Galleria dell’Accademia: o museu do David de Michelangelo em Florença

1
197

Escondido na Galleria dell’Accademia em Florença está o David de Michelangelo, uma das obras primas mais incríveis que já vi. Uma escultura em mármore de 5,5 metros de altura cheia de detalhes e quea atrai milhares de visitantes todos os anos. Além dele, a Galleria dell’Accademia abriga várias obras de artistas do Renascimento como Paolo Uccello e Botticelli, uma coleção de instrumentos musicais muito interessante e até uma Gipsoteca!

Vale muito a pena reservar um tempinho no seu roteiro em Florença para a Galleria dell’Accademia, considerada um dos melhores museus da Europa e também um dos mais visitados! Confira neste artigo as dicas para visitar a Galleria dell’Accademia e assista o vídeo com roteiro em Florença

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Galleria dell’Accademia e David de Michelangelo

História da Galleria dell’Accademia

A Galleria dell’Accademia nasceu como uma Academia de Artes no final do século 18 criada pelo Grão Duque Leopoldo de Lorraine. Aqui os artistas italianos poderiam aprender, trocar ideias e se inspirar na coleção de obras de arte.

Em 1873 chega a Escultura David de Michelangelo, um dos ícones do Renascimento. Ela ficou na Piazza della Signoria por apenas 3 anos até ser movida para o museu e hoje há uma cópia na mesma praça.

Durante as duas Guerras Mundiais, a Itália teve que esconder suas principais obras de arte para que não fossem destruídas ou roubadas e o David de Michelangelo é uma delas. Uma proteção de tijolos foi construída ao seu redor e preenchida com areia para evitar danos causados pelos bombeamentos nazistas.

visita galleria accademia firenze
Costas de David

Como chegar na Galleria dell’Accademia

Localizada na Via Ricasoli 58-60, a Galleria dell’Accademia funciona de terça à domingo das 8:15 às 18:50.

É uma rua estreitinha e o museu fica meio escondido, então é melhor sair da Piazza del Duomo e caminhar até o museu (dá em torno de uns 5 minutos). Nem pense em ir de carro, todo o centro de Floreça é um caos!

Mapa da Catedral para a Galleria e David
Mapa da Catedral para a Galleria e David

Ingresso para Galleria dell’Accademia

Como Florença é uma das cidades mais visitadas da Itália, é necessário programar a sua viagem e comprar os ingressos com antecedência. Assim você não enfrenta filas e nem corre o risco de não ter mais ingressos no dia.


Você pode fazer a compra antecipada do ingresso pela internet (que eu recomendo muito) aqui:  David de Michelangelo: Entrada com Horário Reservado

Se você é cidadão europeu entre 18 a 25 anos paga apenas 2 euros. Menores de 18 anos e pessoas com deficiência e seu acompanhante possuem entrada gratuita.

Depois de mostrar o ingresso online na recepção, você recebe um impresso e vai para a fila da segurança, onde passam tudo num detector de metais. Não é permitido entrar com malas grandes.

Confira roteiro em Florença de 3 dias

david de michelangelo em florenca
O famoso David de Michelangelo na Galleria dell’Accademia em Florença

Como é a visita à Galleria dell’Accademia

A visita pode durar em torno de 1h30min e inclui um áudio guia com várias explicações. No vídeo abaixo eu mostro mais dos interioes do museu do David de Michelangelo:

Sala do Colosso

Essa é a primeira sala ao entrar no museu, onde há um gesso preparatório para o Rapto das Sabinas de Giambologna (o final está na Loggia dei Lanzi na Piazza della Signoria). Ao seu redor há inúmeras pinturas de artistas do século 15 e 16 como Boticcelli (Madonna col Bambino e São João Batista), Paulo Ucello, LoScheggia, Filippino Lippi….

