7 atrações gratuitas para explorar em Londres  

0
2

Todo mundo fala que Londres é uma das cidades mais caras da Europa — e sim, em muitos aspectos, ela realmente é. Mas deixa eu te contar um segredo: tem muita coisa legal pra fazer por lá sem gastar absolutamente nada

Sim, você leu certo! Dá pra explorar vários cantinhos históricos, culturais e cheios de personalidade com um orçamento apertado.

Se você está montando um roteiro econômico ou só quer balancear os gastos com algumas atrações gratuitas, esse post é pra você. Separei 7 lugares imperdíveis pra curtir Londres de graça, com dicas práticas e sugestões que testei pessoalmente. Vamos nessa?

1. Museus gratuitos que você precisa conhecer

Londres é um verdadeiro paraíso pra quem ama museu… e o melhor: a maioria deles é totalmente gratuita. É só entrar e curtir!

Confira algumas opções abaixo!

British Museum

Um dos mais famosos do mundo, com peças do Egito Antigo, Grécia, Roma e muito mais. O acervo é gigante e vale dedicar umas boas horas (ou dias!) pra explorar com calma. Uma das principais peças é a Pedra de Rosetta, datada de 196 a.C., e que contém o mesmo texto em três escritas: hieróglifos, demótico e grego antigo. Ela foi a chave para decifrar os hieróglifos egípcios, revelando segredos da antiga civilização!

Como é um dos museus mais visitados em Londres, você precisa fazer uma reserva online grátis diretamente no site do museu!


British Museum, uma das principais atrações gratuitas para explorar em Londres
Atrações gratuitas para explorar em Londres

National Gallery

A National Gallery, localizada na Trafalgar Square, é um dos museus de arte mais importantes do mundo, abrigando uma vasta coleção de pinturas europeias que vão do século XIII ao XIX. Entre suas obras-primas estão trabalhos de artistas renomados como Leonardo da Vinci, Vincent van Gogh, Rembrandt e Turner (um pintor britânico muito famoso e importante!) A entrada é grátis e ainda dá pra pegar visitas guiadas sem custo.

Como fica na Trafalgar Square, bem no centro da cidade, você consegue chegar a pé em outras atrações! Dedique uns 90 min no mínimo para explorar os lindos quadros da galeria!

van gogh national gallery londres
Van Gogh na National Gallery

Natural History Museum

Se você curte dinossauros, fósseis, animais e curiosidades do planeta, esse aqui é parada obrigatória. A arquitetura do prédio também é um espetáculo à parte!

Mas, fique de olho: mesmo gratuitos, alguns museus pedem que você reserve um ingresso online com horário marcado. Então, vale checar o site oficial antes.

atracoes gratis em londres museu historia natural
Atrações grátis em Londres: Natural History Museum

Victoria and Albert Museum (V&A)

O Victoria and Albert Museum (V&A) é um dos museus mais importantes de Londres e dedicado à arte e ao design. Fundado em 1852, ele abriga uma coleção impressionante que vai desde esculturas e pinturas até joias, cerâmicas, moda e objetos decorativos, abrangendo mais de 5.000 anos de história. Fica ao lado do Natural History Museum!

museu v & a londres
Coluna persa no Victoria and Albert Museum (V&A)

Guildhall

O Guildhall é um edifício histórico localizado no coração da City de Londres, com origens que remontam à Idade Média. Durante séculos, foi o centro administrativo da cidade e ainda hoje é usado para eventos oficiais e cerimônias.

No mesmo complexo, encontra-se o Museu Romano (London’s Roman Amphitheatre e vestígios arqueológicos), que preserva e exibe relíquias da Londinium romana, incluindo artefatos, mosaicos e estruturas antigas. Eu adorei e é uma das atrações gratuitas para explorar em Londres que quase ninguém conhece!

atracoes gratuitas em londres
Vestígios da Londres romana no Guildhall

Royal Air Force Museum

O RAF Museum (Royal Air Force Museum) é um museu fascinante dedicado à história da aviação militar britânica e da Força Aérea Real. Abriga uma impressionante coleção de aeronaves históricas, incluindo caças da Primeira e Segunda Guerra Mundial como Hurricanes e Spitfires, bombardeiros icônicos como o Avro Lancaster e até aviões a jato modernos.

