Alpes Julianos, Vršič Pass e a estrada mais incrível da Eslovênia

3
124

O parque Triglav fica ao noroeste da Eslovênia, leva o nome do pico mais alto do país com 2864m e é considerado o parque nacional mais antigo da Europa. O cenário dessa região é absolutamente incrível e engloba os Alpes Julianos, Montanhas Karavanke, lagos e rios azuis, florestas e casinhas típicas em várias vilas no caminho. Cruzamos a estrada russa até o ponto mais alto Vršič Pass e descemos até Trenta e Vale do Rio Soča.

Assista o vídeo do percurso nos Alpes Julianos que tá lindo!! Os Alpes Julianos foram eleitos pela Lonely Planet como uma das 10 regiões para visitar em 2018.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Alpes Julianos na Eslovênia

estrada Vršič Pass alpes julianos triglav park eslovenia

Como chegar no Parque Triglav

O parque é bem grande, em torno de 84 mil hectares, porém a melhor forma de conhecer o Triglav e os Alpes Julianos  é atravessar a montanha pela estrada até o VRŠIČ PASS. Nessa caso, a única forma é alugar um carro. Esse trajeto pode ser feito em apenas um dia, mas se você gosta muuuito de natureza e pira nas montanhas pode dividir em dois dias para conhecer a região. Veja mais sobre carro x trem na Eslovênia: ESLOVÊNIA DE CARRO OU DE TREM: PRÓS E CONTRAS!

Dicas para cruzar o Vršič Pass

  • Verifique se há gasolina suficiente e se os pneus estão ok.
  • Leve comida para fazer um picnic (água, frutas, sanduíche).
  • O clima é de montanha e varia bastante, então leve roupas para quente e frio mesmo no verão (lá no topo fui de vestido e fiquei doente).
  • Acompanhe os números na estrada para ver pontos turísticos importantes.
  • Pare o carro e tire muuuitas fotos! Não esqueça do freio de mão aheuahe

estrada nas montanhas europa eslovenia dicas

Alpes Julianos de Bled até Trenta

Esses lugares estão no trajeto para o Vršič Pass e até o outro lago da montanha. Você pode fazer o percurso a partir de Bled, como fizemos. O segredo é sair cedo para aproveitar bastante!

Bled

trilha melhor vista do lago bled esloveniaUma das cidades mais visitadas da Eslovênia, Bled surpreende pelo lago e ilha! Parece um conto de fadas. Aqui recomendo pelo menos 2 dias, confira as dicas no post e vídeo BLED NA ESLOVÊNIA: GUIA PARA APROVEITAR MUITO!

Kranjska Gora

zelenci lake eslovenia dicas para visitarPara quem vem de Bled, recomendo ir até a pequena cidade de Kranjska Gora e dar uma esticadinha até o Lago Zelenci, um lago esmeralda, transparente e gelado! Essa é a primeira parada bem natureza e é gratuita. Veja as dicas aqui ZELENCI: O LAGO ESMERALDA ESCONDIDO DA ESLOVÊNIA!


Aí você volta até Kranjska Gora e pega a estrada 206 até próximo lago.

Lago Jasna

lago jasna eslovenia cabrito montanhes[Este lago é um esplendor! Rodeado por montanhas e perfeito para um picnic, o lago Jasna é vigiado pela estátua Zlatorog, um cabrito montanhês de cornos de ouro mítico que vivia no Triglav protegendo o seu tesouro. Dá pra nadar no lago ou passear ao redor dele, também dá pra ver uma cachoeira perto da ponte assim que você chega.

Também há um restaurante, banheiros e estacionamento gratuito.

lago jasna dicas para visitar a eslovenia

 

lago jasna eslovenia natureza europa mochilao

agua muito azul alpes julianos jasna eslovenia

Estrada para Vršič Pass

A estrada começa logo depois do lago Jasna e vai contornando toda a montanha até a cidade de Trenta do outro lado. São muuuitas curvas! Tantas que o centro de turismo numerou as 50 e usa cada uma para dar uma referência a uma cachoeira ou parada interessante no caminho. Ela fica aberta durante 7 meses ao ano e fica fechada no inverno por causa da neve. Ao todo possui 24km.