O David de Michelangelo

Na Galeria dos Prisioneiros está o David. Eu fiquei boquiaberta quando vi a escultura frente a frente. Ela é enorme, possui 5,5 metros de altura e é incrível observar os detalhes do corpo, as veias da mão, os músculos da perna, as costelas.. Michelangelo realmente conseguir extrair vida de um bloco de mármore e demorou 18 meses para finalizar a obra! Fiquei muito tempo admirando cada detalhe.

rosto david de michelangelo florenca
A Escultura de David é incrível!

Curiosidades do David de Michelangelo

A expressão no rosto do David também chama a atenção: sombrancelhas franzidas de olho no inimigo Golias. Na mão direita segura a pedra com o qual o derrota juntamente com a funda na sua mão esquerda apoiada no ombro.

Outra coisa interessante é o tamanho do pênis do David. Nas obras de arte daquela época, não era bonito que fosse grande ou “no tamanho normal”. Normalmente retratavam os monstros com pênis gigantes e grotescos. Em compensação, as mãos e a cabeça do David são maiores que o normal para que ajudar na perspectiva já que o espectador vê a escultura de baixo.

Também observe algumas rachaduras na escultura, resultantes de raios e pedras.

Comparação do tamanho da escultura
Comparação do tamanho da escultura

Essa sala é chamada de Galeria dos Prisioneiros devido as esculturas “inacabadas” de Michelangelo. Todas elas foram encomendadas e que demoraram uma eternidade para fazer como os Escravos para o túmulo do Papa Júlio della Rovere, aí um apóstolo para o Duomo e 4 Pietà.

Galeria dos Prisioneiros david de michelangelo
Galeria dos Prisioneiros

Confira o Roteiro na Toscana: 8 dias e dicas

Gipsoteca

Ao fundo à esquerda fica a Gipsoteca, onde estão os gessos preparatórios dos alunos e professores quando o prédio funcionava como uma escola. É muito interessante ver como eram encaixados e também há um vídeo explicando todo o processo.



esculturas de gesso galleria della accademia em florença
Esculturas de gesso
Gipsoteca da Galleria dell’Accademia
Gipsoteca da Galleria dell’Accademia

Salas de 1200, 1300 e 1400

Além das obras do Renascimento, a Galleria dell’Accademia possui vários painéis de arte Gótica Bizantina retratando figuras da Igreja (afinal ela era a única patrocinadora dos artistas até os Médicis).

Museu dos Instrumentos Musicais

Eu fiquei até meio em dúvida se visitaria essa parte do museu, mas confesso que valeu totalmente a pena! Tem instrumentos muito diferentes dos séculos 17 ao 19 como um piano vertical do inventor do piano chamado Bartolomeo Cristofori e viola e violinos de de Antonio Stradivari.

museu dos instrumentos musicais florenca
Instrumentos diferentes no Museu dos Instumentos Musicais.

Nas pinturas é possível ver alguns nobres ao lado de compositores importantes. Outra coisa legal é poder ouvir os sons de cada instrumento nos computadores, eles soavam bem diferentes dos que temos hoje.

Compre o ingresso para Galleria dell’Accademia e David de Michelangelo

Gostou dessas dicas para visitar o museu do David de Michelangelo, a Galleria dell’Accademia? Salve  a imagem abaixo no Pinterest

museu do David de Michelangelo Galleria dell’Accademia

Confira mais dicas de viagem na Itália aqui:

Roteiro na Toscana: 8 dias e dicas essenciais para sua viagem

Roteiro em Roma de 2, 3 ou 4 dias

Guia Trem na Itália

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

CHIP DE INTERNET
Não fique sem conexão durante a viagem! Conheça o chip de internet 4G EasySim4U com frete grátis!

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue um carro para sua viagem nas melhores locadoras e pague em 12x sem juros e sem IOF com a RentCars!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

1 COMENTÁRIO

  1. Finalmente vamos conhecer a Itália em Janeiro e já estou sonhando com Florença. É claro que nó vamos a Galleria dell’Accademia para ver o David, mas adorei saber que tem muito mais pra conhecer. Salvando o post agora!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here