Passaporte brasileiro: os melhores do mundo e países que exigem visto

0
880

Atualizado em

Será que é ruim ter passaporte brasileiro? Passamos por vários perrengues na imigração, respondemos várias perguntas, então deve ser ruim né? MAAS NÃÃÃO galera! Neste artigo falo sobre os melhores e piores passaportes do mundo e já conto que o passaporte brasileiro está entre os 20 melhores! Assista o vídeo

Passaporte brasileiro está entre os melhores do mundo

O que significa um passaporte poderoso?

É um documento que te permite viajar para mais países sem necessidade de visto, além de facilitar a entrada em vários deles sem responder tantas perguntas. Também facilita na hora de morar em algum país para obter o visto residente legal e pegar menos filas na imigração.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Existe uma lista dos melhores passaportes do mundo e os piores chamada de Henley Passaport Index. É atualizada todo ano e feita com as informações dadas pela IATA (International Aiport Transportation Authority).

Os melhores passaportes do mundo são:

  • 1º lugar: Japão e Cingapura (ambos com 189 países sem visto)
  • 2º lugar: Alemanha, Coréia do Sul e Finlândia (157)
  • 3º lugar: Dinamarca, Itália e Luxemburgo (186)
  • 4º lugar: Espanha, França e Suécia (185)
  • 5º lugar: Áustria, Holanda, Portugal e Suíça (184).

E o passaporte brasileiro?

O Brasil está em 18º colocado, uma posição muito boa e que nos possibilita visitar 169 países sem visto. Perdemos para a Argentina por uma posição: os argentinos podem visitar Bangladesh sem visto, enquanto nós temos que pedi-lo.
Estamos na frente do México, Uruguai e Paraguai por exemplo. Confira no mapa os países:

passaporte brasileiro paises que exigem visto
Mapa de países que exigem visto ou não para brasileiros

Passaporte brasileiro na Europa

Podemos visitar toda a Europa sem precisar visto e a maioria faz parte do Acordo de Schengen, o qual permite ficar na Europa por 90 dias sem necessidade de fazer várias imigrações. Você ganha o carimbo assim que chegar e outro na saída. Claro que precisa ter o passaporte válido por 6 meses a partir da data de RETORNO ao Brasil, dinheiro suficiente para todo o tempo, seguro viagem, comprovação de hospedagem…

Confira os documentos para visitar a Europa e mais dicas:

Lembre-se que para visitar a Europa é obrigatório SEGURO VIAGEM. Ele te ajuda a solucionar problemas como cancelamento de voo e mala extraviada e caso você precise de atendimento médico como consulta, exame e até cirurgia. Eu uso e recomendo a Real Seguros! Leitores do blog tem desconto de 10%, aproveite!

 


Além disso, nós podemos morar na Europa com passaporte brasileiro e alguns países facilitam o processo de residência. Confira aqui 5 PAÍSES FÁCEIS para brasileiro morar e trabalhar

leia também:  6 Trabalhos que te pagam para viajar

Nova autorização em vigor em 2021

A partir de 2021 será necessário o pagamento de uma taxa de 7 euros válida por 3 anos para circular na Europa. Se chama ETIAS (Sistema Eletrônico para a Autorização de Viagem) e será requisitado por viajantes fora da Europa, uma autorização de viagem para combater a crise migratória e o terrorismo em seus países-membros. Residentes na Europa não precisam pagar essa taxa.

Viajar com dois passaportes: dupla cidadania

Claro que o passaporte europeu dá muitas vantagens, mas nós também temos! Podemos visitar quase toda a América Latina apenas com a Identidade e podemos visitar a Rússia sem pedir visto (enquanto os Europeus precisam haha). Nesse caso, vale a pena viajar com dois passaportes caso você tenha dupla cidadania.

Outra curiosidade é a diferença entre o passaporte alemão e italiano: os alemães podem visitar a Mongólia sem visto, enquanto italianos precisam pedir.

