Não leve estas coisas na mala para morar fora do Brasil

2
51

Atualizado em

Uma das coisas que sempre me perguntam é: o que levar na mala para morar fora do Brasil? É muito difícil resumir a sua vida em apenas uma mala de 23 kg (se você for dinheirudo, pode levar duas). Uma mudança de país ou intercâmbio de 6 meses no mínimo requerem planejamento e escolhas sábias do que por na mala. Se você quer levar tudo, terá que arcar com o preço e o peso disso.

Não leve estas coisas na mala para morar fora do Brasil

Eu já morei na Alemanha (2011 e 2018), Nova Zelândia (2013), Itália (2017) e agora estou na Inglaterra desde 2019. Já fiz algumas mudanças para morar no exterior (em 2017 morei em 11 casas diferentes haha) então consigo dizer alguns itens desnecessários que você não precisa levar na mala para morar fora do Brasil e veja o vídeo abaixo, clique para assistir!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

1 – Roupas de inverno

Você NÃO precisa levar TODOS OS CASACOS que tem no Brasil, pois nem todos são quentes o suficiente. Algumas roupas que você compra aí não esquentam o suficiente no frio da Europa, Canadá, EUA e por aí vai, porque elas são feitas com materiais diferentes.

Em vez de trazer tudo, investa em um jaqueta corta vento e impermeável e uma botinha revestida com lã vendidas pela Decathlon por exemplo (uma loja de esportes francesa com lojas por todo o mundo) e em segunda pele (as famosas ceroulas haha). Claro que no Brasil esses artigos estarão um pouco mais caros, mas pelo menos pode parcelar – uma das coisas que não existe praticamente na Europa.

Traga uns 2 moletons, 3 blusas de lã e as meias de algodão que você realmente gosta e tem apego. Lembre-se que pode vir com roupa pesada no avião, como um casaco e blusa de lã mais grossa, para economizar no peso da mala e não pagar excesso. Pra facilitar nessa hora, leia o artigo O que NÃO USAR no avião! 8 itens que atrasam o seu voo

O resto você compra aqui em lojas como a Primark, Uniqlo, Decathlon…. Eu mostro mais neste artigo Roupa de inverno na Europa: onde comprar e dicas e no vídeo abaixo visitando algumas lojas de roupas da Inglaterra


2 – Coisas de cozinha e itens pra casa

Muita gente tem apego à panela de pressão e deseja levar na mala para morar fora do Brasil. O problema é que ela pode EXPLODIR no avião se for fechada devido à diferença de pressão que a aeronave sofre quando voa. Por estas razão é sempre aconselhável levar destampada e avisar o funcionário do balcão da companhia aérea que está levando uma. Já vi gente que teve até que sair do avião para remover as panelas da mala.

O que eu recomendo que leve é um conjunto de facas caso seja bem apegado. Aqui elas tem uma variação da cerra na pontinha e são mais caras, especialmente se você é fã de churrasco.

Copos, pratos, talheres são vendidos bem baratos em lojas como Wilko, IKEA e até no mercado. Podem custar 0,50 a 1 libra cada e são bem bonitinhos. Artigos para banho e cama também são acessíveis e possuem tamanhos diferentes por aqui (o king aqui é tamanho queen no Brasil).

Em vez de trazer estas coisas, prefira trazer comidas que não irá encontrar aqui como farofa, polvilho azedo, erva mate, miojo, nescau… Você consegue comprar em lojas especializadas, mas é bem mais caro!

3 – Coisas de cabelo

Chapinha, secador de cabelo e babyliss não vale a pena levar na mala para morar fora do Brasil. Além da tomada ser diferente, pode haver diferença na voltagem (confira os tipos de tomadas pelo mundo). Como é um produto que dura eternamente, é melhor comprar um aqui mesmo que custa de 15 a 35 libras.

