Curiosidades da Era Vitoriana, Inglaterra no século 19

0
165

Existem tantas curiosidades da Era Vitoriana! A Inglaterra do século 19 é retratada em diversos filmes e séries e uma das épocas mais requintadas, e ao mesmo tempo, complicadas para viver. Durante o governo da rainha Vitória, a vida no Reino Unido era muito caótica, havia crenças e costumes muito estranhos como venda de esposas, vestidos que pegavam fogo e até pessoas enterradas vivas.

Selecionei 5 curiosidades da Era Vitoriana muito interessantes, aproveita e assista o vídeo!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Curiosidades da Era Vitoriana

O que é a Era Vitoriana?

Em 1837, Vitória tornou-se Rainha do Reino Unido e governou por 63 anos. Durante esse período chamado de Era Vitoriana, o império britânico tornou-se o maior do mundo. Alguns filmes, séries e livros que relatam esta época: Orgulho e Preconceito, Sherlock Holmes, Enola Holmes, Bater ou Correr em Londres, Sweeney Todd, Alice no País das Maravilhas… Você também pode assistir o filme A Jovem Rainha Vitória que conta mais sobre a vida de uma das rainhas mais amadas do Reino Unido.

costumes curiosidades era vitoriana
Rainha Vitoria e Príncipe Albert no filme A Jovem Rainha Vitória

A Revolução Industrial transformou a Grã-Bretanha em uma potência tecnológica e a população disparou. Entre 1815 e 1860, a população de Londres triplicou, contando com mais de 3 milhões de residentes.

Consequentemente, não deu tempo de fazer um plano de crescimento da cidade e muitas doenças se espalhavam rapidamente como a cólera e tifo. Também não haviam métodos sanitários adequados como esgoto nas ruas nos bairros mais humildes e até esgoto sendo despejado diretamente no rio Tâmisa, deixando a cidade suja e poluída.

A população ficava doente muitas vezes, havia métodos alternativos e duvidos de tratamentos e pouca informação disponível.

A moda e estética também não eram seguras: muitos tecidos continham pigmentos venenosos, materiais inflamáveis ou que ainda modificavam o corpo.


Clique no vídeo abaixo para ver mais detalhes e curiosidades da Era Vitoriana na Inglaterra:

1 – Fotos dos mortos

Como mencionei acima, a morte fazia parte da vida vitoriana e não poderia ficar de fora da lista de curiosidades da Era Vitoriana. Quase 60% das crianças nascidas em famílias da classe trabalhadora morriam antes de completar 5 anos. Na década em que Vitória se tornou rainha, a expectativa de vida dos comerciantes era de 25 anos e, para os operários, de 22 anos.

Havia diversos rituais de luto e um deles era tirar fotos dos parentes falecidos. Naquela época a fotografia era muito cara, então faziam apenas uma e na hora da morte para que os vivos relembrassem a pessoa falecida. Os familiares se reuniam com o morto que era disposto de uma forma natural, como se estivesse dormindo nos braços de alguém (caso bebê) ou sentado (apoiado com estruturas de metal e madeira) para que “parecesse vivo” na foto. Muitas vezes pintavam as pálpebras como se estivesse com os olhos abertos.

fotos mortos era vitoriana
Fotos post mortem eram comuns na Era Vitoriana

Muitas pessoas ficavam de luto por anos e usavam a cor preta sempre, como foi o caso da Rainha Vitória que ficou de luto por 40 anos após a morte do Príncipe Albert, seu marido.

Além disso, muitas pessoas ficavam com medo de serem enterradas vivas já que nem sempre constatavam a “morte real”. Desenvolveram diversos tipos de caixões com sistemas de segurança que foram até patenteados! Para quem assistiu A Freira, deve lembrar do cemitério com os sininhos que são conectados nos caixões.

Em muitos casos, os vivos dormiam em caixões, como aconteceu no primeiro abrigo para moradores de rua em Londres. Cada pessoa pagava 4p (centavos) para dormir em camas abertas que tinham o formato de caixões.

abrigo morador de rua caixao inglaterra
Abrigo com caixões para moradores de rua

2 – Venda de esposas

Muitos conflitos na Inglaterra foram causados pela religião criada pelo rei Henrique VIII. O anglicanismo surgiu quando ele decidiu se divorciar, mas teve o pedido negado pela Igreja Católica de Roma. Aí ele criou a própria igreja para se casar com Ana Bolena…e outras 4 mulheres em seguida dela. Se você quer saber mais sobre o rei e suas 6 esposas, sugiro ler o artigo Como o pior divórcio do mundo mudou a história da Inglaterra

Os leilões eram organizados em espaços públicos, onde o marido levava sua esposa amarrada e ficava exposta aos compradores. Em muitos casos, a venda podia ser anunciada em jornais locais e tudo era acertado com quem desejava a mulher. Em muitos casos, a mulher estava de acordo com a venda pois ela já estava com outro homem que “faria a compra”. Em outros casos, ela era contra.