Falo mais sobre isso e vantagens do passaporte brasileiro no vídeo abaixo

Sobre alguns vistos e pedidos online

Já o caso da Austrália, Canadá, Estados Unidos por exemplo, precisamos pedir o visto antes da visita. As entrevistas podem ser chatinhas e difíceis, é um processo caro e que não garante que você vá ganhar o visto no final infelizmente. Caso você já tenha o visto americano, pode requisitar o canadense online.

Os piores passaportes

De acordo com o Index Henley, os piores passaportes são: Paquistão, Iraque, Síria, Somália e Afeganistão, o qual está em última posição com apenas 25 países livres. Essa colocação tem tudo a ver com os últimos conflitos, grupos terroristas e guerras nestes países.

Países que exigem visto para Brasileiros

Esta é a lista atualizada do Itamaraty dos países que exigem visto de turista para cidadãos brasileiros a turismo. Países não listados aqui dão visto na chegada ou visto online facilitado, em alguns casos o lugar faz parte de outro país ou é um território separatista.

  1. Afeganistão
  2. Angola
  3. Arábia Saudita
  4. Argélia
  5. Austrália
  6. Azerbaijão
  7. Bangladesh
  8. Bareine
  9. Benin
  10. Brunei
  11. Burkina Faso
  12. Burundi
  13. Butão
  14. Cabo Verde
  15. Camarões
  16. Camboja
  17. Canadá
  18. Chade
  19. China
  20. Comores
  21. Congo
  22. Rep. Dem. Congo
  23. Cook Ilhas
  24. Coréia do Norte
  25. Costa do Marfim
  26. Cuba
  27. Djibuti
  28. Egito
  29. Eritréia
  30. Estados Unidos
  31. Etiópia
  32. Gabão
  33. Gâmbia
  34. Gana
  35. Guiana Francesa
  36. Guinés
  37. Iêmen
  38. Índia
  39. Irã
  40. Iraque
  41. Japão
  42. Jordânia
  43. Kiribati
  44. Kuwait
  45. Laos
  46. Lesoto
  47. Líbano
  48. Libéria
  49. Líbia
  50. Madagascar
  51. Malaui
  52. Mali
  53. Marianas, ilhas
  54. Marshall, ilhas
  55. Maurício, ilhas
  56. Mauritânia
  57. Moçambique
  58. Myanmar
  59. Nauru
  60. Nepal
  61. Níger
  62. Nigéria
  63. Omã
  64. Papua Nova Guiné
  65. Paquistão
  66. Quênia
  67. Quisguistão
  68. Rep. Centro Africana
  69. Ruanda
  70. Salomão,ilhas
  71. Síria
  72. Somália
  73. Sri Lanka
  74. Suazilândia
  75. Sudão do Sul
  76. Sudão
  77. Síria
  78. Tailândia
  79. Taiwan
  80. Tanzânia
  81. Timor Leste
  82. Togo
  83. Turcomenistão
  84. Uganda
  85. Uzbequistão
  86. Vanuatu
  87. Vietnã
  88. Zâmbia
  89. Zimbábue

Problemas com vistos em outros países

Alguns países não permitem a entrada se você tiver um carimbo ou visto de um país não reconhecido como é o caso de Israel. Kuwait, Líbano, Líbia, Síria e Iêmen podem negar a sua entrada. Por esta razão, Israel entrega um visto em papel avulso sem grudar no passaporte.

Para quem vai aos Estados Unidos, pode passar algum tempo na salinha da imigração respondendo a razão da visita ao Afeganistão, Irã, Síria, Iraque, Coréia do Norte e por aí vai. Sabemos que eles são bem paranóicos né!

Gostou destas dicas sobre o passaporte brasileiro?

vantagens do passaporte brasilieiro entre melhores do mundo



Leia também:

Como é ficar em Hostel: 5 mentiras que te contam!

Como proteger bagagem no aeroporto e evitar o golpe da cesárea

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
CONTA BANCÁRIA NA EUROPA
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here