10 coisas para saber antes da sua viagem para Suécia

5
2739

Uma viagem para Suécia não é complicada de planejar, porém precisa ficar atenta com alguns detalhes! Neste artigo falo sobre curiosidades, costumes, língua e também várias dicas para uma viajar para Suécia como temperaturas, transporte e visto.

Dicas para sua viagem para Suécia

1 – Suecos falam inglês muito bem

Quase todo mundo no país fala inglês (em torno de 95%!), então não se preocupe se não conseguir ler nada do que está escrito em sueco. As pessoas que nos ajudaram foram bem queridas, gentis e tinham um inglês fácil de entender. Para agradecer diga Tak!

2 – Visto para brasileiros

A Suécia faz parte do Acordo de Schengen, um acordo entre diversos países da Europa que permite a circulação de pessoas sem haver tantas fronteiras entre eles. Você não ganhará outro carimbo no seu passaporte caso faça um voo da Alemanha para a Suécia por exemplo.

Agora caso faça uma viagem por Londres e decida ir até Estocolmo, precisará fazer a imigração lá, já que o Reino Unido não faz parte do Schengen.

Para ambos os casos é necessário comprovar que tem dinheiro, passagem de retorno ao Brasil, seguro viagem e as hospedagens dos primeiros dias já reservadas.

Confira as dicas Inglês no aeroporto, avião e imigração: frases e expressões mais comuns 

Lembre-se que para visitar a Europa é obrigatório SEGURO VIAGEM. Ele te ajuda a solucionar problemas como cancelamento de voo e mala extraviada e caso você precise de atendimento médico como consulta, exame e até cirurgia. Eu uso e recomendo a Real Seguros! Leitores do blog tem desconto de 10%, aproveite!

3 – Aeroportos em Estocolmo

A capital da Suécia possui 2 aeroportos diferentes que ficam relativamente próximos e os voos possuem preços conforme a distância da cidade.

Arlanda Flygplats é o aeroporto principal e ligado à cidade por um trem ou ônibus. O bilhete do bus pode ser comprado online no Flygbussarna por 99 SEK ou o Flixbus por 42 SEK e demora em torno de 45 minutos.


Já o trem é vendido pelo Arlanda Express no valor de 299 SEK e você chega no centro da cidade em 20 minutos.

O Skavsta Flygplats é o aeroporto secundário e utilizado pela RyanAir e WizzAir. Fica em Nyköping a 107km do centro de Estocolmo, é bem pequeno. De lá você precisa pegar um ônibus até o centro, o que demora em torno de 1h30min. O bilhete é vendido pelo Flygbussarna no valor de 159 SEK.

Eu cheguei no Skavsta voando RyanAir a partir de Londres. Veja como é voar com a RyanAir.

4 – Melhor época para visitar a Suécia

Depende muito das experiências que você quer ter nessa viagem: curtir o máximo durante o verão ou se esbaldar na neve durante o inverno! Lembre-se que quanto mais ao norte, mais frio será!

Confira as temperaturas e atrações por estações do ano para planejar sua viagem para Suécia:

  1. verão (julho a setembro): a época que eu mais indico para uma viagem a Suécia. Os dias são bem longos e as temperaturas ficam entre 20 e 25ºC em Estocolmo, mas as noites são bem fresquinhas então leve um casaquinho. Durante essa época acontecem vários festivais de arte, música (como o Putte i Parken no Kungsträdgården), Pride Stockholm e eventos gastronômicos para provar caranguejos e arenques.
  2. outono (outubro a dezembro): Os dias já ficam friozinhos, entre 4 a 13 graus, com sensação de -3ºC algumas vezes. Peguei dias de chuva e os dias não eram tão curtos. Nessa época o vento é mais forte e chove muito mais. A paisagem era muito bonita já que as folhas das árvores variavam do amarelo ao laranja.
  3. inverno (de dezembro a março): os dias são bem curtos, gelados, vento com possibilidade de muita neve! Então você visitará muitas atrações indoor como museus, já que a temperatura pode ser de -15 a 5ºC em Estocolmo. Nas cidades ao norte do país, como Abisko e Kiruna, pode chegar a -30ºC. Nessa época há muitas feirinhas de Natal nas cidades e você poderá provar o vinho quente glögg e o julmust, uma especialidade natalina sueca.
  4. primavera (abril a junho): s temperaturas ficam de 0 a 15ºC e os dias são mais longos. Há algumas comemorações para comemorar a Semana Santa e Páscoa espalhadas nas cidades. No final de abril acontece a florada das cerejeiras e que pode ser vista nos jardins do rei em Estocolmo (Kungsträdgården).

Leia o meu roteiro em Estocolmo

igreja gustav vasa inverno
Estocolmo é gelada no inverno!

5 – Pode levar só cartão de crédito na sua viagem para Suécia

A moeda usada na Suécia é a coroa sueca (SEK). A cotação varia um pouco, mas 10 SEK equivale a R$ 4,35. Eu não comprei nenhuma nota para levar, usei apenas o cartão de crédito que é aceito em todo lugar. Você consegue comprar ticket do metrô, ingressos e até nas lojinhas.