Além das aeronaves, o museu oferece exposições interativas, simuladores e histórias pessoais de pilotos, proporcionando uma experiência educativa e envolvente para visitantes de todas as idades. Um dos meus museus favoritos de Londres! Veja mais atrações relacionadas a guerra em Londres neste vídeo.

museus gratis em londres raf
Museus grátis em Londres: RAF

2. Passeios nos parques reais de Londres

Não tem como visitar Londres e não se encantar pelos parques lindos e bem cuidados da cidade. E sim, são todos gratuitos! Se sua viagem para Londres está marcada para março a junho, veja este guia Londres na primavera: 7 coisas incríveis para fazer

St James Park

O St James’s Park é um dos parques mais antigos e charmosos de Londres, localizado no coração da cidade, próximo ao Palácio de Buckingham. O parque é um local perfeito para passeios tranquilos ou piqueniques e você pode caminhar por seus belos jardins, ver o lago com cisnes, patos e até pelicanos (presentes do império russo para os britânicos!).

Esse é um daqueles pontos que não pode ficar de fora do roteiro de atrações gratuitas para explorar em Londres!

Parques como o Green Park como opções de atrações gratuitas para explorar em Londres

Hyde Park

Um dos maiores parques da cidade, perfeito pra caminhar, fazer piquenique e até alugar um pedalinho no lago. Durante a época de Natal em Londres, acontece o Winter Wonderland, um evento com montanha russa, carrinhos de bate bate e muitas muuuitas barraquinhas de comida!

Aqui você também pode visitar o Kensington Palace e os seus lindos jardins! É um local muito agradável para caminhar e próximo dos museus Natural History Museum e V&A.



Regent’s Park

Além dos jardins lindos, abriga o Queen Mary’s Garden com mais de 12 mil rosas (se for na primavera, prepare o feed do Instagram!). Ele fica perto de Camden Town e do Primrose Hill, um lugar com uma vista linda pra Londres! Também vale a pena dar uma passadinha no Zoológico de Londres que fica dentro do parque.

parques em londres dicas roteiro
Atrações grátis em Londres: Primrose Hill

Richmond Park

Um pouco mais afastado, mas vale demais pela chance de ver veados selvagens andando soltos!

E aí vai uma dica extra: leve um lanche, uma canga e curta o clima local. Nos fins de semana, tem gente tocando música, jogando frisbee e até meditando nos gramados.

Battersea Park

Battersea Park é um dos meus favoritos da cidade!! Inaugurado em 1858, é conhecido por seus jardins ornamentais, trilhas arborizadas e pelo lago, onde é possível passear de pedalinho. O parque também abriga atrações como o Battersea Park Children’s Zoo e uma impressionante estupa da paz, construída em 1985!

No vídeo abaixo eu mostro o Battersea Park e a Battersea Power Station, famosa por aparecer na capa do álbum Animals do Pink Floyd!

3. Mercados e feiras com entrada grátis

O que fazer de graça em Londres? Visitar os mercados é uma das minhas respostas favoritas! Mesmo que você não compre nada, vale a visita pela atmosfera, pela arquitetura e pelos cheiros (ai, os cheiros…).

Conheça algumas opções!