Venda de Esposas na Inglaterra
Venda de Esposas na Inglaterra

A venda de esposas persistiu na Inglaterra até o início do século 20 e um dos últimos casos relatados de venda de uma esposa foi em Leeds em 1913. A mulher da alegou que havia sido vendida a um dos colegas de trabalho de seu marido por £ 1. Esta com certeza foi uma das curiosidades da Era Vitoriana mais estranhas!

3 – Saúde mental

Com tantas mudanças e novas tecnologias, muita gente não conseguiu se adaptar. Houve até casos de pessoas que foram acometidas de ” loucura das ferrovias”. A pessoa faria o seu primeiro passeio de trem e tinha um surto com o barulho ou movimento. Aí eram encaminhadas a manicômios que não tinham tratamentos adequados.

Um dos mais antigos do mundo, o manicômio Bethlehem Royal em Londres (também chamado de Bedlam Asylum) usava uma métodos alternativos de tratamento e até para exibir pacientes que, segundo o local, foram tratados e curados. Ou seja, eles divulgavam fotos dos pacientes de antes e depois de entrarem na clínica.

paciente manicomio londres inglaterra
Os pacientes passavam por tratamentos malignos

Um desses métodos era chamado de terapiaa rotacional e consistia em pendurar os pacientes em cadeiras de cabeça para baixo e deixá-los girando por algumas horas. Eu já havia falado sobre este lugar no artigo Tours e Histórias de Terror da Inglaterra e Escócia

Por estas e outras razões, os vitorianos nem sempre confiavam nos médicos, especialmente quando o roubo de corpos era um problema comum. A alta demanda por cadáveres nas escolas de medicina criou um mercado clandestino de cadáveres e alguns ladrões de corpos nem esperaram até que seus alvos morressem.

4 – Vestidos mortais

A era vitoriana levou a moda a novos patamares e era uma questão de vida ou morte. Os tecidos dos vestidos do século 19 eram inflamáveis e tóxicos. As meias-irmãs de Oscar Wilde morreram após uma festa de Halloween, quando castiçais incendiaram seus vestidos. Estima-se que 3.000 mulheres morreram em incêndios por causa de seus vestidos.



moda era vitoriana vestidos
Os vestidos da Era vitoriana eram perigosos

Além disso, houve muitos incidentes com uso de chapéus, um acessório obrigatório para completar o visual vitoriano, e que na época eram feitos com mercúrio. Muitos fabricantes usavam pigmentos venenosos e que causavam feridas na pele, além de náuseas, diarreia e dores de cabeça.

Outro problema enfrentado era a infestação de pulgas, piolhos e outros parasitas que causavam doenças como o tifo. Eles se agarravam aos vestidos das mulheres quando elas caminhavam pelas ruas que não eram limpas e muitas vezes eram de terra.

Não é a primeira vez que a moda mata pessoas, como já havia dito neste artigo Como a maquiagem matou a Rainha Elizabeth 1

5 – Tatuagens

Os vitorianos também eram fãs de modificações corporais, como já sabemos pelo uso dos espartilhos super apertados que deixavam a cintura das mulheres super fininhas. Além disso, a tatuagem começou a entrar na moda e não era mais considerada algo de pessoas criminosas. Segunda a lenda, essa tendência foi causada pela família real.

curiosidades era vitoriana inglaterra
Espartilhos e tatuagens

Em 1881, o futuro rei George V fez uma tatuagem de um dragão azul e vermelho durante uma viagem ao Japão. Seu pai, Eduardo VII, fez uma tatuagem da Cruz de Jerusalém durante uma peregrinação. Por causa disso, criou-se uma tendência de tatuagens com traços orientais e o primeiro estúdio do país, inaugurado em 1894, seguiu esse estilo.

Atualmente, estima-se que 1 a cada 5 ingleses possuem no mínimo uma tatuagem.

Leia também 10 fatos sobre Londres que pouca gente sabe e Por que todo mundo odeia os ingleses?

Gostou destas curiosidades da Era Vitoriana? Comente!

era vitoriana curiosidades mortais
Pin era vitoriana curiosidades mortais
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here