Vale do rio Soča: rios azuis em Bovec e Kobarid

12
105

A região do rio Soča, conhecida por Vale do Rio Soča (pronuncia-se sótcha), é repleta de cachoeiras, montanhas e florestas e perfeita para atividades esportivas na Eslovênia. Localizada no sul do Parque Triglav, a região compreende três cidades charmosas: Bovec, Kobarid e Tolmin. Confira as dicas do que fazer no Vale do Rio Soča em e assista o vídeo!

Conhecendo o Vale do rio Soča

Vale do Trenta

Como nós viemos do norte pelo belíssima estrada do Vrsic Pass nos Apes Julianos, passamos pelo Vale do Trenta com suas casinhas charmosas e bem tradicionais até chegar em Bovec. O caminho é muito bonito e rodeado por diversas montanhas. Ali já dá pra ver o azul do rio Soca, diversas pontes e uma galera de caiaque. A estrada é muito boa, porém alguns trechinhos são estreitos nas curvas, então tome cuidado.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

casinhas tipicas vale trenta eslovenia

A charmosa Bovec

centro de bovec na eslovenia dicas

Bovec pode ser igualada a Interlaken na Suíça: uma cidade pequena e cheia de jovens procurando atividades radicais e vários agências. É muito gostoso caminhar pelo centrinho da cidade, há algumas opções de restaurantes, bares e barraquinhas. Um dos pontos mais chamativos de Bovec é a montanha Svinjak (1653m) que dá um tcham nas fotos e foi apelidada de Matterhorn da cidade.

bovec cidade esportes radicais na esloveniaroteiro na eslovenia o que fazer em bovecmontanha Svinjak em bovec e barraquinha de comida

Não sei se tem sempre essas barraquinhas ali do lado direito na foto, nós comemos este peixinho aqui com batata e salada por 3,50 euros e estava uma delícia! A maioria dos negócios da cidade fala inglês, porém fomos numa farmácia e só conseguimos nos virar no italiano!

o que comer em bovec peixe


cidades legais na eslovenia bovec Vale do rio Soča

Atividades na natureza

A atração principal é rio Soča, um rio de um azul absuuurdooo, maravilhoso!! Caiaque, rafting e hydrospeed nas águas do Soča são muito procuradas no verão e o mergulho e o standup paddle nas cachoeiras e piscinas naturais agradam os menos aventureiros. Também há opções de trekking, hiking, bicicleta, pesca de truta, zipline e paragliding para a galera que não quer se molhar. Infelizmente não pude aproveitar nenhuma destas pois fiquei muuuito doente, não conseguia nem falar 🙁 Eu amo as montanhas mas sempre fico assim quando estou nelas, amor incompreendido.

No inverno as atividades oferecidas são trenó na neve (sledding), ski touring nas montanhas e escalada no gelo.

Caso você não queira se aventurar muuito, sugiro conhecer a região de carro! Tudo é meio pertinho e as paisagens são incríveis. Estas são as opções mais tranquilas:

Cachoeira Boka

Há inúmeras cachoeiras para conhecer no Soča Valley, porém nenhuma bate a Boka, a maior da Eslovênia com 144m de altura e 18m de largura. Ela desce pelas montanhas Kanin e suas águas são muuuito geladas, em torno de 4.5 ºC! Ela pode ser vista da estrada 203 em direção à Tolmin.

cachoeira boka maior da eslovenia em bovec

ponte e cachoeira boka soca valley eslovenia

Cachoeira Virje

Perfeita para um mergulho beeem gelado, a Cachoeira Virje possui 12m de queda num laguinho verde e transparente. Essa cachoeira fica meio escondidinha, mas o caminho é sinalizado desde Bovec. Havia várias pessoas pulando loucamente na água e outras fazendo um picnic. Há um espaço com sombra e a entrada é cheia de pedrinhas.

soca valley cachoeira virje em bovec

Garganta do rio Soča

Esse pequeno desfiladeiro de 750 m e 15m de profundidade é um deleite azul aos olhos! O rio nasce aqui, em torno de 11km de Bovec lá no Vale do Trenta. É preciso estacionar próximo à estrada e seguir uma trilha de uns 20min até lá.

Kluže & Fort Hermann

Localizada a 4km de Bovec, esta fortaleza foi importante na proteção contra as invasões turcas, exército de Napoleão e ataques na Primeira Guerra Mundial. Dentro há uma exposição permanente. Do outro lado ficam as ruínas do forte Hermann, construído em 1900. Para chegar lá é preciso subir uma rota, passar por um túnel iluminado e subir um pouco o monte Rombon. Este trajeto demora meia hora e é preciso tomar muito cuidado e levar lanterna.

