeiro). Nos meses restantes, podem trabalhar apenas 20 horas semanais.

Confira as regras para estudar e trabalhar na Irlanda:

  • Estar matriculado em um curso com duração mínima de seis meses e 15 horas semanais;
  • O intercambista pode ficar até sete anos no país: três anos como estudante de “Inglês Geral” e quatro anos como estudante de graduação;
  • O Visto permite 20 horas de trabalho semanais durante das aulas e 40 horas por semana durante as férias.
morar e trabalhar na irlanda
Dicas para Morar e trabalhar na Irlanda

Recomendação de Escola de Inglês na Irlanda

A ICOT é uma escola de inglês focada no ensino para estrangeiros. Com mais de 10 anos de experiência em solo irlandês, a escola conta com duas unidades: Dublin e Cork! Duas cidades com vida, personalidade e oportunidades que com certeza irão te encantar! Em ambas as escolhas há suporte em português.

A ICOT está sempre se adaptando às necessidade dos alunos e fornece todo o suporte antes e durante o seu programa de intercâmbio na Irlanda. Além do curso de inglês, a ICOT oferece aulas extras gratuitas com temáticas diversas, bem como: francês, italiano, espanhol, vocabulary, creative writing, currículo, Irish culture, dentre outras.

O Curso padrão 25 semanas é o mais comum para estudantes brasileiros e inclui desde o material até os seguros necessários para a aplicação de visto! A ICOT também pode te ajudar com acomodação temporária e dicas importantíssimas para o planejamento do seu intercâmbio.

Já pensou em fazer intercâmbio na Irlanda? Com a ICOT College você aprende inglês em Dublin ou Cork, tem atendimento em português e várias opções de estudo, inclusive estudo+trabalho!

Quero fazer um Intercâmbio na Irlanda! >>

Empregos mais comuns para estudantes na Irlanda

Existem alguns trabalhos que são mais fáceis para quem chega no país e tem inglês razoável. Conforme você vai fazendo amizades e conhecendo as empresas, poderá subir de cargo e receber uma proposta de trabalho com visto patrocinado.

  • Restaurantes, pubs, cafés e hotéis oferecem vagas e lojas em geral;
  • Trabalhos como Au Pair, babá ao final de semana, recreadora infantil;
  • O mercado de TI é grande na Irlanda e para essa área, inclusive, há facilidades na obtenção do visto de trabalho.

A Irlanda investiu pesado para atrair empresas de Tecnologia e deu incentivos fiscais para atrair empresas como Apple, Dell, Facebook, Google, IBM, Intel, além da área farmacêutica como GSK e Pfizer.

Algumas profissões estão em falta na Irlada principalmente nas áreas de Engenharia, Gerenciamento de Projetos, Contabilidade, Marketing e Recursos Humanos.

Um amigo meu também trabalhou em diversas séries filmadas na Irlanda como Game of Thrones e Vikings! Veja aqui Trabalhar na Irlanda como figurante em série de tv!

gravacoes de vikings na irlanda brasileiro extra
Figurante na série de tv vikings

Quanto ganha um estudante brasileiro na Irlanda?

Em 2023, o salário mínimo na Irlanda é de € 11,30 a hora trabalhada para pessoas acima de 20 anos. O aumento foi de 80 centavos em relação a 2022! A Irlanda possui o terceiro maior salário mínimo da Europa, perdendo apenas para Luxemburgo e Bélgica.

Confira alguns fatos interessantes:

  • O salário médio dos estudantes na Irlanda é de 600 a 900 euros;
  • De modo geral, é possível conseguir emprego em até 3 meses no país;
  • É possível renovar este visto de estudo de inglês com trabalho até 2 vezes;
  • É necessário 85% de presença nas aulas para renovar o visto de 8 meses.
quanto custa intercambio na irlanda
Quanto custa Intercâmbio na Irlanda

Como obter o visto de intercâmbio para a Irlanda?

O visto para Intercâmbio na Irlanda custa em torno de 300 euros e será emitido em solo irlandês. Isso significa que você pagará o visto utilizando o valor de reserva financeira exigida pelo país.

Para tirar o visto na Irlanda é preciso COMPROVAR que você tem uma reserva financeira em mãos de 3000 euros. É pesado, mas pense que essa reserva será para você pagar suas contas como aluguel, alimentação e transporte caso não consiga achar um trabalho. Você pode comprar isso por meio de extrato bancário irlandês ou brasileiro, cartão de débito pré-pago ou comprovante de que o dinheiro está em uma instituição financeira regulamentada pelo Banco Central da Irlanda. Esse valor irá te dar tranquilidade para viver por volta de três meses no país.

Para comprovar esse valor, já recomendo que abra uma conta no WISE, a melhor plataforma para envio de dinheiro internacional com cartão de débito!

Com o cartão de débito da Wise fica muito mais fácil viajar! É um cartão multi moeda que você pode utilizar para pagar transporte público, comprar ingressos e pagar restaraurantes e hoteis durante a sua viagem. Além disso, você pode fazer transferências internacionais sem pagar as taxas altas do banco!

Abra uma conta internacional >>

IMPORTANTE: o visto temporário é concedido ainda no aeroporto. Depois disso você terá 30 dias para ir ao escritório de imigração com o comprovante da sua reserva financeira e a carta da escola que fará o seu curso. A partir disso o oficial concederá a você o “visto de estudante”.

Vale lembrar que quanto mais você levar, mais seguro estará financeiramente para escolher um novo emprego, uma boa localização e, claro, aproveitar as atrações, pubs, castelos e paisagens naturais que o país tem a oferecer.

Documentos necessários para o visto de intercâmbio na Irlanda

  • Imigration Letter: Comprovação de matrícula em curso de duração mínima de 15 horas por semana;
  • Passaporte dentro da validade (válido para todo o intercâmbio que estiver na Irlanda + 6 meses de “respiro”);
  • Reserva financeira obrigatória (entre 3000 a 4000 euros);
  • Comprovante de residência: você precisa garantir um lugar antes de pousar na ilha.
  • Pagamento de EUR 300,00. O pagamento do visto deverá ser feito através de débito ou boleto.
Lakes of Killarney ring of kerry o que visitar na irlanda
Lakes of Killarney no Ring of Kerry na Irlanda

Vale a pena o Intercâmbio na Irlanda?

Agora que eu já mostrei a você tudo o que você precisa separar, as principais informações sobre qualidade de vida, melhores instituições e facilidades para brasileiros, vem a pergunta: realmente vale a pena fazer intercâmbio na Irlanda?

A Irlanda é um país fenomenal. Com lindas paisagens e um povo tão caloroso que nos faz esquecer das temperaturas tão amenas que deixam o nariz vermelho kkkk

O incentivo e as facilidades que o governo do país oferece aos estudantes brasileiros são por si só uma prova de que vale (e muito a experiência). Além de ser uma alternativa mais barata para treinar o inglês e ter a experiência de viver em outro país, um intercâmbio irá agregar à sua vida profissional tanto quanto transformará o seu modo de ver o mundo.

Gostou? Receba mais informações sobre intercâmbio na Irlanda clicando no botão abaixo:

Quero fazer um intercâmbio na Irlanda >>

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here