O que fazer em Sintra: roteiro 1 dia

0
28

O que fazer em Sintra em 1 dia? Hoje eu vou mostrar a você que é possível conhecer um dos lugares mais charmosos de Portugal, desde que você esteja com tudo programado e o roteiro bem alinhado. Sintra é uma vila portuguesa, próxima à Lisboa.

Neste artigo vou te falar como chegar em Sintra, O que fazer em Sintra, roteiro, ingressos e preços!

O que fazer em Sintra: roteiro 1 dia e melhores atrações

Classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, Sintra é um convite irresistível a explorar seus palácios exuberantes, paisagens e ruelas charmosas. Ela está localizada em um morro, a locomoção é difícil, mas vale muito! A vista é incrível e você pode ver uma vegetação bem densa, ruínas da muralha e outros palácios lá do topo.

Foi um dos lugares que mais me surpreendi em Portugal e não sei o por quê demorei tanto para visitar!

O que fazer em Sintra roteiro e dicas para 1 dia
O que fazer em Sintra roteiro 1 dia

Quando visitar Sintra?

Escolher o momento ideal para visitar Sintra faz toda a diferença na sua experiência. Recomendo visitar na primavera (março a maio) e no outono (fim de setembro a novembro), quando as temperaturas se tornam amenas e os locais turísticos não estão cheios como no verão.

Eu visitei no fim do mês de maio (ainda primavera) e peguei um calor muito bom, porém sofri um pouco por causa da fila no Palácio. Não há nenhum tipo de proteção e você fica direto no sol torrando por pelo menos hora (chegando no horário correto ainda tem que esperar).

Para os dias de sol, a minha dica é ter um chapéu para se proteger, principalmente quando estiver nas filas esperando pelas atrações. Também não esqueça de levar um casaco leve, pois mesmo em dias quentes, por ser na serra, venta muito.


Durante o inverno, esfria bastante e há muitas ocorrências de neblina, escondendo os palácios e paisagens.

Conheça mais sobre Portugal lendo o artigo O que fazer em Portugal: roteiro 7 a 10 dias.

Como chegar a Sintra em O que fazer em Sintra roteiro e dicas para 1 dia
O que fazer em Sintra: dicas e atrações

Como chegar a Sintra?

Para aproveitar ao máximo o seu roteiro O que fazer em Sintra, eu recomendo que você chegue cedo, levando em consideração a logística de transporte e as possíveis filas que podem se formar ao longo do dia, especialmente nas atrações mais concorridas.

Uma dica valiosa é adquirir e carregar antecipadamente o Cartão Navegante, que é válido em todos os meios de transporte em Lisboa, incluindo a sua ida de trem (comboio) da estação do Rossio para Sintra. Além de oferecer facilidade na entrada pelas catracas, esse cartão elimina a necessidade de enfrentar filas, proporcionando um deslocamento mais eficiente.

Não compre esse cartão na estação do Rossio, pois a fila lá é enorme! Eu comprei em uma lojinha tipo uma lotérica.

o que fazer em sintra como chegar trem comboio
O que fazer em Sintra: como chegar de trem

Como se locomover em Sintra?

Por Sintra ser uma serra repleta de morros, explorar as principais atrações a pé não é uma opção viável. O aluguel de carro também pode ser complicado devido à escassez de espaços para estacionamento. Nesse contexto, o transporte público se apresenta como a alternativa mais eficiente.

Para uma experiência ainda mais confortável, considere utilizar o ônibus turístico azul específico da cidade, que conduz os visitantes a diversos pontos imperdíveis da cidade. Essa opção não só facilita o acesso às atrações, mas também proporciona uma visão do charme singular de Sintra. Pode comprar a passagem na hora.

Recomento pegar a linha 434 – Circuito da Pena que faz este Itinerário: Estação de Sintra – Palácio Nacional – Castelo dos Mouros – Palácio da Pena – Palácio Nacional – Estação de Sintra. A passagem custa 11,50 euros para usar 24h, pode ser comprado com o motorista.

Você vai usar o mesmo ônibus para descer até o centro e aí caminhar até a Quinta da Regaleira.

onibus em sintra 434 circuito
Ônibus em Sintra linha 434

Se você estiver com mais alguém, pode perguntar o preço dos tuk tuks (umas motinhos com uma “carroça” acoplada”. É uma boa caso esteja atrasada.

Caso não queira se estressar com transporte, sugiro fazer esta Excursão de 1 Dia a Sintra, Cabo da Roca e Cascais que possui guia em português e dura 8 horas.

