10 fatos sobre Londres que pouca gente sabe

0
238

Existem muitos fatos sobre Londres bem estranhos e interessantes! A maior cidade do Reino Unido atrai pela sua beleza e história milenar, mas pouca gente sabe o que ela já passou! Confira algumas curiosidades e fatos sobre Londres e assista o vídeo!

Fatos sobre Londres que pouca gente sabe

1 – O gato da Downing Street

10 Downing Street é a residência oficial e o escritório do primeiro-ministro britânico e desde 2011 Larry é o Chief Mouser, algo como o principal pegador de ratos.

Larry era um gato de rua que foi resgatado e escolhido pelos funcionários a princípio como um pet para os filhos do David Cameron, então o primeiro ministro. Hoje ele é considerado um funcionário público e não é propriedade privada, então o gato não mudaria quando outro Primeiro Ministro assumisse. Ele mantêm o seu cargo durante o governo do Boris.

gato larry primeiro ministro britanico
Larry é um funcionário público do UK!

Larry pegou seu primeiro rato 2011, mas sua reputação não é muito boa já que ele passa mais tempo dormindo do que caçando ratos. Ele quase foi demitido em 2012 quando viu um rato e apenas o ignorou… Consequentemente ganhou o apelido de Lazy Larry.

Ah, ele também foi banido de visitar os cômodos do primeiro ministro por arruinar os ternos com os pelos. Existe uma porta especial que é aberta apenas com microfone, não por segurança, mas para que os gatos não entrem nessa parte do prédio.

2 – O coração da cidade tem apenas uma milha quadrada

O coração original da cidade de Londres, London City, tem apenas uma milha quadrada (2,58 km²) e vivem apenas 9 mil pessoas. É onde fica o centro histórico e CBD, o Central Business District.

É considerado um dos distritos de Londres e também um condado cerimonial separado, sendo um enclave rodeado pela Grande Londres, e é o menor condado do Reino Unido. Na metrópole de Londres vivem mais de 8 milhões de pessoas e possui mais de 3,200 milhas quadradas.


Assista o vídeo para ver mais detalhes e fatos sobre Londres, clique para assistir!

3 – A maior cidade do UK desde o século 17

A população de Londres no século 17 era de meio milhão de habitantes e desde esse tempo é considerada a maior cidade da Inglaterra e, um tempo depois, do Reino Unido.

Londres já era ocupada 4 mil anos antes de Cristo, mas quem fundou Londres foram os romanos em 43 d.C. Os romanos conquistaram o território e o chamaram de Londinium, um assentamento de comércio na margem norte do rio Tâmisa. Depois chegaram os anglo saxões que a chamavam de Lundenwic e conforme o tempo foi passando, os nomes foram mudando até chegar em London.

Se você tem interesse em saber mais sobre a história da Inglaterra e as origens dos nomes, recomendo ler este post Por que as cidades britânicas tem nomes tão difíceis?

Londres sempre atraiu imigrantes desde essa época dos romanos, mas somente no século 17 começaram a vir ondas dos huguenotes (protestantes franceses) seguidos de irlandeses, africanos, chineses… Transformando Londres em uma das cidades mais diversas do mundo com quase todos os grupos étnicos do planeta e onde falam mais de 300 idiomas diferentes.

Já dizia o Paddington Bear: “In London, everyone is different, and that means anyone can fit in.”

Atualmente a população de Londres é de 9,304,000 e estima-se que mais de 19 milhões de pessoas visitam a cidade todo ano. Veja meu roteiro em Londres!

4 – O metrô de Londres é muito velho

Londres inaugurou o seu sistema de metrô em 1863 e naquele tempo usavam trens a vapor. Os trens elétricos só foram utilizados pela primeira vez em 1890. Trilhos subterrâneos com trens a vapor não parecia uma solução muito prática, maaaas haviam umas ideias mirabolantes como uma série de rios e canais subterrâneos com barcos de passageiros que fariam paradas em determinados lugares.

metro de londres trens a vapor
O metrô de Londres funcionava com trens a vapor

Apesar do metrô ser subterrâneo, mais da metade dos trajetos é feito por cima da terra. Durante a construção do metrô de Londres, perceberam que era necessário que houvessem trechos abertos na superfície para que os trens liberassem o vapor acumulado quando emergissem ao ar livre.

Tem até uma passagem dessa que foi disfarçada com duas fachadas falsas de uma casa. São as casas 23 e 24 da Leinster Gardens e que dão essa ilusão continuidade de rua. Elas aparecem num episódio do seriado Sherlock.

fachada falsa predio londres
Fachada falsa do Leinster Gardens

Nem imaginavam que anos depois todo mundo ficaria feliz por esses trechos ao ar livre pelo simples fato de ter conexão de celular novamente.