Não tem problema algum viajar sem dinheiro em espécie nas cidades grandes. No entanto, quando meu ônibus quebrou numa cidadezinha bem pequenininha, fui comprar um lanchinho numa padaria e meus cartões brasileiros não foram aceitos, aí utilizei o meu inglês.

nota coroa sueca dinheiro
Notas de coroas suecas

6 – Transporte sai caro se comprar individual

A passagem única do metrô em Estocolmo custa 45 SEK (quase R$20) válida por 75 minutos e pode ser comprada no cartão de crédito. Eu recomendo comprar os cartões válidos para mais dias, assim você aproveita bastante!

  • 24 horas Travelcard 130 SEK
  • 72 horas Travelcard 260 SEK
  • 7 dias Travelcard 335 SEK

Atenção: você precisa comprar o cartão separado que custa 10 SEK e adicionar os créditos. Não tem como devolver o cartão e recuperar esse dinheiro e pode usar em outras viagens futuras.

As estações de metrô em Estocolmo são lindas e vale a pena conhecer várias delas. Mostro no vídeo abaixo no meu roteiro em Estocolmo

Acredito que a melhor forma de explorar a Suécia seja alugando um carro. As estradas são muito boas e as paisagens são incríveis. Trem também é uma opção legal e não é tão caro quanto parece.

Também dá pra viajar de bus, mas somente se sair mais barato do que de trem e a duração é muito maior do que a de trem. Você pode comparar direto nas empresas ou usar o site Omio (antigo Goeuro). Veja mais dicas sobre Viajar de ônibus pela Europa

7 – Aurora boreal na Suécia

Se está planejando em viajar para Suécia no inverno, terá uma grande chance de ver a aurora boreal! Esse fenômeno acontece nos meses de setembro e março quando as noites são mais longas.



É necessário ficar de olhos em alguns aplicativos, como Aurora Forecast, que prevêem o índice de visibilidade da aurora boreal chamada de Kp Index que vai de  0 a 9. Quanto maior, mais a chance de vê-la.

Na região norte é muito mais fácil de ver, já que estará mais próxima ao círculo polar ártico. Kiruna é uma cidade super recomendada e também existem guias especialistas na “caça à Aurora Boreal”.

10 coisas para saber antes da sua viagem para Suécia aurora boreal
Aurora Boreal é um fenômeno incrível!

8 – Centro histórico de Estocolmo intacto

O centro histórico de Estocolmo está praticamente intacto, pois a a Suécia não participa de guerras há mais de dois séculos. O país teve uma posição neutra durante as duas Guerras Mundiais e não teve nenhum bombardeio. A capital da vizinha Noruega, Oslo, não teve a mesma “sorte” e foi ocupada pelos nazistas por algum tempo. Leia o meu Roteiro em Oslo

9 – Não pode beber na rua

É proibido consumir bebidas alcoólicas na rua. Isso evita as badernas e gritaria na madrugada e também aqueles bêbados indesejáveis na balada. Você precisa consumir a cerveja vendida dentro dos bares e restaurantes ou em casa, tendo comprado as bebidas previamente em lojas específicas controladas pelo governo chamadas SytemBolaget. No supermercado você até encontra algumas bebidas, mas são poucas.

10 – A Suécia é o país com mais ateus do mundo

O país é conhecido como a origem dos vikings e as crenças em seus deuses nórdicos. Atualmente 85% da população não tem nenhuma crença ou não acredita em Deus. A população total é de 8,9 milhões sendo 7,6 milhões ateus.

Claro que existem igrejas por lá, mas são poucas. Eu normalmente visito por causa da arquitetura e não fui em nenhuma durante a minha viagem para Suécia.

Bônus – Fika

Os suecos gostam de fazer uma pausa de uns 15 minutinhos para tomar um chá ou café com um docinho, especialmente o Kanelbulle (tipo um bolinho doce em espiral MARAVILHOSO!). O Fika é a pausa em si e já faz parte da cultura sueca! Tem até feriado para cada bolinho haha

O alce é símbolo da Suécia! Existem tantos que há em torno de 6 mil acidentes causados por alce todo ano.

Gostou destas dicas de viagem para Suécia? Salve no pinterest

O que você deve saber antes de viajar para a Suécia

leia também

O incrível Museu dos Navios Vikings em Oslo na Noruega

Dicas de Copenhagen na Dinamarca

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS NA EUROPA
Garanta seu lugar em tour e atrações em vários países na Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

5 COMENTÁRIOS

  1. Ainda está nos planos conhecer a Suécia, bom saber que todos falam inglês fluentemente e que é possível ver a Aurora Boreal de lá, achei que só na Noruega ou Islândia.

  2. Amei suas dicas sobre a Suécia. Já estava com muita vontade de conhecer mas depois de saber que é possível ver a Aurora Boreal, me animou ainda mais. Parabéns pelo post e obrigada por compartilhar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here