10 Curiosidades sobre Budapeste

0
14

Existem muitas curiosidades sobre Budapeste! Cavernas usadas como igrejas e abrigo antiaéreo, termas usadas desde a época dos romanos e até lista pré determinada de nomes para os bebês!

A Hungria é um destino muito interessante e barato para brasileiros. Confira algumas dicas e curiosidades sobre Budapeste!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

10 Curiosidades sobre Budapeste: o que não te contam!

1 – Budapeste surgiu na fusão de 3 cidades

A princípio eu achava que eram apenas duas cidades, mas são três! Budapeste, a capital da Hungria, foi fundada em 1873 pela fusão de três cidades: Buda, Óbuda e Pest. Hoje, Buda é geralmente associada a bairros chiques de classe alta, Pest é onde você encontrará a maior parte da população, lojas, bares o resto da cidade. 

curiosidades sobre budapeste o que nao te contam
Muitas curiosidades sobre Budapeste!

Pra você ter ideia, 8 pontes conectam Buda e Peste e é uma mais legal que a outra. A primeira ponte permanente a atravessar o rio Danúbio foi erguida em 1849 e considero a ponte de Széchenyi (conhecida como a “Ponte das Correntes”) a mais bonita. Com certeza um passeio de barco é imperdível durante a sua viagem a Budapeste. Eu recomendo estas duas opções (clique para conferir preços e informações):

🚢 Cruzeiro de 1 Hora com Drinque de Boas-Vindas

🚢💃 Cruzeiro com jantar com música ao vivo e show de dança folclórica

2 – Budapeste é a Rainha do Danúbio

Budapeste supera Viena no quesito de variedade de estilos e verá que os edifícios são magníficos! Além disso, Budapeste conta com uma história rica, uma cena gastronômica única e vários locais pertencem à Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

No vídeo abaixo conto mais curiosidades sobre Budapeste, clique para assistir!


3 – Budapeste é a capital do banho termal do mundo

Debaixo da cidade existe uma enorme reserva de água que produz 70 milhões de litros de água termal por dia, o que torna Budapeste a cidade mais rica em águas medicinais do mundo! Os romanos foram os primeiros a reconhecer as fontes termais curativas da cidade há mais de 2.000 anos, obviamente porque eles adoram banhos termais (como já vimos em Bath na Inglaterra).

banhos termais em budapeste
Banhos Termais em Budapeste

Hoje, você pode escolher entre cinco spas de banhos medicinais com um total de 47 piscinas: Gellért, Rudas, Lukács, Királ e Széchenyi, o maior spa da Europa. Além das piscinas e banhos termais, o Széchenyi realiza festas noturnas muito loucas! Confira aqui a sua entrada na Termas de Széchenyi com drink Pálinka ⛲️

Até os animais curtem as águas termais! A água da piscina dos hipopótamos no Zoológico de Budapeste vem da nascente do Banho Termal Széchenyi. A água tem um efeito benéfico nesses hipopótamos, pois sua composição é bem semelhante às águas do rio Nilo.

festa termas budapeste a noite
Festa noturna nas termas de Budapeste

4 – Os nomes húngaros são regulamentados por lei

Você não pode simplesmente escolher qualquer nome para o seu bebê. Nada de ser criativo nessa hora! O nome deve vir de uma lista pré-aprovada e quaisquer nomes diferentes devem ser aprovados pelo Instituto de Pesquisa em Linguística da Academia Húngara de Ciências. Nada de chamar seu filho de Carimbo, hein! Essa é uma das curiosidades sobre Budapeste mais diferentonas!

5 – O Parlamento Húngaro é a 3ª maior edifício nacional do mundo

É também o maior edifício da Hungria e a principal atração de Budapeste. O Parlamento húngaro cobre uma área de 18.000 m² e possui 691 salas, 28 entradas, 10 pátios e 29 escadas. O exterior é uma mistura de três estilos arquitetônicos – Neo-Gótico, Neo-Romântico e Neo-Barroco.

Parlamento Húngaro é incrível!
Parlamento Húngaro é incrível!

6 – A língua húngara é muito difícil de aprender

Eu tenho alguns amigos morando em Budapeste que tentaram fazer aulas de húngaro e desistiram. A língua húngara faz parte da família das línguas fino-úgrigas e é uma das línguas mais difíceis de aprender do mundo (nesta família está a língua finlandesa). 

Olha como é difícil: oi é Szia⁠, obrigado é Köszönöm⁠ e bem vindo é Üdvözöljük! Impossível pronunciar!

7 – O metrô de Budapeste é o mais antigo da Europa Continental

A linha de metrô Millennium foi inaugurada em 1896, tornando-se a segunda linha de metrô mais antiga da Europa (depois do metrô de Londres), e a primeira da Europa continental. Em 2002 a UNESCO adicionou a Linha M1 do metrô aos seus Patrimônios Mundiais por causa dos elementos inovadores da ferrovia.

curiosidades sobre budapeste viagem
Vista da cúpula da Basílica de São Estevão

8 –  Nenhum edifício na Hungria pode ter mais de 96 m

Os edifícios mais altos da cidade são o Parlamento Húngaro e a Basílica de Santo Estêvão, que representam o estado e a religião. Além disso o número 96 tem relação a formação do Reino Húngaro lá em 896.

Por causa disso não permitem nenhuma construção que ultrapasse os 96 metros de altura.

9 – Budapeste tem muitas cavernas

Existe uma rede subterrânea com mais de 200 cavernas embaixo do morro do castelo, resultantes do grande número de nascentes geotérmicas na área. Essas cavernas foram utilizadas como abrigo antiaéreo e hospital durante a Segunda Guerra Mundial e a Revolução de 1956.

Também existem diversos túneis que formam um labirinto com mais de 10 km embaixo do Castelo de Buda e que foram utilizados como abrigos e prisões. Atualmente é um museu com monumentos góticos e renascentistas que você pode visitar durante uma Excursão a pé pela caverna do Castelo de Buda

Até fundaram uma igreja do outro lado do morro dentro de uma caverna em 1920. Monges fizeram diversas celebrações religiosas até serem proibidas pelo governo e a entrada da igreja foi selada.

cavernas budapeste castelo
Já imaginou quantas cavernas existem em Budapeste?

10 – Bares em ruínas

Existiam muitos edifícios abandonados e em ruínas no lado de Peste. Aí grupos de pessoas começaram a se reunir nestes lugares e fundaram bares! Alguns deles ficaram bem famosos como o Szimpla Kert, o número 1 da cidade! Ele abre durante a tarde e eu recomendo visitar à esta hora, pois a partir das 21h fica impossível visitá-lo devido ao número de pessoas (vira uma baladinha). Apesar de ter essa ideia de barato / alternativo, não é tão barato não.



Se você gosta de bares e de festa, sugiro fazer um Pub Crawl com Open Bar!

bares em ruinas budapeste szimpla kert
Bares em ruínas são muito populares

Se você não gosta, que tal visitar o café mais bonito do mundo em Budapeste?

Gostou destas curiosidades sobre Budapeste? Veja mais informações para sua viagem no artigo Dicas de Budapeste!

10 curiosidades sobre budapeste
10 curiosidades sobre Budapeste
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here