A pequena Kobarid

o que fazer em kobarid na eslovenia
Esta pequena cidade foi ponto estratégico em várias guerras. Napoleão passou por aqui, construiu uma ponte sobre o desfiladeiro do Soča e ganhou o nome de Ponte do Napoleão . Durante a Primeira Guerra Mundial, Kobarid foi devastada pelas batalhas das forças austro húngaras e italianas e uma parte desta história pode ser vista no museu premiado de Kobarid. Depois vieram os nazistas, os britânicos e americanos até a criação da Iuguslávia.

Esta é a incrível vista da Ponte do Napoleão sobre o rio Soča. Amei como a Eslovênia combina com meus cabelos ahueaheua

ponte do napoleao Vale do rio Soča kobarid eslovenia



ponte napoleao kobarid soca valley

Mas como o rio Soča é tão azul?

Bem, o rio Soča vem de uma área de derretimento glacial que normalmente tem origem calcária. Na água há diversas partículas finíssimas de calcário que ficam em suspensão e quando a luz incide sobre a água, há uma distorção do comprimento de onda . Por isso fica verde ou azul dependendo da luz e horário do dia.

Restaurantes da famosa chef eslovena Ana Roš

A cidade é bem pequena, mas possui um dos melhores restaurantes do mundo, o Hiša Franko da Ana Roš. Ela apareceu na série Chef’s Table da Netflix e o seu restaurante é lotado todas as noites, precisa fazer reserva com meses de antecedência.  O lugar fica meio afastado, tipo num sítio.

restaurante netflix esloveniaHiša Frankorestaurante em kobarid premiado hisa franko

Nós comemos no Hiša Polonka, a versão “econômica” localizada no centro de Kobarid e pedimos uma sopa de ervilha e carneiro com purê. Achamos meio simples demais para serem pratos assinados por uma chefe renomada, não havia muito sabor. Os preços eram justos, tanto que muitos italianos cruzam a fronteira e jantam aqui.

restaurante em kobarid premiado hisa polankarestaurante hisa polanka ana ros kobarid

v

Infelizmente não tivemos tempo de visitar Tolmin, a última cidade do Vale do rio Soča! Se você puder, sugiro explorar a Cachoeira Kojzak e Tolmin Gorge.

dicas kobarid eslovenia centro da cidade

Onde se hospedar no Vale do rio Soča

Há poucas opções em hotéis e hostels no Vale do rio Soča e uma quantidade enoooorme de apartamentos! Os locais alugam vários quartos a preços acessíveis e a maioria é bem localizada.

Nós passamos duas noites na região, uma no Hostel Soca Rocks em Bovec e outra no Rooms Pri Lovrižu em Kobarid. Gostamos bastante de ambos! O hostel é já na entrada da cidade, possui camas boas, galera legal, cozinha espaçosa e bar. O segundo é de uma família, simples e aconchegante pertinho da igreja.

Mais opções de hospedagem:

Bovec

Hotel Boka

Apartma Miko

Hotel Mangart

Apartments and Rooms Skok 

Hotel Sanje ob Soči 

Kobarid

Apartments Pri Jakobu 

Apartments Pri nas

Apartments Masera 

Apartments Hemingway House

Assista o vídeo da região do Triglav e Vale do rio Soča

salve no pinterest

Vale do rio Soča na Eslovênia, esportes radicais e muita natureza

leia mais sobre a Eslovênia

LIUBLIANA: DICAS DA CAPITAL DOS DRAGÕES 
ZELENCI: O LAGO ESMERALDA ESCONDIDO
LASKO: UMA SURPRESA RELAXANTE NA ESLOVÊNIA!
CAVERNA POSTOJNA NA ESLOVÊNIA: SENSAÇÃO DE OUTRO MUNDO!


Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

12 COMENTÁRIOS

  1. Amei! Confesso que nunca me passou pela cabeça visitar a Eslovênia… acho que tenho um bloqueio com o Leste Europeu. Mas amei as fotos e estou morrendo de vontade de visitar agora!

    Adorei conhecer seu blog e já salvei ele aqui como inspiração hahaha. Faz pouco tempo que comecei o meu e espero um dia ter o alcance que você tem!

    Beijos!

  2. Que lugar lindo!!!! Amando sua séria de posts sobre o país. Aprendendo muito. Não sabia que um dos melhores restaurantes do mundo ficava ali. Demais!

  3. Esse seu caso de amor com as montanhas precisa ser resolvido só acho hahahaha, eu amei essas cachoeiras e a vista da Ponte do Napoleão é de cair o queixo, e sim combina muito com o tom do seu cabelo.

Curtiu? Comentaí!