Por que não tem árvores na Escócia?

0
158

Quando você viaja para o terras altas da Escócia e para suas ilhas, verá que as paisagens são magníficas, lindas mas sentirá que há alguma coisa faltando. No meio de tantas montanhas, pedras e uma vastidão de campos, você não verá uma única árvore. As árvores que você verá ou estão numa propriedade privada ou numa área protegida pela Comissão Florestal.

Apenas 16% do território da Escócia possui árvores. Muitas pessoas acham que isso acontece por causa do clima úmido, do solo pobre e com pedras ou do vento gelado. Mas elas estão erradas. A explicação do porque não tem árvores na Escócia é muito mais complicada, assista ao vídeo com mais detalhes!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Por que não tem árvores na Escócia?

Presença humana e animais mudaram tudo

A Escócia viveu anos de desmatamento, guerras e mudanças climáticas e essa escassez de árvores é um problema difícil de resolver. Sem árvores, a Escócia também perdeu animais nativos como lobos, ursos, castores, alces, javalis, pássaros, gatos selvagens.

Se voltarmos no tempo, há 6 mil anos atrás, a Escócia era uma floresta enorme com pinheiros, carvalhos, aveleiras e bétulas. Logo chegaram humanos que conheciam as técnicas de agricultura e criavam animais, especialmente ovelhas. Essas pessoas queimaram muitas áreas com árvores para que o gado pudesse se locomover e comer.

Ovelhas na Ilha de Skye
Ovelhas na Ilha de Skye

Para quem não sabe, as ovelhas são animais particularmente prejudiciais às árvores porque elas comem tudo o que veem pela frente, ou seja, impede árvores menores de crescerem. Além disso seus pezinhos possuem cascos pontudos que compactam a terra. Quando chove, o solo compactado não consegue absorver água, o que causa alagamentos e também a seca, já que a água não penetra no solo.

Quando você visita a Escócia percebe que é tudo muito úmido, várias áreas se tornam pantanosas, encharcadas demais depois da chuva. As árvores impediriam isso já que absorvem muita água.

Foi nessa época que começou o declínio das árvores.


Se isso não fosse o suficiente, veio uma mudança climática há 3 mil anos atrás. O clima se tornou úmido demais e criou condições inabitáveis para várias árvores nativas da Escócia.

Assista ao vídeo abaixo para ver as paisagens e por que Escócia

Colonização de outros povos na Escócia

No século 1 chegaram os romanos e no século 8 chegam os vikings e ambos derrubaram árvores para construir casas, barcos, fazer fogueiras.

A partir do 16 há uma expansão da população nas highlands da Escócia, mais árvores são cortadas para construir casas e barcos e espaços para plantações. Consequentemente, a população de ovelhas também cresce, ou seja, cortam mais árvores para pasto. Além disso, o carvão se tornou um recurso necessário.

povos colonizaram escocia
Pictos, romanos e vikings contribuirám para a escassez de árvores na Escócia

Era vitoriana

Aí já estamos na época vitoriana. Os ricos removeram as famílias das highlands à força para criação de ovelhas em grande escala. Além disso, a caça era muito popular. Então eles fazem o quê? Estabelecem propriedades “esportivas” e cortam mais árvores para encontrar animais para abater mais facilmente como perdizes e cervos.

Essas propriedades exterminaram a vida selvagem e fez com que a população de cervos aumentasse drasticamente. Nessa época havia 1 cervo para cada 6 pessoas na Escócia. Novamente, quando a população de cervos é grande, eles comem tudo o que vêem pela frente e impedem que árvores e arbustos sejam capazes de se regenerar e crescer. Apenas 5% do território da Escócia era feita de florestas nessa época.

por que nao tem arvores na escocia florestas
Paisagens comuns nas Highlands da Escócia

Reflorestar não é fácil

Desde o fim da Primeira Guerra Mundial, a Escócia tem tentado reintroduzir árvores no seu território. Criaram até a Comissão Florestal em 1919, mas com o objetivo de ter recursos caso houvesse uma nova guerra. Algumas pessoas até falam que o Reino Unido “quase perdeu a guerra por falta de madeira do que qualquer outra coisa”. Então plantaram árvores que cresciam rápido, mas que matavam as árvores nativas no caminho.

Atualmente as prioridades da Comissão Florestal mudaram e trabalham para aumentar o número de árvores com a reintrodução de espécies nativas e a encorajar agricultores a administrar o gado com atenção para promover o crescimento de árvores. Em 100 anos conseguiram aumentar o território florestal de 5 para 16%.

Comparação com a Noruega

As florestas da Escócia podem retornar se o número de cervos for reduzido a um nível que a terra possa suportar, se a terra não for queimada para favorecer a caça aos pássaros e se o gado for administrado ao longo da floresta, como é em muitos outros países.

A Noruega também passou por essa escassez de árvores e conseguiram reflorestar como mostra a região de Fidjadalen em 1927 e atualmente. No vídeo eu mostro fotos interessantes que mostram árvores no topo da montanha Jarekollen a 900 metros de altitude em comparação a estas no Ben Vane na Escócia a 915 m. Ou seja, as árvores são capazes de crescer nas montanhas sim.

As árvores oferecem oportunidades econômicas pois criam novos empregos e atividades relacionadas à natureza como aluguel de cabines por exemplo. Além disso, elas restauram nutrientes para o solo e ajudam a vida selvagem e prosperar, além de prevenir enchentes.

Leia mais sobre a Escócia 14 curiosidades da Escócia que brasileiros não sabem e Dicas Ilha de Skye: roteiro pela ilha mágica da Escócia

É isso galera, espero que tenham gostado desta explicação sobre o por que a Escócia não tem árvores.

por que a escocia nao tem arvores sem floresta
Pin por que a Escocia nao tem arvores, o país sem floresta
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here