Onde se hospedar em Sintra

Apesar de eu ter elaborado um roteiro em Sintra de apenas 1 dia de viagem, há aqueles que desejam conhecer Sintra com mais calma e tranquilidade. Por isso, separei algumas dicas de hotéis em Sintra.

Hotel Sintra Jardim (8.9) ⭐⭐: o valor da diária não é um dos mais baratos, mas levando em consideração a localização, tem um bom custo-benefício. O hotel tem 150 anos e oferece uma incrível vista para o Castelo dos Mouros de Sintra.

Monte da Lua (7,3) ⭐⭐: Esse hotel fica pertinho da estação de trem, os hóspedes elogiam o atendimento e quarto limpo com camas confortáveis.



Casa Azul Hostel (9,4) ⭐⭐: o hostel está a 1,4 km do Palácio Nacional de Sintra. Além os quartos, a acomodação oferece cozinha compartilhada e depósito para bagagem.

Casa Azul Hostel em O que fazer em Sintra roteiro e dicas para 1 dia
Casa Azul Hostel

O que fazer em Sintra: 4 melhores atrações

Para sentir um pouco de como é a atmosfera de Sintra, assista ao meu vídeo O QUE FAZER EM SINTRA: roteiro, dicas e atrações Castelo dos Mouros, Palácio da Pena, Regaleira e se apaixone ainda mais pelo lugar!

1 – Castelos dos Mouros

Eu não dava muita coisa pra essa atração, mas simplesmente adorei! Essa é uma fortificação que foi construída no século XV que até hoje conserva as ruínas originais em parte de sua estrutura. O efeito final não perde em nada para um conto de fadas! Por estar localizado no topo de uma colina, é possível ter uma visão panorâmica da cidade de Sintra. Lá de cima você consegue ver o Palácio Nacional da Pena e o Palácio Nacional de Sintra.

Dá pra caminhar nas muralhas, ver os antigos “fortes” e imaginar como seria proteger esse local antigamente. Também tem várias placas indicando a história, além de um local utilizado como armazém. Inicie o seu roteiro O que fazer em Sintra aqui!

Castelo dos Mouros O que fazer em Sintra roteiro e dicas para 1 dia
Prepare-se para caminhar e aproveitar a vista

Ao explorar o Castelo dos Mouros, você mergulha na história desta fortificação que, em tempos remotos, abrigava uma comunidade muçulmana dentro de suas muralhas. Somente em 1147, durante o reinado do primeiro rei de Portugal, o território foi entregue, marcando uma transição histórica.

Nos arredores, há uma igreja, que abriga um pequeno museu no seu interior, exibindo fascinantes artefatos do século XV.

vista sintra castelo dos mouros
Vista para Sintra do Castelo dos Mouros

Como comprar os ingressos

O Castelo dos Mouros é a segunda atração mais procurada da cidade, por isso sugiro reservar com antecedência e fazê-la antes do castelo, porque o ônibus passa e para nele primeiro. Não deixe para comprar lá nas maquininhas, pois pode não ter mais ingresso, ter esgotado tudo ou ter apenas beeeeem no final da tarde.

Dica para calular o tempo do horário do ingresso: você pode marcar para o primeiro horário, deixando uns 90 min de visitação. Aí você calcula uns 20 até o palácio + 30 min dentro dos jardins até chegar no palácio em si.

Exemplo: Castelo dos Mouros 10 h – marcar Palácio da Pena às 12 30 – você precisa já estar lá em cima do Palácio às 12:30

>> Reserve agora: Ingresso Prioritário para o Castelo dos Mouros e Ingresso Palácio e Parque da Pena <<

castelos dos mouros roteiro sintra
Ruínas e muralhas do Castelo dos Mouros

2 – Palácio Nacional da Pena

Essa com certeza é a atração mais procurada deste roteiro O que fazer em Sintra! O Palácio Nacional da Pena é muito bonito, tanto por dentro, quanto por fora e é um exemplo perfeito da arquitetura romântica do século XIX.

As cores contrastam com os detalhes dos azulejos, ornamentos das paredes e jardins. Inicialmente foi construído como uma capela que se tornou um mosteiro da Ordem dos Jerônimos. Depois, o terramoto que atingiu Lisboa em 1755 deixou o mosteiro praticamente em ruínas.

o que fazer em sintra palacio nacional da pena
O que fazer em Sintra: Palácio Nacional da Pena

O Rei consorte Fernando II comprou a propriedade em ruínas em 1838 e decidiu transformar em seu palácio de verão. Como ele era muito ligado às artes e o imaginário romântico estava em alta, decidiu acrescentar ao palácio: caminhos de rondas, torres de vigia, um túnel de acesso e até uma ponte levadiça. O palácio incorpora referências arquitetónicas de influência manuelina e mourisca que produzem um surpreendente cenário “das mil e uma noites”