Preços dos secadores de cabelo na inglaterra
Preços dos secadores de cabelo na Boots (loja e farmácia)

Vários produtos de cabelo de marcas para salão custam mais da metade do preço no exterior como Joico, Keune, L’oreal Professional… Aqueles tubos de hidratação Joico que no Brasil podem custar R$190 reais aqui custam 17 libras. Mesmo convertendo ainda sai barato. Além disso tem vários shampoos no mercado que são bons e custam de 3 a 6 libras cada.

Uma das coisas que eu não encontrava na Alemanha era leave-in, porém aqui na Inglaterra eu encontro facilmente.

Leve em consideração a questão da água dura na Europa, ou seja, a água carrega muitos minerais que acabam se prendendo nos fios e entupindo folículos. É comum perder cabelo e você terá que encontrar algum método para tirar esse excesso “build up”. Eu uso apenas água mineral no cabelo com a menor quantidade possível de cálcio. Algumas pessoas podem passar vinagre de maçã para fechar as cutículas e equilibrar o PH: pra mim não funcionou e me dá alergia no couro cabeludo.

Traga a sua maquiagem que já está acostumada e as escovas, além daquele produto de cabelo que gosta bastante.

4 – Aparelhos eletrônicos

Já vi muita gente querendo trazer a casa inteira para cá e por tudo num contêiner: geladeira, máquina de lavar, televisão, bicicleta e até carro… Esse trâmite pode demorar 2 meses apenas na Alfândega e mais o tempo do navio chegar até o destino. Eu considero caro e desnecessário.

Traga seu Notebook, Ipad, Celular, câmera, GoPro pois são aparelhos de uso pessoal e que você sentirá falta. Esses não tem problema usar um adaptador de tomada.

Em alguns países é obrigatório alugar imóveis com a cozinha completa: fogão, geladeira, armários, pia e máquina de lavar roupa. Traduzindo: desnecessário trazer tudo isso se já vai ter.

Algumas televisões não funcionam pois o sinal da tv local pode ser diferente, não sei explicar exatamente o por quê. Aí a televisão fica apenas para o videogame ou Netflix. Precisa de um adaptador pois a tomada também é diferente.

Não vale a pena trazer carro, pois o seguro pode ser mais caro, especialmente no Reino Unido no qual o volante fica do lado direito. É fácil comprar um carro usado fora e financiá-lo, os mais antigos ainda são bons e podem custar a partir de 1500 libras (até tem mais barato mas é arriscado).



Agora para quem está voltando para o Brasil, vale a pena pegar um contêiner e levar tudo sim. Se você ficou anos fora do país e fez a declaração de saída definitiva, tem a isenção do imposto no seu retorno pra cá.

O que levar na mala para morar fora do Brasil

Isso vai variar de pessoa para pessoa, além do país de destino e a época de chegada. Eu recomendo que você escolha as peças de roupa que mais gosta e alguns itens que irão te fazer “se sentir em casa”. Se for durante o outono e inverno, leve mais um casaco. No verão, leve alguns artigos para dias mais frios como de chuva. Eu tenho um artigo sobre Como arrumar mala de viagem internacional, leia!

E lembre-se que além da mala despachada, você pode levar uma de mão até 10 kg! Confira o guia para viajar com bagagem de mão.

Leia também Como proteger sua mala no aeroporto.

Salve no Pinterest

não leve estas coisas no intercambio bagagem
Pin Não leve estas coisas na mala do intercâmbio

 

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

2 COMENTÁRIOS

  1. Adorei o post de coisas para não levar na mala para morar fora do Brasil. Nunca imaginei que alguém teria apego a panela de pressão kkk As roupas de inverno realmente devemos deixar por aqui, não chegam nem perto da qualidade do item ” esquentar” como as lá de fora.

  2. Nunca tinha pensado muito nisso, porque quando fui morar no Brasil foi fácil, sendo um clima mais quente. Nunca imaginei que alguém carregasse uma panela de pressão na bagagem. Que estranho! E que susto, se explodir durante o voo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here