A estrada é bem cuidada e sinalizada, não tem curvas perigosas como se fosse cair num penhasco por exemplo. Vimos muita gente pedalando e de moto fazendo o mesmo percurso.

alpes julianos eslovenia paisagens montanha

Ruska Cesta (estrada russa)

Durante a Primeira Guerra Mundial, esta região foi disputada e a fronte do exército austríaco ficava no rio Soca. Uma das estratégias da Áustria foi levar mais de 10 mil prisioneiros de guerra russos para construir uma estrada militar entre Kranjska Gora e Trenta do outro lado da montanha.
Em março de 1916 mais de 300 prisioneiros e guardas morreram em uma avalanche. No ano seguinte construíram esta capela de madeira, um memorial muito bonito e bem conservado.

capela russa parque triglav eslovenia

Prisank, Janela Natural e Menina Pagã

montanha presank menina paga estrada mais bonita da esloveniaPrisank é o pico mais alto dos Alpes Julianos do Leste com 2547m e pode ser visto da estrada. Nessa parede de rocha você avista a Menina Pagã (Ajdovska deklica), um rosto na pedra que foi criado a partir da decomposição e deslizamentos. Diz a lenda que era de uma gigante que ajudava as pessoas a cruzar as montanhas em dias de neve. Ela também previu que matariam o cabrito com cornos dourados (lá do lago Jasna) e isso irritou as outras divindades, as quais a transformaram em pedra.

menina paga montanhas eslovenia triglav prisank



Um pouco mais pra cima fica a janela do céu também chamada de Prisank Window (Prednje Okno), um buraco natural na pedra com  80m de altura e 40m de largura. Conforme a hora do dia, os raios de sol passam pelo buraco o que dá o nome de Ciclopes.

janela natural Prisank alpes julianosmontanha presank janela natural eslovenia triglav park

pedras empilhadas estrada vrsic pass eslovenia

Ponto mais alto da estrada: Vršič Pass

ponto mais alto vrsic pass eslovenia

O ponto mais alto da estrada é o Vršič Pass (1611m) e tem uma vista espetacular para o outro lado da montanha e o vale lá embaixo. Do lado esquerdo há vários lugares para estacionar e até vimos neve nesse pedaço. Aqui há um restaurante e uma lojinha de lembrancinhas.

neve montanha vrsic passa eslovenia

O outro lado da estrada é um pouco mais fechada e estreita, algumas curvas mais pesadas, porém a vista também é bem bonita.

Essa região possui muitas trilhas que passam por bunkers e túneis da Primeira Guerra Mundial, vá com um guia de preferência! Alguns mirantes estão próximos a pontos importantes da guerra,  como a linha de teleférico usada pelo exército austro húngaro.

vale soca trenta estrada eslovenia montanha

No final da estrada fica o Vale do Rio Soča, o mais azul e transparente que já vi! Como é um rio de pedras, muita gente faz atividades de aventura como rafting, caiaque, paddle boarding e claro trekking, paragliding, canyoning… Também tem turismo de abelhas aqui (perigoso da mesma forma haeuaheu)!

As casinhas típicas na cidade de Trenta são muito fofinhas! A próxima cidade é Bovec que faz parte do Vale do Rio Soca e possui diversas atividades esportivas na água, confira no post Vale do rio Soča: rios azuis em Bovec e Kobarid

soca valley estrada eslovenia

casinhas tipicas vale trenta eslovenia

Gostou dos Alpes Julianos? Então comente!

Assista

Salve no Pinterest

Alpes Julianos, estrada mais bonita da Eslovênia e lago Jasna

Leia também

A CAPITAL DOS DRAGÕES: LIUBLIANA
CASTELO PREDJAMA: O MAIS FAMOSO DA ESLOVÊNIA!
CAVERNA POSTOJNA NA ESLOVÊNIA: SENSAÇÃO DE OUTRO MUNDO!
LITORAL DA ESLOVÊNIA: CONHEÇA PIRAN, IZOLA E KOPER


Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

3 COMENTÁRIOS

Curtiu? Comentaí!