Caverna Postojna na Eslovênia: sensação de outro mundo!

10
139

A Caverna Postojna é um dos complexos de cavernas mais visitados do mundo e o único no qual você chega de trenzinho!  Fica na cidade de Postojna na Eslovênia, a 55 km da capital Liubliana.

As fotos aqui não fazem jus a beleza da Postonja Cave, é muito difícil tirar foto dentro desses ambientes sem um tripé, mas acredito que no vídeo vocês tem uma ideia melhor!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

A incrível caverna Postojna na Eslovênia

tour caverna postojna eslovenia

A história das caverna Postojna e curiosidades

Reza a lenda que quem descobriu a caverna foi o pesquisador Johann Weikhard von Valvasor lá no século 17, porém há algumas pichações de 1213. Em 1818 uma nova área da caverna foi acidentalmente descoberta por Luka Čeč, quando preparavam a visita do primeiro imperador astro-húngaro. Um ano depois o arqueduque Ferdinando abriu as cavernas ao público e Čeč foi o primeiro guia.
Iluminação elétrica foi instalada nas cavernas em 1884, antes mesmo da capital Liubliana (pra vocês verem como elas eram populares)
Os trilhos para o primeiro trem foram adicionados em 1872, porém eram puxados pelos guias e só no século 20 foram colocados trens à gás e em 1945 os elétricos.

Um dos salões era usado para concertos por causa da acústica, tem até um lustre!

Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas usaram a caverna para guardar mais de mil barris de combustível para as aeronaves. Estes foram destruídos pelos partisãos eslovenos, um grande erro, pois tudo ficou queimando por 7 dias, o que causou a destruição de uma parte da caverna e deixou ela preta (pode ser vista logo no início do tour).

postojna o que visitar na eslovenia dicas

Como é o tour na caverna

O tour dura em torno de 1h30min e é oferecido com um guia nos idiomas esloveno, inglês, italiano e alemão. Você pode visitar com áudio guia com 15 opções de idiomas com opção em português. São mais de 24 km de cavernas, porém só percorremos 5km.  Todo o trajeto é amplo e iluminado e formado por várias galerias, salões e formações rochosas de tudo quanto é tipo e cor, parece que está me outro planeta!!!


O trem leva os visitantes por 2km e o resto é feito a pé. Cada área lá dentro é nomeada: começa na Grande Montanha, depois passa pela ponte russa (construída por prisioneiros no período da primeira guerra), passando pelos corredores Spaghetti, Branco e Vermelho. Os nomes vem das formas e cores das formações rochosas. O caminho é feito por degraus, passarelas, rampas e pontes.
O principal trajeto é a Passagem brilhante, onde fica a famosa estalagmite símbolo das Cavernas Postojna! Ela é branca, feita de calcário e parece um sorvetão por causa da parte arrendondada e brilhante no topo.

estalagmite brilhante simbolo caverna postojna

As formações rochosas são incríveis e tem estalactites e estalagmites de tudo quanto cor e forma…umas até lembram spaghetti ou sorvete! Essas cores mudam conforme o material que é feito cada um, como cálcario. Por exemplo, para a Brilhante foi necessário 10 mil anos para acumular 1m (ela tem ao todo 5 m).

Os pequenos dragões

No final você chega num pequeno aquário, onde poderá ver, com certa dificuldade, o peixe humano, também chamado de proteus. É uma salamandra que vive nas profundezas das cavernas. Seu metabolismo é muito baixo, o coração bate uma ou duas vezes por minuto, o que permite viver até 100 anos. É muito suscetível a luz, então não tire fotos com flash!

Não há nenhuma pigmentação na sua pele e ela mantêm as características do estágio larval para sempre. Aí que os eslovenos chamam de pequenos dragões. Em 2016 26 filhotes nasceram e o f

proteus peixe humano caverna postojnaFoto retirada do site oficial da Caverna Postojna

Recomendações

Leve uma jaqueta quentinha pois lá dentro é muito frio, pois fica a 115m abaixo da superfície e a temperatura fica em torno de 8-10 graus, sem falar que é úmido! Use um tênis confortável pois caminha bastante. Não é necesário nenhum equipamento de segurança para entrar nas cavernas.

interior caverna postojna jama eslovenia

Mais cavernas

Além do tour normal é possível fazer trekking para outras duas cavernas: Pivka e Black que oferecem duas entradas diferentes para a caverna Postjna e estão localizadas a 4km da entrada principal.
As duas cavernas são bem diferentes e são interligadas pelo rio Pivka. A entrada possui 65m de altura e é acessível por 317 degraus, aí faz o trajeto de 90 minutos e retorna para a superfície direto na floresta.
Disponível com agendamento em maio, junho e setembro. Em julho e agosto há dois tours diários: 9 e às 17h. O ingresso custa de 12,90 a 15€ para adultos.

caverna postojna turismo na eslovenia dicas do que ver

cavernas karst eslovenia

Valor dos ingressos para as cavernas Postojna

Adultos: 27,90 EUR
Estudantes (16 – 25 anos): 22,30 EUR
Crianças de 6 a 15 anos: 16,70 EUR
Crianças até 5 anos: 1,00 EUR

Provavelmente você irá visitar o Castelo Predjama no mesmo dia, então eu sugiro comprar o ingresso combinado no valor de 37 euros. Leia mais sobre o CASTELO PREDJAMA: IMPERDÍVEL NA ESLOVÊNIA

A estrutura de Postojna

Eu imaginava que era algo menor, porém é gigante! Tem muitos lugares para estacionar (5 euros para o dia todo) e vários restaurantes com diversas opções de comida (do buffezão ao phyyyno), além de lojinhas de souvenirs.



entradas postojna jama cavernas eslovenia

cavernas postojna restaurantes

Como chegar na caverna Postojna

A cidade mais perto é a própria Postojna e possui estação de trem ou ônibus. As cavernas ficam a  3km de distância, então você pode pegar um ônibus local ou táxi até lá.

Nós fomos de carro e tivemos dificuldade de entrar na cidade pois as vias de acesso da rodovia E61 estavam fechadas DOS DOIS LADOS! Sem falar que pegamos um congestinamento por causa de um acidente e perdemos algum tempo nessa brincadeira. Conseguimos entrar numa cidade pequena chamada Razdrto e aí seguimos um percurso de estrada simples.

É muito fácil chegar na caverna, só seguir as placas!

assista o vídeo

salve no pinterest

Postojna Cave, dicas para visitar as cavernas mais famosas da Eslovênia!

leia também

ESLOVÊNIA DE CARRO OU DE TREM: PRÓS E CONTRAS!
VIAJAR DE ÔNIBUS PELA EUROPA: PREÇOS BARATOS E EMPRESAS
28 DICAS PARA MOCHILAR NA EUROPA!

Visitamos a Caverna Postojna e o Castelo Predjama com o apoio da Postojnska Jama. Os comentários aqui descritos são independentes e de acordo com a experiência vivida.



Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

10 COMENTÁRIOS

  1. Que lugar é esse??? Guerras destruíndo patrimonios importantes parece ser um constante pelo mundo, e nem estamos perto de uma possivel paz mundial. Pelo menos os potreus aqueceram meu coracao! Coisas mais fofas… quero um!

Curtiu? Comentaí!