Falo sobre algumas estações de metrô assombradas de Londres neste artigo Tours e Histórias de Terror da Inglaterra e Escócia

5 – Mão inglesa, exceto no Savoy

Todo mundo sabe que na Inglaterra se dirige do lado esquerdo da rua e o volante fica na direita. A única rua em que não se dirige na esquerda é a ruazinha que leva ao hotel Savoy. É assim há mais de 100 anos por causa da construção do “pátio” que facilita a entrada e saída pela direita.

unica rua lado direito londres
A única rua que se pode dirigir do lado direito fica em Londres

Quando as carruagens eram usadas, o porteiro do hotel não precisava dar a volta no carro para abrir a porta e os clientes já desciam em frente a porta do hotel e já entravam.



Como a rua está dentro de uma propriedade privada que leva apenas ao hotel, o Parlamento concedeu essa permissão de dirigir no lado direito e aqui ninguém não infringe os regulamentos de trânsito britânicos.

6 – Desastres de Londres

A Peste Bubônica fez mais de 100 mil vítimas em 1665 devido ao clima quente a falta de saneamento. Pouquíssimo tempo depois houve o Grande Incêndio em Londres que destruiu 4/5 da cidade em apenas 4 dias. O fogo queimou mais de 13 mil casas, 80 igrejas e deixou 100 mil pessoas sem casa.

Pra completar os desastres, veio The Great Stink, algo como o grande fedor. Londres era tão cidade fedorenta e desagradável em 1858 que criaram leis para impedir que açougues a céu aberto matassem os animais dentro da cidade e largassem tudo nas ruas e também impedir que as pessoas despejassem o esgoto no Tâmisa.

7 – 2ª Guerra Mundial

Londres foi bombadeada pelos nazistas durante 57 noites consecutivas em setembro de 1940 durante a Blitz. Mais de 30 mil pessoas morreram, 50 mil ficaram feridas e maioria dos prédios da City of London foram destruídos.

Durante a guerra, Londres funcionou como capital de seis países ao mesmo tempo, já que os nazistas haviam tomado o território. Os governos eram França, Polônia, Holanda, Bélgica, Noruega e, claro, o Reino Unido.

bombardeios londres segunda guerra mundial
Londres após os bombardeios nazistas

Até hoje a Noruega demonstra agradecimento por essa aliança. Todos os anos ela escolhe uma árvore e envia para Londres para ser exposta na Trafalgar Square durante a Época de Natal. Isso acontece desde 1947.

8 – Tudo na Harrods

Harrods é uma das lojas de departamentos mais famosas de Londres e eles tem o lema de “todas as coisas para todas as pessoas”. Ou seja, se você tem dinheiro suficiente, você pode comprar tudo. Tanto que existia um “presente para amigos da guerra” que continha morfina, cocaína e seringas em 1916.

fatos sobre londres harrods
Na Harrods tinha de tudo, desde cocaína até caixões

Enfim, na Harrods você pode fazer o próprio perfume ou o próprio chá, oferecem serviços de alfaiataria, fazem móvel de bebê artesanal, pode comprar um quadro dr Picasso, uma barra de ouro, um iate, um avião e aulas para aprender a pilotá-lo, comprar uma casa ou até pedir serviços funerários.

9 – Obsessão do Gin

Vocês já sabem que os ingleses gostam de beber gin, mas no século 18 eles eram obcecados. Durante os anos 1720 a 1751 o consumo médio de gin era de 2 pints por semana para cada pessoa na cidade, incluindo crianças. Essa época foi chamada de Gin Craze que seria como obsessão, paixão, mania, loucura do gin.

Isso tudo começou quando o Parlamento desregulou o comércio de destilação para lidar com o excedente de milho. Aí os destiladores inundaram o mercado com bebida barata. Consequentemente terminou quando foram aprovadas leis para restringir a destilação e a venda de gim.

10 – Mulheres estudavam

A London University foi a primeira universidade do país a permitir que mulheres estudassem e ganhassem diplomas em 1878. Ela admitiu as mulheres em igualdade de condições em todas as faculdades, exceto medicina.

A Universidade mais antiga da Inglaterra, a de Oxford, fundada em 1096 também permitia que as mulheres estudassem mas não dava os diplomas a elas e nem as reconhecia como membros da universidade. As estudantes tinham que viajar até Dublin para receber os seus diplomas enter 1904 e 1097 e eram chamadas de Steamboat Ladies. Somente em 1920 elas conseguiram estudar e se formar em Oxford.

Leia mais curiosidades sobre Londres e 10 coisas incríveis da Inglaterra

Gostou destes fatos sobre Londres? Comente e salve no pinterest!

10 fatos sobre londres que pouca gente sabe
10 fatos sobre londres que pouca gente sabe
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here