Borough Market

Um dos mais antigos e famosos. Tem comidas do mundo todo, produtos frescos e um clima bem vibrante. O Borough Market é um mercado localizado em Southwark, próximo a parte a London Bridge com diversas lojas de produtos frescos a atacado e varejo que vão mudando de acordo com a época do ano. Todo o ambiente é muito legal pois o mercado fica embaixo dos arcos ferroviários da era vitoriana e junto a galpões abandonados. Ainda passam trens ali!

mercados gratis em londres borough market
Mercados grátis em Londres: Borough Market

Camden Market

Mais alternativo, cheio de lojinhas diferentes, arte de rua e até shows improvisados. Mais de 100 lojas e barracas vendem produtos alternativos para todos os estilos, sim TODOS! Camden é famoso por ser um bairro musical, uma das estrelas daqui era a Amy Winehouse (que tem até uma estátua!). Você encontrará muitos produtos da cena punk, roupas de grife, roupas futuristas e obras de arte únicas, além de oficinas, cafés, restaurantes e bares. Veja todas as dicas aqui: Camden Town: os mercados alternativos de Londres

Também mostro mais detalhes de Camden Town no vídeo abaixo:

Portobello Road Market

O Portobello Road Market é um dos mercados de rua mais famosos de Londres, localizado no charmoso bairro de Notting Hill. Conhecido por sua variedade e atmosfera vibrante, ele é especialmente popular aos sábados, quando centenas de barracas oferecem antiguidades, roupas vintage, acessórios, comidas de diferentes culturas e muito mais.

Além disso, muitos mercados têm degustações grátis. E mesmo que você gaste um pouquinho com um lanche, o passeio em si não custa nada.

4. Eventos culturais e exposições sem custo

Londres respira cultura e o mais incrível é que você pode viver experiências riquíssimas sem pagar ingresso.

Um belo exemplo são os muitos festivais de música de rua, especialmente no verão, são gratuitos. Acompanhe a programação no site da prefeitura ou em apps como TimeOut London. Além disso, há várias galerias de arte, como a Tate Modern e a Tate Britain, têm entrada gratuita pra exposições permanentes.

tate modern em londres
Tate Modern em Londres

Outra dica é o Southbank Centre. Esse centro cultural às margens do Tâmisa tem programações grátis quase toda semana, incluindo  concertos, saraus, exposições e mais.

Mas, como que podemos ficar por dentro disso? Uma dica é: sempre que chego em Londres, dou uma olhada nos murais das estações de metrô. Tem muito evento bom rolando que nem todo mundo sabe!

5. Caminhadas e tours autoguiados pela cidade

Quer uma forma deliciosa de conhecer Londres e ainda economizar na viagem? Caminhe! Sério, a cidade é perfeita pra explorar a pé, com roteiros temáticos super interessantes.

Quer um bom exemplo? O South Bank Walk. Vai do Big Ben até a Tower Bridge passando por London Eye, Tate Modern e Shakespeare’s Globe. Tudo de graça, com vista pro rio.

Além disso, você pode fazer uma tour de locações de filmes e séries. Vários sites disponibilizam mapas de tours autoguiados, como Harry Potter, Sherlock Holmes e até The Crown. (Ah, isso também vale para outros países, tá bom? Um exemplo é a tour de Game of Thrones, na Irlanda do Norte).

Por fim, Soho, Covent Garden, Chinatown e Camden são bairros incríveis pra andar sem rumo e descobrir lojinhas, pubs e cafés com cara de cena de filme. E se preferir algo mais guiado, procure pelos Free Walking Tours

Passeio autoguiado próximo à London Eye, exemplo de atração gratuita para explorar Londres

6. Visitas a igrejas históricas e monumentos públicos

Até aqui, você já que entendeu que não precisa pagar pra viver a história em Londres. Afinal, muitos monumentos e igrejas icônicas são gratuitos (ou têm entradas com valor simbólico).

Confira a seguir!

Westminster Abbey

Cobra entrada, mas você pode assistir a uma missa gratuitamente e o interior é lindíssimo! Lembre-se que a fila é grande e pode ser que você não consiga entrar. Eu fiz o tour guiado e gostei muito, justamente porque há muitos artefatos antigos e é o local de sepultamento e memória de muitas figuras históricas e famosas como:

  • Isaac Newton – físico e matemático, conhecido pelas leis do movimento e gravitação universal.
  • Charles Darwin – naturalista e autor de A Origem das Espécies.
  • Geoffrey Chaucer – poeta medieval, famoso por Os Contos de Cantuária.
  • Charles Dickens – renomado romancista vitoriano.
  • Elizabeth I e Mary, Queen of Scots – rainhas históricas da Inglaterra e Escócia.
  • Stephen Hawking – físico teórico moderno, com contribuição para a cosmologia e buracos negros.
  • Henry VII e Elizabeth I – monarcas ingleses.

