Intercâmbio: Quando a volta é mais difícil que a ida

6
476

Não importa o que digam, mas a volta do intercâmbio é sempre mais difícil. Você se sente um estranho na sua própria casa, tem aquela sensação que você mudou tanto em pouco tempo enquanto a sua cidade ficou parada no tempo. A volta à realidade no Brasil gera inúmeros questionamentos e aflições.

A volta do Intercâmbio

intercambio-quando-a-volta-e-mais-dificil-que-a-idaInsegurança, nostalgia, depressão, angústia.. fui preenchida por um redemoinho de sentimentos após meu retorno do intercâmbio na Alemanha. É claro que eu desejava muito rever minha família e amigos, mas faltava alguma coisa…parecia que não estava mais em casa, me sentia deslocada. Voltar a caminhar pelas mesmas ruas é horrível nas primeiras semanas. Acostumar de novo às rotinas antigas é muito difícil..mas afinal pra quê se acostumar? Agora não tem mais volta. A “maldição” de querer viajar cada vez, conhecer vários países e criar memórias inesquecíveis. E aí você viaja, faz outro intercâmbio para ter novas saudades.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Meu corpo está aqui, mas meu coração está lá fora. Parece frescura, mas é assim mesmo. Sinto até uma culpa, uma dorzinha de não estar tão empolgada por estar em casa…mas agora eu respiro o MUNDO!

Morar fora é correr na chuva, cair de bunda na neve (e quase quebrar os dentes no próximo tombo), discutir que o Brasil não é só o Rio de Janeiro, é fazer amigos para o resto da vida e encontrá-los novamente nas próximas viagens, é errar tentando se comunicar e no fim usar língua universal da mímica. São essas pequenas memórias que passam na minha mente como um flash e me fazem sorrir de orelha a orelha.

O intercâmbio mudou a minha vida completamente e para sempre.

Me deu novas perspectivas, tanto profissionais quanto pessoais, e me fez pensar diferente. Aqueles sonhos de faculdade, de querer ganhar prêmios, de ter uma vida dentro de um estúdio de design ou carreira acadêmica de sucesso não existem mais. Não consigo me ver trabalhando no mesmo lugar por anos a fio. Já não tenho mais limites e sinto que não consigo ficar na mesma cidade por muito tempo (a velha história de que só árvores ficam no mesmo lugar pois tem raízes). Prefiro realizar meus sonhos recebendo menos, usar meu tempo para fazer o que gosto e ser feliz.

Tudo isso pode parecer assustador para quem tá indo fazer intercâmbio…mas garanto que vale a pena cada segundo, cada lágrima de alegria e de tristeza.

E se você está passando por isso, calma! Vai dar tudo certo 🙂


 

Leia também:

POR QUE TODA MULHER DEVERIA VIAJAR SOZINHA

MOCHILÃO: A MELHOR COISA QUE JÁ ME ACONTECEU

PERCA-SE EM UMA VIAGEM, RECRIE-SE!

CURITIBA À PATAGÔNIA: A ODISSÉIA EM BUSCA DE SI MESMO

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

CHIP DE INTERNET
Não fique sem conexão durante a viagem! Conheça o chip de internet 4G EasySim4U com frete grátis!

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue um carro para sua viagem nas melhores locadoras e pague em 12x sem juros e sem IOF com a RentCars!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

6 COMENTÁRIOS

  1. A volta do intercâmbio foi dolorosa para mim, confesso que até hoje ainda fico revivendo todos os bons momentos durante os 2 anos como au pair nos Estados Unidos. Faz 1 ano que voltei ao Brasil, mas a readaptação aqui não foi muito fácil, hoje, já estou até planejando ser au pair novamente kkk, mas na Europa. E como você mencionou, o intercâmbio muda nossa vida completamente (para melhor).

    Abraços

  2. Nosso cerebro se acostuma com novidades e quando a gente volta pra rotina ou quando tudo é aquilo que vc ja conheve dá um negocio mesmo… eu sempre fico numa depre quando volto de um lugat nem que seja uma viagen de um fds hahaaha

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here