Já o interior é repleto de detalhes nas paredes e tetos, além de muitas esculturas, objetos em ouro… Você passa por quartos dos reis e rainhas, banheiros, corredores, uma sala de fumo, esse salão magnífico da foto abaixo e até uma cozinha repleta com vários utensílios bem legais!

palacio nacional da pena sintra ingresso interior
Salão no Palácio Nacional da Pena

A fila de entrada é inevitável, e é crucial chegar com pelo menos meia hora de antecedência à entrada do parque, considerando o tempo necessário para percorrer a subida até o palácio. Eu levei uns 20 min no galeto (rapidinho) e a subida é puxada! Lembre-se que ele está situado sobre o topo do segundo maior pico da Serra de Sintra!!! Se você tem mais idade, calcule mais tempo.

Mesmo assim, se você chegar exatamente no horário indicado em seu ingresso, é provável que ainda encontre alguma espera, especialmente para acessar as áreas internas, que incluem quartos, salas e outras instalações.

>> Reserve agora: Ingresso Prioritário para o Castelo dos Mouros e Ingresso Palácio e Parque da Pena <<

sintra roteiro 1 dia palacio nacional da pena
Sintra e Palácio Nacional da Pena

3 – Quinta da Regaleira

Em minha visita à Sintra, eu não consegui conhecer a Quinta da Regaleira, porque fiquei admirando os detalhes das muralhas e do castelo, aí demorei pra pegar o ônibus e descer para o centro de Sintra.

Não faça como eu, passe umas 2 horinhas no máximo no palácio e já desça para aproveitar e conhecer a Quinta da Regaleira e a famosa sua torre invertida! É uma jornada fascinante através do tempo que vale a pena por no seu roteiro O que fazer em Sintra!

Quinta da Regaleira O que fazer em Sintra roteiro
Quinta da Regaleira em O que fazer em Sintra

O palácio foi construído no início do século XX pelo magnata António Augusto Carvalho Monteiro (1848-1920), em colaboração com o arquiteto cenógrafo Luigi Manini (1848-1936). Foi erguido no estilo romântico revivalista com formas arquitetônicas e decorativas góticas, manuelinas e renascentistas.

Essa mistura harmoniosa é acentuada pela presença de simbologia mítica e esotérica, criando uma atmosfera única que cativa os visitantes. Você perceberá esse misticismo ao caminhar pelos por poços, passagens secretas, lagos, mirantes e terraços.

Ao explorar os corredores e jardins dessa propriedade, é como se você estivesse imerso em um conto de fadas do século XX. A Quinta da Regaleira oferece não apenas beleza arquitetônica, mas também uma experiência rica em simbolismo.

>> Compre o ingresso para a Quinta da Regaleira aqui <<

4 – Vila de Sintra

Quando você caminha pela Vila de Sintra, será envolvida pelo charme de suas lojas! Essa área é o cenário perfeito para conhecer mais sobre a cultura e culinária local, não pode ficar de fora do seu roteiro O que fazer em Sintra!

Que tal aproveitar para provar o tradicional travesseiro de Sintra? Eu experimentei esse doce, é um folhado recheado com creme de ovos, amêndoas e açúcar, bem gostosinho. O mais famoso é vendido na Casa da Piriquita. Também tem outro conhecido como Queijadinha possui um recheio de queijo, açúcar, ovos, farinha e canela.

Vila de Sintra O que fazer em Sintra roteiro e dicas para 1 dia
Aproveite cada momento

5 – Outras atrações em Sintra

Estes pontos turísticos podem ser visitados no seu segundo dia, acho que fica impossível fazer tudo num dia só! Se você tem apenas um dia, não recomendo fazê-los! Clique no nome para comprar o ingresso.

atracoes em sintra palacio de monteserrate
Atrações em Sintra: palácios portugueses

O que fazer em Sintra: Roteiro 1 dia

É possível fazer este roteiro O que fazer em Sintra em apenas um dia. Siga esta ordem:

  1. Castelos dos Mouros,
  2. Palácio Nacional da Pena,
  3. Quinta da Regaleira
  4. Vila de Sintra

E a melhor maneira de fazer isso, além de chegar cedo, é comprando os ingressos antecipadamente!

Se você deseja visitar as outras atrações citadas neste artigo, fique hospedada uma noite na cidade.

E aí, gostou deste roteiro O que fazer em Sintra? Então, continue me acompanhando para conhecer mais destinos incríveis pelo mundo! Leia também O que fazer em Lisboa: 22 atrações que você deve conhecer

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here