Além disso, o Poets’ Corner é uma seção famosa da Abadia onde muitos escritores, poetas e dramaturgos ingleses estão enterrados ou homenageados.

Westminster Abbey em Londres, exemplo de visita a igreja histórica como atração gratuita

St. Martin-in-the-Fields

Conhecida por sua impressionante arquitetura georgiana e pela torre de estilo clássico, a igreja é um importante centro de música e cultura! Fica perto da Trafalgar Square e oferece concertos gratuitos de música clássica durante a semana. É emocionante! Além disso, St. Martin-in-the-Fields é reconhecida pelo seu trabalho comunitário, apoiando pessoas em situação de vulnerabilidade

Monument to the Great Fire of London

Trata-se de uma coluna de pedra de 61 metros de altura erguida para relembrar o grande incêndio que devastou a cidade em 1666. O incêndio começou numa parada e devastou 2/3 da cidade!

Localizado perto da London Bridge, o monumento foi projetado por Sir Christopher Wren e Robert Hooke e oferece uma vista panorâmica incrível de Londres a partir do topo, após subir 311 degraus em sua escada em espiral. Não é gratuito pra subir, mas ver de fora e conhecer a história do incêndio de 1666 já vale a parada.

St Paul Cathedral

A St. Paul’s Cathedral é uma das igrejas mais icônicas de Londres e um símbolo da cidade (tanto que novos prédios não podem ser construídos se bloquear a vista dela!)

Ela foi projetada por Sir Christopher Wren após o Grande Incêndio de 1666, sua impressionante cúpula domina o horizonte londrino e é uma das maiores do mundo. A catedral combina arquitetura barroca com uma rica história, sendo palco de eventos memoráveis, como o casamento de Charles e Diana, e funerais de figuras históricas.

O interior é simplesmente magnífico com muitos detalhes incríveis e em ouro! Depois você pode subir até a Whispering Gallery e ir para o lado de fora, para admirar vistas espetaculares de Londres a partir da Golden Gallery. Esse tour só é possível com ingresso e guia de áudio, porém você consegue entrar nos horários da missa sem pagar nada.

No vídeo abaixo eu mostro como é o interior da catedral e também da Westminster Abbey, clique para assistir:

7. Bibliotecas e espaços culturais abertos ao público

Se você curte ambientes mais tranquilos e culturais, também vai amar esses espaços e mais atrações gratuitas para explorar em Londres! A The British Library, por exemplo, é imperdível. Além do acervo absurdo de livros raros e manuscritos históricos, o prédio tem exposições permanentes gratuitas.

Não perca também a Wellcome Collection, que mistura arte, ciência e medicina em exposições instigantes (e sim, gratuitas!), e a Biblioteca do Victoria & Albert Museum. Esta última é perfeita pra quem gosta de moda, design e história.

atracoes gratis em londres roteiro
Atrações gratuitas para explorar em Londres

Londres pode até ter fama de cidade cara, mas como você viu, há muitas atrações gratuitas esperando por você. Dá pra montar um roteiro inteiro só com experiências sem custo e ainda viver o melhor da cidade, com museus incríveis, parques maravilhosos, mercados e muita história a céu aberto.

Quer mais ideias de passeios grátis em Londres e outras cidades da Europa? Então vem comigo no YouTube, que lá eu conto tudo com imagens, bastidores e dicas de ouro!

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
TOURS E INGRESSOS
Encontre os melhores tours e ingressos para sua viagem na GETYOURGUIDE vale muito a pena!

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here